Sei sulla pagina 1di 17

A ARTE COMO FORMA DE PENSAMENTO

Alunos: Ana Alice Santos; Iasmin de Jesus Gois; Johnata de Matos Moreira. Disciplina: Filosofia Professor: Reginaldo Daniel Flores

Turma: 4 IAL-V
2

INTRODUO:
A arte uma forma do ser humano expressar suas emoes, sua histria e sua cultura atravs de alguns valores estticos, como beleza, harmonia, equilbrio. A arte pode ser representada atravs de vrias formas, em especial na msica, na escultura, na pintura, no cinema, na dana, entre outras. 1 Aps seu surgimento, h milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantssimo espao na sociedade, haja vista que algumas representaes da arte so indispensveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a msica, que capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distrao para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.1
3

INTRODUO:
Muitas pessoas dizem no ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porm o que elas no imaginam que a arte no se restringe a pinturas ou esculturas, tambm pode ser representada por formas mais populares, como a msica, o cinema e a dana. Essas formas de arte so praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. 1 A arte aparece no mundo humano como forma de organizao, como modo de transformar a experincia vvida em objeto de conhecimento, por meio do sentimento. Do mesmo modo que a cincia, porm esta ltima baseia-se na razo. As manifestaes artsticas expressam, por meio de diferentes cdigos, a forma de pensar de seus autores, desenvolvendo a imaginao e representando, sem dvida, uma grande forma de conhecimento.

DESENVOLVIMENTO:
A arte como conhecimento intuitivo do mundo O papel da imaginao na arte Arte e criatividade A inspirao Arte e sentimento Funes da arte Funo pragmtica ou utilitria Funo naturalista Funo formalista O conhecimento pela arte

DESENVOLVIMENTO:

A arte como conhecimento intuitivo do mundo O artista, em sua obra, nos apresenta sua viso de mundo, nos d a conhecer um aspecto da nossa humanidade, de forma imediata, concreta e individual. A arte aparece no mundo humano como forma de organizao, como modo de transformar a experincia vivida em objeto de conhecimento, por meio do sentimento.

DESENVOLVIMENTO:

O papel da imaginao na arte A imaginao, ao tornar o mundo presente em imagens, nos faz pensar. Saltamos dessas imagens para outras semelhantes, fazendo uma sntese criativa. O mundo imaginrio assim criado no irreal. antes, pr-real, isto , antecede o real porque aponta suas possibilidades em vez de fix-la numa forma objrtiva. A imaginao vai servir de mediadora entre o vivido e o pensado, entre a presena bruta do objeto e a representao. ela que proporciona a perfeio e inovao artstica.

DESENVOLVIMENTO:
Arte

e Criatividade

A criatividade vista como capacidade humana de criar, exige um sujeito criador, isto , a pessoa inventiva que produz e d existncia a algum produto que no existia anteriormente. Existem alguns critrios para medir a criatividade. So eles: a abrangncia de seus efeitos, isto , o quanto revoluciona o nosso universo do saber ou as crenas estabelecidas; a novidade ou inovao; e a adequao situao ou ao problema apresentado. Sem criatividade impossvel fazer arte!

DESENVOLVIMENTO:
A

inspirao

A inspirao resultado de um processo de fuso de idias efetuado em nosso subconsciente. Diante de um problema ou de uma situao qualquer, obtemos as informaes consideradas fundamentais sobre o assunto. Nosso subconsciente passa, ento a lidar com esses dados, fazendo uma espcie de jogo associativo entre os vrios elementos. como um quebra cabea.
9

DESENVOLVIMENTO:
Arte

e sentimento

O sentimento, por outro lado, uma reao cognitiva, de reconhecimento de certas estruturas do mundo, cujos critrios no so explicitados. A emoo uma resposta, uma maneira de lidarmos com o sentimento. O sentimento, na funo de conhecimento, alcana, para alm da aparncia do objeto, a expresso. A arte o modo com que o homem expressa seus pensamentos, a partir do sentimento. a pura expresso da emoo.
10

DESENVOLVIMENTO:
Funes

da arte

As obras de arte desde a antiguidade, nem sempre tiveram a mesma funo. Ora serviram para contar uma historia, ora para rememorar um acontecimento importante. Foi s no sculo XX que a obra de arte passou a ser considerada um objeto desvinculado de interesses artsticos.
Dependendo, portanto, do propsito e do tipo de interesse com que algum se aproxima de uma obra de arte, pode-se distinguir 3 funes principais para a arte: pragmtico ou utilitrio, naturalista e formalista.

11

DESENVOLVIMENTO:
Funo

utilitria

A funo utilitria refere-se ao fato do resultado no artstico, aquilo que ela proporciona, ela no valorizada por si mesma, mas s como meio de alcanar outra finalidade. Na idade mdia, por exemplo, na medida em que a maior parte da populao feudal era analfabeta, a arte servia para ensinar os principais preceitos do catolicismo e para relatar os textos bblicos, ou seja, a arte serve como uma ferramenta para se conseguir algo. Desse modo, a arte pode ter uma finalidade pedaggica, religiosa, poltica, social etc.
12

DESENVOLVIMENTO:
Funo

naturalista

A funo naturalista refere-se ao interesse pelo contedo da obra, ou seja, pelo que ela retrata. Nesta funo, a obra tem um papel de agente referencial, com o intuito de nos enviar a outra realidade, para o mundo dos objetos retratados.
Uma escultura de D. Pedro I, por exemplo, nos remete ao homem poltico, lder, representante, aquilo que ele representou para a histria brasileira. deixado em segundo plano, a anlise da qualidade tcnica, pois nosso interesse estaria voltado somente para o assunto abordado na obra.

13

DESENVOLVIMENTO:
Funo

formalista

Como o prprio nome indica, a funo formalista preocupa-se com a forma de apresentao da obra. Desse ponto de vista, buscam-se, em cada obra, os princpios que regem sua organizao. So analisadas suas caractersticas estruturais e formadoras. apenas para fins didticos que podemos separar as funes artsticas. Na realidade, elas podem estar juntas.
14

DESENVOLVIMENTO:
O

conhecimento pela arte

A arte um modo privilegiado de conhecimento intuitivo que se realiza por meio de uma obra concreta e individual e que fala mais ao sentimento do que razo. Ela altera o modo como vemos a realidade ao mostrar outros mundos possveis.
Por isso, o conhecimento que a experincia esttica de uma obra nos oferece no se resume ao conhecimento de um objeto, pessoa, paisagem, mas de todo um mundo de valores, propsitos, desejos e ao conhecimento de ns mesmos.
15

CONCLUSO:
Portanto, conclui-se que a arte a forma do homem se expressar a partir dos sentimentos. Ela representa uma ferramenta muito importante para a vida humana em sociedade, se estendendo desde a oferta de entretenimento at mesmo a gerao de conhecimento. Desenvolve nosso pensamento e representa, certamente, uma grande forma de conhecimento da realidade, podendo ser comparada a cincia racional. A humanidade precisa ser motivada a valorizar a arte e suas manifestaes. A partir dela formamos novos olhares e interpretaes sobre a realidade em que vivemos.

16

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO
site: Arte. Brasil escola. Disponvel em: < http://brasilescola.com/artes/arte.htm >. Acesso em: 10 de setembro de 2013. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofando: Introduo filosofia. 4. ed. So Paulo: Moderna, 2009.

17

Potrebbero piacerti anche