Sei sulla pagina 1di 42

SISTEMA RESPIRATRIO COMPARADO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS CURSO DE CIENCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: FISIOLOGIA COMPARADA PROF.: EVANEIDE
4 BIO 17/02/2009

INTRODUO
Todos os animais necessitam do oxignio para o metabolismo celular e precisam eliminar o gs carbnico, atravs da respirao. As necessidades do animal aumentam proporcionalmente com a massa corporal e atividade, ao passo que as trocas gasosas variam proporcionalmente com a rea de contato com o meio.

MECANISMOS RESPIRATRIOS

5 MECANISMOS RESPIRATRIOS
Difuso simples do O da gua ou do ar, atravs de membranas midas, para o interior do corpo (ameba e turbelrio); Difuso do O2 do ar ou da gua, atravs de parede do corpo fina, para os vasos sanguneos (minhocas); Difuso do O2 do ar, atravs de estigmas (espirculos) ou do O2 da gua, atravs de brnquias traqueais, para um sistema de ductos de ar ou traquias, que o conduz at os tecidos (insetos);

MECANISMOS RESPIRATRIOS
Difuso

do O da gua, atravs de superfcies branquiais, para os vasos sanguneos (peixes, anfbios); Difuso do O do ar, atravs das superfcies midas de pulmes, para os vasos sanguneos (moluscos terrestres, vertebrados terrestres).
2 2

CARACTERSTICAS DA SUPERFCIE RESPIRATRIA:


Superfcie
Ocorre

mida.

por difuso:

Direta: sem a interveno de fluido de transporte.


Ex.: filo porfero, celenterado, platelmintos e nematdeo.

Indireta: hematose vascularizao.


Ex.: a partir dos aneldeos

Epitlio

simples pavimentoso.

PORFEROS
OU ESPONGIRIOS

O batimento dos flagelos dos coancitos determinam a penetrao de gua no interior do animal atravs dos poros situados na parede corprea. So animais filtradores, que retiram da gua partculas alimentares, alm do oxignio necessrio para respirao celular.

CELENTERADOS OU CNIDRIOS

Ex.: gua viva

CELENTERADOS
OU CNIDRIOS

Ex.: Plipo - hidra


Com apenas duas camadas de clulas de espessura e em contacto direto com a gua em que vivem, bem como um metabolismo baixo pois so animais de vida fixa, a difuso direta de gases no apresenta dificuldades.

PLATELMINTOS
Sem sistema esqueltico, circulatrio ou respiratrio.

Nestes animais a forma achatada proporciona uma relao rea/volume elevada, logo as clulas podem realizar trocas diretamente com o meio por difuso direta. Ex.: Planria

NEMATELMINTOS - NEMATDEOS

Ex.: Ancylostoma duodenale.


Sem rgo circulatrio ou respiratrio, as trocas gasosas so feitas por difuso direta.

ANELDEO

Pigmento sangue: clorocruorina

Hematose cutnea
subcutneo

Pele umedecida pela secreo de glndulas mucosas e os gases passados para a rede de capilares subcutneos.

ANELDEOS

Na respirao cutnea a troca de gases feita diretamente entre a superfcie do corpo e o meio externo. As trocas gasosas ocorrem por diferena de concentrao entre os dois meios. O oxignio difundido para e por capilares para o meio intracelular enquanto o CO2 percorre o caminho inverso. Entretanto, s parte do CO2 liberado, pois parte dele utilizado para formar CaCO3 e usado para neutralizar a acidez dos alimentos durante a digesto. A evoluo de estruturas especializadas na respirao permitiu o aumento de volume corporal dos animais. Na respirao cutnea, o aumento do volume do corpo exige uma superfcie maior, em termos de rea, para suprir de oxignio todos os tecidos do corpo.

EX.: MINHOCA (classe oligoquetas)


OBSERVAO: A classe dos poliquetas (marinhos) e os hirudneos (que so de gua doce e salgada) apresentam respirao branquial.

ARTRPODES
TIPOS: Traqueal (insetos, diplpodes e quilpodes)

Fundamental para a colonizao do meio terrestre, que permite uma taxa metablica elevada.
Nos insetos menores no existe ventilao ativa mas nos maiores, ocorre por movimentos musculares que contraem as traquias. Grande parte do dixido de carbono libertado pelos tubos de Malpighi. As larvas de alguns artrpodes possuem brnquias traqueais.

Filotraqueal (aracndeos)

Branquial

(crustceos)

RESPIRAO TRAQUEAL

Difuso direta atravs do epitlio traqueal no quitinisado (traquolas) com as clulas.

TUBOS QUITINOSOS

ABERTOS OU COM VLVULAS MUSCULARES E FILTROS.

RESPIRAO FILOTRAQUEAL
-rgo respiratrio. -Em cada lmina existem espaos onde circula o sangue. -As trocas ocorrem entre o ar e o sangue contido nas lminas. -Pigmento nos artrpodes a hemocianina

Abertura no abdomn

MOLUSCOS

PELECPODES (mexilhes) brnquias. CEFALPODES (lulas, polvos) brnquias. OBS.: GASTRPODES (lesmas) Cutnea; (caracis terrestres) pulmonar.

