Sei sulla pagina 1di 65

UVA Universidade Estadual do Vale do Acara

Prof. Pedro Valentim

Como articular a funo social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Objetivos Gerais
Compreender a funo social da escola;
Reconhecer as transformaes da escola ao longo da histria; Explicar as demandas diversificadas do mundo atual, em mbito global e suas implicaes para a educao; Identificar as demandas locais sobre a escola, articulando-as com sua funo social.

Por que importante conhecer o papel da escola no mundo contemporneo? Para que serve a escola?

A que necessidades sociais e pessoais a escola atende?

Como a escola responde a esses necessidades?

Escola instituio que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado. Tem como papel, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepar-la para a cidadania e qualifica-la para o trabalho, como definem a Constituio e a LDB. No Brasil, desde o comeo de nossa histria, temos a forte tradio de uma escola para poucos. Essa situao comearia a mudar j no sculo XX, depois da Proclamao da Repblica.

Por muito tempo a escola exerceu uma funo social excludente: a escola apenas atendia uma pequena parcela a camada mais rica da populao.

Nas ltimas dcadas, o esforo do poder pblico tem-se concentrado na expanso da escolaridade obrigatria para todas as crianas, estando hoje o acesso do ensino fundamental praticamente universalizado. A escola brasileira, todavia, ainda enfrenta muitos problemas relativos qualidade.

Como surgiu a escola?


H cerca de 200 anos, foi que a escola passou a ser compreendida como uma instituio importante. No Brasil os primeiros educadores foram os jesutas muito improviso na educao e a oferta de matrculas era precria. A educao pblica e gratuita, resultante da iniciativa do estado, uma conquista da Repblica, sculo XX. Somente a partir dos anos 20 e 30, que as reformas educacionais aconteceram no Brasil. Por trs desse iniciativas de mudanas estavam os educadores como Ansio Teixeira, Fernando de Azevedo e Loureno Filho. Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova educao pblica e gratuita para todos os cidados brasileiros.

Por que importante conhecer a legislao educacional?


A reflexo sobre a funo social da escola nos remete tanto Constituio como LDB. E porque isso? Porque os fins da educao brasileira esto definidos nestas duas leis.

Na Constituio esto expressos as principais determinaes gerais sobre educao (captulo III, seo I, artigo 205 a 214).
A LDB complementa a Constituio, reiterando os dispositivos constitucionais em seus ttulos introdutrios(Da Educao, Dos Princpios e Fins da Educao Nacional e do Direito Educao e do Dever de Educar - artigos 1 a 5), definido as principais orientaes para a organizao da educao nacional e para a educao escolar em seus diferentes nveis.

Como fica a escola na sociedade do conhecimento?


Os conhecimentos sistematizados no esto mais reunidos unicamente nas bibliotecas. Devido os avanos tecnolgicos, o conhecimento circula em complexas redes (rdio, jornais, revistas, televiso, etc.) como tambm pelo computador e, sobretudo pela Internet. Pensar a escola e sua funo social nesse novo contexto significa pensar tambm sua relao com esses equipamentos e meios de comunicao. O saber sistematizado passa por muitas outras alternativas e fontes de conhecimentos alm da escola.

J no cabe escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento armazenado e transmitido facilmente em rede. Nesse cenrio, a escola chamada a incorporar os avanos advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar s novas geraes as formas de convivncia que tornam possvel a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. Assim, ao lado de aprender a conhecer, espera-se que a educao torne possvel outras aprendizagens, como aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Os quatro pilares da educao

SER

FAZER

APRENDER

CONVIVER

CONHECER

O que a escola tem a ver com a democracia?


A democracia um valor consensual entre os brasileiros. Ela est presente na Constituio Federal e nas diferentes leis, inclusive as educacionais. Democracia definida como:
Um conjunto de procedimentos para poder conviver racionalmente, dotando de sentido uma sociedade cujo destino aberto, porque acima do poder soberano do povo j no h nenhum poder. So os cidados livres que determinam a si mesmos como indivduos e coletivamente(Sacristn, 1999, p.57).

Democracia e educao so dois temas que guardam entre si uma estreita articulao. A democracia pressupe a possibilidade de uma vida melhor para todos. por isso que democracia e educao so coisas que caminham juntas. Na educao est presente a suposio de que homens, mulheres, crianas e jovens merecem viver melhor e do acesso aos bens culturais.

A escola, de fato, institui a cidadania. ela o lugar onde as crianas deixam de pertencer exclusivamente famlia para integrarem-se numa comunidade mais ampla em que os indivduos esto reunidos no por vnculos de parentesco ou de afinidade, mas pela obrigao de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitao de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra.
(Patrice Canivez, 1998)

Como a Escola e a Comunidade se Articulam?


