Sei sulla pagina 1di 47

CURSO DE ANLISE DE PROJETOS DE EDIFICAES E REAS DE RISCO - CAPEAR

TEMA

Desenho Arquitetnico
Instrutor: 1 TEN QOC Nriton PIMENTA Rocha

TPICOS
1- Normas;
2- Desenhos utilizados na representao dos projetos de edificaes; 3- Tipos e linhas empregadas; 4- Cotagem e referncias de nvel; 5- Hachuras especficas; 6- Folhas de desenho; 7- Escalas; 8- Folhas para representao dos desenhos; 9- Glossrio (termos usados).

1- NORMAS A CONSULTAR
NBR 6492/94 Representao de projetos de arquitetura;

NBR 8196/99 Emprego de escalas;


NBR 8403/84 Aplicaes de linhas tipos e larguras; NBR 10068/87 Folha de desenho leiaute e dimenses; NBR 13142/99 Dobramento e cpia.

2- DESENHOS UTILIZADOS NA REPRESENTAO DOS PROJETOS ARQUITETNICOS DE EDIFICAES

Planta de situao; Planta de localizao; Planta baixa; Cortes longitudinais e transversais; Fachadas; Desenhos de detalhes; Outros;

PLANTA DE SITUAO
A planta de situao deve conter: Curvas de nvel; Indicao do norte; Vias de acesso; Indicaes de rea; Denominao dos edifcios; Construes existentes, demolies ou remoes futuras, rea no edificveis; Escalas; Notas gerais e legenda;

PLANTA DE SITUAO

PLANTA DE LOCALIZAO

A planta de localizao deve conter: Sistemas de coordenadas referenciais e curvas de nvel; Indicao do norte; Vias de acesso, vias internas, estacionamento e rea coberta; Permetro do terreno, limites, cotas gerais e nveis principais; Indicaes dos limites externos: recuos e afastamentos; Denominao dos edifcios; Amarraes dos eixos do projeto a um ponto de referencia; Notas gerais, desenhos de referencia e legenda; Escalas.

PLANTA BAIXA
Plantas baixas so cortes em cada pavimento atravs de planos horizontais imaginrios situados em um altura entre a verga da porta e o peitoril da janela;

Demarcao das paredes; Projeo dos beirais; Posio e dimenses das esquadrias; Representao das louas sanitrias; Representao dos quadriculados representativos de pisos frios; Representao dos textos e cotas;

PLANTA BAIXA

CORTES
Os cortes devem conter: Eixos do projeto; Elementos estruturais; Cotas verticais; Cotas de nvel; Fechamento interno e externo; Circulaes verticais e horizontais; Cobertura / telhado; Forros; Denominao dos vrios compartimentos; Notas de referencia; Marcao dos cortes; Escalas;

CORTES

CORTE

3- TIPOS E ESPESSURA DE LINHA EMPREGADOS estreita, mdia, larga, tracejada, trao-dois-pontos, ...

Transmitem informaes sobre os elementos que esto representando; Linhas largas: elementos estruturais ou de alvenaria cortados pelo plano de corte; Linhas mdias: elementos leves cortados pelo plano de corte; Linhas estreitas: arestas e contornos aparentes, no cortados pelo plano de corte;

4- COTAGEM E REFERENCIAS DE NVEL

COTAGEM DE ESQUADRIAS

5- HACHURAS ESPECFICAS

6- ESCALAS USUALMENTE ADOTADAS

ESCALAS
O escalmetro um instrumento de desenho tcnico utilizado para desenhar objetos em escala ou facilitar a leitura das medidas de desenhos representados em escala. Podem ser planos ou triangulares, como o apresentado na figura.

