Sei sulla pagina 1di 80

Evangelho de Mateus

Esboo de Mateus
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. A genealogia, nascimento e infncia de Jesus Cap. 01 a 02 O testemunho de Joo Batista e o batismo de Jesus Cap. 03 A tentao de Jesus Cap. 04 O sermo do monte Cap. 05 a 07 Os milagres do rei Cap. 08 e 09 A proclamao do reino Cap. 10 e 11 Os opositores do reino Cap. 12 a 16 A comunho do reino Cap. 17 a 20 Acontecimentos em Jerusalm Cap. 21 a 28 O futuro do reino Cap. 24 O julgamento das naes Cap. 25 A paixo do rei Cap. 26 a 28

4. A cura de um mudo endemoninhado

Ministrio do Rei Mt. 9:18 a 34 continuao dos milagres

Os pais da igreja interpretavam os milagres de Mateus 9 de maneira alegrica. Eles criam que era curar representativas e profticas. Nessa interpretao a filha de Jairo aponta para os judeus e a mulher com hemorragia aponta para os gentios. Enquanto a filha estava morta a mulher foi curada. Observe que a menina tinha doze anos e a mulher esteve enferma por doze anos. Certamente o nmero doze aqui no coincidncia, mas aponta para toda uma histria de vida. Depois que a mulher curada a menina ressuscitou. Isso mostra que os judeus sero levantados depois do tempo dos gentios. Aps isso, dois cegos e um mudo foram curados. Os cegos foram curados depois de clamar pelo filho de Davi, ou seja, eles o reconheceram como o Messias. Isto mostra que quando os judeus reconhecerem a Jesus como o messias Filho de Davi e clamarem por ele no final da grande tribulao eles recebero viso espiritual e podero falar do Senhor como sacerdotes no Milnio (Rm. 11:15, 17, 19 e 23 a 26).
105

A proclamao do reino
Mt. Captulos 10 e 11

106

1. A necessidade obreiros para o trabalho - 9:35 a 38 Esse final do captulo nove a introduo para o envio dos apstolos no captulo 10. Nele vemos alguns princpios para fazer a obra de Deus. a. Movido em compaixo. v.36
Se vemos as multides aflitas, exaustas e como ovelhas sem pastor, naturalmente seremos tomados de compaixo e poderemos pregar o evangelho.
107

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

2. A escolha dos 12 apstolos

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

nesse momento que os discpulos tornam-se apstolos, quando so enviados. Esses primeiros apstolos so especiais e nicos. Foram chamados e enviados por Cristo na terra. Eles so para Israel, vo julgar as 12 tribos de Israel (Mt. 19:28) e tm os seus nomes na Nova Jerusalm (Ap. 21:14). Todavia os apstolos no deixaram de existir. Sabemos que aqueles eram Apstolos de Cristo e hoje so apstolos do Esprito Santo. I Cor. 15:5-7, At. 14:14, Rm. 16:7 e Ap. 2:2.
108

3. As instrues aos enviados a. De dois em dois b. Com autoridade - v. 1 e 8

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

c. Pregando o evangelho do reino - v. 7

O evangelho do reino evangelho do governo de Deus, ele inclui o evangelho da graa e os poderes do mundo vindouro, ou seja, do milnio. d. No buscando o lucro financeiro - v. 9 a 10 e. Trazendo a paz para a casa onde estamos - v. 11 a 13 f. Sacudindo a poeira dos ps - v. 14 e 15
109

4. A perseguio - v. 16 a 23 a. Simples como pombas, astutos como serpentes

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

Somos simples como pombas no sentido de no ferir a ningum, mas somos astutos como serpentes no sentido de no nos deixarmos sermos feridos ou atingidos pelos outros.

b. A forma da perseguio
O Senhor Jesus disse que os seus enviados seriam perseguidos em trs nveis diferentes: Pelos religiosos - o verso 17 fala de sindrio e sinagoga (Tribunal sindrio no original) indicando que o primeiro nvel de perseguio seria por parte dos religiosos. Pelos poderosos - Em 9:36 o Senhor diz que o povo como ovelha, mas os poderosos so chamados de lobos no verso 16. Pelos parentes - o ltimo nvel de perseguio na famlia (v. 21). o 110 mais difcil e doloroso.

c. A recompensa da perseverana - v. 22

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

No verso 22 o Senhor diz que aquele enviado que perseverar diante de toda perseguio e oposio at o fim, esse ser salvo. No devemos pensar que a palavra salvao aqui seja no sentido de salvao do inferno. O Senhor aqui est falando do evangelho do reino e, nesse evangelho ser salvo significa participar da glria do reino milenar de Cristo na terra.

111

5. O conforto e estmulo a. O Senhor entende nossa tribulao - v. 24 a 25

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

O consolo que temos que ele capaz de nos confortar no meio de nossa luta e perseguio porque ele tambm foi perseguido. Belzeb significa Senhor das moscas e era o Deus de Ecrom (II Rs. 1:2). Os fariseus acusaram a Jesus de expulsar demnios pelo poder de Belzeb.