Escola instituio que representa importante centro de convivncia coletiva espao de troca de conhecimento e socializao. Duas competncias que fazem a diferena:
Habilidade de comunicao; Capacidade de construir relaes; Capacidade de estabelecer um clima de confiana mtua.

Como a Escola se Articula com a Comunidade?

Educao uma tarefa coletiva da sociedade. Comunidade escolar. Comunidade de entorno. Reflexo:
Existe distanciamento entre a escola e a comunidade? A participao demandada pela escola s famlias limitadora de seu envolvimento na vida escolar? A escola vista como um espao de trocas sociais pelos alunos? A socializao um aspecto valorizado pela equipe escolar?

Escola e cultura: que tipo de relao esta?


O que pode ser chamado de cultura? H uma nica cultura no interior de uma sociedade? Como a escola se relaciona com a cultura? Pode-se falar de uma cultura de uma cidade ou de um bairro? E de uma cultura escolar?

Cultura
Diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade, e se refere forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua prpria existncia a partir das influncias que recebem.

Cultura escolar
O ensino nas aulas, as relaes entre alunos, pais, professores e direo, os projetos desenvolvidos, os eventos promovidos pela escola, as aes rotineiras, tudo isso, entre outros, favorecem criao de formas e

espaos para construo da cultura escolar.

PARA NO CONCLUIR...
Cabe a ns refletir sobre o jogo de poder, as relaes que deixam de ser saudveis para demarcar fora. Repensar a cada dia nossa forma de agir sem nos deixar ser submissos, quietos(as) e caladas(os) pelo medo, mas por conscincia, sabedoria. Sermos mais irmos e irms independente do gnero, etnia, condio econmica, religio entender as diferenas sem nos deixar ser desiguais.

Aprender a Ser
Contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: esprito e corpo Inteligncia Sensibilidade Capacidade para se comunicar

Aprender a elaborar pensamentos autnomos e crticos e formular seus prprios juzos de valor.

Aprender a Fazer

Competncias que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situaes e


trabalhar em equipe. aprender a fazer envolve, assim, o mbito das diferentes experincias sociais no trabalho.

Aprender Conhecer
Significa no tanto a aquisio de um vasto repertorio de saber, mas o
domnio dos prprios instrumentos de conhecimento. Supe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: ateno, memria e o pensamento mais complexo (comparao, anlise,

argumentao, avaliao, crtica)

Aprender a Conviver
Quer dizer tanto a direo da descoberta progressiva do outro e da interdependncia do outro, quanto a participao em projetos comuns.

Leitura de Imagens

Formao profissional
A formao profissional aqui compreendida como um extenso Prof. Esp. Pedro Valentim

processo, determinado socialmente no conjunto mais geral de uma


dada formao social, que expressa o contexto contraditrio da

universidade; portanto, um projeto que envolve capacitao


continuada e no se reduz ao perodo de graduao.

Trata-se de um espao amplo de preparao cientfica de quadros Prof. Esp. Pedro Valentim de profissionais; uma capacitao terico-metodolgica, tico-

poltica e tcnico-operacional, alicerada na vertente crtica, que


permite ao profissional interpretar a realidade social no seu

movimento estrutural e conjuntural.

Estgio Supervisionado Curricular


Prof. Esp. Pedro Valentim

4 elementos significativos: 1. a legalidade; 2. a legitimidade; 3. os diferentes sujeitos; 4. a construo de uma nova lgica curricular.

Ementa
Elaborao de trabalhos a partir de dados, informaes coletados nas Prof. Esp. Pedro Valentim pesquisas realizadas no estgio I e II. O estgio curricular componente obrigatrio de formao do licenciado em Pedagogia, conforme

determina

Resoluo

CNE/CP

1/2006

(16/05/2006),

sendo

considerado como atividade eminentemente pedaggica prevista na

matriz curricular do curso.

Locais de estgio
Prof. Esp. Pedro Valentim O estgio curricular deve ser realizado obrigatoriamente em

instituies de pblicas de ensino de Educao Infantil e anos iniciais


do Ensino Fundamental e Educao de Jovens e Adultos (EJA) sendo que casos especficos e excepcionais devero ser analisados pela Coordenao de Estgio.

Objetivos
Prof. Esp. Pedro Valentim Adquirir habilidades e competncias para atuar no contexto da educao com atitude cientfica pautada na observao cuidadosa da realidade, na anlise sistemtica de dados, na avaliao criteriosa de variveis para, a partir da, planejar e desenvolver intervenes pertinentes na direo de uma gesto eficaz, eficiente, democrtica e participativa em educao e do conhecimento, sempre pautadas em posturas ticas e comprometidas com o desenvolvimento da cidadania como direito de todos.

