Sei sulla pagina 1di 20

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

Campus: So Joo Evangelista-MG, Brasil Avenida Primeiro de Junho, n. 1043 Centro. CEP: 39705-000 Tel.: (33) 3412-2900

Tera-feira, 17 de setembro de 2013

Seminrio 1: 3 Bimestre

Disciplina: Nutrio e Metabolismo Prof.: Joo Tomaz S. Borges

Alunas: Jssica Soares de Souza, Marina de Andrade Coelho, Natlia Almeida Santos e Vanessa Dias Nunes Coelho Turma: N1A

Vitamina D
A vitamina do sol

Este trabalho tem como principal objetivo informar a respeito da Vitamina D em geral, falando sobre suas funes e fontes, e alertando para os problemas que tanto a sua falta quanto o seu excesso podem causar nossa sade.

Sugesto de artigo:
Papel da Vitamina D na Funo Neuro-Muscular
Mrcia A. Carneiro Pedrosa Marise Lazaretti Castro

O que a vitamina D

A vitamina D geralmente chamada de vitamina do sol - e por uma boa razo. Se tomarmos sol o suficiente, nosso corpo poder produzir seu prprio suprimento de vitamina D naturalmente, o que importante, pois ela proporciona uma srie de benefcios nossa sade.

Produo e Absoro

Nossa pele contm uma substncia similar ao colesterol chamada prvitamina D, que se transforma em vitamina D quando exposta ao sol.
Assim que absorvida pela pele, a vitamina D levada at o fgado onde sofre alterao na sua forma qumica. A partir da transportada aos rins onde sofre nova alterao e se estabelece na sua forma fisicamente ativa. Ser esta forma ativa que ficar responsvel por todas as funes da Vitamina D.

Funes

A vitamina D age como um hormnio no nosso organismo. Ela responsvel pela absoro do clcio aps a exposio ao sol, o que fundamental para a formao de ossos e dentes. Estudos indicam que a vitamina D tem importante atuao no crebro, no corao, na secreo de insulina pelo pncreas e at no nosso sistema imunolgico. Ela ainda combate a TPM e a enxaqueca. Apresenta grande importncia na preveno de doenas, como cncer, presso alta, diabetes, depresso, gripes, obesidade e at queda de cabelo.

Funes

Estudos indicam ainda que a Vit. D est associada Esclerose Mltipla, doena do sistema nervoso central que causa dificuldades graduais em capacidades motoras e sensitivas. O baixo nvel de Vitamina D no organismo pode ser um dos fatores de risco para o desenvolvimento desta doena.

Fontes alimentares

Apenas 10% da vitamina D obtida atravs dos alimentos, os 90% restantes vm do sol.
A vitamina D est presente nos queijos; na manteiga; no leite; em peixes, como o salmo, atum e a sardinha e principalmente no leo de fgado de peixe, cuja rejeio no paladar brasileiro enorme.

Fontes alimentares

Outra fonte de vitamina D so os suplementos vitamnicos, estes porm normalmente so indicados apenas para idosos, crianas com raquitismo e pessoas que no podem se expor ao sol. As cpsulas de Vit. D s devem ser utilizadas sob recomendao mdica.

A Vit. D estvel nos alimentos; a armazenagem, o processamento e a cozedura tm pouco efeito na sua atividade, embora no leite fortificado, possa ser perdida at 40% da Vit. D adicionada, como resultado da exposio luz.

Deficincia

Um levantamento do IBGE realizado este ano constatou que 99% dos brasileiros apresentam taxas de vitamina D abaixo dos nveis recomendados. Sem a vitamina D, o corpo no consegue absorver o clcio de maneira adequada, e os ossos se tornam frgeis. Nas crianas, a falta desta vitamina leva ao raquitismo e deformidade nos ossos. J nos adultos, favorece a osteoporose.

Deficincia

A falta da vitamina D no organismo pode ser identificada em testes laboratoriais, pela anlise do clcio na urina (se houver pouco, um sinal de alerta) ou por exames de sangue.

Toxicidade

O consumo de uma dose semelhante a dez vezes a quantidade diria recomendada de vitamina D durante vrios meses pode causar intoxicao e determinar concentraes elevadas de clcio no sangue.
O clcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar leses permanentes. Os sinais da toxicidade da vitamina D so msculos fracos, ossos fracos, sangramento excessivo ou pedras nos rins e, muito frequentemente, resultado de excesso de vitamina D proveniente de suplementos vitamnicos.

Recomendao Nutricional

A quantidade ideal de vitamina D recomendada pelos mdicos diariamente :


de 6

Bebs com menos meses: 7,5mg;

Crianas com mais de 6 meses, grvidas e lactantes: 10 mg; Adultos: 5mg.

Recomendao Nutricional

Com mudanas na dieta possvel chegar perto dos nveis mnimos de Vitamina D recomendados para pessoas saudveis. Por exemplo: ingerir num s dia: 1 posta de atum, uma gema de ovo, 2 copos de leite e 2 colheres de sopa de manteiga.

Recomendao Nutricional

Mas para fazer efeito preciso combinar uma dieta rica em Vitamina D, como a proposta anteriormente, com exposio ao sol, sem filtro solar, de 15 a 30 minutos por dia antes das 10h da manh. Pois afinal, o sol a nossa maior fonte de vitamina D!

Referncias Bibliogrficas

http://saude.abril.com.br/edicoes/0336/nutricao/vitamina-dquando-vale-pena-suplementar-625289.shtml https://www.youtube.com/watch?v=c52mdUEHFaQ

https://www.youtube.com/watch?v=FF3ptRj9pWY
http://saude.hsw.uol.com.br/vitamina-d1.htm http://www.pucminas.br/noponto/materia.php?codigo=543&PHP SESSID=8427c9deeb96c5ce84e2cee1c6324b64

http://suadieta.com.br/Materias/1497/saude/vitamina-dno-combate-a-esclerose-multipla

Obrigada pela ateno!!!

Potrebbero piacerti anche