112

b. Tudo o que est oculto ser revelado - v. 26 -27 c. No precisamos temer o diabo - v. 28 Tudo est no controle de Deus

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

Precisamos entender no meio da perseguio que tudo est debaixo do controle de Deus. Jesus usou dois argumentos para mostrar isso: os pardais e os fios de cabelo de nossa cabea.

e. No temer os perseguidores
Se todos os argumentos falharem o Senhor quer que voc se lembre de que se voc o confessar diante dos homens ainda que com o risco da prpria vida ele o confessar diante do Pai.
113

6. O caminho da cruz para seguir o Senhor


a. O Senhor veio trazer espada - v. 34 a 36

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

A paz que menciona aqui no a paz interior, mas a paz de relacionamentos. O Senhor nos mostra que existem dois reinos inconciliveis: o reino de Deus e o reino deste mundo. O avano de um implica no recuo do outro. Os princpios de um so o oposto dos do outro, de forma que a guerra inevitvel.

114

b. A maneira de servir do discpulo enviado

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

No amar os parentes mais que a ele (v. 37) - Nosso amor pelo Senhor deve ser absoluto. Nada pode estar acima dele, nem pai, ou me, nem cnjuge ou filhos. A obra segue o amor, se no amamos no podemos ser enviados para fazer. Tomar a cruz a segui-lo (v. 38) - tomar a cruz tomar a vontade de Deus colocando o nosso ego de lado. O tomar a cruz somente possvel se amarmos o Senhor acima de qualquer um e ualquer coisa. Perder a vida por causa dele (V. 39) - Vida alma no grego (Psiqu). Achar a vida deixar que a alma usufrua dos prazeres sem o sofrer pelo Senhor. Perder a alma sofrer todas as implicaes de seguir ao Senhor.
115

7. A recompensa daquele que recebe um enviado 10:40 a 42

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

a. Quem recebe um enviado do Senhor recebe o Senhor v. 40 b. Quem recebe um profeta vai ganhar um galardo de profeta. - v. 41 c. Haver recompensa at pelas mnimas obras - v. 42

116

Como enfrentar as rejeies


Com f 11.1-15

A proclamao do reino Cap. 10 e 11

No devemos duvidar da maneira como Deus trabalha vs. 6

Com quebrantamento 20-27 Com entrega 28-30


Manso significa no resistir oposio Humilde no se considera em alta conta O jugo a Sua vontade, o fardo realizar sua vontade Suave: prprio para uso, confortvel, agradvel, oposto de difcil, desagradvel, penoso. Que se faz sem esforo, que sofre sem sacrifcio.

117

Os opositores do reino
Cap. 12 a 16

118

Os opositores do reino

Os opositores do reino Cap. 12 a 16

A razo da rejeio a quebra do sbado(12.1-14)


Descanso inclui satisfao. Quando se est satisfeito, est no descanso. Jesus queria ensinar a entrar verdadeiramente no descanso pelo esforo de guardar a lei. Para entrar no descanso real e verdadeiro (a paz de esprito) temos que ser saciados ou satisfeitos aps comer do Senhor Os fariseus importavam com a lei e no com o princpio da lei que a vida.

119

Pilares do judasmo

Os opositores do reino Cap. 12 a 16

1. Sbado quebrado por Jesus, Senhor do sbado (vs. 8) 2. Lei quebrada por Jesus e Paulo 3. Alimento por Pedro 4. Circunciso por Paulo 5. Templo destrudo pelos romanos

120

A blasfmia dos fariseus Mt. 12.24


A blasfmia contra o Esprito Santo

Os opositores do reino Cap. 12 a 16

O sinal de Jonas Mt. 12.38-45


Sua prpria ressurreio dentre os mortos. O maior sinal de todos os sculos

Sua me e seus irmos Mt. 12:46-50


Os laos espirituais so mais fortes que os laos carnais e implica que sua me no lhe era mais chegada que todo aquele que faz a vontade de Deus.

121

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

Estudo de Mateus cap.13:1 a 52 As parbolas do reino


A Parbola do Semeador: vs.1-8, 18- 23
O ponto central que existem pessoas que tem um tipo de viver muito especfico: profundo ou superficial; A semente germinou em todos os casos. A palavra de fato brotou, foi vida nos que receberam, mas por um motivo ou outro Ela no pode fazer raiz, no pode penetrar porque eram vidas superficiais; O reino somente comea quando a semente da palavra germina e frutifica no corao do homem. Se a semente no germinou em nosso corao ento ainda estamos fora do reino;

A semente:
A semente a Palavra de Deus; A medida que recebemos a Palavra, permitimos que ela germine em ns que a nossa vida mudada, transformada; 122 A obra de Deus consciste em liberar a semente no corao das pessoas;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O que foi semeado a beira do caminho: vs.4