Objetivos especficos
Os Estgios Supervisionados do curso de Pedagogia tm como propsito articular teoria e prtica, configurando-se num mecanismo de dinamizao, atualizao e aperfeioamento do curso, sendo suas finalidades:

Prof. Esp. Pedro Valentim

I Garantir a compreenso terica das condies concretas e histricas em que se realiza a ao prtica. II Instrumentalizar o acadmico no sentido de sua qualificao para a insero no mundo do trabalho.

III Ampliar e aprofundar a compreenso daquilo que os educadores devem perseguir para a consecuo de sua finalidade
histrica e de sua especificidade. IV Possibilitar ao aluno/estagirio a reflexo sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos tericos estudados e sua prtica, assumindo uma postura crtica aliada competncia tcnica e compromisso poltico do seu papel na sociedade.

V Propiciar vivncias para a aquisio de habilidades na operacionalizao de saberes terico-metodolgicos, na elaborao,


organizao e avaliao de projetos pedaggicos alternativos e interdisciplinares.

Prof. Esp. Pedro Valentim

Normas do Estgio

Ficha de Frequncia do estagio curricular ESTAGIO SUPERVISIONADO III


Essa ficha deve ser preenchida e entregue junto com o relatrio final Obs. NO ENCADERNADO

Ficha de identificao do aluno (Curso Pedagogia)


Esse ficha deve ser preenchida corretamente e sem rasuras e entregue

ao professor orientador do estagio

Ficha de avaliao de regncia


Deve ser preenchido pelo professor avaliador e entregue

Oficio 1
Oficio destinado a escola com intuito de garantir a sua integridade e a

sua permanncia na instituio

Oficio 2
Oficio destinado a escola com intuito de garantir a autorizao para

tirar fotos das dependncias da instituio

Carga Horria
Prof. Esp. Pedro Valentim
Carga horria para quem no professor 41 h/a de observao 16 h/a de regncia
Obs. O estagio se d nas turma de Educao infantil, ensino fundamenta I e EJA. Nas disciplinas de PORTUGUS e MATEMTICA

Dividido da seguinte forma: 4 observaes e 2 regncias pra cada turma Educao Infantil (4 observaes e 2 regncias) Ensino fundamental I (20 observaes e 10 regncias) Eja I e II (8 observaes e 4 regncias) Totalizando 32 observaes e 16 regncias

Carga Horria
Prof. Esp. Pedro Valentim

Carga horria para quem professor (desconto de 20% CH) 32 h/a de observao 12 h/a de regncia
Obs. O estagio se d nas turma de Educao infantil, ensino fundamenta I e EJA. Nas

disciplinas de PORTUGUS e MATEMTICA

Dividido da seguinte forma: 3 observaes e 1 regncias pra cada turma Educao Infantil (3 observaes e 1 regncia) Ensino fundamental I (15 observaes e 5 regncias) Eja I e II (6 observaes e 2 regncias) Totalizando em 24 observaes 8 regncias

Documentao
Prof. Esp. Pedro Valentim Para cada turma ser necessrio: Relatrio de observao Ficha de avaliao da regncia Plano de aula Para professores exigido a carta de docncia.

Documentao a ser entregue (que se fazem necessrio encadernar)


Prof. Esp. Pedro Valentim Relatrio final (texto corrido das observaes)

Planos de aula
Fichas de avaliao Fotos (de preferncia que o presente estagirio esteja na foto)

Documentao a ser entregue NO PERMITIDO encadernar)


Prof. Esp. Pedro Valentim Declarao (contendo data de inicio e trmino do estgio e com o total de carga horria)
Oficio deve ser preparado pela secretaria da escola com papel timbrado, carimbo (contendo a portaria da escola) e assinado pelo diretor. Obs. caso a escola no tenha o carimbo, obrigatrio levar para secretaria de educao.

Carta de docncia (caso professor) Ficha de frequncia

Pontos a serem considerados no relatrio final

Leitura da escola e da sala de aula, destacando objetivos, clareza, coerncia, adequao Professor: postura, conhecimento, metodologia adotada Aluno: interesse, participao, relacionamento, desempenho Procedimento metodolgico do professor: adequado, coerente, diversificado. Se possvel destacar a linha pedaggica adotada A avaliao: quanto a forma e a sistematizao

Bom estgio a todos!!


E-mail: pedval28@gmail.com Celular: 087-9965-7195 Facebook: https://www.facebook.com/phvalentim

Potrebbero piacerti anche