Sei sulla pagina 1di 37

Introduo ao Direito Tributrio

BREVE HISTRICO
O que o Estado?
Para viver em sociedade fez-se necessrio ao homem a criao de uma entidade com fora superior, capaz de fazer e impor regras de conduta que denominamos ESTADO. O Estado uma entidade formada pela vontade do povo politicamente constitudo em um determinado territrio onde exerce soberanamente seu poder em benefcio de todos. O Estado uma nao juridicamente organizada. A finalidade do Estado realizao do bem comum e para que tal fim seja alcanado ele necessita de recursos financeiros. A tributao o instrumento que o Estado dispe para realizar esses fins.

Origem do Tributo
Tem origem remota e acompanha a evoluo do homem. H indcio que as primeiras manifestaes tributrias eram voluntrias na forma de presentes ou oferendas aos chefes ou lderes tribais. Posteriormente as contribuies passaram a ser compulsrias. Os vencidos eram obrigados a pagarem tributos aos vencedores.

Em seguida os lderes estatais passam a cobrar tributos dos sditos.


Primeiro registro de tributao: Lagash (cidade-estado), na antiga Sumria (2.350 a.C.). O rei Urukagina cobra tributos extorsivos de seus sditos, bem como, realiza confiscos. Na Grcia institui-se o tributo administrado pelo Estado, inicia-se aqui a forma de arrecadao como conhecemos hoje. Com essa cobrana foi possvel a construo de uma das maiores e mais avanadas civilizaes do mundo antigo. Os Romanos conquistaram grande parte do mundo antigo utilizando-se da estratgia de no imposio de sua cultura, mas da cobrana de tributos. Durante a Idade Mdia o Estado perde um pouco de sua fora e o sistema feudalista prepondera. Os servos eram obrigados a pagar pesados tributos aos senhores feudais sob a forma de parte da colheita. O no pagamento de tributos acarretaria priso ou mesmo a morte. A guerra santa empreendida pela nobreza feudal estimulada pela igreja (cruzadas que visavam a conquista da terra santa) era extremamente cara e isso repercutiu na cobrana de impostos.

Joo Sem Terra assume o reinado da Inglaterra no lugar de Ricardo Corao de Leo. Aquele, visando a formao de seu prprio exrcito e tendo que financiar a cruzada empreendida por este, cobra duas vezes mais tributos. Os nobres revoltados foram Joo Sem Terra, em 1215, a assinar a MAGNA CARTA. Este documento um marco histrico, pois se trata do primeiro documento em que o poder de um governante limitado, ou seja, ele estabelece direitos aos sditos e deveres ao rei. Na idade moderna (1453-1789) com o fortalecimento do Estado iniciou-se a cobrana de tributos em moedas. Durante o perodo do absolutismo nem a nobreza nem o clero eram obrigados a pagar tributos. Essa obrigao cabia aos comerciantes e trabalhadores. A opresso do povo acabou por culminar na Revoluo Francesa. No Brasil a cobrana de tributos no era menos opressora. A cobrana do chamado quinto do ouro fomentou um movimento libertador conhecido como inconfidncia mineira. Hoje a Constituio Federal limita o poder de tributar do Estado, garantido ao povo o direito de se insurgir contra abusos.

Breve histrico dos tributos no Brasil:


1500-1532 - Quinto do pau-brasil. 1532-1548
Cobrana em regra de 10% sobre o valor de qualquer produto importado ou exportado. Cobrana do quinto (20%) sobre quaisquer metais ou pedras preciosas. Dzimo (10%) sobre qualquer pescado e colheita.

1548-1763
No havia organizao tributria. O tributo era pago in natura.

1808-1822 surge a cobrana de tributo pela prestao de um servio, o que hoje conhecemos por taxa. 1822...inicia-se a sistemtica tributria como a conhecemos hodiernamente.

NOES INTRODUTRIAS DE DIREITO TRIBUTRIO


Direito Tributrio como Ramo do Direito Pblico.
O Direito uma cincia indivisvel. possvel, entretanto, para fins didticos sua classificao em categorias ou ramos. Uma das mais antigas classificaes existentes divide os vrios ramos do Direito em Direito Pblico e Direito Privado.

O Direito Privado tem as seguintes caractersticas:


Igualdade jurdica entre os sujeitos da relao jurdica. Horizontalidade. Predominam os negcios jurdicos celebrados pelas pessoas privadas. Princpio da Autonomia da Vontade. Principio da Liberdade Negocial. Ramos: Direito Civil e Direito Comercial.

