Sei sulla pagina 1di 52

x

Paradigma Mecanicista na Terapia Ocupacional

Procura da poesia (...) Teu iate de marfim, teu sapato de diamante, vossas mazurcas e abuses, vossos esqueletos de famlia desaparecem na curva do tempo, algo imprestvel. (...) No osciles entre o espelho e a memria em dissipao. Que se dissipou, no era poesia. Que se partiu, cristal no era. Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escrev-los. Tem pacincia, se obscuros. Calma se te provocam. Espera que cada um se realize e consuma com seu poder de palavra e seu poder de silncio. No forces o poema a desprender-se do limbo. No colhas no cho o poema que se perdeu. No adules o poema. Aceita-o como ele aceitar sua forma definitiva e concentrada no espao. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? Drummond de Andrade (2003, p.247)

O que verdade, portanto? Um batalho mvel de


metforas, metonmias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relaes humanas, que foram enfatizadas potica e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, aps longo uso, parecem a um povo slidas, cannicas, obrigatrias: as verdades so iluses, das quais se esqueceu o que so, metforas que se tornam gastas e sem fora sensvel, moedas que perderam sua efgie e agora s entram em considerao como metal, no mais como moedas. (Nietzsche, 1991, p.34)

O Ponto de Mutao

PARADIGMA, TEORIA E MODELO

H diferenas sutis mas importantes entre as palavras paradigma, teoria e modelo. Paradigma refere-se a um conjunto de hipteses fundamentais e crticas com base nas quais as teorias e os modelos podem desenvolver-se. Teorias e modelos so mais especficos...

Alguns paradigmas

... A cada discurso o seu paradigma

A sucesso dos discursos do mtodo que escreve a histria do pensamento humano gera uma sucesso paralela de revolues cientficas (termo cunhado por T.Khun).

Paradigma = esquema global de algumas hipteses de base sobre as quais cada poca cientfica baseia as suas orientaes privilegiadas de investigao Le Mogne90 p.59

O Paradigma da Mecnica
- construo intelectual que encarna de modo mais fiel o discurso cartesiano - todo objeto suscetvel de ser explicado, mais do que descrito

- explicao fundamentada na estrutura do objeto, que nica e invariante

-a estrutura determina as funes - se no compreende uma funo, estude uma estrutura

O PARADIGMA DOMINANTE
Modelo de racionalidade da cincia moderna: revoluo cientfica do sculo XVI e XVII desenvolvido nos sculos seguintes domnio das cincias naturais

conhecimento profundo e rigoroso da natureza

observao e experimentao

A matemtica fornece cincia moderna: o instrumento de anlise, a lgica da investigao, o modelo de representao da estrutura da matria.

O PARADIGMA DOMINANTE
Modelo de racionalidade da cincia moderna: Sendo um modelo global, tambm um modelo totalitrio, pois nega o carter racional a outras formas de conhecimento; a cincia moderna desconfia sistematicamente das evidncias da nossa experincia imediata; A cincia far da pessoa humana o senhor e possuidor da natureza (Bacon). Submisso da natureza;

O PARADIGMA DOMINANTE
A matemtica e a fsica fornecem cincia moderna, instrumento privilegiado de anlise e uma lgica da investigao e um modelo de representao da prpria estrutura da matria, cujas conseqncias so as seguintes: conhecer significa quantificar; o mtodo cientfico consiste na reduo da complexidade: reduzir o todo em partes para conhecer;

O PARADIGMA DOMINANTE
Portanto, O que no quantificvel cientificamente irrelevante; Conhecer significa dividir, classificar e determinar relaes sistemticas entre as partes e o todo;

A ideia do mundo-mquina se transforma na grande hiptese universal da poca moderna.


A conscincia filosfica da cincia moderna (racionalismo cartesiano e empirismo baconiano), veio a condensar-se no positivismo.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009

Filosofia da Cincia
Explicaes sobre a estrutura do conhecimento cientfico

Circulo de Viena Neopositivismo Lgico Todo o conhecimento acumulativo e independente do observador, de onde se identificam leis empricas e tericas que explicariam como os cientistas estruturam um conhecimento. As Leis empricas seriam relacionadas aos sentidos e se expressariam em variveis observveis que existiriam independentes do observador. Temperatura, Presso.. As Leis tericas explicariam como funcionam os fenmenos da natureza no observveis como tomos e moleculas.

