Sei sulla pagina 1di 14

REA DE INTEGRAO MDULO H3

2.1. A Construo do Social 4.1. A Identidade Regional 9.2. A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica
2013/2014

PROGRAMA / TEMAS
Os Temas-problema propostos pretendem apresentar diferentes formas de abordagem do mundo actual, analisadas na perspectiva de diferentes Unidades Temticas e correspondendo a diferentes reas do conhecimento.

TEMAS-PROBLEMA A TRABALHAR:
rea I A Pessoa Unidade Temtica 2 O SUJEITO HISTRICO-SOCIAL Tema - problema 2.2 A construo do social

rea II A Sociedade Unidade Temtica 4 A REGIO, ESPAO VIVIDO Tema - problema 4.1 A identidade regional

rea III O Mundo Unidade Temtica 9 A DESCOBERTA DA CRTICA: O UNIVERSO DOS VALORES Tema - problema 9.2 A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica.

Tema-problema 2.2.: A construo do social - Apresentao


Conceitos fundamentais para a compreenso da Histria e da Sociologia; Identificao de alguns perodos e acontecimentos significativos do percurso histrico ocidental em valores e mentalidades; Anlise de valores e mentalidades nos seus contextos espciotemporais; Compreenso da sociedade contempornea, dos seus conflitos, opes e propostas.

2.2. A CONSTRUO DO SOCIAL -OBJETIVOS


Compreender os conceitos de indivduo, sujeito histrico, comunidade, sociedade, cultura.

Analisar as seguintes abordagens ao conceito de estratificao social: o lugar natural de Aristteles; a estratificao em comunidades fechadas; o ocidente pr-moderno; a modernidade e abertura para a permeabilidade social; o iderio da Revoluo Francesa; sculos XIX e XX doutrinas socialistas e utopistas e revolues sociais.

2.2. A CONSTRUO DO SOCIAL -OBJETIVOS


Identificar os seguintes perodos e acontecimentos histrico-polticos significativos para a mudana social: A. a construo dos nacionalismos; B. o conhecimento do mundo possibilitado pelas grandes viagens ao oriente e pelos descobrimentos; C. a Revoluo Industrial; D. as colonizaes e a construo de imprios coloniais; E. o incremento cientfico e tecnolgico dos sculos XIX e XX; F. as duas guerras mundiais;

G. a construo da democracia; H. as descolonizaes.

. Debater conceitos de tolerncia e intolerncia, a partir de acontecimentos histricos e sociais significativos.

2.2. A CONSTRUO DO SOCIAL Questes Introdutrias

1) Porque ocupa o cada Homem posies sociais diferentes? 2) As sociedades organizam-se todas do mesmo modo? 3) Conseguir o Homem viver sem hierarquizao?

Tema-problema 4.1.: A identidade regional - Apresentao


Identificar aspectos fsicos e humanos que caracterizam a regio em que a escola se integra. Este Tema-problema deve ser desenvolvido numa perspectiva de investigao sobre a realidade envolvente. No final, deve ser explorado o conceito de regio como sntese dos aspectos fsicos e humanos que caracterizam e definem um determinado territrio

Tema-problema 4.1.: A identidade regional - Objetivos


Caraterizar, do ponto de vista fsico, a regio em que a escola se insere. Inventariar o patrimnio construdo da regio em que a escola se insere. Identificar tradies locais que desempenhem um papel identificador da regio.

Tema-problema 4.1.: A identidade regional - Objetivos

Caraterizar, do ponto de vista da distribuio das principais atividades econmicas, a regio em que a escola se insere. Identificar aspetos de modernidade na vida da regio. Compreender como o carter presente da regio reflete as condies do passado e contm indicaes sobre o seu carter futuro.

Tema-Problema 9.2.: A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica - Apresentao:

Tema-problema que introduz a problemtica esttica enquanto produto da sensibilidade humana socialmente contextualizada. Prope uma reflexo sobre a arte, suas manifestaes e representatividade nas culturas.

Tema-Problema 9.2.: A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica - OBJETIVOS:


Compreender a experincia esttica como produto de uma relao especfica do indivduo consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade. Compreender a intemporalidade das manifestaes estticas e a sua diversidade no tempo e no espao: o referencial antropolgico na criao artstica.

Tema-Problema 9.2.: A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica - OBJETIVOS:

Reconhecer o objeto artstico como expresso simultnea de fruio e compromisso com o real: a ideia de belo polmica. Problematizar algumas questes no domnio da esttica: o perene e o efmero; a obra nica/a srie; conflitualidade tradio/ inovao.

Tema-Problema 9.2.: A formao da sensibilidade cultural e a transfigurao da experincia: a Esttica - OBJETIVOS:


Identificar alguns perodos significativos da esttica ocidental.

Conhecer algumas referncias do discurso artstico contemporneo: interculturalismo; arte comprometida; anti-arte; estetizao do real; arte e cincia; arte e tecnologias Reconhecer a necessidade da formao da sensibilidade esttica aplicada ao quotidiano, interveno no meioambiente e s polticas de gesto do espao habitado.

Potrebbero piacerti anche