O escalmetro, escala ou rgua triangular, dividido em trs faces, cada qual com duas escalas distintas. Pode-se, nesse caso, atravs da utilizao de mltiplos ou submltiplos dessas seis escalas, extrair um grande nmero de outras escalas. O escalmetro convencional utilizado na engenharia e na arquitetura aquele que possui as seguintes escalas 1:20; 1:25; 1:50; 1:75; 1:100; 1:125. Cada unidade marcada nas escalas do escalmetro correspondem a um metro. Isto significa que aquela dada medida corresponde ao tamanho de um metro na escala adotada.

Ex.: A escala grfica correspondente a 1:50 representada por segmentos iguais de 2cm, pois 1 metro/50= 0,02 = 2cm.

ESCALAS UTILIZADAS NA ARQUITETURA

As escalas de reduo recomendadas pela NBR 6492 para a representao de projetos de arquitetura so: 1:2; 1:5; 1:10; 1:20; 1:25; 1:50; 1:75; 1:100; 1:200; 1:250; 1:500.

FOLHAS PARA REPRESENTAO DE DESENHOS DE ARQUITETURA


Dimenses As normas em vigor, editadas pela ABNT adotam a seqncia A de folhas, partindo da folha A0 com rea de aproximadamente 1,0m2. Cada folha na seqncia possui dimenso igual a metade da folha anterior por exemplo, a folha A1 possui a metade do tamanho da folha A0, a folha A2 possui a metade do tamanho da folha A1 e assim por diante. Dimenses das folhas: Folha Largura (mm) Altura (mm) A0 841X1189 A1 594X841 A2 420X594 A3 297X420 A4 210X297

FOLHAS PARA REPRESENTAO DE DESENHOS DE ARQUITETURA

FOLHAS PARA REPRESENTAO DE DESENHOS DE ARQUITETURA

Margens

Configurao da folha
A seguir so apresentadas as diversas regies da folha de desenho e a posio de cada um dos elementos nas mesmas. Usualmente a regio acima da legenda reservada para marcas de reviso, para observaes, convenes e carimbos de aprovao de rgos pblicos.

Posio de leitura
Como regra geral na representao e leitura de desenhos deve se observar que os mesmos possam ser lidos da base da folha de desenho ou de sua direita.

As posies inversas a estas (leitura de cima para baixo ou da esquerda para a direita) so consideradas de cabea para baixo. Vide desenho a seguir.

Selo ou legenda
A legenda de um desenho tcnico deve conter, no mnimo, as seguintes informaes:
Designao e emblema da empresa que est elaborando o projeto ou a obra; Nome do responsvel tcnico pelo contedo do desenho, com sua identificao (inscrio no rgo de classe) e local para assinatura; Local e data; Nome ou contedo do projeto;

Contedo da prancha (quais desenhos esto presentes na prancha);


Escala(s) adotada(s) no desenho e unidade; Nmero da prancha;

Numerao das pranchas


Junto com o nmero da prancha usualmente se informa o total de pranchas do projeto ex.: 2/9 significa: prancha 2 de um total de 9 pranchas. Usualmente inicia-se a numerao pela prancha que contm a planta de situao e a de localizao. Esta seria a prancha 1/x (onde x o nmero total de pranchas do projeto em questo). A(s) prancha(s) seguinte(s) ser(ao) a(s) que contm a(s) planta(s) baixa(s). Se houver mais de uma planta baixa, a numerao mais baixa corresponder a prancha que contm as plantas dos pavimentos mais baixos. Aps as plantas baixas so numeradas as pranchas que contm o(s) corte(s) e, por ltimo, a(s) fachada(s).

Dobragem
A norma da ABNT (NBR 13142 DOBRAMENTO DE CPIA) recomenda procedimentos para que as cpias sejam dobradas de forma que estas fiquem com dimenses, aps dobradas, similares as dimenses de folhas tamanho A4. Esta padronizao se faz necessria para arquivamento e armazenamento destas cpias, pois os arquivos e as pastas possuem dimenses padronizadas.
A seguir so reproduzidos os desenhos constantes na referida Norma indicando a forma que as folhas de diferentes dimenses devem ser dobradas.

GLOSSRIO

Potrebbero piacerti anche