A beira do caminho o lugar prximo ao caminho que est endurecido; A terra pisada pelo trfego, por isso difcil para a semente penetrar nele; A beira do caminho simboliza o corao endurecido porque est cheio de muitas idias e pensamentos recebidos pelos muitos que trafegam pelo caminho. Quando elas ouvem a palavra no entendem, e o resultado que os demnios simbolizados pelos pssaros roubam a semente; interessante que Jesus disse que o reino dos cus dos humildes de esprito, ou seja, daqueles que so vazios dos pensamentos e interesses do mundo. Quando estamos cheios de educao, comrcio, negcios, cultura e outros trfegos mundanos nosso corao se torna duro e indiferente.
123

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O que foi semeado em solo rochoso: vs.5


O corao a terra; O solo rochoso representa o corao que no tinha muita terra; Representa o corao que superficial, no tem profundidade;

3 motivos bsicos para ter pessoas superficiais:


3.1- Superficialidade do solo(a terra do corao rasa):vs.5
vs. 20: O crente superficial aquele que vive pelas emoes: facilmente aceita e facilmente esquece, facilmente chora e facilmente ri; Vs. 21: De pouca durao: Qualquer coisa motivo de desistir, de retroceder; movido pelas circunstncias( As circunstncias que determinam a 124 sua vida);

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

3 motivos bsicos para ter pessoas superficiais(cont...)


3.1-Superficialidade do solo(a terra do corao rasa):vs.5(cont...)
Se somos inconstantes, oscilantes, no vamos desenvolver raiz; Vs. 6 (o sol); O sol necessrio, vital para o crescimento de qualquer planta. Se h razes profundas o sol vai fortalec-la e revigor-la, mas se no h raiz, ele a faz murchar...; O sol com seu calor que queima simboliza perseguio ou aflio que seca a semente que no tem raiz( tudo muito difcil, logo desiste porque no tem estrutura para lidar com as dificuldades ); Deus tem formado em ns um carter para suportar presses(podem vir as lutas que no vamos cair)- Sl.125:1; Ex.: Semana passada... O sol (as tribulaes) mostra a nossa realidade. Ele vitaliza ou faz 125 murchar, depende de nossa atitude.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

3 motivos bsicos para ter pessoas superficiais:(cont...)


3.2- No tem raiz:
Raiz a parte escondida, oculta que d sustentao, traz firmeza, gera realidade; Vida oculta aquela que ningum v(Mt.6:6), atitude de ir ter com Deus na vida privada; A raiz a parte que ningum v, mas s pra Deus e a conseqncia ser a realidade;

3.3- Empedramento do solo:


Ez.36:26 ( um corao de pedra no vai germinar nada ); Hb.3:8,12 ( um corao duro um corao incrdulo ); Pedras tambm apontam para pecados ocultos, problemas mal resolvidos, que no se deixam tratar. Estas pedras impedem a semente de germinar; Essas pessoas esto fechadas, nunca tero profundidade em Deus; A profundidade em Deus depende de um corao para Ele, de ter fome e sede Dele, de ter transparncia e de se deixar tratar por Ele. 126

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O que foi semeado entre os espinhos: Vs.7


O terceiro tipo de solo o espinhoso e aponta para a questo de Mamom e da ansiedade e preocupao coma as coisas da vida; A ansiedade nos sufoca e quando estamos ansiosos no conseguimos pensar em mais nada; Tal ansiedade e cuidado so espinhos que impedem a palavra de crescer e frutificar em ns.

O que caiu em boa terra:Vs.8


A boa terra representa o corao que no est endurecido pelo trfego do mundo, que no superficial com pedras por baixo e nem cheia dos espinhos; Tal corao arado pelo quebrantamento e umedecido pela uno do Esprito e por isso pode frutificar para o Senhor.
127

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

Porque o Senhor falou por parbolas: vs.9-17


Todas as coisas do reino so um mistrio para a mente natural; Se algum iria ou no entender as parbolas dependia inteiramente da pessoa e no de Deus; Se houvesse nela um corao submisso ele naturalmente entenderia, mas se houve um corao cheio de orgulho e auto-suficincia ento eles ouviriam, mas no entenderiam; Vs. 15: O Senhor mostra que a causa porque alguns no podem entender a dureza de corao. Esta dureza fruto de orgulho. o orgulho de julgar j ter algo, de se sentir auto-suficiente.

A parbola do joio: vs.24-30, 36-43


Esta a primeira parbola que fala que o reino dos cus semelhante... necessrio termos em mente que a semelhana do reino no a sua manifestao; A semelhana a aparncia do reino e no a realidade; 128

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A parbola do joio: vs.24-30, 36-43(cont...)