O Direito Pblico Caractersticas:


O Estado participa dessa relao jurdica na qualidade de Poder Pblico (Supremacia). H, portanto, desigualdade jurdica entre os plos dessa relao (verticalidade). O Estado nessa relao defende os interesses da sociedade (Princpio da Supremacia do Interesse pblico sobre o interesse particular). O Estado estar sempre presente em um dos plos da relao jurdica. Ramos: Direito Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo e Tributrio.

Relao Jurdica Tributria.


Importante mencionar outra classificao importantssima que divide as relaes jurdicas em sendo de Direito Real e de Direito Pessoal. As relaes de Direito Real so marcadas por colocar no polo passivo um nmero indeterminado de pessoas.
caracterstico do direito de Propriedade. Ex.:Voc proprietrio de uma coisa (casa), nessa condio voc ocupa o polo ativo de uma relao jurdica na qual figura no polo passivo todas as demais pessoas, que so obrigadas a respeitar o seu direito (o direito de propriedade oponvel erga omnes).

As relaes de Direito Pessoal subdividem-se em direitos personalssimos e direitos obrigacionais.


Direitos pessoalssimos no tm cunho patrimonial objetivo, so exemplos: direito a honra, imagem. Os direitos obrigacionais, por outro lado, tm carter patrimonial.

As relaes jurdicas de Direito Tributrio so relaes de Direito Pessoal do tipo Direito Obrigacional. Desse modo temos:

Plo Ativo

Plo Passivo

Credor (titular do direito, exige o objeto da obrigao)

Devedor (obrigado, de quem exigido o objeto)

Sujeito Ativo

Sujeito Passivo

Unidos pelo objeto da relao jurdica, no caso uma prestao (o sujeito ativo exige a prestao e o sujeito passivo est obrigado a prest-la).

As prestaes podem ser: de dar, fazer e de no fazer. A regra, no Direito Tributrio, a obrigao de dar dinheiro.
Prestao mais importante. As relaes jurdicas tributrias que tem por objeto uma prestao de dar so denominadas de obrigaes principais.

As obrigaes de fazer e no fazer existe no Direito Tributrio, so exemplos: entrega de declarao, emisso de nota fiscal, escriturao de livros contbeis, absteno de embaraar o trabalho da fiscalizao, etc.
Essas so chamadas de obrigaes acessrias.

A causa do vnculo sempre a lei (a relao obrigacional tributria imposta ao sujeito passivo).
O poder de editar leis que gerem esse vnculo obrigacional atribudo pela Constituio Federal s pessoas jurdicas dotadas de poder legislativo, ou seja, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Assim, somente eles tm competncia tributria. A lei previamente estabelece uma situao hipottica (fato gerador abstrato, hiptese de incidncia) que quando ocorre no mundo real torna este um fato jurdico denominado fato gerador.

Conceito de Tributo.
O prprio Cdigo Tributrio Nacional define o que seja tributo, vejamos:

Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Elementos da definio:
Tributo toda prestao pecuniria.
Pecnia significa dinheiro. No se admite o pagamento de tributos em bens distintos de pecnia, em regra (exceo art. 156, XI, CTN dao em pagamento). As obrigaes de dar (dinheiro) so chamadas de obrigaes principais.

Tributo uma prestao compulsria.


prestao compulsria, logo, no contratual, no voluntria, ou no facultativa. H uma imposio unilateral do Estado, independentemente da vontade do obrigado. O pagamento do tributo um dever do contribuinte. Este no pode optar pelo pagamento, mas submeter-se.

Tributo uma prestao em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir.


A expresso em negrito comporta trs interpretaes possveis:
Significa uma autorizao geral para quitao de tributos com a entrega de bens, entretanto, o texto do art. 3, do CTN de 1966 e somente em 2001, com a Lei Complementar n 104 que essa possibilidade realmente pode ser efetivada. Essa interpretao, portanto, no a mais aceita. Por outro lado, alguns entendem como a possibilidade de utilizao de indexadores para expressar o valor de tributos. Ex.: UFIR Por fim, alguns entendem que a expresso supra, autoriza o pagamento de tributos com ttulos da dvida pblica.

Tributo no sano de ato ilcito.


Tributo no multa e multa no tributo. O tributo nunca punio por ato ilcito e a multa tributria sempre o .