A Cincia Moderna
Ren Descartes (1596-1650)
Jamais acolher alguma coisa como verdadeira se eu no a conhecesse evidentemente como tal; nada incluir em meus juzos que no se apresentasse to clara que eu no tivesse nenhuma ocasio de p-lo em dvida. Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quanto possveis e quantas necessrias fossem para melhor resolv-las.

Blaise Pascal (1623-1662)

Sendo todas as coisas causa e conseqncia, assistidas e assistentes, mediatas e imediatas, e todas se conservando por um lao natural e imperceptvel que une as coisas mais distantes e mais diferentes, eu afirmo ser impossvel conhecer as partes sem conhecer o todo, tampouco conhecer o todo sem conhecer, particularmente, as partes.

A Cincia Moderna
Renascena, efervescncia econmica, poltica e social do Ocidente europeu (sc. XVI e XVII)
Europia, branca e masculina...

Paradigma cartesiano Pilares: Galileu, Bacon, Newton... Cincia paradigmtica: Fsica Concepo predominante: mundo mquina Organizao da sociedade: positivismo

Filosofia da Cincia
MECANICISMO uma srie de ideias prprias da mecnica nos seus trs aspectos fundamentais: esttica, cinemtica e dinmica; uma srie de ideias filosficas, relativas a toda a realidade natural - corpos e espritos - quer confinadas realidade corprea material.

Filosofia da Cincia
MECANICISMO Na fsica, o mecanicismo consiste na tese de que todos os fenmenos da natureza devem ser explicados pelas leis da mecnica, e que, portanto, a prpria mecnica deve ter um status privilegiado entre as outras cincias, porquanto lhes fornece os princpios explicativos.

Filosofia da Cincia
Modelo Biomdico
A medicina cientfica ocidental sofreu um processo de expanso extraordinria a partir da segunda guerra mundial, consolidando um modelo baseado uma sofisticao tecnolgica sem precedentes. No campo ideolgico se estabelece a crena no poder da cincia e da tecnologia na resoluo dos problemas sociais e humanos. Acreditava-se, por exemplo, que a erradicao e o controle da grande maioria das doenas dependia somente do fator tempo. Uma a uma elas seriam subjugadas ao poder da inteligncia humana treinada pelo mtodo cientfico. Permitiu uma sintonia com o sistema produtivo na medida em que aumentou significativamente o poder de interveno no corpo humano a fim de mold-lo s necessidades da produo. A sofisticao tecnolgica no se fez sem um investimento macio de capital, o que colocou o campo mdico como uma rea onde se processa uma acumulao de capital das mais intensas.
QUEIROZ,1986)

Modelo Biomdico na Terapia Ocupacional


A predominncia do conhecimento biomdico na TO, principalmente na rea da interveno em sade fsica pode ser considerado como resultado da historicidade da prpria disciplina. Durante o desenvolvimento do paradigma mecanicista no qual o modelo se enraizou fortemente, capturando assim linguagem e olhar biomdicos, ainda presentes nesta rea de interveno e de linguagem, apontaram para o reducionismo, a objetividade e a biologia, e a fsica. A prpria cincia natural precede a histria e a cultura que por sua vez so deslocados para um nvel subjectivo que no pode ser revelado, como se isto violasse a relao vertical entre profissional, e "paciente.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009

Comportamento Ocupacional
Em meados dos anos 1940 e 1950, aps a 2 Guerra, a medicina estava procurado compreender a sade e a doena pela identificao e anlise do funcionamento interno da psique humana e do corpo (Rilley, 1977). Terapeutas ocupacionais viam o paradigma da ocupao como inadequado para explicar e justificar a prtica do campo. Mdicos e lderes de terapia ocupacional recomendavam uma substituio do paradigma com novos conceitos derivados da medicina. Os conceitos utilizados por psiquiatras eram mais importantes prtica da sade mental do que os conceitos de ocupao.