Existem 3 tipos de pessoas diferentes no Reino:
1-As que esto na esfera do reino, esto junto com o trigo, mas no so salvas: Existem pessoas que tem aparncia de crente, no querem ser mudados; Precisamos compreender que ns no podemos mudar ningum; Ex.: mandar cobra deixar de ser cobra... 2- Os que esto no reino e no tem a realidade do reino de Deus em si: Mt.5,6 e 7: (O crente que no manifesta este carter ainda no entrou na realidade do reino. Ele crente, mas no manifesta ainda a realidade); 3- Os que so crentes, manifestam a realidade do reino e vo reinar com o Senhor: um equvoco dizer que na igreja tem joio e trigo; Os dois s so semelhantes num primeiro momento, depois ficam diferentes; O fruto do trigo esverdeado e do joio preto;
129

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O campo o mundo
Vs. 38:O campo o mundo e no a igreja; No mundo tem joio, na igreja no tem; Sabemos que o mundo pertence ao Senhor. Esse mundo a sua seara: Sl.24:1 1 Co.5:9-13 Paulo diz que devemos expulsar de nosso meio o malfeitor uma vez que seus frutos apaream;

A boa semente so os filhos do reino


Na parbola do semeador a semente a Palavra, mas aqui a semente so aqueles que receberam a semente da palavra e que foram semeados no mundo para frutificarem; Edificar a igreja significa semear a semente da Palavra de Deus, A semente a vida de Deus, Uma vez que somos semeados ns mesmos 130 nos tornamos sementes;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O inimigo semeou o joio


O joio so os filhos do maligno (13:38); Uma maneira do joio ser confrontado pelo amadurecimento do trigo. O trigo curva a cabea quando est maduro e o joio permanece ereto; O trigo est carregado de vida e de fruto, por isso se curva, mas o joio est vazio por permanece ereto no meio do trigo;

O joio no pode ser tirado: vs.28-29


Vs. 29: No devemos nos precipitar, pois no seu devido tempo cada um manifestar o seu fruto. No incio da vida crist o joio e o trigo so semelhantes; Retirar o joio do mundo no o mesmo que tirar o joio da igreja; Na igreja no podemos tolerar o joio, mas o joio que est no mundo somente os anjos de Deus separaro no ltimo dia; A igreja composta apenas de trigo. Podemos dizer que h joio nas 131 reunies ou nas celebraes, mas na igreja nunca;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O joio no pode ser tirado: vs.28-29(CONT...)


Assim que o joio manifeste o seu fruto devemos evit-lo na igreja, mas no podemos arranc-lo do mundo; No devemos julgar segundo a aparncia, mas precisamos julgar pelos frutos, pois pelos frutos se conhece a rvore. Uma rvore boa no pode dar um fruto mau e nem uma rvore m dar fruto bom. Joio no produz trigo; Devemos ter muito cuidado, porm, com a aparncia. No incio do ministrio de Jesus ns diramos sem hesitar que Pedro era joio e que Judas era trigo. Mas no final descobrimos que a verdade era o inverso; Na parbola do semeador a estratgia do Diabo se opor para impedir que a semente germine, mas na parbola do joio a sua estratgia imitar para produzir confuso.

Deixai at a ceifa
Ap.14:15-Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto 132 que a seara da terra j amadureceu.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A Parbola do gro de mostarda:Vs.31, 32


A interpretao popular desta parbola de que ela mostra a expanso do reino de Cristo e de como os pecadores simbolizados pelas aves do cu vm se aninhar nos seus ramos; Todavia cremos que esta parbola no positiva, sendo antes uma advertncia: Ela mostra um crescimento degenerado e a influncia maligna dentro do cristianismo.

