Sei sulla pagina 1di 45

BIOSSEGURANA

Docente:
Jorge Luiz Oliveira

O que Biossegurana?
Biossegurana

o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes qumicos, agentes fsicos e agentes biolgicos biodiversidade .

OUTRA DEFINIO

"a biossegurana o conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, visando sade do homem, dos animais, a preservao do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996).

O QUE SO AGENTES QUMICOS ?

So substncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, ou pela natureza da atividade de exposio possam ter contato atravs da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingesto; Poeiras, Fumos, Nvoas, Neblina, Gases, e Vapores.

O QUE SO AGENTES QUMICOS ?

So os agentes ambientais causadores em potencial de doenas profissionais devido sua ao qumica sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma slida, como lquida ou gasosa. Alm do grande nmero de materiais e substncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes qumicos em potencial vai sendo encontrados, devido quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.

AGENTES QUMICOS:

MERCRIO (Hg) FSFORO (P) E SEUS COMPOSTOS CHUMBO ARSINA (As H3) NQUEL-CARBONILA Ni (CO)4 e etc.

O que so agentes fsicos?

So as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. So os riscos gerados pelos agentes que tm capacidade de modificar as caractersticas fsicas do meio ambiente.

AGENTES FSICOS:

Rudos Vibraes humanas Temperaturas extremas Presses anormais Radiaes ionizantes Radiaes no ionizantes.

Os riscos fsicos se caracterizam por:

Exigirem um meio de transmisso (em geral o ar) para propagarem sua nocividade. Agirem mesmo sobre pessoas que no tm contato direto com a fonte do risco. Em geral ocasiona leses crnicas, mediatas..

O que so agentes biolgicos?

Os agentes biolgicos so microrganismos capazes de originar qualquer tipo de infeco, alergia ou toxicidade no corpo humano. Da sua presena nos locais de trabalho podem advir situaes de risco para os trabalhadores.

10

PRINCIPAIS PATGENOS:

O grupo das bactrias (Reino Monera, Diviso Bacteriophyta) considerado como sendo o que abranger o maior nmero de patgenos conhecidos. Doenas como lepra, tuberculose, pneumonia, infeces variadas, salmonelose, intoxicaes alimentares, peste bubnica, furunculose, sfilis, gonorria etc. so mundialmente conhecidas .

11

PRINCIPAIS PATGENOS:

Tambm os vrus podem ser includos na categoria de recordistas em doenas causadas por agentes biolgicos por causa da riqueza de representantes patognicos, embora os vrus no tenham qualquer classificao biolgica em reinos. Doenas virais conhecidas incluem vrios tipos de gripes e resfriados, vrias formas de hepatite, AIDS, encefalites, infeces, rubola, caxumba, poliomielite, sarampo, varola, catapora etc.

12

PRINCIPAIS PATGENOS:

Os vermes (Reino Metazoa, filos Platyhelminthes e Aschelminthes) so patgenos caracteristicamente internos (endoparasitas), veiculados por gua e alimentos contaminados (exceo elefantase, cujas larvas so veiculadas por mosquitos do gnero Culex). Verminoses conhecidas no Brasil incluem barriga dgua, solitria, lombrigueiro, amarelo, bicho-geogrfico, oxiro e elefantase

13

PRINCIPAIS PATGENOS:

Os parasitas externos (ectoparasitas) incluem organismos (geralmente artrpodes, tanto insetos quanto aracndeos) que se desenvolvem sobre a pele ou em tneis dentro dela. Ectoparasitas conhecidos: sarna, berne, piolho, chato, cravo-de-pele, sanguessugas

14

PRINCIPAIS PATGENOS:

Do Reino Protista podemos citar o filo Protozoa, com mais de duas dezenas de protozorios patognicos, com ou sem vetor conhecido. So doenas causadas por protozorios: disenteria amebiana, giardase, doena de Chagas, malria, leishmaniose e tricomonase No Reino Fungi encontramos vrios fungos, mofos e bolores patognicos, causadores de simples molstias cutneas como micoses (dermatofitoses) ou de doenas raras e de alta letalidade como coccidioidomicose e pneumomicose.

15

PREVENO DE AGENTES BIOLGICOS


Cuidados com a higiene pessoal Desenvolvimento de metodologias cada vez mais eficientes de saneamento bsico Cuidados com a ingesto de gua e alimentos Vacinao Evitar locais com muito trnsito de pessoas e com ventilao insuficiente

16

NR-9

Corresponde aos servios de Engenharia do Trabalho com o levantamento dos riscos ambientais (PPRA)

17

Qual a vantagem da sua implantao?

