Sei sulla pagina 1di 17

O que Sociologia?

Sociologia da Comunicao Prof. Wagner Ap. Caetano

Sociologia Origem...
Desde a Antiguidade Clssica: Scrates Plato Aristteles... Etc Reflexes sobre a vida em Sociedade
Mas entre o sculo XVIII e XIX que a Sociologia alcana sua emancipao da Filosofia (Social).

Por qu?
Principalmente porque alguns poucos pensadores, decidiram buscar explicaes e respostas para um perodo de grandes transformaes sociais, culturais e histricas desencadeadas principalmente pela Revoluo Industrial.

Onde?
A cincia em questo nasceu numa sociedade, especificamente europia, marcada por grandes transformaes no processo de produo, em que se formava a massa de trabalhadores e, com ela, uma condio precria e diferente de existncia.

Citao das transformaes...


rpida urbanizao, que expunha uma nova forma de misria e de conflitos, doenas proliferavam facilmente, um aumento do alcoolismo, do suicdio, da prostituio; Tambm, assistia-se a um desenvolvimento tecnolgico nunca visto antes, nasciam novos hbitos de consumo e movimentos artsticos que expressavam todo esse tecido social, formado por relaes de solidariedade e de muitas tenses.

A secularizao do saber...
As conquistas da burguesia

O mundo em transio...

Manufaturas Medievais

O grande Motivo: Rev. Industrial

A Cincia Social
Os primeiros cientistas sociais pretendiam elaborar uma cincia que explicasse os fenmenos sociais com o mesmo rigor utilizado nas chamadas cincias naturais, como a Biologia ou a Fsica. Buscavam leis universais que dessem conta de compreender, racionalmente, processos que, na verdade, como foi colocado posteriormente, precisavam de mtodos e categorias prprias do pensamento social.

Essa mentalidade foi chamada de Cientificismo e corresponde a uma escola do pensamento conhecida como Positivismo. Se, de um lado, a Sociologia descendia da Filosofia Social elaborada pelos antigos gregos ou pelos iluministas do sculo XVIII, por outro lado, ela exigia uma metodologia distinta e propriamente cientfica.

Auguste Comte

Objeto de estudo:
So objetos de observao e estudo os processos sociais, movimentos sociais, as relaes de classe, conflitos, instituies, fenmenos mltiplos em que as aes dos homens levem em considerao a existncia dos outros. A realidade social j no percebida, ento, como processo da natureza, ou obra do acaso, mas como resultado de inmeras variantes histricas, polticas e culturais, que envolvem questes de poder, status e significaes.

O clssico Max Weber definiu Sociologia como

uma cincia que pretende compreender interpretativamente a ao social e assim explic-la causalmente em seu curso e seus efeitos. (Weber, Max.
Economia e Sociedade: Fundamentos de uma Sociologia Compreensiva. Editora Universidade de Braslia, 1991.)

A quem interessa a Sociologia?


O conhecimento sociolgico no se restringe aos interesses dos cientistas sociais. Hoje, integra o saber do cidado comum e faz parte do cotidiano. Tornouse difcil acompanhar os noticirios e comentrios registrados pela mdia quando se est totalmente desprovido de noes de teoria social.

Uma pessoa pode viver sem nenhum conhecimento de gramtica e se comunicar sem grandes problemas; o domnio mnimo da gramtica, porm, pode auxiliar e aperfeioar a capacidade de comunicao de um indivduo. Da mesma forma, ocorre com a Sociologia. certo que se pode viver sem ela, mas notvel como certa intimidade com as categorias e teorias sociolgicas propicia maior fluidez e coerncia nas reflexes que um indivduo possa expressar. A cincia, portanto, assim como a Filosofia,deve trabalhar transcendendo o senso comum.

Subdiviso da Sociologia
A Sociologia pode ser subdividida em algumas reas de estudo e interesses especficos. Por isso, ouvimos falar de uma Sociologia da Educao, das Artes, do Conhecimento, da Religio, da Linguagem (Comunicao) ou ainda de uma Sociologia Ambiental, Rural ou Urbana. Contudo, apesar dessa possibilidade de abordagens especficas e especializaes, o socilogo no deve abandonar uma viso panormica das cincias sociais e da sociedade. Um saber esfarelado corre o risco de enxergar a realidade de forma mutilada.

O socilogo no necessita e no consegue estudar tudo de uma sociedade, mas no pode desconsiderar o todo, pois cada elemento ou aspecto, aparentemente isolado do tecido social, est imantado pela totalidade do sistema social. Assim, o estudo de um aspecto como a famlia revelar que tal instituio traz em si outras tantas dimenses do tecido social, como a religio, as relaes de produo, noo de autoridade e muito mais.

Potrebbero piacerti anche