Sei sulla pagina 1di 29

Curso de Administrao

Administrao de Finanas e Oramento II

Curso de Administrao

OBJETIVOS Assimilar os conceitos bsicos de gesto econmico financeira de empresas, incluindo planejamento, oramento e interpretao de demonstrativos financeiros.

Perceber as principais dificuldades enfrentadas para planejamento, execuo e controle oramentrio, tomada decises de investimento em situaes de risco. Entender a interao com outras reas, como contabilidade, economia, estatstica, entre outras. Aplicar os conhecimentos em simulaes de situaes prticas.

Curso de Administrao

O ADMINISTRADOR COMO AGENTE

Polticas conflitantes: Os administradores financeiros, atuando como


agentes, devem adotar polticas de investimentos que tragam o maior retorno possvel com o menor risco

Muitas vezes, os agentes ficam no meio


de uma situao, tentando agradar s duas principais faces: os credores e os acionistas.

Curso de Administrao

Compensao entre risco e retorno dado um nvel de risco, a taxa desejada de retorno que justifica a execuo de um investimento. Macrofatores ocorrncia de fatores econmicos e financeiros abrangentes que influenciam as vendas e o lucro da empresa. Maximizao da riqueza a contribuio para o valor da empresa pela seleo daqueles investimentos que possuem a melhor compensao entre risco e retorno. Microdecises decises internas de uma empresa que influenciam o resultado das vendas, ajudam a controlar os custos e determinam as polticas de preos.

Planejamento financeiro a projeo das necessidades de caixa, do estabelecimento das orientaes de controle de custos, da fixao das metas e das futuras vendas e lucros, da deciso de melhor alocao dos recursos escassos e do desenvolvimento das estratgias alternativas no caso de os planos existentes no funcionarem. Stakeholders - designa todos os segmentos que influenciam ou so influenciadas pelas aes de uma organizao, fugindo do entendimento de que o pblico alvo de uma organizao o consumidor

Dinheiro - Meio de pagamento aceito que pode ser permutado por bens e servios, alm de saldar dvidas. Tem como funo: Meio de troca, unidade de conta e Reserva de valor. Moeda - meio de compra atravs do comrcio e que permite a fcil troca de bens ou servios. Del Credere - Garantia de pagamento pelas vendas efetuadas, dada por representante comercial ou consignatrio a quem, por seu intermdio, oferece a mercadoria. a Comisso cobrada pela prestao de tal garantia.

Lease-back - Operao na qual uma empresa vende bens mveis ou imveis para uma outra empresa, e imediatamente depois arrenda estes mesmos bens pagando aluguel pelo seu uso.

90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Finanas a arte e a cincia de administrar fundos (Gitman) a aplicao de uma srie de princpios econmicos e financeiros objetivando a maximizao da riqueza da empresa e do valor de suas aes (Groppelli)

Receita Despeas Lucro

1 Trim.

3 Trim.

Servios Financeiros
Consultorias e assessorias

Administrao Financeira
Responsabilidade dentro da empresa.
Empresa Privada Empresa pblica Sociedades sem fins lucrativos

FINANAS

MERCADO FINANCEIRO

FINANAS CORPORATIVAS

FINANAS PESSOAIS

Analista financeiro Analista/gerente de oramento de capital Gerente de projetos financeiros Gerente de caixa Analista gerente de crdito Administrador de fundo de penso

Empresa Individual Limitadas Sociedades Empresria Annimas Cooperativas Capital fechado Capital aberto

ACIONISTAS
Conselho de Administrao
Auditoria

Presidente
Diretor de Engenharia

Assessoria

Diretor de produo

Diretor Financeiro

Diretor de Marketing

Diretor Administrativo

Tesoureiro

Controller

Fonte: Administrao Financeira A.A.Gropelli & E. Nikbakht

Decises de Investimentos

Anlise e Planejamento Financeiro Balano Patrimonial Ativos Passivos Circulantes Circulantes Ativos Permanentes Recursos Permanentes

Decises de Financiamentos

O ato de tomar uma deciso pode ser para muitos, um ato de sofrimento. H muita gente que demonstra dificuldades nas decises mais simples, como escolher um prato num restaurante ou fazer um programa social. Quando a dificuldade de poder de decidir est no universo empresarial, ele se torna muito mais grave, pois pode-se perder uma grande negociao apenas pelo titubear no momento da deciso. E to grave quanto a indeciso a procrastinao, que tem levado muitas pessoas a erros difceis de reparao

Os administradores financeiros esto incumbidos da responsabilidade primria de maximizar o preo das aes da empresa mantendo o risco no menor nvel possvel.
O planejamento para obter os melhores resultados deve ser flexvel.