No s pela obrigatoriedade, mas como preveno de doenas ocupacionais e acidente de trabalho; No um simples exame; Propicia qualidade de vida aos seus colaboradores; Previne indenizaes trabalhistas, em grande parte, milionrias; Previne os dirigentes da empresa, como pessoa fsica, da sua responsabilidade criminal, bem como a empresa de sua responsabilidade civil, no caso de ao judicial;

18

O que grau de risco e como podemos identific-los?


O grau de risco esta ligado ao tipo de atividade da empresa, variando de 1 a 4, definido pela NR4. Esta portaria veio para completar a lei n. 6514, criando as Normas Regulamentadoras, relativas segurana e medicina do trabalho, que so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas, que possuam empregos regidos pelo Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.

19

Propicia qualidade de vida aos seus colaboradores

Conforto e a sade no trabalho so comprovadamente fatores de produtividade. Os custos com ausncias por doenas e suas implicaes previdencirias e legais so muito maiores que o investimento nos programas de segurana e sade no trabalho determinados pela legislao.

20

Previne os dirigentes da empresa, como pessoa fsica, da sua responsabilidade criminal, bem como a empresa de sua responsabilidade civil, no caso de ao judicial;

21

MAPA DE RISCOS

Foi criado atravs da Portaria n 05 em 17/08/92 tratando da obrigatoriedade, por parte de todas as empresas, da "representao grfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho", e faz parte da NR-09.

22

O Mapa de riscos tem como objetivos:

reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa; possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

23

Etapas de elaborao:

1. Conhecer o processo de trabalho no local analisado: os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurana e sade, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente. 2. Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificao da Tabela I;

24

Etapas de elaborao:

3. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia. Medidas de proteo coletiva; medidas de organizao do trabalho; medidas de proteo individual; medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouro, refeitrio, rea de lazer.

25

Etapas de elaborao:

4. Identificar os indicadores de sade: queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos; acidentes de trabalho ocorridos; doenas profissionais diagnosticadas; causas mais frequentes de ausncia ao trabalho.

26

Etapas de elaborao:

5. Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; 6. Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando atravs de crculo: o grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada na Tabela I; o nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo; a especificao do agente (por exemplo: qumico - slica, hexano, cido clordrico; ou ergonmico-repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotada tambm dentro do crculo; a intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de crculos.

27

Etapas de elaborao:

Aps discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, dever ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visvel e de fcil acesso para os trabalhadores. No caso das empresas da indstria da construo, o Mapa de Riscos do estabelecimento dever ser realizado por etapa de execuo dos servios, devendo ser revisto sempre que um fato novo e superveniente modificar a situao de riscos estabelecida.

28

Classificao dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronizao das cores correspondentes.

Grupo 1 RISCOS FSICOS Rudos; Vibraes; Radiaes Ionizantes ; Radiaes no Ionizantes ; Frio; Calor ; Presses anormais; Umidade .

29

Grupo 2 Riscos RISCOS QUMICOS


Poeira ; Fumos ; Nvoas; Neblina; Gases; Vapores; Substncias; Compostos ou produtos Qumicos em geral .

30

Grupo 3 RISCOS BIOLGICOS

Bactrias; Vrus Protozorios; Fungos; Parasitas; Baclos

31

Grupo 4 RISCOS ERGONMICOS


Esforo fsico Intenso; Levantamento e Transporte manual de peso; Exigncia de Postura Inadequada; Controle rgido de produtividade; Imposio de rtmos excessivos; Trabalho em turno e noturno; Jornada de trabalho prolongadas; Monotonia e repetitividade ; Outras situaes causadoras de "stress" fsico e/ou psquico .

32

Grupo 5 RISCOS DE ACIDENTES

Esforo fsico Inadequado; Mquinas e equipamentos sem proteo; Ferramentas Inadequadas ou defeituosas; Iluminao Inadequada; Probabilidade de Incndio ou Exploso; Armazenamento inadequado; Animais peonhentos; Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

33

NR 32, segurana e proteo aos trabalhadores dos estabelecimentos de sade

A norma regulamentadora 32 (NR 32) de segurana e sade no trabalho em estabelecimentos de assistncia sade pode ser lida no site do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE. A NR 32 busca estabelecer medidas que visam proteo e a segurana dos profissionais de sade que atuam em estabelecimentos que prestam este tipo de servio populao.

