Sei sulla pagina 1di 7

Maximilian Karl Emil Weber

Trabalho Teoria Geral da Administrao Prof. Mrcia Roberta

BIOGRAFIA DE MAX WEBER


Maximilian Karl Emil Weber, economista, socilogo e filosofo alemo, nasceu em 1864 em Erfurt, Turingia, e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial txtil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre historia comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religio. Um dos seu objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo o qual o capitalismo nascera somente da explorao do homem pelo homem. Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudana comportamental provocada pela Reforma luterana do sculo 16. Ocasio quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinao e vocao para o trabalho. Entre suas obras principais esto a tica protestante e o esprito do capitalismo, Economia e sociedade e A metodologia das cincias sociais.

"O homem no teria alcanado o possvel se, repetidas vezes, no tivesse tentado o impossvel."

A Teoria da Burocracia
A Teoria Burocrtica foi criada por Max Weber, e ele quis propor com esta, a criao de uma abordagem para mostrar que a burocracia era algo bom, um mtodo de organizao que pudesse vir a facilitar o dia-dia das organizaes. A idia por trs disso tudo que, quando mais organizada for uma equipe, documentando todos os seus passos e decises tomadas, menos chance de erros, menos exposio ao imprevisto ter, j que tudo estava devidamente relatado e de fcil acesso, facilitando o trabalho de outras pessoas na equipe, que teriam com isto, sempre uma viso geral dos processos, das dificuldades dos colegas e dos erros cometidos. A Partir dessa documentao surgiria o caminho que a organizao traaria para a obteno dos resultados alcanados. Esta fase da abordagem provavelmente seria a mais exaustiva, j que era necessrio um trabalho intenso que cobrisse todas as reas e funes da organizao. O objetivo deste trabalho era prever para evitar erros que pudessem ocorrer, que pudessem acarretar prejuzos e atrasos.

Para Weber, o trabalho deveria ser dividido em hierarquias, onde cada pessoa/funo exerceria somente o que lhe competia, visando a um "nico objetivo: a eficincia da organizao". Desta forma, se limitava o poder de cada um, criava-se um desenho de cargo bem engessado, onde no se era permitido ultrapassar suas atribuies. Nenhuma tarefa era distribuda levando em conta as habilidades ou limitaes dos indivduos. O poder e respeito conquistados neste tipo de modelo no vinha da capacidade de ser um bom lder, nas habilidades emocionais do gerente, e sim pelo cargo em que ele ocupava. Quanto maior o cargo, mais respeito teria, mais temido era.

Neste tipo de organizao, a influencia pessoal no pesava em nada. Os relacionamentos entre colegas no era fator importante na hora de se escolher um novo gerente, ou do funcionrio subir de cargo. Aqui no se fala em lideres e sim gerentes com plenos poderes de deciso sobre os seus subordinados. no havia a chamada "injustia". Podemos ver, que apesar da Abordagem Burocrtica ser antiga, e apesar de toda a abertura e mudana no perfil das organizaes atuais, e principalmente do estilo de lideranas com os seus colaboradores (no mais simplesmente empregados), muitas semelhanas conseguimos enxergar ainda hoje no nosso cotidiano. Por mais aberta que uma organizao seja, existe um determinado nvel de burocracia, principalmente no que tange a informaes e decises. Elas realmente precisam ser documentadas, escritas e formalizadas.

Muitos s tiram os pontos negativos desta abordagem, como o nmero excessivo de procedimentos e a quantidade de papelada que gerada, porm poucas so as vezes que confiamos somente nas informaes vindas "informalmente". Ento, da prxima vez que ouvimos a palavra burocracia, devemos enxerg-la muito alm dos entraves que a palavra significa, das limitaes e chatices do dia a dia, e compreenderemos que, em grande parte, ela muito necessria, e muito vlido para o sucesso de todo o empreendimento.

ARLETE CUSTDIO ISABELA MACHADO BRAGA KARINA OKADA LARISSA RIBEIRO LUCAS PALADINI

Potrebbero piacerti anche