Sei sulla pagina 1di 26

Palavra de Vida

Chiara Lubich - Maro de 2011

"Eis aqui a serva do Senhor! Faase em mim segundo a tua palavra.


(Lc 1,38)

Como fez com Maria, Deus quer revelar tambm a ns tudo o que Ele projetou para cada um, quer nos dar a conhecer nossa verdadeira identidade.

" como se nos dissesse: Quer que eu faa de voc e de sua vida uma obra-prima? Siga o caminho que estou lhe mostrando, e voc se tornar o que voc sempre foi e no meu corao.

Pois desde toda a eternidade eu o concebi e amei, pronunciei o seu nome. Quando lhe digo a minha vontade, estou lhe revelando seu verdadeiro eu.

por isso que a vontade Dele no uma imposio que nos oprime, mas a manifestao do seu amor por ns, do seu projeto para ns; ela sublime como o prprio Deus, fascinante e extasiante como a sua face; Ele mesmo que se doa.

A vontade de Deus um fio de ouro, uma trama divina que tece toda a nossa vida terrena e a eterna; vai desde a eternidade at a eternidade primeiro, na mente de Deus; depois, nesta terra e, enfim, no Paraso.

Mas, para que o desgnio de Deus possa se cumprir plenamente, Deus pede a minha e a sua adeso, como a pediu a Maria. S assim possvel que a palavra que Ele pronunciou para mim e para voc se realize. Portanto, tambm ns somos chamados a dizer, como Maria:

"Eis aqui a serva do Senhor! Faase em mim segundo a tua palavra.


(Lc 1,38)

verdade que a vontade Dele nem sempre nos clara. Como Maria, tambm ns teremos de pedir a luz para entender o que Deus quer.

preciso escutar bem a sua voz em nosso ntimo, com toda a sinceridade, aconselhando-nos, se necessrio for, com algum que nos ajude. Porm, uma vez compreendida a sua vontade, queremos dar-lhe imediatamente o nosso sim.

De fato, tendo entendido que a sua vontade o que de maior e de mais bonito pode existir na vida, no vamos nos resignar a ter de fazer a vontade de Deus,

mas vamos nos alegrar por podermos fazer a vontade de Deus e seguirmos seu projeto, de modo que o que Ele imaginou para ns se realize. a melhor coisa que podemos fazer, a mais inteligente.

No entanto, s vezes, o que Ele nos pede parece absurdo. Podemos achar

que seria melhor agir de outra forma; gostaramos de dirigir ns mesmos a nossa vida.

Gostaramos at de aconselhar a Deus, de dizer-lhe o que deve ou no ser feito.

Mas se acreditamos que Deus amor e confiamos Nele, sabemos que tudo o que Ele predispe, na nossa vida e na de todos os que esto ao nosso lado, para o nosso bem, para o bem deles.

Ento nos entregamos a Ele, abandonamo-nos com plena confiana sua vontade, desejando-a com todo o nosso ser, a ponto de nos tornarmos um com ela, sabendo que acolher a sua vontade significa acolher a Ele, abra-lo, alimentarmo-nos Dele.

Acreditemos que nada acontece por acaso. Nenhum acontecimento alegre, indiferente ou doloroso, nenhum encontro, nenhuma situao de famlia, de trabalho, de escola, nenhuma condio de sade fsica ou moral sem sentido.

Mas tudo acontecimentos, situaes, pessoas portador de uma mensagem de Deus; tudo contribui para a realizao do desgnio Dele, que vamos descobrindo aos poucos, dia aps dia, fazendo a vontade de Deus, como Maria.

As palavras de Maria Eis aqui a serva do Senhor so, portanto, nossa resposta de amor ao amor de Deus. Elas nos mantm sempre orientados a Ele, numa atitude de escuta e de obedincia, com o nico desejo de cumprir a sua vontade, a fim de sermos como Ele quer.

"Eis aqui a serva do Senhor! Faase em mim segundo a tua palavra.


(Lc 1,38)

De que modo podemos, ento, viver esta Palavra? Nosso sim Palavra de Deus significa, concretamente, fazer bem, na ntegra e a cada momento, a ao que a vontade de Deus requer de ns.

Significa fazer essa atividade de corpo e alma, eliminando qualquer outra coisa, renunciando a pensamentos, desejos, lembranas ou aes que se refiram a outra coisa.

Digamos antes de cada nossa ao nossa: Acontea, seja feita. Estaremos compondo, momento aps momento, pedrinha aps pedrinha, o mosaico maravilhoso, nico e irrepetvel, da nossa vida, que o Senhor desde sempre imaginou para cada um de ns.

Diante de cada vontade de Deus, seja ela dolorosa, alegre ou indiferente, podemos repetir: Acontea-me segundo a tua palavra ou, como Jesus ensinou no pai-nosso: Seja feita a tua vontade.

"Eis aqui a serva do Senhor! Faa-se em mim segundo a tua palavra.


(Lc 1,38)

Palavra de Vida, publicao mensal do Movimento dos Focolares. Texto de: Chiara Lubich, Publicado em Dezembro de 2002.

Grfica Anna Lollo em colaborao com padre Placido DOmina (Siclia, Itlia)
Este comentrio sobre a Palavra de Vida traduzido em 96 lnguas e idiomas, e chega a vrios milhes de pessoas no mundo inteiro por meio da imprensa, rdio, TV e via internet.

Para informaes www.focolare.org


Este PPS, em vrias lnguas, publicado em www.santuariosancalogero.org

Potrebbero piacerti anche