Sei sulla pagina 1di 47

APRESENTAO

Discentes:
Ana Caroline S. A. Jos Aniele A. S. Berenguer Docente: Eliane Navarro Disciplina: Sociologia Tema Geral: Poltica Marxista Tema Especfico: Capitalismo,

Gregory R. A. Canabrava
Jason Levy R. de Souza Percio da C. C. Neto

Socialismo e Comunismo
Turma: 5822 Curso: Automao Industrial

Victor Said
Victria B. Cabral

CAPITALISMO
O proletariado e a burguesia: o fundamento capitalista.

MATERIALISMO HISTRICO

Analogamente, pode-se dizer que a sociedade um edifcio. Tal edifcio possui como infraestrutura bsica as foras econmicas, das mais diversas formas. Objetivo: Explicar a Histria das Sociedades Humanas. Metodologia: Baseia-se na utilizao de fatos materiais indispensavelmente econmicos e tcnicos. Enquanto, sua superestrutura, ou seja, o corpo do edifcio, ser simbolizado pelas ideias, costumes e instituies como as jurdicas, religiosas e polticas

A ECONOMIA E A SOCIEDADE

As relaes sociais so inteiramente interligadas s foras produtivas. Adquirindo novas foras produtivas, os homens modificam o seu modo de produo, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relaes sociais. O moinho a brao vos dar a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial. (ACOSTA, 2013)

Capitalismo

Modo de produo que visa o lucro.


Para tal explora-se classe: o proletariado. uma
A explorao ocorrer de forma a dar subexistncia ao proletariado, sendo as condies mnimas para manter a explorao desta classe.

A burguesia, classe dominante (e minoria), impe-se sobre uma maioria e no dominante, o proletariado.

Disseminar, atravs da ideologia, seus princpios com o objetivo de disseminar sua cultura.

Capitalismo

Caractersticas da Burguesia: Classe social fraca:


Sofre presso e tentativas de boicote, na poca de Marx, por aristocracia e, atualmente, pela prpria burguesia. Seja essa burguesia de seu prprio pas e concorrncia, seja, especialmente, de outros pases, afinal o objetivo obter o mximo de lucro possvel

Capitalismo: O Conceito de Revoluo

Em busca de povo, defender-se inimigos, a O agora, dos politizado compreender a burguesia por ser uma classe fraca ir utilizar e natureza exploratria da burguesia, o que gerar o aperfeioar sua nica arma: o proletariado. ideal de revoluo.

Em busca de defesa Isto ser estes uma iro faca unificar, de dois gumes; ao homogeneizar mesmo e massificar tempo a revoluo que eles sedas defendem, eles massas. iro iniciar um ideal de revoluo.

A SOCIEDADE CAPITALISTA NA VISO DE KARL MARX

MODO DE PRODUO A BASE DO CAPITALISMO

A SOCIEDADE CAPITALISTA NA VISO DE KARL MARX

MEIOS DE PRODUO O HOMEM COMO OBJETO DE EXPLORAO

SOCIALISMO
Fundamentos e Evoluo

SOCIALISMO

Qualquer das diversas teorias de organizao social, buscando a igualdade entre os indivduos. Em geral a economia neste controlada pelo governo, ao contrario do capitalismo.

Tipos de Socialismo
Socialismo Cristo Socialismo Utpico Socialismo Conservador Socialismo Cientifico

Socialismo Cristo
Evaso dos fieis. Sociedade X Religio. Rerum Novarum X Marxismo

Socialismo Utpico

A razo acima de coisa; Sociedade Igualitria; qualquer

A influncia da sociedade capitalista na construo deste socialismo utpico

Socialismo Pequeno Burgus

Tambm conservador. chamado de

Capitalismo justo. No eram a abolio privada favor da

Socialismo Cientifico

Tambm conservador. chamado de Reformulao do utpico Luta contra socialismo burgus gera um novo pensamento.

Capitalismo

Abolio total da sociedade privada. Todos devem trabalhar e recebero de acordo com o trabalho. Meios de produo que atendem as suas necessidades
A luta dos trabalhadores a fora motriz da historia. Tudo que hoje existe consequncia da luta de classes.

Desaparecimento da ditadura do proletariado e um governo auto-social.

A Ditadura do Proletariado, ou Estado Operrio, uma ideologia baseada em Karl Marx que pressupe a tomada do poder pelos operrios como o nico modo de reverter a explorao capitalista.

Comuna de Paris
Uma das primeiras tentativas de implantao da ditadura do proletariado foi com a comuna de paris, em 1971 na Frana, mas o governo conseguiu reprimir o movimento.

Revoluo Russa
Em 1917 a Revoluo Russa conseguiu alcanar um sucesso relativo como Estado Operrio. Formao da Unio Sovitica Fim do governo (1990)

Evoluo do Socialismo
Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na ideia de que, ao longo da Histria, as sociedades foram marcadas pelo conflito de classes. (Burguesia x Proletariado) Essa luta de classes era originada pelas condies em que as riquezas eram distribudas entre os homens.

Evoluo do Socialismo
A teoria marxista props uma soluo a essa situao injusta. O marxismo percebeu uma relao dialtica (transformadora) entre os homens.

Instabilidade do mundo capitalista + Piora das condies do proletrio = Surgimento de ideias novas e contrrias realidade vigente.

Evoluo do Socialismo Os trabalhadores tomaram conscincia de sua


situao e, por conseguinte, buscaram meios para que as diferenas que os afastavam da burguesia fossem de alguma forma superadas.

