Sei sulla pagina 1di 13

RESISTENCIA ELTRICA

Professor Rafael Coelho EEEP Jos de Barcelos

3 Ano

Resistencia Eltrica uma grandeza onde se relaciona a Tenso ou ddp (U) corrente eltrica (i) em um condutor. A tenso (U) e a corrente so diretamente proporcionais e com isso se uma aumente a outra tambm aumentar.

= Unidades no SI:

U = Volts i = Ampre R = ohm

Geradores Eltricos foram criados para que haja uma tenso por maior tempo entre dois corpos ligados. Geralmente a diferena de potencial em um corpo pequena que este sofre algum dos processos de eletrizao j estudados, pois os corpos tendero a voltar ao equilbrio rapidamente.

Geradores luminosos So sistemas de gerao de energia construdos de modo a transformar energia luminosa em energia eltrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silcio que converte a energia luminosa do sol em energia eltrica. Geradores mecnicos So os geradores mais comuns e com maior capacidade de criao de energia. Transformam energia mecnica em energia eltrica, principalmente atravs de magnetismo. o caso dos geradores encontrados em usinas hidroeltricas, termoeltricas e termonucleares.

Geradores qumicos So construdos de forma capaz de converter energia potencial qumica em energia eltrica (contnua apenas). Este tipo de gerador muito encontrado como baterias e pilhas. Geradores trmicos So aqueles capazes de converter energia trmica em energia eltrica, diretamente. Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tenso e a corrente se comportam da mesma forma como nas associaes de resistores, ou seja: Associao em srie: corrente nominal e tenso somada. Associao em paralelo: corrente somada e tenso nominal.

Resistores: So peas utilizadas em circuitos eltricos que tem como principal funo converter energia eltrica em energia trmica, ou seja, so usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano so: o filamento de uma lmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro eltrico, os filamentos que so aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos eltricos tericos costuma-se considerar toda a resistncia encontrada proveniente de resistores, ou seja, so consideradas as ligaes entre eles como condutores ideais (que no apresentam resistncia), e utilizam-se as representaes:

1 Questo: (Fatec-SP) Por um resistor faz-se passar uma corrente eltrica i e mede-se a diferena de potencial U. Sua representao grfica est esquematizada abaixo. A resistncia eltrica, em ohms, do resistor :

a) 0,8

b) 1,25
c) 800 d) 1250 e) 80

2 Questo: Marque a alternativa correta: os resistores so elementos de circuito que consomem energia eltrica, convertendo-a integralmente em energia trmica. A converso de energia eltrica em energia trmica chamada de: a) Efeito Joule

b) Efeito Trmico
c) Condutores d) Resistores e) Amplificadores

3 Questo: Um estudante de Fsica mede com um ampermetro a intensidade da corrente eltrica que passa por um resistor e, usando um voltmetro, mede a tenso eltrica entre as extremidades do resistor, obtendo o grfico abaixo. Pode-se dizer que a resistncia do resistor vale: a) 1

b) 10
c) 100 d) 0,1 e) 0,01

4 Questo: Um resistor de 100 ohms submetido a uma ddp de 220 volts durante 20 segundos. Determine a quantidade de carga eltrica que atravessa uma seco transversal desse condutor nesse intervalo.

5 Questo: Um resistor de 2000 ohms atravessado por uma carga de 3 coulombs durante um tempo de 30 segundos. Calcule a diferena de potencial aplicada ao resistor.

6 Questo: Qual a intensidade da corrente em um condutor que tem resistncia de 1000 se a tenso aplicada for de: a) 2V b) 100V c) 50mV

7 Questo: Qual deve ser a tenso em um condutor de 10K de resistncia para a corrente tenha intensidade de: a) 2mA b) 0,05A d) 20mA

8 Questo: Um fio ao ser submetido a uma voltagem de 50 volts percorrido por 40 coulombs de carga, num intervalo de tempo de 10 segundos. Calcule sua resistncia eltrica. 9 Questo: Um fio condutor ao ser submetido a uma voltagem de 60 volts percorrido por 30 coulombs de carga, num intervalo de tempo de 10 segundos. Calcule sua resistncia eltrica. 10 Questo: Num determinado fio, submetido a uma diferena de potencial (ddp) de 220 volts, percorrido por 120 coulombs num intervalo de tempo de 30 s. Determine: a) a corrente eltrica i que percorre o fio. b) a resistncia eltrica do fio. 11 Questo: Um resistor de 2000 ohms atravessado por uma carga de 3 coulombs durante um tempo de 30 segundos. Calcule a diferena de potencial aplicada ao resistor

Potrebbero piacerti anche