Comportamento Ocupacional
A ocupao servia como um veculo para expresso da emoo inconsciente. As atividades teraputicas conferiam valor emocional ao paciente alm de uma interessante experincia criativa. O raciocnio era aceito como um pressuposto bsico e importante empiricamente, mas no cientificamente demonstrado. Os defensores do novo paradigma passaram a acreditar que ele traria reconhecimento terapia ocupacional como um eficaz servio mdico e aumentando a sua aceitao cientfica e respeitabilidade.

Comportamento Ocupacional
Na primeira construo a ateno era focada em como mecanismos internos afetavam o desempenho. Os terapeutas reconheciam que o desempenho requer movimento coordenado e enfatizavam que as alteraes neurolgicas e msculo-esquelticas influenciavam e deveriam ser sistematicamente abordadas na prtica. (Smith, 1978). A perspectiva psicodinmica salientou a relao de processos inconscientes no desempenho e para o desenvolvimento deste relacionamento no decurso da maturao psicossexual (Azima & Azima, 1959; Fidler e Fidler, 1958; Fidler e Fidler, 1963). Terapeutas tornaram-se cada vez mais preocupados com compreenso da natureza dos sistemas msculoesqueltico e neurolgico, e deficincias intrapsquicas e como eles estavam envolvidos em um determinado problema de desempenho. Por exemplo, os terapeutas procuravam compreender como dficits na capacidade de movimento estavam relacionados a doena ou trauma que msculos e articulaes afetadas. Terapeutas analisavam atividades para determinar quais movimentos seriam necessrios para identificar e preencher eventuais lacunas entre a capacidade de movimento e as demandas nas atividades das pessoas.

Comportamento Ocupacional
Do ponto de vista psicodinmico, comportamento disfuncional foi observado como resultado da tenso interna (isto , a ansiedade) ou de incio bloqueados por necessidades que impediram maturao do ego.
(Azima & Azima, 1959; Fidler e Fidler, 1958;)

Terapeutas procuravam determinar quais os conflitos subjacentes ou necessidades no satisfeitas que interferiram com o funcionamento.

Valores
A capacidade de executar atividades depende da integridade do sistemas msculo-esquelticos, intrapsquico e neuromotores. danos ou desenvolvimento anormal nos sistemas internos podem resultar em incapacidade. O desempenho funcional pode ser restaurado atravs da melhoria / compensao das limitaes dos sistemas interiores. O conhecimento preciso e compreenso do funcionamento interior (intrapsquico, neurolgicos e cinesiolgico). Valor do funcionamento interno. Valor da atividade como um meio para reduzir a incapacidade.

Referencial Biomecnico
Baldwin: anlise das funes de articulaes e msculos, durante atividades propositadas e desenvolveu teste para verificar se os clientes.

As reas de preocupao so

Estabilidade estrutural; Baixo nvel de resistncia; Controle do edema; Amplitude de movimento de passivo; Fora; Alto nvel de resistncia.

Referencial Biomecnico
Usado no tratamento de indivduos com limitaes nas atividades decorrentes de danos biomecnicos em estruturas e funes do corpo, incluindo instabilidade postural, diminuio de fora e resistncia, encurtamentos musculares e limitaes na amplitude de movimento. O dogma principal da referencia biomecnica que o desempenho ocupacional pode ser recuperado atravs de atividades direcionadas aos danos que provocam limites nas atividades. Tratamento com enfoque biomecnico previne ou diminui as deficincias com uso de atividades e exerccios direcionados

Referencial Biomecnico
As modalidades de tratamento podem no ser significativas ao cliente, mas a capacidade de engajamento nas atividades pode ser utilizada como um ultimo recurso para restaurar as capacidades. A biomecnica deriva das cincias biomdicas que so reducionistas e seu foco na correo de problemas para restaurar a sade(Yerxa, 2001). A compreenso da patologia, cicatrizao das feridas, precaues e prognostico para desordens que tem impacto no sistema msculo esqueltico so cruciais para o setting de cuidados e objetivos realistas. Conhecimento dos sistemas cardiopulmonares necessrio para os clientes com dficits de resistncia.