133

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino A PARBOLA DO GRO DE MOSTARDA:VS.31, 32(CONT...) A Violao Da Lei Da Criao: A parbola do gro de mostarda descreve uma verdadeira monstruosidade; Uma das menores sementes que cresce at virar uma rvore; Ex.:Homem crescer at se tornar um elefante; Gnesis (1: 11-12)O princpio que cada semente gere de acordo com a sua espcie; A mostarda uma hortalia e no uma rvore; Se uma hortalia vira uma rvore ento ela degenerou a sua espcie. Assim vemos que esse crescimento possui trs aspectos:
um crescimento sensacional: da menor das sementes, para a maior das rvores. um crescimento anormal: de uma hortalia para uma rvore enorme, violando assim a lei "segundo a sua espcie"; um crescimento maligno: o resultado de tal crescimento veio a ser um abrigo para 134 os pssaros do ar, os quais, segundo a parbola do semeador so demnios (Mt.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino AVES DO CU VIERAM ANINHAR NOS RAMOS:
Na parbola do semeador as aves do cu simbolizam demnios. Pelo princpio do contexto podemos dizer que as aves aqui tm o mesmo significado.Podemos fazer ainda uma comparao entre uma hortalia e uma rvore:
A hortalia tem de ser plantada periodicamente enquanto a rvore perene. Isto mostra que a igreja precisa ser constantemente renovada com a gua da palavra e do Esprito e ter a sua terra revirada pelo quebrantamento; Hortalias tm folhas enquanto rvores tm galhos. Isto mostra que a igreja apenas uma unidade enquanto a rvore cheia de divises. A raiz da hortalia pequena, no mximo 6, 7 centmetros (estamos aqui no mundo de passagem, nossa raiz aqui no mundo pequena); Enquanto a raiz da rvore profunda (Isto nos mostra o quanto a rvore est radicada nesse mundo). Sabemos que esta parbola se cumpriu literalmente quando o cristianismo se tornou a religio oficial do imprio romano e a igreja se tornou esta rvore misturada; Desta forma uma grande multido de incrdulos passou a fazer parte do rol de membros, mas no do Corpo de Cristo. A igreja em seu aspecto exterior tornou-se uma mistura de trigo e joio; O crescimento foi rpido e notvel, o gro de mostarda se fez rvore e ganhou grandes 135 propores. Mas no foi um crescimento de Deus, antes foi algo degenerado e maligno.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A Parbola do fermento:Vs.33
A interpretao popular desta parbola que o fermento aqui significa o poder de influncia do evangelho e que no final alcanar toda a massa; Assim ele usado como algo bom que produzir resultados tremendamente positivos no final; Cremos que esta interpretao no apropriada pelos seguintes motivos:
Contradiz todo o ensinamento bblico sobre o fermento que sempre visto como sendo algo negativo; Contradiz o ensinamento das outras parbolas: do semeador, do joio e do gro de mostarda onde o Senhor mostra a ao do inimigo; As outras trs parbolas mostram a questo da mistura como sendo ruim e esta no poderia ser diferente;
136

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino O fermento na Bblia:


O fermento aqui como em toda a Bblia algo tremendamente negativo (Ex. 12: 15 e 1920); Outros exemplos na apostila... Assim o fermento usado pelo Senhor para mostrar o crescimento do cristianismo. Tal crescimento, porm, no vem de forma correta, mas assim como na parbola do gro de mostarda anormal; Podemos dizer que o fermento usado basicamente para trs finalidades:
O fermento colocado para tornar o po macio. Todas vezes que tentamos tornar a mensagem do evangelho mais fcil, light estamos fermentando a massa. Se desejamos tornar a porta mais larga ento esto cheios de fermento( No devemos falar o que o povo gosta, mas o que o povo precisa ouvir). O 1 caso fala de uma igreja cheia, o 2 do risco de diminuir. O fermento produz um crescimento aparente. Uma massa fermentada parece realmente grande, mas quando colocamos o dedo ela murcha. O crescimento produzido pelo fermento no real, mas aparente (No tem consistncia, no tem realidade. Quando abre a boca s sai vento); O fermento a prpria massa s que apodrecida. O fermento possui basicamente a mesma natureza da massa, mas degenerado. Deus no aceita nada apodrecido, pois ele rejeita a morte. 137 O fermento nos fala de um crescimento errado, fermentado; No importa a sua conduta. quando toleramos pecado na igreja;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino A PARBOLA DO TESOURO ESCONDIDO: VS.44


Popularmente esta parbola interpretada como o tesouro sendo as riquezas da graa e do evangelho (Jesus) e ns somos os negociantes que compramos o campo para ter o tesouro.; Cremos que tal interpretao inadequada porque o evangelho no pode ser comprado e muito menos a salvao, pois a recebemos de graa.

O TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO:


O campo o mundo; Nesse mundo tem um tesouro; O tesouro somos ns(Igreja); O nosso valor o preo que foi pago por ns, por isso somos valiosos...; O homem que achou o tesouro foi Jesus; Ele que abandonou tudo que tinha: abandonou sua glria, posio, poder, vida para tornar-se homem. Na cruz Ele pagou o preo para comprar o campo, no s o tesouro(1Tm.2:4) O preo que Jesus pagou foi um preo de sangue; Ele morreu pelo o mundo inteiro; 138 Mas s se torna tesouro aqueles do campo que recebem a Jesus.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A Parbola da prola: Vs. 45,46


A interpretao popular desta parbola que Cristo a prola e o homem o crente que encontra e compra a prola; Esta interpretao inadequada, pois sabemos que o homem no pode comprar a Cristo e nem a salvao; Isto contraria todo o ensino bblico. O homem nunca busca a Deus (Rm. 3: 11), mas procurado por Deus (Lc. 19: 10); Vs. 45: Jesus o negociante que procura BOAS PROLAS: de grande valor Cremos que nessa parbola os crentes so a prola e Cristo o homem que a encontra e a compra ao custo de tudo o que 139 possua;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A formao da prola:
A prola um gro de areia que foi injetada na ostra; O senhor Jesus essa grande ostra que no tinha aparncia nenhuma veio at ns no oceano da vida, da morte onde ns estvamos; Cada um de ns era um grozinho de areia e Deus Pai pegou cada um de ns e nos injetou na ostra; A ostra nos envolveu com a sua substncia de vida e transformou esse gro de areia numa prola; A prola o resultado da transformao de Deus na sua vida, da operao do Esprito Santo em voc (dia aps dia, semana aps semana, aula aps aula...); Quando respondemos a Deus e somos transformados, nos transformamos em prolas; O Senhor Jesus vem para roubar o tesouro do valente, Ele vem como ladro(Ap.3:3), Ele tem que amarrar o valente primeiro para levar o tesouro; Ele vem em dois momentos: No primeiro vem como ladro na noite, ningum vai ver(arrebatamento); Por isso temos que estar vigiando, pois Ele vem para buscar s os crentes preparados, 140 os que esto prontos, s os crentes vencedores...;

