Sei sulla pagina 1di 17

Administrao de Micro e Pequenas Empresas

Prova dia 10-11


Administrao

14 mandamentos Sucesso empresarial

1. PENSE "FORA DA CAIXA" Seja sempre criativo e nunca tenha receio de falhar. 2. APRENDA Trabalhe com os melhores profissionais e absorva seus mtodos. 3. ESTEJA PRONTO PARA MUDAR Flexibilidade e disposio para mudanas so essenciais para alcanar o sucesso. 4. NO TENHA MEDO DOS COMPETIDORES Estude a fundo os pontos fracos dos rivais.
Administrao

Carta de recomendao
*Fonte_Flying High - Como David Neeleman enfrenta a concorrncia, de James Wynbrandt 11 DE SETEMBRO Neeleman j passou por momentos complicados. Ao passar o cargo, escreveu-lhe uma carta e deu dois conselhos.

O primeiro: conserve seus bons hbitos - os hbitos ruins podem te destruir.


E reze para superar os problemas difceis.

Administrao

Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelncia Empresarial o que no :

Um programa; Um livro de receitas; Um modismo; Ser um evento nico; Ser um processo de investigao que fornece respostas simples; Cpia; e Ser fcil ou rpido.
4
Fonte: ARAUJO, Luis Csar G. de. Tecnologias de gesto organizacional. So Paulo: Atlas, 2001.

Parcerias em Benchmarking
Questes fundamentais: 1) Diviso dos investimentos; 2) Esprito de troca; 3) Recursos requeridos; e 4) Responder algumas perguntas-chave, como:
O que o Benchmarking representa para ns/eles (parceiros)? Por que ns/eles (parceiros) deveramos/deveriam cooperar neste projeto? Ns/eles (parceiros) temos/tm algo para oferecer em retorno?

Administrao Fonte: ARAUJO, Luis Csar G. de. Tecnologias de gesto organizacional. So Paulo: Atlas, 2001.

Parmetros do Benchmarking
Conhecimento absoluto das operaes internas; Conhecimento sobre os lderes da indstria ou sobre os concorrentes; Incorporar o melhor; e Conquistar a superioridade.
1. O Benchmarking precisa ser anlogo? 2. Prepare uma estratgia para aplicar Benchmarking com o seu concorrente? Determinao do referencial de comparao Determinar o responsvel pelo estudo (organizaes especializadas, consultores);
Administrao Fonte: ARAUJO, Luis Csar G. de. Tecnologias de gesto organizacional. So Paulo: Atlas, 2001.

tica nas micros e pequenas empresas


LIDERANA COMO EXERCCIO DE PODER FAA O QUE DIGO E NO O QUE FAO

Como operar no ambiente empresarial sem suborno


LIDERANA COMO VISO COMPARTILHADA TICA: CORAO DA LIDERANA
Administrao

tica na micro e pequena empresa


TICA COMO O MAIS IMPORTANTE CRITRIO

CONTRATAO, REMUNERAO, PROMOO, TRANSFERNCIA


TREINAMENTO, DESLIGAMENTO.
DISCRIMINAO RAA - ORIGEM IDADE - SEXO OU ORIENTAO SEXUAL DOENA OU DEFICINCIA FSICA ASSDIO SEXUAL
ABUSO DE PODER - ARROGNCIA, MAU TRATAMENTO E/OU OFENSAS PESSOAIS, FALTA DE CORTESIA, OUTRAS FORMAS.
Administrao

tica nas micros e pequenas empresas

A tica empresarial trata de questes sobre prticas empresariais aceitas ou no nas organizaes.
Cada Empresa, no seu ramo de negcios, deve agir dentro de padres, os quais so determinados em geral pelos seus investidores, clientes, grupos de interesses, funcionrios, bem como pelo sistema jurdico vigente e a comunidade onde est estabelecida.

O mundo capitalista e a sociedade


consumista, nos empurram para a desonestidade.
Administrao

Questes do conhecimento para administrar Micro e Pequenas Empresas Viso compartilhada e pessoal

Questes de atitudes
Modelos mentais

Propsito
Noo de conflitos

Criar ambientes
Violar valores - Medo e aspirao
Administrao

Franquia ou franchising como alternativa de Micro e Pequenas Empresas

Sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuio exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou servios.
O franqueador tambm cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remunerao direta ou indireta, sem ficar caracterizado vnculo empregatcio.
Administrao

Franquia ou franchising Vantagens


uma sistemtica de negcio, formalizada por um contrato Franqueado: iniciar um negcio contando com a credibilidade de um nome ou marca j conhecida no mercado. Apoio do franqueador (interesse em zelar pelo seu nome/marca). Utilizar a tecnologia de produo, comercializao, marketing... Franqueador: aumentar a divulgao de seu nome/marca, global. Aumentar seu faturamento pelo uso nome/marca, tecnologia ou pela venda de produtos...no investir capital em instalaes, equipamentos e recursos humanos (com exceo de algumas despesas operacionais de controle das franquias realizadas), para obter os benefcios descritos anteriormente.
Administrao

Adquirir uma franquia


Medir suas chances de sucesso no mundo empresarial

Diferenas entre um negcio independente e uma franquia.


Informar-se sobre o funcionamento de um franchising Escolha do segmento e ramo. Obter as informaes do negcio e a Circular de Oferta de Franquia (COF) Visitar os franqueados da rede para certificar-se...do sucesso. Antes de assinar o contrato, fazer uma comparao com o que est escrito na COFAdministrao (Circular de Oferta de Franquia)

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa

baixo poder de barganha Preo e prazo grandes fornecedores no aceitam pedidos de pequenas quantidades compromete a competitividade e a produtividade compras em conjunto Funciona como atacadista e no visa lucros Mesmo setor = mesmas dificuldades No incio poucos e atrair novos entrantes No h um padro
Administrao

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa - constituio

Inicialmente informal Adequao entre os participantes Grau de confiana Potencial de compras e no quantidades Levantamento e anlise dos produtos Estabelecer regras de compras Criao de uma lista de compras comum Reunies efetivas Cumprir compromissos financeiros e morais Possuir credibilidade com os fornecedores e grupos
Administrao

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa -

Tratar com representantes e gerentes regionais Evitar uma imagem de leilo Pedido nico, nota fiscal e entrega individual Marketing coletivo Criar compras especiais software equipamentos Avaliao das vantagens pelo grupo Formalizar os grupos contador e advogado Criar uma estrutura simples sem taxas
Administrao

Temas em duplas para pesquisa


1. O QUE CHAMAMOS DE RUA TEMTICA CITAR PELO MENOS 1EXEMPLO 2. PESQUISAR SOBRE O MERCADO INFANTIL o que o Micro e o Pequeno Empresrio pode explorar? 3. PESQUISAR SOBRE MERCADOS DE LUXO, existe possibilidade de uma Micro ou Pequena explorar o mercado? 4. AS MELHORES OPES DE FRANQUIAS PARA A PEQUENA EMPRESA 5. O que podemos classificar como Empreendedor Individual? Quais os benefcios? Aponte as vantagens e as desvantagens: 6. Elabore um plano de negcios para uma Micro e Pequena Empresa...crie um produto novo ou inove um j existente (nesse caso aponte a etapa vigente) atual do produto e explique a razo do mesmo ter entrado em declnio) em seguida analise o ambiente externo, perfil do produto, quantifique os objetivos, prepare a divulgao e finalizao do plano.
Administrao

Potrebbero piacerti anche