Referencial Biomecnico
Domnio da prtica Premissas Muitas atividades tem uma dimenso biomecnica (Kielhofner, 1997); Pessoas com deficiencias tm muitas dificuldades no desempenho ocupacional (Kielhofner, 1997); Deficincias biomecnicas podem ser corrigidas por vrios mtodos de tratamento incluindo modalidades de atividades e exerccios. Atividades propositadas podem ser usadas para tratar perdas de ADM, fora e resistncia.

Referencial Biomecnico
Aps a ADM, a fora e a resistncia, o cliente recuperara automaticamente suas funes. O princpio do repouso e do estresse, primeiro o corpo precisa repousar para se recuperar e cicatrizar, ento as estruturas deve ser estressada para recuperar suas capacidades, fora e resistncia. A estrutura de referencia biomecnica adapta-se melhor a clientes com o sistema nervoso intacto (Pedretti e Pausquinelli,1990), porque os clientes devem ser capazes de executar movimentos suaves e isolados. A avaliao est restrita aos domnios j citados: ADM, fora, alto e baixos nveis de resistncia, estabilidade estrutural e controle do edema.

Referencial Biomecnico
As cincias fsicas contribuem com a biomecnica, incluindo a cinesiologia( compreenso do movimento humano) e fisiologia dos exerccios.(Zemke, 1995) Os terapeutas ocupacionais aplicam o conhecimento da biomecnica para restaurar o desempenho ocupacional. O cliente deve ser informado sobre os objetivos biomecnicos do tratamento e o resultado funcional e sua correlao deve ser alcanada para a melhora do desempenho ocupacional

Referencial Reabilitador
Reabilitar = Habilitar pessoas com incapacidades fsicas ou mentais ou doenas crnicas a alcanar o mximo de funo no desempenho de suas atividades dirias. Se os recursos biomdicos no alcanarem sucesso, a areabilitao configura-se na prxima estratgia de interveno com nfase nas habilidade individuais . O foco seria nos mtodos compensatrios , na tecnologia assistiva e na modificao dos comportamentos individuais.

Referencial Reabilitador
Herana intelectual
Cincias mdicas Influencia do processos patolgicos nas habilidades e no desempenho de funes com atividades de vida diria e atividades de vida instrumentais. Ciencias Fisicas Compreenso de que o uso da biomecnica, do movimento humano e de dispositivos de tecnologia assistiva possam ajudar a promover funo e modificar comportamentos em indivduos com incapacidades Cincias Sociais Contribuem com conhecimentos sobre como indivduos e sociedade respondem a doenas crnicas e incapacidades.

Tcnicas e Estratgias compensatrias individuais podem restaurar a independncia quando o dano no pode ser tratado. O nvel pessoal de motivao afeta a extenso de recuperao da independncia. Comportamentos de cada pessoa influenciam o desempenho e sua motivao para a independncia. A reabilitao envolve processos de aprendizado e treinamento de habilidades e as pessoas necessitam possuir habilidades cognitivas suficientes para aprender e aplicar mtodos compensatrios. O raciocnio clinico usado pelos profissionais tem inicio na avaliao das capacidades funcionais e comportamentos que movem cada pessoa e os tipos de estratgias compensatrias que sero necessrias para suas capacidades.

Referencial Reabilitador

Referencial Reabilitador
Pressupostos: Os terapeutas que utilizam a quadro de referncia reabilitadora assumem que a incapacidade do cliente esta estabilizada e no pode ser alterada por intervenes teraputicas; As capacidades dos clientes podem ser alteradas por mtodos compensatrios e equipamentos adaptados, entretanto o processo de aprendizado a maior parte da interveno. Os clientes transferem o aprendizado para as tarefas de vida diria e para a participao nas situaes do cotidiano. .(Trombly, 1995, WHO, 2001) A colaborao entre profissional e cliente importante no processo reabilitador.(Dutton, 1995 e Trombly, 1995) O profissional usa a referencia das atividades de vida diria, trabalho e lazer como atividades direcionadas a interveno. Os programas de tratamento ocorrem no comportamento que natural nas atividades de vida diria. (Fisher, 1998)