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A formao da prola (cont...)


No segundo momento que Ele vier todo olho ver, pois vir como rei e Senhor para reinar sobre a terra(Mt.24:30, 31); A volta do Senhor pode demorar alguns anos, mas o arrebatamento da Igreja pode acontecer a qualquer momento. Ningum vai ficar sabendo, nem os crentes; Este mundo tenebroso est em trevas, mas o Senhor vem e todos ns devemos estar acordados no meio da noite...Jesus vem como o noivo e quem estiver acordado vai entrar pela porta para reinar com o Senhor; Nosso encargo edificar uma igreja de vencedores, comprometidos, discpulos e no multido, que sal e que luz, que tem vitria sobre a carne, o diabo, o mundo e o pecado, que manifesta a vitria de Deus curando enfermos, expulsando demnios,manifestando carter, santidade e poder de Deus; Esta a igreja que o Senhor vem buscar, que no tem mancha nem mcula e nem ruga, mas renovada a cada dia pela palavra de Deus. O vencedor, enfim aquele que foi transformado em prola.
141

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

A Parbola da rede:vs.47-50
A parbola de rede no fala do evangelho da graa que pregado durante o tempo da Igreja, mas se refere ao evangelho eterno que ser pregado durante a grande tribulao; Assim esta parbola corresponde a Mateus 25:32 a 46; Esta parbola normalmente interpretada como a parbola do joio. Eles dizem que os bons peixes o trigo e os maus o joio; Mas se fosse assim o Senhor repetiu o mesmo ensino. Esta parbola no est associada com a Igreja, mas com o mundo, as naes; Durante a grande tribulao o Anticristo exigir receber adorao e ento ser pregado o evangelho eterno; No ser exigido f e sim adorao a Deus; Ap. 14:6-7; As pessoas mundanas sero julgadas antes do milnio conforme a maneira como lidaram com os judeus e os cristos durante a grande tribulao; Os que tiverem tratado bem sero considerados como os bons de Mt.13:48, como ovelhas de Mt.25:33 e reinaro no milnio; Os demais sero lanados no lago de fogo eterno; 142 Vemos aqui a ltima oportunidade de Deus para as naes.

Os opositores do reino Cap. 12 a 16 As parbolas do reino

O escriba versado no reino:vs.51-52


Um escriba era um perito no Velho Testamento, algum que conhecia os livros de Moiss e os profetas; O fato desse escriba agora ser versado nas coisas do reino dos cus indica que ele agora entende as coisas da nova dispensao; Desta forma ele se torna um pai de famlia que possui riquezas no seu depsito, coisas novas e coisas velhas; Precisamos ser pessoas versadas nas coisas do Reino de Deus(coisas velhas) e tambm nas do Reino dos cus(coisas novas).
143

As parbolas do reino

Comparao das sete igreja de apocalipse com as parbolas de Mateus 13.


feso Parbola do Semeador Esmirna Parbola do Joio Prgamo Parbola da mostarda Tiatira Parbola do fermento Sardes Parbola do tesouro escondido Filadlfia Parbola da perola Laodicia parbola da rede.
144

145

As parbolas de Mateus 13 e as sete igrejas do Apocalipse


IGREJA
feso (2:1-7) Esmirna (2:8-11) Prgamo 2:12-17

ELOGIO
Rejeita o mal, persevera, paciente. Suporta o sofrimento graciosamente Mantm a f em Cristo.

CRTICA
O amor por Cristo no mais fervoroso. Nenhuma. Tolera a imoralidade, idolatria e heresias.

INSTRUO PROMESSA
Faa as obras que A rvore da vida. fez no incio. Seja fiel at a morte. De nenum modo sofrer o dano da segunda morte. O man escondido e uma pedra com um novo nome.

PARBOLAS MT. 13

Semeador Joio mostarda

Arrependam-se.

Tiatira (2:18-29)

O amor, o servio, a f e a pacincia Toleram o culto idlatra e a so melhores do imoralidade. que eram no incio. Alguns tem sido fiis.

