Sei sulla pagina 1di 12

Desenvolvimento de ambientes eficientes/eficazes da tecnologia da informao.

Desenvolver um sistema - TI etapas para desenvolver


1. 2. 3. 4. 5.
6. 7. 8. 9.

Analise do ambiente e dos usurios Levantamento de requisitos Estruturao da equipe Entrevistas com o pessoal chave Aquisio de informaes detalhadas sobre o negcio Documentao operacional do sistema Documentao tcnica do sistema Visitas s instalaes dos usurios Produo do Relatrio Final

Conceitos TI
O que Tecnologia da Informao? O termo Tecnologia da Informao, serve para designar o conjunto de hardware e software usado por uma organizao para armazenar, processar, transmitir, e disseminar informaes. um conjunto de todas as atividades e solues providas por recursos de computao; um conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao.

Conceitos TI
Por que usar Sistemas de Informao? Algumas das razes que levaram a disseminao do uso dos sistemas de informao: - nica maneira de fazer determinado trabalho; - Melhorar a eficincia; - Aplicar controles melhores; - Reduzir custos.

Componentes da Tecnologia de Informao


Hardware e seus dispositivos e perifricos; Software e seus recursos; Sistemas de telecomunicaes; Gesto de dados e informaes.
unio desses componentes eleva a potencialidade de atuao

das empresas, agregando valor de mercado e capacidade de gerir as informaes de forma eficiente.
ABREU (2000, p. 76),

SISTEMAS DE INFORMAO

Armazenamento

Entrada

Processamento

Sada

Feedback

Possibilidades
Adquirir software de terceiros no mercado internacional Adquirir software de terceiros no mercado nacional Desenvolver software prprio

Que ferramenta usar para avaliar?


Questionrios; Entrevistas; Testes; Observaes ... Uma combinao destes.

Como avaliar
Metodologia de avaliao de sistemas de informao gerencial:
Aplicvel s seguintes condies:
Avaliao de sistemas de terceiros no em uso; Avaliao de sistemas em uso (prprios ou de terceiros), para identificar melhorias; Como ferramenta de auditoria para Auditores e outras entidades externas, tanto para identificao de alternativas, quanto para uma avaliao institucional.

Estrutura de avaliao
Matriz de Fatores de Qualidade
Fatores institucionais - Os fatores institucionais correspondem s variveis que estabelecem critrios. Fatores tcnicos funcionais Estes fatores buscam identificar a adequao do sistema ao atendimento das necessidades de tratamento de informaes da IMF. Fatores tcnicos operacionais - Fatores aplicveis ao ciclo de vida do software, enquanto produto acabado, instalado e sendo utilizado, atacando especificamente as atividades de operao do sistema, reviso e expanso (crescimento).

Avaliao
Nvel de utilizao do sistema de TI pelo usurio Satisfao do usurio Objetivos atingidos Retorno financeiro

Atividade
Elaborar um questionrio para avaliar um Sistema de informao baseado em tecnologia da informao 5 questes chaves
O software atende a minha demanda? O software fcil de aprender, possui bom usabilidade? H suporte para usurio final? O software possui atualizaes? O sistema abaixou os gastos da empresa?

Potrebbero piacerti anche