Referencial Reabilitador
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Avaliao Identifica nveis de funo, autocuidado e participao social nas atividades de trabalho e no lazer. Os resultados da avaliao definem um quadro de capacidades e competncias nas atividades cotidianas. Segundo DUTTON( 1995)Os terapeutas ocupacionais usam muitos mtodos de avaliao: Observao do desempenho dos clientes em atividades selecionadas; Entrevistas sobre as atividades importantes na vida diria; E avaliaes de autopercepo do nvel de competncia nas atividades cotidianas; A avaliao do status funcional leva em considerao caractersticas fsicas e comportamentos sociais em cada funo do cliente; Recursos econmicos e equipamentos disponveis; Nveis de superviso requeridos na assistncia; Expectativas desenvolvidas no desempenho; Habilidades motoras, de processo e interao social que limitam ou impedem a funo.

A aparente segurana implementada pelo racionalismo cientfico, do qual parecamos pertencer, j no encontra seus alicerces na contemporaneidade. As verdades absolutas, a ordem e estabilidade colocam-se em crise. A pretensa dominao do homem sobre a natureza por meio da mensurao, diviso e classificao hierrquica de seus elementos e fenmenos cede a diferentes modos de produo de conhecimento comprometidos com a abertura complexidade do real.

A CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE


Resultado interativo de uma pluralidade de condies

a identificao dos limites do paradigma cientfico moderno o resultado do grande avano no conhecimento que ele propiciou. o aprofundamento do conhecimento permitiu ver a fragilidade dos pilares em que se funda.

A CRISE DO PARADIGMA DOMINANTE

4 condies tericas provocaram essa crise:


1. A teoria da relatividade de Einstein 2. A mecnica quntica de Heisenberg e Bohr
3. A incompletude da matemtica demonstrada por Gdel 4. A ordem a partir da desordem de Prigogine

A teoria da relatividade de Einstein


Relatividade da simultaneidade. Distino entre a simultaneidade de acontecimetos presentes no mesmo lugar e simultaneidade de acontecimetos distantes (separados por distncias astronmicas) Como que o observador obedece a ordem temporal de acontecimentos no espao?

Velocidade da luz
No havendo simultaneidade universal, o tempo e o espao absolutos de Newton deixam de existir

A mecnica quntica de Heisenberg e Bohr


No possvel observar ou medir um objeto sem interferir nele;
Um objeto que sai de um processo de medio no o mesmo que entrou.

Princpio de incerteza de Heisenberg: no se podem reduzir simultaneamente os erros da medio da velocidade e da posio das partculas; o que for feito para reduzir o erro de uma aumenta o erro da outra.
S podemos aspirar a resultados aproximados e por isso as leis da fsica so to-s probabilsticas; A hiptese do determinismo mecanicista inviabilizada uma vez que a totalidade do real no se reduz soma das partes em que a dividimos para observar e medir.

3. A incompletude da matemtica de Gdel


Questionamento sobre o rigor da matemtica

Teoremas da incompletude e da inconsistncia de Gdel;


Mesmo usando as regras da lgica matemtica, possvel formular proposies indecidveis, proposies que no se podem demonstrar nem refutar; Se as leis da natureza fundamentam o seu rigor no rigor das formalizaes matemticas em que se expressam, as investigaes de Gdel vm demonstrar que o rigor da matemtica carece ele prprio de fundamento;

4. A ordem a partir da desordem de Prigogine


A teoria das estruturas dissipativas e o princpio da ordem atravs das flutuaes estabelecem que em sistemas abertos, (funcionam na margem da estabilidade), a evoluo explica-se por flutuaes de energia que em determinados momentos, nunca inteiramente previsveis, desencadeiam espontanemente reaes que, por via de mecanismos no lineares, pressionam o sistema para alm de um limite mximo de instabilidade e o conduzem a um novo estado macroscpico. Esta transformao irreversvel e termodinmica o resultado da interao de processos microscpicos segundo uma lgica de auto-organizao numa situao de no-equilbrio.