O planejamento financeiro envolve o ajuste adequado dos investimentos a fim de evitar expanso excessiva e uso ineficiente de recursos.

Aps a deciso financeira ter sido tomada, deve haver constante vigilncia e monitoramento dos desdobramentos.

Entendendo os fatores econmicos:

Os administradores financeiros podem tomar melhores decises se aplicarem princpios da teoria econmica. Os administradores financeiros so responsveis pelo encontro das melhores e mais baratas fontes de fundos e pelo investimento desses fundos na melhor e mais eficiente combinao de ativos. A boa administrao financeira possui uma slida compreenso sobre a forma como os princpios econmicos e financeiros influem na rentabilidade da empresa.

O momento das decises econmicas: O administrador bem-sucedido instintivamente sabe como reagir num momento adequado s mudanas nas condies de oferta, demanda e preo. Tomar decises no momento adequado em funo das mudanas dos fatores microeconmicos mantm equilibrado o valor da empresa.

Fatores microeconmicos:
Ao tomar decises de investimento, os administradores financeiros consideram os efeitos de alteraes nas condies de demanda, ofertas e preo no desempenho da empresa. A compreenso da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decises operacionais mais vantajosas.

Fatores macroeconmicos:
As decises pessoais so influenciadas pelas mudanas nas condies econmicas. Essas reaes s mudanas das foras (macro) econmicas externas, tais como o aumento ou declnio da atividade comercial e as alteraes na legislao tributria, influenciam as decises tomadas por uma empresa.

Fatores macroeconmicos: Convm aos administradores engajarem-se no planejamento financeiro, de forma a estarem preparados com diferentes alternativas para diferentes condies econmicas. O fracasso ou o sucesso ao lidar com problemas macroeconmicos tem impacto sobre o preo das aes da empresa.

A importncia da contabilidade:
Demonstrativo de Resultado do Exerccio: informaes sobre a lucratividade. Balano Patrimonial: informaes sobre a posio financeira da empresa. Demonstrativo do Fluxo de Caixa: indica a maneira como o caixa gerado e foi utilizado na conduo de cada fase de um negcio.

A importncia da contabilidade:
Os demonstrativos financeiros auxiliam os administradores a tomar decises envolvendo o melhor uso do caixa, a realizao de operaes eficientes, a melhor alocao de fundos entre ativos e o financiamento eficaz de operaes e de investimentos.

A importncia da contabilidade: Os demonstrativos financeiros auxiliam os administradores a tomar decises envolvendo o melhor uso do caixa, a realizao de operaes eficientes, a melhor alocao de fundos entre ativos e o financiamento eficaz de operaes e de investimentos. Os administradores devem orientar seus contadores para que essas informaes sejam includas nos relatrios internos, possibilitando-lhes tomar as melhores decises de investimentos possveis.

Contabilidade Demonstrao de Resultado Empresa ABC Vendas (-) Custo Lucro Lquido 100.000 80.000 20.000

Administrao Financeira Demonstrao de Resultado Empresa ABC Entrada (-) Sadas Saldo 0 80.000 (80.000)

O significado da estatstica:
Fornece a base para prever a sade financeira e a lucratividade de uma empresa. A estatstica pode ser empregada para planejar investimento de longo prazo e para decises sobre a capacidade. Modelos de simulao so importantes para determinar o grau de incerteza existente nas diferentes decises de investimentos.

Aceitar

Administrador Financeiro

Aes ou decises financeiras alternativas

Retorno? Risco?

Aumentam o preo da ao?

Sim

No

Rejeitar

Potrebbero piacerti anche