Sei sulla pagina 1di 39

Mtodos de Seleo de Materiais

Professor Tiago Gomes


e-mail: tiagogomes@des.cefetmg.br

Corroso
Definio : a deteriorao de materiais metlicos ou no-metlicos, ocasionado por ao qumica ou eletroqumica do meio, fazendo com que estes percam as suas propriedades e caractersticas iniciais e funcionais.

Importncia : Gastos com reposio de peas; Degradao ambiental; Tempo de paralisao para reparos; Preveno de acidentes; Rejeitos.

Meios Corrosivos
-So os responsveis pelo aparecimento do eletrlito ( soluo aquosa eletricamente condutora salina,cida ou bsica )

-So eles : Atmosfera; Solos; guas e Produtos Qumicos

Meios Corrosivos
-Atmosfera : Contem umidade, sais em suspenso, gases industriais, poeira, etc. -Solos : Contem umidade, sais minerais e bactrias. Pode ser cidos ou bsicos. -guas : Podem conter sais minerais, eventualmente cidos ou bases, resduos industriais, bactrias, poluentes diversos e gases dissolvidos. -Produtos Qumicos : Em contato com a gua ou a umidade provocam a corroso.

Formas de Corroso
-Uniforme : a corroso se processa em toda a extenso ou superfcie do material. (Homognea )

-Por Placas : os produtos da corroso formam-se em placas que se desprendem progressivamente.

Formas de Corroso
-Por Pites : quando a corroso se d de forma muito localizada e de alta intensidade, gerando uma profundidade maior que o dimetro.

-Intergranular : quando o ataque se manifesta no contorno dos gros. -Intragranular : quando o fenmeno se manifesta no interior dos gros do material.

PASSIVAO
A reao de passivao conduz formao de uma fina pelcula de um composto (geralmente xido e com espessura da ordem de 4 nm) na superfcie do metal (pelcula passiva), pelcula contnua e aderente, a qual protege o metal contra a corroso.

Revestimento de automvel

Aplicao de PVC robotizada (na regio do Assoalho)

PRODUTOS DA CORROSO
Os produtos da corroso so requisitos importantes na escolha do material para determinada aplicao. Produtos de corroso de materiais usados para embalagens na indstria alimentcia no devem ser

txicos e no podem alterar o sabor dos alimentos.


Quando pode ocorrer, devido a corroso, a liberao de gases txicos e inflamveis (riscos de exploso). Materiais para implantes humanos, como na

restaurao de ossos, dentes, etc.

CORROSO DE MATERIAIS CERMICOS Podemos pensar nos materiais cermicos como materiais estveis em relao maior parte dos mecanismos de corroso. Na maioria dos meios, esses materiais so altamente resistentes corroso.

DEGRADAO DE POLMEROS
A degradao dos materiais polimricos ocorre por processos fsico-qumicos. Ela pode ocorrer por: Dissoluo do polmero. Isto ocorre quando o polmero est em contato com um lquido, principalmente de natureza orgnica. ( ex: querosene).

Ruptura (ciso) das ligaes decorrente de radiao eletromagntica (p.ex. luz), calor, agentes qumicos. Ocorre diminuio do peso molecular, o que afeta negativamente as propriedades do polmero. Ao do clima (intemperismo): combinao da ao de agentes qumicos (gua, cidos, ...) com radiao (luz) e variao de temperatura.

PRINCIPAIS MEIOS DE PROTEO CONTRA A CORROSO


Pinturas ou vernizes;
Recobrimento do metal com outro metal mais resistente corroso;

galvanizao: recobrimento com um metal mais eletro-positivo (menos resistente corroso);

Algumas Aplicaes de Aos Inoxidveis Ferrticos

Fonte: International Stainless Steel Forum (ISSF)

Sistema de Exausto

PROPRIEDADES MECNICAS

Fonte: International Stainless Steel Forum (ISSF)

Principais caractersticas dos aos inoxidveis Austenticos


No so endurecveis por tratamento trmico Tm excelente conformabilidade plstica A estrutura CFC apresenta boa resistncia fluncia A estrutura austentica no apresenta transio dctil-frgil Possuem baixas condutividade eltrica e trmica Possuem elevado coeficiente de expanso trmica

Aplicaes de ao inoxidvel austentico

Problemas de corroso
Sensitizao ou corroso intergranular Sensitizao a precipitao de carbonetos de cromo, preferencialmente nos contornos de gro. A faixa de temperaturas em que a precipitao ocorre nos aos inox austenticos de 450 oC a 850 oC.

Corroso por tenso


A corroso sob tenso uma forma de corroso grave que provocada pela existncia de tenses de trao de um certo valor em algumas regies da pea metlica.

Manifesta-se pelo aparecimento de trincas perpendiculares direo da trao podendo as trincas ser intergranulares, transgranulares ou ramificadas. As trincas vo aumentando e propagando at causarem a ruptura da pea.

Para essa forma de corroso ocorrer necessrio a presena simultnea de trs fatores:

tenso de trao elevada,


meio corrosivo,

metal suscetvel .

CONTROLE DA CORROSO EM EQUIPAMENTOS


De uma maneira geral um bom projeto do equipamento de processo ser meio caminho andado no controle da corroso. Algumas providncias que deveram ser tomadas para o controle de corroso j no projeto so: Sempre que econmico preferir materiais mais resistentes a corroso Empregar revestimentos protetores.

Evitar cavidade onde fluido possa ficar retido.

Evitar pontos de concentrao de tenses, causados na maioria das vezes por descontinuidades geomtricas, soldas descontinuas ou por cargas concentradas. Evitar o contato ou soldagem de ligas metlicas diferentes. Projetar dispositivos de inspeo.

Potrebbero piacerti anche