Sei sulla pagina 1di 29

Sade e Saneamento Ambiental

Prof. Taysa Tamara Viana Machado Eng. Civil, M. Sc

Joo Pessoa PB Agosto/2011

Histrico do Saneamento

A importncia do saneamento e sua associao sade remonta s mais antigas civilizaes. O saneamento desenvolveu-se de acordo com a evoluo das diversas civilizaes, ora retrocedendo com a queda das mesmas, ora renascendo com aparecimento de outras. Os poucos meios de comunicao do passado podem ser responsabilizados, em grande parte, pela descontinuidade da evoluo dos processos de saneamento e retrocessos havidos. Conquistas alcanadas em pocas remotas ficaram esquecidas durante sculos porque no chegaram a fazer parte do saber do povo geral, uma vez que seu conhecimento era privilgio de poucos homens de maior cultura.

Histrico do Saneamento
Exemplos de esgotamento sanitrio e drenagem (50 AC)

Roma - esgoto

Grcia - esgoto

Grcia - drenagem

Histrico do Saneamento (continuao)

O Velho Testamento apresenta diversas abordagens vinculadas a prticas sanitrias do povo judeu, como por exemplo, o uso da gua para limpeza. Desse forma, os poos para abastecimento eram mantidos tampados, limpos e longes de fontes de poluio. Existem relatos do ano 2000 A.C. de cuidados com a qualidade da gua de consumo, na ndia, recomendando que a gua impura deve ser purificada, atravs da fervura pelo fogo, pelo aquecimento no sol, mergulhando um ferro em brasa dentro dela, ou ainda por filtrao em areia ou cascalho, e ento resfriada (USEPA, 1990).

Histrico do Saneamento (continuao)

No desenvolvimento da civilizao greco-romana, existe inmeros relatos referentes s prticas sanitrias e higinicas vigentes, e a construo do conhecimento relativo a associao entre esse cuidados e o controle das doenas. Das prticas sanitrias coletivas mais marcantes na Antiguidade, destaca-se:
Construo de Aquedutos
Pont du Gard

A ponte do Gard um aqueduto romano situado no sul da Frana. Trata-se de uma ponte construda em trs nveis que assegura a continuidade do aqueduto que trazia gua de Uzs at Nmes na travessia do rio Gard. Foi provavelmente construda no sculo I a.C.

Banhos Pblicos:

Termas

e esgotos romanos

Ruinas deTermas romanas

Cloaca

Mxima de Roma

Histrico do Saneamento (continuao)


A falta de difuso dos conhecimento de saneamento, levou os povos a um retrocesso nas conquistas sanitrias e consequentemente a sucessivas epidemias.

Ainda hoje, mesmo com todos os meios de comunicao existentes, verifica-se a falta de divulgao desses conhecimentos.

Evoluo do Saneamento no Brasil

A gesto dos servios de abastecimento de gua e de esgotamento sanitrio teve um desenvolvimento com o Plano Nacional de Saneamento PLANASA, formulado em 1971.
Tal plano, objetivando organizar uma sistemtica de financiamento do setor com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, estabeleceu a prtica de concesso daqueles servios s companhias estaduais de saneamento, em geral, por perodos prximos a 30 anos. Atravs dessa modalidade de gesto, as companhias estaduais so responsveis pela implantao dos sistemas, sua ampliao, operao e manuteno. Em contrapartida, estabeleceram as tarifas julgadas necessrias a sua viabilidade financeira.

Evoluo do Saneamento no Brasil

Nesse processo, ocorreu a excluso dos municpios do seu papel de efetivo titular dos servios, responsvel pelo acompanhamento, controle e fiscalizao da concesso.
Os municpios que optaram pela no adeso ao PLANASA, ficando os responsveis diretos pelo sistema, foram tambm excludos do processo, uma vez que no se facultou a eles o acesso a recursos financeiros, durante cerca de 20 anos aps a implementao do PLANASA.

Meio Ambiente e Saneamento


A Problemtica Atual a ausncia de servios de saneamento tem resultado em precrias condies de sade de uma parte significativa da populao.

Comunidade Resnascer Cabedelo (2004)

Comunidade em Bayeux (2004)

Cidade de Deus/RJ

Helipolis - So Paulo

Meio Ambiente e Saneamento


A Problemtica Atual
Esgoto Fibrasa (Indstria) - Bayeux

Esgoto rio Paroeira - Bayeux

Joo Pessoa

Bayeux

Meio Ambiente e Saneamento

Em reas rurais a populao constri suas casas sem incluir as facilidades sanitrias indispensveis como: Fossa sptica

Poo protegido

O processo sade versus doena no deve ser entendido como uma questo puramente individual e sim como um problema coletivo.