Governaro naes O julgamento est e recebero a vindo; sejam fiis. estrela da manh. Os fiis sero honrados e vestidos de branco. Um lugar na presena de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalm. Compartilharo do trono de Cristo.

fermento tesouro escondido prola rede 146

Sardes (3:1-6) Filadlfia (3:7-13) Laodicia (3:7-13)

Arrependam-se; Uma igreja morta. fortaleam o que ainda resta. Sejam fiis.

Perseveram na f, obedecem a Cristo, Nenhuma. honram o seu Nome. Nenhum. Indiferente.

Sejam zelosos e arrependam-se.

EVANGELHOS - MATEUS
Estudo de Mateus -24 e 25 Compreendendo o arrebatamento
Para podermos entender os captulos 24 e 25 de Mateus essencial termos uma clara compreenso a respeito do arrebatamento; Este um dos assuntos mais importantes nesses tempos do fim; A palavra arrebatamento no significa tentar subir ao cu, mas significa que o Senhor nos receber na sua vinda; O arrebatamento diferente da segunda vinda de Jesus propriamente dita; Antes de voltar ele arrebatar os crentes vencedores para estar com ele nos ares; Haver um perodo de tempo antes da volta de Jesus chamado de "grande tribulao"; Sero dias de grande angstia como nunca houve nem haver sobre a 147 terra;

O arrebatamento:

EVANGELHOS - MATEUS

a-Cremos que o arrebatamento da igreja acontecer em dois momentos:


Num primeiro momento o Senhor vir como um ladro e levar os crentes vencedores antes da grande tribulao: 1 Ts.5:2,4; Mt.24:36,42; Este arrebatamento ser secreto: Mc.13:32; Num segundo momento ele vir visivelmente e arrebatar todos os demais crentes para estarem com ele nos ares. Este momento podemos chamar de segunda vinda propriamente dita;

b-Existe uma diferena entre o arrebatamento e a volta de Jesus propriamente dita:


Comparando Mt. 24:42, 1Ts. 5:2-4 e 2Ts. 2:3 podemos dizer que so dois eventos. O ltimo verso fala de uma condio para a 2 vinda. Os 2 primeiros no; Se existe um sinal evidente no se pode dizer que como ladro; Em Mateus 24:42 parece ser antes da grande tribulao e 2 Ts. 2:2,3 parece ser depois; O arrebatamento dos crentes vencedores que estiverem vigiando ser antes da grande tribulao; 148 A volta de Jesus com a suas mirades ser depois da grande tribulao e da manifestao do Anticristo.

EVANGELHOS - MATEUS
O arrebatamento(cont...):
c.O arrebatamento ser uma surpresa, mas a vinda ser precedida de sinais:
Ningum sabe a hora do arrebatamento, mas a volta de Jesus se poder saber pois haver sinais (Mt. 24:29-31).

d. Entre o arrebatamento e a volta de Jesus haver a grande tribulao:


Durar no mnimo 3 anos e meio e no mximo 7 anos(que correspondem a ltima semana de Daniel); Alguns crentes vo passar e outros no;

149

EVANGELHOS - MATEUS
O arrebatamento(cont...):
e.Participar do arrebatamento uma questo de estar vigiando:
Para participarmos do arrebatamento precisamos cumprir as condies de Deus; Mesmo sendo salvos podemos no estar vigiando; Aqueles que no vigiarem e no cumprirem as condies sero perseguidos e mortos pelo anticristo. Lc. 21:34-36; Ap. 3:10; Ser poupado, guardado na hora da provao aqueles que guardam a palavra da perseverana (no ser seduzido pelo mundo); Ap.16:15 vigia: aquele que tem relacionamento espiritual. Guardar as suas vestes: vestes: os atos de justia, testemunho dos santos; Ap.19:8; Os outros crentes no sero arrebatados e passaro pela grande tribulao;
150

EVANGELHOS - MATEUS
O arrebatamento(cont...):
f-Ser vencedor uma questo de ter intimidade com Deus:
Mt.7:21-23; mais do que deixar de fazer o errado, no ter iniqidade na vida; Aquelas pessoas no cometiam grandes pecados, mas estavam independentes de Deus. Estavam embriagadas com as coisas dessa vida e at mesmo com a obra; Muitos acham que estas pessoas no eram crentes por Deus no as conhecer; Deus disse que no as conhece, porem Deus onisciente, conhece tudo e todos; Conhecer aqui ter intimidade. como Jos no conhecia Maria at que ...; ICO8:3- Ser conhecido por Deus uma questo de amar a Deus; Para salvao preciso crer, mas para ser um vencedor preciso amar a Deus. manter o primeiro amor. H uma grande diferena entre fazer coisas para Deus e fazer a vontade de Deus. Muitos so chamados, poucos escolhidos, qualificados.
151