EQUINODERMAS
As 5 classes so exclusivamente marinhas, logo a respirao branquial. realizada pelos ps ambulacrrios (cheios de gua) ou por alguma projeo para fora ou para dentro do grande celoma perivisceral, tais como as brnquias drmicas ou ppulas (pequenas expanses do epitlio) nas estrelasdo-mar e rvores respiratrias nas holotrias.

CORDADOS
SUBFILO TUNICADOS (ASCDIAS E SALPAS) SUBFILO CEFALOCORDADOS (ANFIOXOS) SUBFILO VERTEBRATA

CLASSE DOS AGNATOS OU CICLOSTOMADOS (lampreias) CLASSE DOS CONDRCTES CLASSE DOS OSTECTES CLASSE DOS ANFBIOS CLASSE DOS RPTEIS CLASSE DAS AVES CLASSE DOS MAMFEROS

SUBFILO CEFALOCORDADO

ANFIOXO

CARACTERSTICAS DAS BRNQUIAS

So os rgos respiratrios tpicos do meio aqutico, formadas por evaginaes da parede do corpo e apresentando grande rea de trocas. A sua estrutura filamentosa apenas poderia funcionar em meio aqutico e fornece sustentao. As brnquias participam da filtrao de alimentos e da respirao. Permanecem nos protocordados e nos peixes adultos. Nos outros grupos, esto presentes apenas nos embries, fechando-se no decorrer do desenvolvimento animal.

SUBFILO VERTEBRATA CLASSE CONDRICTES


circulao simples e completa: veias corao(av) arterias branquias - corpo

5 PARES BRANQUIAS INTERNAS 2 ESPIRCULOS que se comunica com a faringe. MECANISMO DE CONTRACORRENTE DE RESPIRAO DOS PEIXES.

CONTRACORRENTE PERMITE SATURAO AT 90%

CLASSE OSTECTES
4 PARES

CMARA BRANQUIAL NICA

COMUNICA COM O MEIO EXTERNO

OPRCULO LMINA SSEA. NO TEM ESPIRCULO NEM FENDAS BRNQUIAIS EXTERNAS.

CLASSE DOS ANFBIOS

Fase larvar respiram por brnquias (Inicialmente externas e depois internas) Adulto respiram principalmente por pulmes.

So muito simples e apresentam pequena rea onde ocorre a hematose tambm na pele e cavidade bucofarngica, todas cobertas por epitlios midos e densamente irrigados. Dado que no existe trax individualizado, a ventilao feita por bombagem bucal e no contnua.

No tem trax desenvolvido

ANFBIOS
A

respirao cutnea tambm fundamental para esses animais. espcies de salamandras no apresentam pulmes, dependendo totalmente da pele e da cavidade bucal para a absoro de oxignio.
laringe de sapos e rs existem cordas vocais (os machos produzem sons). O canto produzido pela passagem forada do ar dos pulmes (contrao da musculatura do tronco), pelas cordas vocais e cartilagens adjacentes situadas na laringe.

Algumas

Na

As brnquias nos anfbios encontram-se em cmaras dos lados da faringe e a gua aspirada pelas narinas forada para fora, passando sobre os filamentos.

RPTEIS
Alvolos

e Costelas (sem diafragma) variao de volume torcico. crocodilianos apresentam estruturas respiratrias mais evoludas, muito semelhantes as dos animais homeotrmicos.

Os

ALVOLOS

Figura: Alguns rpteis

AVES

Os pulmes so pequenos e compactos. Esto abertos nas duas extremidades pelos parabrnquios, que os ligam aos sacos areos, anteriores e posteriores (ESTES no intervm na hematose mas tornam a ventilao mais eficiente).

A ventilao segue os seguintes passos, envolvendo duas inspiraes e duas expiraes: na primeira inspirao o ar entra para os sacos posteriores, na primeira expirao passa para os pulmes, na segunda inspirao o ar passa para os sacos anteriores (ao mesmo tempo que entra ar fresco para os posteriores) e na segunda expirao o ar expelido dos sacos anteriores (ao mesmo tempo que o ar fresco entra nos pulmes). SENTIDO NICO VENTILAO CONTNUA.

AVES
A

difuso dos gases nos pulmes feita em contracorrente. A funo dos sacos areos est relacionada com a diminuio do peso especfico; com a dissipao do calor resultante da contrao muscular; e, para desviar o ar para o interior dos pulmes. Os sacos areos ocupam uma grande poro da parte dorsal do corpo adentrando-se nos espaos pneumticos de muitos ossos.

O AR PASSA ATRAVS DOS PULMES E NO PARA DENTRO E PARA FORA COMO EM OUTROS VERTEBRADOS

RESPIRAO
PORFEROS CELENTERADOS PLATELMINTOS NEMATIDES MOLUSCOS ANELDEOS ARTRPODES EQUINODERMAS CORDADOS Difuso Difuso Difuso Difuso Branquial (aquticos) e Pulmonar (terrestres) Cutnea (terrestres) e Branquial (aquticos) Traqueal (insetos), Filotraqueal (aracndeos),Branquial (crustceos) Brnquias Peixes (branquial) Anfbios
Branquial (larvas), Cutnea e pulmonar (adultos)

Rpteis, aves e mamferos (pulmonar)

Potrebbero piacerti anche