34

Estima-se que cerca de dois milhes de trabalhadores morrem por ano vtimas de acidentes e doenas do trabalho. A norma regulamentadora 32 aponta as responsabilidades do empregador e os direitos do trabalhador com relao segurana e sade.

35

Apresenta tambm as medidas de proteo que o estabelecimento de sade e seus trabalhadores devem adotar para exercerem suas atividades de maneira segura, na utilizao de gases medicinais, radiaes ionizantes, trabalhos com microorganismos em laboratrios de pesquisa e clnicos.

36

Prope ateno s condies de iluminao, sistemas de ventilao, lavanderias, refeitrios, maquinas e equipamentos utilizados e os cuidados que devem ser observados em cada atividade realizada. Indica ainda que o empregador deve capacitar seus trabalhadores, alm de registrar todos os treinamentos e cursos ministrados, acompanhando e avaliando os resultados.

37

Esta norma norteia e facilita as aes de controle, ajustes e monitoramento por parte dos gestores dos estabelecimentos de sade, apontando os caminhos para se obter um trabalho harmnico, centrado na segurana e nos cuidados com seus trabalhadores.

38

Cdigos de medidas de segurana normas "S"

1. Manter fechado 2. Manter fora do alcance das crianas 3. Manter em local fresco 4. Guardar fora de locais habitados 5. Manter em ...(lquido inerte especficado pelo fabricante) 6. Manter em ...(gs inerte especificado pelo fabricante) 7. Manter o recipiente bem fechado 8. Manter o recipiente em local seco 9. Manter o recipiente em local ventilado 10. Manter o produto em estado mido 11. Evitar o contato com o ar 12. No fechar hermeticamente o recipiente 13. Manter afastado de alimentos 14. Manter afastado de ...(substncias incompatveis) 15. Manter afastado do calor 16. Manter afastado de fontes de ignio 17. Manter afastado de materiais combustveis 18. Manipular o recipiente com cuidado 19. No comer nem beber durante a manipulao 20. Evitar contato com alimentos 21. No fumar durante a manipulao

39

Cdigos de medidas de segurana normas "S"

22. Evitar respirar o p 23. Evitar respirar os vapores 24. Evitar o contato com a pele 25. Evitar o contato com os olhos 26. Em caso de contato com os olhos, lavar com bastante gua 27. Tirar imediatamente a roupa contaminada 28. Em caso de contato com a pele, lavar com ...(especificado pelo fabricante) 29. No descartar resduos na pia 30. Nunca verter gua sobre o produto 31. Manter afastado de materiais explosivos 32. Manter afastado de cidos e no descartar na pia 33. Evitar a acumulao de cargas eletrostticas 34. Evitar choque e frico 35. Tomar cuidados para o descarte 36. Usar roupa de proteo durante a manipulao 37. Usar luvas de proteo apropriadas 38. Usar equipamento de respirao adequado

40

Cdigos de medidas de segurana normas "S"

39. Proteger os olhos e rosto 40. Limpar corretamente os pisos e objetos contaminados 41. Em caso de incndio ou exploso, no respirar os fumos 42. Usar equipamento de respirao adequado (fumigaes) 43. Usar o extintor correto em caso de incndio 44. Em caso de mal-estar, procurar um mdico 45. Em caso de acidente, procurar um mdico 46. Em caso de ingesto, procurar imediatamente um mdico, levando o rtulo do frasco ou o contedo 47. No ultrapassar a temperatura especificada 48. Manter mido com o produto especificado pelo fabricante 49. No passar para outro frasco 50. No misturar com ...(especificado pelo fabricante) 51. Usar em reas ventiladas 52. No recomendvel para uso interior em reas de grande superfcie.

41

Esta norma norteia e facilita as aes de controle, ajustes e monitoramento por parte dos gestores dos estabelecimentos de sade, apontando os caminhos para se obter um trabalho harmnico, centrado na segurana e nos cuidados com seus trabalhadores.

42

43

44

Referncias Bibliogrficas

National Fire Protection Association, 1991. Fire Protection Guide to Hazardous Materials. NFPA 704-m National Fire Protection Association.Quincy, Massachusetts. USA. Armour, M. A., et al., 1984. Hazardous Chemicals: Information and Disposal Guide. University of Alberta, Edmonton, Alberta, Canada.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/cl assificacao_dos_agentes_quimicos_segundo_seus_ graus_de_risco.html

45

Potrebbero piacerti anche