Sade e Saneamento Ambiental


A EVOLUO DO CONCEITO DE SADE

O QUE SE ENTENDE OU ENTENDIA PELO TERMO SADE?

Sade e Saneamento Ambiental

Sade era entendida como sendo o estado de ausncia de doena. Tendo o mdico, como agente atuando no consultrio, clnica ou hospital O centro das atenes era a patologia em si. Objetivando controlar a evoluo da doena e retornar ao estado de no doena.

Com o desenvolvimento da medicina, foram sendo agregados aos aspectos fsicos e biolgicos, os aspectos psicolgicos e sociais, reconhecidos como causa de doenas.

SADE

Sade um processo continuado e interdependente de preservao da vida A sade passou a ser tambm um processo de cidadania todos cidados tm direitos, mas so igualmente responsveis pela manuteno Isto no exime o Estado, o mdico e outros profissionais de sade de suas responsabilidades.

Sade e Saneamento
Definies:

Sade - Estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doena ou enfermidade. (Organizao Mundial da Sade). Saneamento - Controle de todos os fatores do meio fsico do homem, que exercem ou podem exercer efeito nocivo sobre o seu bem-estar fsico, mental ou social. (Organizao
Mundial da Sade).

Adequado sistema de saneamento sade


Saneamento precrio proliferao de doenas

A oferta de saneamento associa sistemas constitudos por uma infraestrutura fsica (obras e equipamentos) e uma estrutura educacional, legal, institucional que abrange alguns servios, como:

Abastecimento de gua s populaes, com qualidade compatvel com a proteo de sua sade e em quantidade suficiente para a garantia de condies bsicas de conforto; Coleta, transporte e disposio ambientalmente adequada e sanitariamente segura dos esgotos sanitrios; Coleta, tratamento e disposio ambientalmente adequada e sanitariamente segura dos resduos slidos; Coleta de guas pluviais e controle de empoamentos e inundaes; Controle de vetores de doenas transmissveis (insetos, roedores, moluscos etc.)

Ambiente e Sade
Riscos:
Exposio humana poluio ambiental aumento das doenas e da mortalidade;

entre a ocorrncia da exposio e os conseqentes efeitos sade pode haver um significativo intervalo de tempo;
categorias de efeitos: - agudos, ou seja, quase imediato; e - crnicos - as substncias acumulam-se em um rgo especifico, antes de causar qualquer efeito adverso detectvel.

os riscos ambientais so diversos, vo desde o contato com os dejetos humanos, a alguma forma de atividade ou interveno humana.
os efeitos no so uniformes depende das caractersticas individuais de cada um (caractersticas genticas, idade, estado nutricional e geral de sade).

Ambiente e Sade

A doena um sinal da alterao do equilbrio homem-ambiente, estatisticamente relevante e precocemente calculvel, produzida pelas transformaes produtivas, territoriais, demogrficas e culturais. A qualidade de vida resulta da adequao das condies scio-ambientais s exigncias humanas.

Saneamento e Legislao

Constituio Federal Direito - a Constituio Federal de 1988, no seu Art. 225, dispe sobre o meio ambiente, considerando-o como um direito de todos e bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida, atribuindo competncias distintas Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Princpio a preocupao com a questo ambiental levou a considerar a defesa do meio ambiente como um dos princpios da ordem econmica, reforando a obrigatoriedade de se promover o desenvolvimento econmico-social sem degradar o meio ambiente (art. 170, VI). Todo programa ou plano de desenvolvimento (federal, estadual ou municipal) deve cumprir as atribuies relacionadas no art. 23 da CF/88, protegendo o meio ambiente e combatendo a poluio em qualquer de suas formas.

Saneamento e Legislao

Constituio Federal Educao tambm dever da coletividade defender e preservar o meio ambiente, para a presente e futuras geraes. Para tanto, necessrio um trabalho de conscientizao pblica atravs da promoo de educao ambiental (CF/88, art. 225, 1, VI), de informao e publicidade dos projetos e programas, pblico ou privados, que comprometam a qualidade de vida. A garantia de preservao e restaurao dos recursos ambientais locais e regionais depende da ao conjunta e integrada do poder pblico e da coletividade. Saneamento a CF/88 determina ser atribuio do sistema nico de sade participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento. Estabelece ser competncia da Unio instituir diretrizes para o setor, na perspectiva do desenvolvimento urbano, e do municpio organizar e prestar os servios pblicos de interesse local.