OBS.: Um ato ilcito nunca ser fato gerador de tributo, entretanto possvel que um ato ilcito possa implicar o pagamento de tributo, vejamos: algum obtm renda com o exerccio ilegal da medicina, embora a atividade exercida por ele seja ilegal incidir o imposto de renda, pois esse tributo tem como fato gerador auferir renda sem que seja relevante sua validade ou ilicitude.
Multa a reao do Direito ao comportamento devido que no tenha sido realizado

Tributo prestao instituda em lei.


A lei a expresso da vontade geral. O tributo compulsrio e somente a lei pode obrigar algum a alguma coisa.
Art. 5... II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

A criao de um tributo somente pode se dar por meio de lei ou ato com fora de lei (Medida Provisria), no havendo exceo.

Tributo cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada.


Essa atividade denominada de Lanamento e definida pelo art. 142 do CTN como sendo um ato documentado de cobrana. No h para o agente da administrao fazendria qualquer margem de atuao para o desempenho de sua atividade. Os atos administrativos por ele praticados so vinculados. Se tal agente toma conhecimento da ocorrncia de um fato gerador de um tributo seu dever fazer o lanamento e cobrar o tributo. Este no tem a faculdade de decidir se conveniente ou oportuno cobrar ou dispensar a exigncia.

Espcies tributrias.
Para o art. 5 do CTN somente impostos, taxas e contribuies de melhoria so espcies tributrias. Em 1966, poca da entrada em vigor do CTN, predominava a chamada escola tricotmica.

Entretanto o STF, aps a entrada em vigor da Constituio de 1988, firmou o entendimento de que no so trs, mas cinco as espcies tributria (classificao quinquipartide) que formam o Sistema Tributrio Nacional.

So espcies tributrias, portanto:

Impostos Taxas Contribuies de melhoria Emprstimos compulsrios Contribuies.

Classificaes doutrinrias.
A doutrina criou diversas classificaes para os tributos, alguma delas de extrema importncia para a compreenso de algumas espcies tributrias.

Quanto natureza do fato gerador:


Tributos Vinculados
O fato gerador alguma atividade especfica do Estado relativa ao contribuinte. O pagamento do tributo se d em razo de uma atividade estatal especfica, prevista em lei, direcionada ao contribuinte. Ex.: Taxas e Contribuies de Melhoria.

Tributos no-vinculados
O fato gerador desse tributo no nenhuma atividade especfica do Estado direcionada ao contribuinte. Sua hiptese de incidncia descreve um fato econmico pertinente ao sujeito passivo (propriedade de um bem, auferir renda). A tributao baseia-se na manifestao de capacidade econmica do contribuinte. Exemplo: impostos.

Quanto ao destino dado da receita da arrecadao


Tributos de arrecadao vinculada
A receita de arrecadao est previamente destinada, afetada a determinado rgo, fundo ou despesa. Exemplo: emprstimo compulsrio.

Tributos de arrecadao no vinculada


No h previso de destinao da arrecadao. Exemplos: impostos, taxas e contribuies de melhoria.

Quanto finalidade preponderante


Tributos Fiscais
Sua finalidade preponderante arrecadar dinheiro. Exemplos: IR, IPTU, atc.

Tributos extrafiscais
Sua finalidade preponderante no a arrecadao de recursos. So exemplos: Imposto de importao (finalidade: proteo da indstria nacional frente estrangeira).

Quanto ao sujeito que suporta o nus financeiro do tributo


Tributo Direto
O contribuinte descrito na lei o que suporta diretamente o nus do tributo. Ex.: IPVA, ITR, IPTU.

Tributo Indireto
O contribuinte eleito pela lei para pagar o tributo no quem efetivamente suporta o nus tributrio. Esse fenmeno denomina-se de repercusso do nus tributrio. Ex.: IPI e ICMS.

Tributos reais e pessoais


Tributos Reais
H valorizao, pela lei, das operaes ou do bem envolvido na relao jurdico tributria. Ex.: IPVA, nesse tributo o que se valoriza a caracterstica do bem.

Tributos Pessoais
Tem relevncia para a imposio de tributos as caractersticas pessoais do contribuinte. Ex.: IR so levadas em considerao caractersticas pessoais como: nmero de dependentes, despesas mdicas realizadas, dentre outras).

Impostos (art. 145, I, CF c/c art. 16, CTN)


tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade especfica do Estado. tributo no vinculado a atividade estatal (tributo sem causa ou no-contraprestacional). Os impostos tm relao a atividades desenvolvida pelo particular (agir ou ter do contribuinte). Tem a finalidade de custeio das despesas pblicas gerais ou universais.