Conseqncias da teoria de Prigogine


A importncia desta teoria est na nova concepo da matria e da natureza: em vez da eternidade, a histria; em vez do determinismo, a imprevisibilidade; em vez do mecanicismo, a interpenetrao, a espontaneidade e a auto-organizao; em vez da reversibilidade, a irreversibilidade e a evoluo; em vez da ordem, a desordem; em vez da necessidade a criatividade e o acidente

Crise do paradigma dominante


(Santos, 1987, 2004)
1. 2. 3. Einstein: relatividade da simultaneidade (astrofsica). Princpio da incerteza (mecnica quntica). Teorema da incompletude e teoremas sobre a impossibilidade de se encontrar dentro de um dado sistema formal a prova de sua consistncia (matemtica, Gdel [1906-78]). Avanos do conhecimento nos domnios da microfsica, qumica, biologia... (e.g. Prigogine [19172003]: irreversibilidade nos sistemas abertos significa que estes so produto de sua histria)

4.

Crise do paradigma dominante


(Santos, 1987, 2004)
Clssico Eternidade Determinismo Mecanicismo Emergente Histria Imprevisibilidade Interpenetrao, espontaneidade, autoorganizao Reversibilidade Irreversibilidade, evoluo Ordem Desordem Necessidade Criatividade, acidente

Uma escuta singular sobre aquilo que ainda no se dissipou - as mil faces secretas das palavras. E, ento, nos aconselha um movimento por entre as palavras e o silncio. Um movimentar-se entre interstcios e vazios onde habitam gestos, sentidos, traos ou falas ainda imperceptveis ao nosso corpo tecnicista e aflito. Contudo, esse movimento exige pacincia e contemplao. Coragem para rachar as palavras e deixar passar as potncias que possam dali provir. Movamos, ento, nossos corpos! Retiremos o vu que reveste nossos sentidos para percebermos o que est oculto sob a face neutra das verdades universais e de nossas certezas. A aparente segurana implementada pelo racionalismo cientfico, do qual parecamos pertencer, j no encontra seus alicerces na contemporaneidade. As verdades absolutas, a ordem e estabilidade colocam-se em crise. A pretensa dominao do homem sobre a natureza por meio da mensurao, diviso e classificao hierrquica de seus elementos e fenmenos cede a diferentes modos de produo de conhecimento comprometidos com a abertura complexidade do real.

SIEGMANN, C.; FONSECA, T.M.G; 2007.

Entre as paisagens percorridas, encontram-se as inovaes tericas e os avanos no domnio da Mecnica Quntica, Microfsica, Qumica e Biologia, ocorridos nos sculos XX e XXI, que trouxeram intensas modificaes s cincias, agregando-lhes novos elementos, como imprevisibilidade, auto-organizao, espontaneidade, irreversibilidade, desordem e criatividade, que passaram a constituir a base do paradigma emergente. A manipulao do mundo cede lugar compreenso deste buscando, no campo da subjetividade, explicaes para muitos fenmenos e a elaborao da nova cincia: a cincia da complexidade, que se ope concepo dualista da realidade, distino entre exterioridade e interioridade, individual e social, observador e observado, cultura e natureza e produz encontro com outros saberes.

Referncias

BOURDIEU, P. O Campo Cientfico. In: Ortiz, Renato (org.). Coleo Grandes Cientistas Sociais, n 39, Editora tica, So Paulo, 1983. Le Moigne, J. L. A Teoria do Sistema Geral: Teoria da Modelizao. Lisboa:Instituto Piaget, 1990, cap 2. Santos, B. S. Um Discurso sobre as Cincias. 12 ed. Porto:Edies Afrontamento, 2001.

NIETZSCHE, F.W. Obras incompletas. 5.ed. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores). QUEIROZ, M. de S. O paradigma mecanicista da medicina, ocidental moderna: uma perspectiva antropolgica. Rev.Sade pbl., S.Paulo, 20:309-17, 1986. SIEGMANN, C.; FONSECA, T.M.G. Thinking case-studies as a strategy for producing knowledge. Interface - Comunic., Sade, Educ., v.11, n.21, p.53-63, jan/abr 2007. THIRY-CHERQUES, H.R. Pierre Bourdieu: a teoria na prtica. RAP: Rio de Janeiro 40(1): 27-55. 2006.

Potrebbero piacerti anche