Saneamento e Legislao

Constituio Estadual So localizadas nessas constituies aspectos como a gesto da poltica do setor, o planejamento plurianual, a insero das questes de saneamento nos planos diretores urbanos e as sua integrao s polticas de sade e de meio ambiente, entre outros aspectos.

Saneamento e Legislao

Lei Orgnica Municipal Deve fixar os princpios norteadores da Poltica de Saneamento e Meio Ambiente, indicando que o desenvolvimento do municpio depender essencialmente da incorporao do referencial sanitrio e ambiental no planejamento, execuo das atividades e na elaborao dos instrumentos legais Lei de Parcelamento do Solo, de Uso e Ocupao do Solo, Plano Diretor, Legislao Oramentria, enfim, em todo processo de tomada de deciso local.

Saneamento e Legislao

A lei orgnica dever contemplar matrias de interesse local, relacionadas ao saneamento e ao meio ambiente, como:

Formulao, planejamento e execuo a poltica de saneamento no municpio; Combate poluio em qualquer uma de suas formas, condicionando a concesso de alvar indstrias ou atividade potencialmente poluidoras; Prever a formao de consrcios intermunicipais, Considerar a tipologia ambiental local e o contexto regional, antes de definir os princpios e diretrizes do planejamento de uso e ocupao do solo; Prever mecanismos de informao populao sobre as obras, planos e programas locais e regionais, que possam alterar as condies do meio ambiente, atravs de audincia pblica; Promover mecanismos formais e informais de educao sanitria e ambiental (ex.: incluso no currculo escolar); Prever mecanismos de compensao financeira (indenizao) para os particulares que sofrerem restries ou limitaes ao uso de sua propriedade, em razo de medidas de proteo ao meio ambiente natural ou artificial. Prever que as condutas e atividade lesivas ao meio ambiente estaro sujeitas a sanes administrativas (multas, cassao de licena).

OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES:


Sade Pblica: a cincia e arte de promover, proteger e recuperar a sade, atravs de medidas de alcance coletivo e de motivao da populao.

DIREITO SADE: o gozo de melhor estado de sade, constitui um direito fundamental de todos os seres humanos, sejam quais forem sua raa, sua religio, suas opinies polticas, sua condio econmica e social (Prembulo da Constituio da Organizao Mundial da Sade).

OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES:


SANEAMENTO AMBIENTAL: o conjunto de aes socioeconmicas que tem por objetivo alcanar a salubridade ambiental, por meio de abastecimento de gua potvel, coleta e disposio sanitria de resduos slidos, lquidos e gasosos, promoo da disciplina sanitria de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenas transmissveis e demais servios e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condies de vida urbana e rural.

OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES:


SALUBRIDADE AMBIENTAL: o estado de higidez (estado de sade) em que vive a populao urbana e rural, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrncia de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, como no tocante ao seu potencial de promover o aperfeioamento de condies mesolgicas (ecolgicas) favorveis ao pleno gozo de sade e bem-estar.

MEIO AMBIENTE: o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Definio dada pela Lei 6.938 de 31/08/1981, que dispe sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao no Brasil.

O CONCEITO DE SADE AMBIENTAL

A Sade Ambiental o equilbrio ecolgico que deve existir entre o homem e seu meio para fazer possvel o seu bem-estar. Tal bemestar refere-se ao homem em sua totalidade, no somente sade fsica, mas tambm sade mental e a um conjunto de relaes sociais timas. Por outro lado, refere-se ao meio em sua totalidade, desde a morada individual at a morada terrestre inteira.
(CEPIS/OPAS, 2001)
(Centro de Produo Industrial Sustentvel/ Organizao Pan-Americana de Sade)

Resumo do Captulo 1 Saneamento e Sade Pblica: Integrando Homem e Ambiente

Introduo: pgs. 3 e 4 Os ecossistemas primevo, rural e urbano e a questo ambiental pgs. 4 a 8 Determinantes de agravo Sade Pblica pgs.16 a 19 Sade Pblica pgs. 19 a 23

Potrebbero piacerti anche