CTN. Art. 16. Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte.

Taxas (art. 145, II, CF c/c art. 77, CTN)


Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio;

Art. 77. As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio.

tributo cujo fato gerador o exerccio regular do poder de polcia ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Diversamente dos impostos as taxas so tributos vinculados. tributo bilateral, contraprestacional.

Espcies de taxas:
Taxas de servio ou de utilizao prestao de servios pblicos (certides). Taxas de polcia ou fiscalizao efetivo poder de polcia (taxa de bombeiros).

No podem ser cobradas por meio de taxas:


Segurana pblica Iluminao pblica Defesa externa do pas Limpeza pblica.

Contribuies de Melhoria (art. 145, III, CF c/c art. 81, CTN)


CTN Art. 81. A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado.

Esse tributo tem como fato gerador a valorizao imobiliria decorrente de uma obra pblica. tributo afeto as competncias da Unio, Estados Municpios e DF. tributo bilateral ou contraprestacional. O sujeito passivo o proprietrio do imvel que sofreu valorizao.

Emprstimo Compulsrio (art. 148, CF/88)


Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b". Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio.

No se trata de um acordo de vontades, mas de uma obrigatoriedade. Seu trao distintivo a restituibilidade. O fato gerador deste tributo qualquer fato gerador de imposto federal. O fato gerador no a calamidade pblica nem o investimento pblico, mas qualquer situao abstrata deflagradora da relao. Trata-se de um tributo atrelado a uma finalidade (tributo finalstico).

Contribuies Parafiscais ou Especiais


Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo.

O artigo acima trata de trs tipos ou espcies de contribuies:


Contribuies sociais; Contribuies corporativas; Contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE)

Caractersticas comuns:
A competncia para sua instituio exclusiva da Unio. Essa regra comporta uma exceo que se d quando os estados, os municpios ou o Distrito Federal possuem regime prprio de previdncia para seus servidores. Todas as contribuies podem ser institudas por meio de lei ordinria, salvo as contribuies de seguridade social que exigem lei complementar (art. 195, 4, CF). As contribuies podem ter fatos geradores e bases de clculo prprias de impostos (STF). Contribuies so tributos (STF), sendo assim, todos os princpios tributrios aplicam-se a elas. As contribuies esto sujeitas lei complementar de norma geral, atualmente o CTN.

Contribuies Sociais
Espcies:
Contribuies de Seguridade Social
Previstas pelo art. 195, CF/88 e art. 149, CF/88. H previso do PIS/PASEP cuja previso se encontra no art. 239, CF/88.

Outras Contribuies com arrecadao destinada a rea social (outras contribuies sociais).
So exemplos: a contribuio do salrio-educao (art.212, 5, CF/88). Contribuies para os servios sociais autnomos (sistema s: SESI, SESC, SENAC).

Contribuies do interesse de categorias profissionais e econmicas.


Competncia exclusiva na Unio. Esto sujeitas a todos os princpios tributrios. Exemplos: pagamentos a OAB, CRM, CRA, CRO. Os art. 8, IV, da CF88 prev dois tipos de contribuio:

Contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE)

Contribuio confederativa no tributo por isso a previso constitucional da fixao de seu valor por assemblia (no contribuio corporativa). Contribuio Sindical tributo (art. 8, IV, in fine), pois a competncia para a sua instituio decorre do art. 149. Sua cobrana, portanto, compulsria ( contribuio corporativa).

A Constituio somente disciplina esse tipo de contribuio no art. 177, que trata apenas da CIDE-combustveis. Todas as CIDE so de competncia da Unio. Todos os princpios tributrios so aplicveis. A nica exceo, diz respeito CIDE-combustveis, para qual no incide os princpios da legalidade e da anterioridade do exerccio financeiro, no caso de restabelecimento de alquota que tenha sido anteriormente reduzida (art.177, 4).

Contribuio de Iluminao Pblica (art.149 A)


Surgiu com a EC39/2002.

Foi a forma encontrada pelos municpios de contornar jurisprudncia fixada pelo STF (smula 670) que proibia a cobrana de taxa de iluminao pblica. A competncia de instituio dos municpios e do DF, por meio de lei ordinria.
Trata-se de um tributo de fato gerador vinculado a uma atividade estatal. Onde no h iluminao pblica no poder ser cobrado.

Potrebbero piacerti anche