Sei sulla pagina 1di 13

O ser humano nasce potencialmente inclinado a

aprender, necessitando de estmulos externos e internos (motivao, necessidade) para o aprendizado. H aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturao fsica, psicolgica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se d no meio social e temporal em que o indivduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposies genticas.

A psicologia do desenvolvimento o estudo cientfico das

mudanas de comportamento relacionadas idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanas atravs de uma ampla variedade de tpicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em soluo de problemas, entendimento conceitual, aquisio de linguagem, entendimento da moral e formao da identidade. Questionamentos a serem discutidos: 1) O desenvolvimento ocorre atravs de uma acumulao gradual de conhecimento ou por mudanas de um estgio de pensamento ou outro fator? 2) As crianas nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experincia? 3) O desenvolvimento direcionado pelo contexto social ou por algo dentro da criana?

de mxima pertinncia relacionar a teoria de sociointeracionismo

de Vygostky. ao seguinte pensamento inspirado pelo slide anterior. O que mais relevante para a criana do que construir nosso trabalho de educadores a partir de seu prprio conceito do que mundo? entre as prticas que uma criana j domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda um intermedirio entre o ser humano e o ambiente. H dois tipos de mediadores: os instrumentos e os signos pensamento para organizar a realidade. Trata-se do pensamento histrico-social que diferencia o homem dos outros animais

Zona de desenvolvimento proximal: Esse conceito trata da distncia

Aprendizagem mediada: a aquisio de conhecimentos por meio de

Pensamento verbal: a capacidade humana de unir a linguagem ao

Como fazer sentido do como e por que as crianas

aprendem?

As crianas aprendem melhor quando no enquadradas. Por

exemplo, a primeira coisa que todos os educadores devem fazer avaliar que tipo de inteligncia mltipla* estes alunos possuem e ensinar e avali-los individualmente na base desta. Pois o interesse deles ao aprendizado parte de sua prpria motivao e em seus prprios termos. (*vide apresentao inteligncias mltiplas do Honorvel Professor Bruno)

O nosso trabalho de educador deve considerar a criana como

um ser ainda estando no processo de aquisio da leitura e da escrita, aprendendo o que real e significativo em seu meio.

Para um conhecedor clara a relao entre a

afetividade e o desenvolvimento cognitivo, pois confirma que o pensar e o sentir esto intimamente ligados. Partindo deste ponto, posso afirmar que o vnculo afetivo quando presente, torna diferente a relao do sujeito com o aprender, propicia-lhe a oportunidade de ser visto com competncias e olhado com possibilidades e respeito.

mito considerar que a aquisio de conhecimentos

referentes a uma segunda lngua afete a base do aprendizado de sua lngua me. O que na verdade pode ocorrer so pequenas confuses de ortografia, que se desfazem rapidamente. cientificamente comprovado que a aquisio de um novo idioma costuma ajudar as crianas a entenderem melhor a estrutura da lngua me e que ainda, alm de facilitar a assimilao de outros idiomas, melhora at o desempenho escolar. A criatividade tambm ganha, j que esses alunos percebem desde cedo que h diversas maneiras de se expressar.

A velocidade com que uma criana aprende uma segunda lngua inegvel. As

crianas aprendem mais rapidamente no s pelas caractersticas biolgicas do crebro, mas tambm por fatores psicolgicos e sociais, ou seja, pelos estmulos.

Hoje em dia convivemos com os jovens rotulados como Gerao Z. Esta

uma definio sociolgica que serve para definir a gerao de pessoas nascidas desde a segunda metade da dcada de 90 e rotulados como nativos digitais. Sujeitas a terem que se adaptar seu modo de aprendizagem sobre a influncia de mltiplos estmulos tecnolgicos distintos

De um modo geral, a criana aprende porque naturalmente curiosa e

motivada. Isso significa que, ao estar rodeada de estmulos, o aprendizado ocorre de forma rpida e natural. A criana interage e assimila o novo idioma sem se sentir obrigada ou cobrada por isso.

Ao aprender a nova lngua com uma funo real, que de se comunicar

naquele ambiente, ela nem percebe a dimenso do processo.

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem um processo

integrado que provoca uma transformao qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. As informaes podem ser absorvidas atravs de tcnicas de ensino ou at pela simples aquisio de hbitos. Para poder definir melhor esta relao, preciso antes considerar uma breve definio sobre a neurolingustica e sua influncia no ensino de idiomas. A PNL Programao Neurolingustica. Criada por Richard Bandler, a PNL pressupe que a maneira como experimentamos o mundo e o representamos em nossas mentes (neuro) influencia e influenciada pelo modo como utilizamos a lngua (lingustica) para expressar nossas crenas sobre o mundo: quando aprendemos (programao) a mudar o jeito de pensar e falar, possvel mudar o modo de agir para obter melhores resultados.

Conforme a PNL, h diferentes nveis, chamados Nveis Lgicos, usados

na situao de ensino e aprendizagem. O nvel do comportamento: Envolve um conjunto de atitudes tanto do professor, em todos os diferentes papis por ele assumidos dentro do ambiente da sala de aula, quanto do aluno, em todos os contextos que possam envolver algum tipo de aprendizagem, direta ou indiretamente, relacionado com o assunto desenvolvido em aula. O nvel das capacidades: Seu foco principal como deve ser feito, para que o aprender realmente ocorra. Os comportamentos dos alunos dependem de suas capacidades. Um estudante provido de estratgias de aprendizagem eficientes aprende mais rpido e facilmente do que um aluno delas desprovido (Puchta, 1999:252). Somos neste processo aqueles que capacitam os alunos para o desenvolvimento das habilidades e estratgias mais apropriadas a fim de que consigam alcanar o que querem, desejam.

Danesi (1998) afirma que os estmulos visuais so

valiosos porque garantem ao aluno fidelidade na reproduo da figura, coerncia interna, simplificando o tema abordado e essncia na concepo. Assim, ilustrar as frases com desenhos, gravuras, fotos, ou seja, imagens em geral que estejam relacionadas ao contedo em questo, ajuda a contextualizao desse contedo, especialmente, sua ligao com as situaes reais vivenciadas pelas crianas no seu dia a dia, garantindo, sem dvida, um aprendizado significativo.

Conversemos! Discutamos!

Celebremos!
Desculpas e reclamaes

Muito obrigado!

Esta a hora do ninja!


Bye!

Potrebbero piacerti anche