Sei sulla pagina 1di 11

TEOLOGIA BBLICA

PALESTRA 3 FAZENDO TEOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM PAULO


AUGUSTUS NICODEMUS LOPES

INTRODUO
O alvo desta palestra mostrar as questes essenciais que esto envolvidas na elaborao de uma teologia que seja realmente bblica. Nosso foco ser a parte inicial do processo, que tentar entender e sintetizar o pensamento dos autores bblicos. Faremos um estudo de caso nas cartas do apstolo Paulo tentando usar os princpios para as demais partes da Bblia.

QUAIS CARTAS DE PAULO?


HAUPTBRIEVEN ROMANOS 1CORNTIOS 2CORNTIOS GLATAS MUITO QUESTIONADAS EFSIOS FILIPENSES COLOSSENSES 1 E 2 TIMTEO TITO

MENOS QUESTIONADAS 1 E 2 TESSALONICENSES FILEMON

QUAL A FONTE DA TEOLOGIA DE PAULO?


CULTURA GREGA Pintura antiga de Tarso, atual Turquia (3 milhes de habitantes) CULTURA JUDAICA Gravura antiga do grande rabino Gamaliel ensinando em Jerusalm

CULTURA ROMANA Jovem orador discursando em pblico

QUAL A FONTE DA TEOLOGIA DE PAULO?

Antioquia, sede da primeira igreja crist gentlica.


Jesus ensina na sinagoga de Cafarnaum Quadro de Tissot

PAULO MUDOU SUA TEOLOGIA COM OS ANOS?


Hans Hbner, The Law in Pauls Thought, 2004

Os retratos que Paulo pinta da lei em Romanos e Glatas so diferentes entre si Durante o tempo entre as duas cartas Paulo amadureceu sua teologia da lei. Assim, em Romanos temos um desenvolvimento no pensamento de Paulo quanto lei, que ele havia esboado inicialmente em Glatas: Em Glatas Paulo se refere a lei de forma mais hostil, como tendo sido dada por anjos hostis para produzir pecado (3.19); os crentes esto totalmente livres dos seus preceitos, e obrigados apenas a guardar a lei do amor; Paulo foi severamente criticado por Tiago e outros, o que o levou a uma reviso de sua posio, que resultou numa apreciao mais positiva da lei em Romanos. Em Romanos, a lei no produz pecado, apenas o identifica; o mandamento do amor no substitui a lei, apenas a cumpre. E Paulo combate, no a lei, como em Glatas, mas o uso errado feito pelos que esto na carne.

QUAL A RELAO ENTRE JESUS E PAULO?


Existem basicamente duas posies sobre este assunto: 1) Paulo o verdadeiro iniciador do Cristianismo, tendo pregado e ensinado uma religio bastante diferente daquela anunciada por Jesus de Nazar;
Paul: Follow er of Jesus or Founder of Christianity? David Wenham, professor em Oxford de Novo Testamento

2) Paulo no criou o Cristianismo, e sim, Jesus. Paulo somente um expositor da obra de Cristo e de suas implicaes Esta a concepo tradicional da Igreja. As diferenas existentes entre a teologia de Paulo e aquela dos Evangelhos explicam-se em termos de complementao e desenvolvimento.

QUAL A DIFERENA ENTRE PAULO E DEMAIS AUTORES DO NOVO TESTAMENTO?


Conceitos que ocorrem somente em Paulo (Ado como tipo de Cristo); nfases de Paulo que parecem contradizer outros autores (f e obras em Tiago); Conceitos de outros autores que no ocorrem em Paulo (sacerdcio de Cristo em Hebreus);

Apstolos Pedro e Paulo pintura clssica de El greco, 1592

QUAL O MITTE DA PREGAO DE PAULO?


O centro do pensamento de Paulo pode ser sintetizado como a proclamao e explicao do tempo escatolgico de salvao inaugurado com o advento de Cristo, sua morte e ressurreio. desta perspectiva e sob esse denominador que todos os temas diferentes e isolados da pregao de Paulo podem ser entendidos em sua unidade e em sua relao mtua.

PRINCPIOS PARA UMA TEOLOGIA BBLICA


Aceitao da autenticidade, inspirao e autoridade do cnon bblico histrico. Buscar entender a mensagem dos autores cannicos luz do seu ambiente vivencial. Levar em considerao o carter progressivo da revelao de Deus nas Escrituras. Assumir a harmonia intrnseca dos conceitos encontrados nos diferentes autores bblicos. Entender os livros e passagens luz do todo, do centro ou do escopo da mensagem final da Bblia.

OBRIGADO!

www.tempora-mores.blogspot.com @augustuslopes

Potrebbero piacerti anche