Evoluo do Socialismo
A luta dos trabalhadores deveria mover-se em Instituindo um governo socialista, as desigualdades direo da sociais tomada do poder do e as classes deveriam ser poltico. abolidas. (Ditadura Toda riqueza Proletariado). deveria ser igualitariamente dividida. Com isso, as distines entre os homens perderiam o condies privada, de privilgio e dominao seuExtinguir espao. Aas propriedade as classes sociais e, criadas burguesia. por fim,pela o Estado finalmente desapareceria.

Com o legado cientfico deixado por Marx e Engels, o socialismo passou a configurar uma nova forma de enxergar a condio do homem e sua histria. Com o legado cientfico deixado por Marx e Engels, o socialismo passou a configurar uma nova forma de enxergar a condio do homem e sua histria. Ainda hoje, podemos nos deparar com partidos e movimentos que lutam, cada um a seu modo, pelas ideias elaboradas por esses dois tericos.

Evoluo do Socialismo

A Sociedade Sem Classes

Comunismo

Defende a formao de uma sociedade sem classes e sem a existncia de propriedades privadas.

Marx & Comunismo

Marx estudou o funcionamento do modo de produo capitalista e, a fim de estabelecer as bases de uma sociedade comunista, idealizou uma maneira de super-lo; O capitalismo era o principal responsvel pela desorientao humana; A classe trabalhadora deve se unir para derrubar o sistema;

Marx Vs. Capitalismo

O Capital (1867) - como tema principal a economia, Marx mostra estudos sobre o acmulo de capital, prope a tomada de poder pelo proletariado e a adoo de uma economia para acabar com as desigualdades sociais. Manifesto Comunista criado com o apoio de Engels, Marx no poupa crticas ao capitalismo.

Caractersticas do Comunismo
Mesmo fiel a esta ideologia, Marx no detalhou as caractersticas da sociedade comunista, mas em suas obras possvel analisar que: Sem propriedade privada; Sociedade sem classes; Abolio do Estado burgus

Unio das Repblicas Socialistas Soviticas

Aps a revoluo em 1917 foi instaurado, aps lutas com o exrcito branco a URSS. Em 1918 foi escrita a Declarao dos Direitos dos Povos da Rssia enquanto fervilhava uma guerra civil conta a burguesia.

Unio das Repblicas Socialistas Soviticas

Vladmir Lnin deixou em seu testamento um aviso em relao aos perigos de Josef Stalin assumir o poder do partido, todavia Stalin assume em 1924, aps expulsar Len Trotsky da URSS.

Unio das Repblicas Socialistas Soviticas

Adolf Hitler N de Mortos: 21 milhes

Josef Stalin N de Mortos: 43 milhes

Republica Popular da China


Mao Ts Tung, Lder do Partido Comunista Chins, derrota o Kuomintang em 1949, instaurando o regime comunista na China

Republica Popular da China


Junto com a instaurao do comunismo chins houve uma revoluo cultural que pregava o esquecimento dos antigos cones.

Josef Stalin N de Mortos: 43 milhes

Republica Popular da China

Mao Ts Tung N de Mortos: 77 milhes

Repblica de Cuba
Ernesto Guevara se alia aos irmos Fidel e Raul Castro e se lanam em uma guerrilha que culmina na deposio do ditador Fulgncio Batista em 1953, com o incio da revoluo cubana.

Repblica de Cuba

Repblica de Cuba
A revoluo cubana foi uma revoluo alimentada pela URSS. Os EUA em oposio revoluo decretaram a 40 anos o embargo econmico que no permite que as transaes realizadas em Cuba no ultrapassem os 700 milhes de dlares.

Foi uma disputa ideolgica entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, que aconteceu do fim da Segunda guerra mundial (1945) e terminou em 1991, com o fim da Unio Sovitica.

Guerra Fria

Guerra Fria
EUA URSS

Capitalismo Economia de mercado; sistema democrtico Otan: Estados Unidos, Canad, Itlia, Inglaterra, Alemanha Ocidental... Plano Marshall

Socialismo Economia planificada; igualdade social Pacto de Varsvia:URSS, Cuba, China, Coreia do Norte, Alemanha Oriental... COMECON

Consequncias

Consequncias

Consequncias
Paz armada Corrida espacial
Caa s bruxas American way of life

Guerra da Coreia e Guerra do Vietn


Diviso da Alemanha

Queda do muro de Berlim

Fim da Unio Sovitica (1991)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Almeida, Mauro W. B. de. Marxismo e Antropologia. Disponvel em: <mwba.files.wordpress.com>. Acessado em: 12/10/2012. Alves, Srgio Reis. Pensando em Sociedade. Disponvel em: <www.atenas.edu.br>. Acessado em: 13/10/2012. COSTA, Bruno Pereira; ALVES, Fbio Junior; MUNDIM, Aldo Lcio de Freitas; GOMES, Lus Eduardo de Mello. Origem e princpios do socialismo. Marques, Ramiro. A tica de Karl Marx (1818 1883). Disponvel em: <www.eses.pt>. Acessado em: 13/10/2012. Marx, Karl. A Ideologia Alem. Traduzido por: Martins Fontes. Disponvel em: <ayanrafael.files.worpress.com>. Acessado em: 13/10/2012. Passos, Marcelo de Oliveira. Karl Marx e o Pensamento Socialista. Disponvel em: <ich.ufpel.edu.br>. Acessado em: 13/10/2012.

Potrebbero piacerti anche