Sei sulla pagina 1di 19

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: avaliao da qualidade na perspectiva do cliente

" No basta ter uma viso do futuro, preciso ter tambm uma ao. Uma viso sem uma ao no passa de um sonho"...
JOEL ARTHUR / BARKER

2. DEFINIO

AUDITORIA: a avaliao sistemtica e formal de uma atividade, por algum no envolvido diretamente na sua execuo, para determinar se essa atividade est sendo levada a efeito de acordo com os objetivos

AUDITORIA EM ENFERMAGEM

a avaliao sistemtica da qualidade da assistncia de enfermagem, verificada atravs das anotaes de enfermagem no pronturio do paciente e/ou das prprias condies deste.

a comparao entre a assistncia prestada e os padres de assistncia considerados como aceitveis

3. FINALIDADE : Identificar as reas (unidades) deficientes do servio de enfermagem; Identificar reas de deficincia em relao assistncia de enfermagem prestada; Fornecer dados para melhoria dos programas; Fornecer dados para melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem; Obter dados para programao de processos de educao permanente do pessoal de enfermagem.

4. OPERACIONALIZAO DO PROCESSO :

"A anlise constitui a essncia da ao auditorial. Verificar sem interpretar, criticar sem orientar tarefa ineficaz e no interessa aos mtodos cientficos."

4.1. REQUISITOS:
Filosofia e estrutura administrativa compatvel com a proposta de enfermagem; Padro de assistncia desejado, estabelecido e conhecido por todo o pessoal do servio de enfermagem. Recursos humanos com adequado treinamento tcnico e capacidade como auditor. Instrumentos contendo os itens que devero ser observados.

4.2. TIPOS:
AUDITORIA RETROSPECTIVA

AUDITORIA OPERACIONAL

AUDITORIA RETROSPECTIVA:

a auditoria realizada aps a alta do paciente, em que se utiliza o pronturio para avaliao.
DESVANTAGENS: Os dados obtidos sero revertidos em uma assistncia de maneira global e no assistncia ao paciente. No permite saber o que foi feito e no foi anotado.

FATORES ESPECFICOS VERIFICADOS NOS PRONTURIOS HOSPITALARES:


(Segundo Arajo, Kurcgant e Phaneuf):

Condies do paciente no ato da entrada no hospital; Mtodo de admisso do paciente; Atendimento das prescries mdicas; Sistema de elaborao de plano de cuidado individualizado; Sistema de elaborao de plano de servio para os funcionrios dos diversos plantes; Relatrio de enfermagem - completo, incompleto, em que partes incompletos e quais suas causas;

FATORES ESPECFICOS VERIFICADOS NOS PRONTURIOS HOSPITALARES:


(Segundo Arajo, Kurcgant e Phaneuf):

Chamadas do mdico de planto, verificando os motivos; Sinais vitais checados de acordo com o diagnstico e necessidades do paciente; descrio da ferida operatria, anotao de acidentes, decises tomadas para evitar acidentes; anotaes de sinais e sintomas; transferncias e suas causas; condies de alta, orientao ao paciente no ato da alta e acompanhamento.

AUDITORIA OPERACIONAL

a auditoria feita enquanto o paciente est hospitalizado ou em atendimento ambulatorial.


PROCEDIMENTOS: Exames do paciente e confronto das necessidades levantadas com a prescrio de enfermagem; Entrevista com o prprio funcionrio logo aps a prestao de cuidados; Avaliao feita pelo paciente e sua famlia; Pesquisa junto a equipe mdica.

CLASSIFICAO:
QUANTO A FORMA DE INTERVENO: Interna Externa QUANTO AO TEMPO: Contnua Peridica QUANTO A NATUREZA Normal Especfica QUANTO AO LIMITE: Total Parcial

RECURSOS:

RECURSOS HUMANOS :

A comisso dever est ligada ao departamento de enfermagem; O nmero de membros depende do tamanho e tipo de hospital

Caractersticas dos Membros:

Ter conhecimento tcnico-cientfico; Ter interesse e compromisso pelo assunto e pelo desenvolvimento do trabalho; Ter envolvimento com o cuidado do paciente; Ter capacidade de trabalhar em grupo; Conhecer leis, portarias, normas, protocolos; Ser tico e sigiloso; No avalia conduta profissional.

FUNES DA COMISSO:

Elaborar objetivos e resultados esperados; Elaborar e revisar os instrumentos de auditoria; Aplicao dos instrumentos; Tabulao e anlise dos dados; Elaborao do relatrio.

AVALIAO DA QUALIDADE DA ASSISTNCIA

A auditoria, geralmente, no avalia uma pessoa, mas sim um conjunto de atividades desenvolvidos por uma equipe de trabalho.

Auditoria no SUS

Conceito de Auditoria: O SNA um rgo relevante para o controle interno do SUS, alterando a lgica da produo/faturamento para a lgica da ateno aos usurios cidados e em defesa da vida, incorporando a preocupao com o acompanhamento das aes no mbito do SUS e anlise dos resultados.

Potrebbero piacerti anche