Sei sulla pagina 1di 18

Technology Acceptance Model TAM 2

Benjamin Azevedo

TAM

Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology DAVIS, F. D. MIS Quaterly, p. 318-340, Setembro de 1989

TAM

Inteno de uso como consequncia da percepo de utilidade e da percepo de facilidade de uso. Utilidade do sistema: o uso do sistema melhora a performance. Facilidade de uso: a utilizao do sistema no exigir maiores esforos O efeito de variveis externas mediado pelas percepes de utilidade e facilidade de uso.

TAM2

A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. VENKATESH, V.; Davis, F. D. Management Science, 2000

TAM 2

Sub-utilizao dos sistemas de informao a despeito dos avanos tecnolgicos


Paradoxo da Produtividade

Consequente Importncia de entender e criar as condies para que os sistemas sejam aceitos pelos usurios
TAM: Teoria de Aceitao da Tecnologia TRA: Teoria da Ao Motivada

TPB: Teoria do Comportamento Planejado

TAM 2

Percepo de utilidade como fator fundamental para a aceitao


Percepo de facilidade de uso influencia a aceitao ao influir na percepo de utilidade, que media esta relao Objetivo: elencar fatores externos determinantes da percepo de utilidade Efeitos destes fatores conforme o usurio tenha mais experincia com o sistema

Teoria e Hipteses
Novos Constructos

Processos de influncia social

Norma subjetiva: percepo do sujeito sobre o comportamento que considerado adequado pelos atores relevantes para o sujeito.

Voluntariedade: em que medida os potenciais usurio percebem a adoo como no obrigatria.


Imagem: em que grau o uso da inovao aumenta o status social do usurio no grupo. Experincia: de que modo os efeitos acima se alteram medida em que aumenta a experincia do usurio com o sistema em questo.

Teoria e Hipteses
Novos Constructos

Processos instrumentais cognitivos

Relevncia do trabalho: percepo do grau em que o sistema relevante para o trabalho do usurio Qualidade das sadas: quo adequadamente o sistema executa as tarefas e produz sadas de qualidade Demonstrabilidade do Resultado: tangibilidade dos resultados da inovao

Percepo de facilidade de uso: pouco esforo para usar


Experincia: de que modo os efeitos acima se alteram medida em que aumenta a experincia do usurio com o sistema em questo.

Concluses
Inteno de Uso

A percepo de utilidade foi observada como um forte determinante da inteno de uso


Percepo de facilidade de uso tambm, secundariamente

A norma subjetiva teve efeito quando o uso era obrigatrio


Quando o uso era voluntrio a norma subjetiva no teve efeito direto na inteno de uso.

O efeito das percepes de utilidade e facilidade uso foram consistentes nos trs marcos temporais (primplementao e um e trs meses aps implementao.
A inteno de uso em todos os casos e fases mediou inteiramente a adoo (comportamento de uso)

Concluses

Percepo de Utilidade

A percepo de utilidade faz a mediao plena dos efeitos de seus determinantes sobre a inteno de uso.
Anlise estatstica revelou que dentre os fatores deteminanres apenas relevncia para o trabalho e qualidade das sadas apresentaram interao relevantes entre si, em todos os casos e fases de medida.

Resultados entre casos e fases

As relaes inteno => uso; utilidade => inteno; facilidade => inteno e facilidade => utilidade foram totalmente mediadas pela inteno, e no se verificou moderao pela voluntariedade ou experincia.

Contribuies e Implicaes

O uso da influncia social se revela mais efetivo sobre a percepo de utilidade do que enfoques com regras mandatrias. Intrumentalmente, alm de projetar sistemas com maior aderncia s necessidades dos trabalhos, melhor qualidade de sadas e mais fceis de utilizar, incrementar a demonstrabilidade dos resultados pode favorecer o nvel de aceitao. O artigo apresenta em detalhes sua metodologia e traz os questionrios aplicados, que podem ser adaptados para outros casos.

Contribuies e Implicaes

Aponta novas direes de pesquisa como os determinantes da percepo de facilidade de uso Aponta para futuras pesquisas a respeito da dinmica temporal dos mecanismos de aceitao, em horizonte mais antecedente, inclusive precedendo a prototipagem. Futuras pesquisas considerando escolha de tecnologias, aprendizado, treinamento, mudanas de contextos, ambientes e contedos. Futuras pesquisas considerando novas formas de hierarquia organizacional, considero de decises e incentivos individuais x times

TAM 3
TAM 3: Advancing the Technology Acceptance Model with a Focus on Interventions
Venkatesh, V. & Bala, H. (2003)

Inclui a considerao de fatores para explicar a facilidade de uso

TAM 3

Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT)


User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View Venkatesh, V., Morris, M.G., Davis, F.D., and Davis, G.B. MIS Quarterly, 27, 2003, 425-478.

Extender Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT-2)


CONSUMER ACCEPTANCE AND USE OF INFORMATION TECHNOLOGY: EXTENDING THE UNIFIED THEORY OF ACCEPTANCE AND USE OF TECHNOLOGY MIS Quarterly Vol. 36 No. 1, March 2012

Potrebbero piacerti anche