EVANGELHOS - MATEUS
O arrebatamento(cont...):
g. O Esprito Santo estar operando na terra na grande tribulao:
Haver muita salvao durante a grande tribulao e sabemos que isso somente pode acontecer por obra do Esprito Santo; Os crentes que foram deixados pra trs vo se tomar vencedores pelo poder do Esprito, para resistirem a marca da besta; Cremos que ser um tempo de grande mover de Deus. A igreja no vai querer investir em poupana...; Mas a igreja vai desejar o Senhor. Cremos que havero muitos milagres, curas, vises...
152

EVANGELHOS - MATEUS
Captulo -24 I. A diviso do captulo
O captulo todo a resposta que o Senhor d s trs perguntas feitas pelos discpulos: Quando sucedero estas coisas(a destruio do templo), que sinal haver da sua vinda e qual ser o sinal da consumao dos sculos; Do verso 1 ao 31 diz respeito aos judeus e do 32 at o 51 se refere a igreja;

a. A primeira parte literal


A primeira parte(vs. 1-31) referente aos judeus literal, pois se no eles no iriam entender; A segunda(32-51) basicamente alegrica e espiritual para ns a entendermos hoje;. Observe que inverno e sbado no verso 20 literal; O vero no verso 32 figurado, simblico; O interior da casa no verso 26 literal; A casa figurada, uma parbola no verso 43; Tudo o que concerne aos judeus deve ser interpretado literalmente aqui, mas oque diz respeito a igreja deve ser visto figuradamente;
153

I. A diviso do captulo(cont...) b. A primeira parte usa termos judeus

EVANGELHOS - MATEUS

nos versos 1 a 31 existem termos como: lugar santo (v. 15) uma expresso para Israel. um lugar do tabernculo; Sbado (20) para os judeus;

c. At O verso 31 tudo fsico, a partir da fala de aspctos morais


Por exemplo, as naes, a me grvida e os filhos que amamentam mencionados na primeira parte so literais, mas as virgens, os servos, as ovelhas e os cabritos mencionados no captulo 25 tm todas implicaes morais;

d. Como os judeus ainda esperam o messias possvel haver falsos cristos


Depois do verso 31 no h meno de falsos cristos(vs.24), porque a 154 segunda parte endereada igreja.

EVANGELHOS - MATEUS
II. As trs perguntas dos discpulos -24:4 a 41
1. Quando suceder estas coisas?
Vs.1,2 (os discpulos mostram para Jesus o templo como se estivessem elogiando); Eles esperavam por um Messias que iria reinar em Jerusalm e com certeza seria naquele palcio...; Mas Jesus disse que no iria ficar nada... Eles assustaram e perguntaram quando isso iria acontecer( a destruio do templo); A primeira pergunta diz respeito aos Judeus(com relao destruio do templo) e as outras duas diz respeito igreja(com relao ao sinal da sua vinda e a consumao dos sculos);
155

EVANGELHOS - MATEUS
a. Viro muitos enganadores vs.4 a 5
No para a Igreja, para Israel, para os Judeus; Israel que est esperando o Cristo, ns no; Estamos esperando Cristo glorificado com os olhos como o sol ao meio dia, como chamas de fogo; difcil algum enganar um crente dizendo-se Jesus (com aparelhos nos dentes e de lente de contato);

b. Guerra, fome e terremoto vs.6 a 7


Tem acontecido guerras e isso se cumpriu vrias vezes; As guerras aqui se referem a todas as guerras que ocorreram nesses dois mil anos; Elas so tipificadas pelo cavalo vermelho de Apocalipse 6:3-4. Como acontece com o cavaleiros de apocalipse 6 a seqncia da guerra fome e morte. Os terremotos tambm se referem aos terremotos que 156 tm havido nesses dois mil anos.

EVANGELHOS - MATEUS
c. Perseguio e tribulao vs.8 a 13
A perseguio mencionada aqui se refere aos discpulos que no princpio eram todos judeus Eles foram mortos em todas as naes para onde foram; Os Judeus podem dizer com clareza que so um povo, uma nao atribulada; O fato dos Judeus ter matado a Jesus, levou a Igreja catlica os perseguir; A perseverana para salvao mencionada no verso 13 no se refere a salvao do inferno. Refere-se antes a salvao da tribulao e da qualificao para o reino;

d. O evangelho do reino ser pregado vs.14


Parece-nos que o evangelho do reino ser pregado pelos Judeus; Apocalipse fala dos 144 mil Judeus sero salvos e pregaro o evangelho do reino no final de tudo e isso ser na ltima semana; A nfase do evangelho da graa est no perdo dos pecados, na redeno de Deus e na vida eterna; enquanto a nfase do evangelho do reino est no governo; 157

EVANGELHOS - MATEUS
e. A grande tribulao vs.15 a 22 e 29
Dn.11:30-31; O abominvel da desolao deve se referir a um dolo (Dt. 29: 17); Essa profecia de Daniel se cumpriu uma vez e se cumprir novamente; Houve um sujeito chamado Antoco Epifnio. Era o prprio anticristo, era demonaco; Reinou e perseguiu os Judeus; Um dia entrou no templo, sentou nos Santos dos Santos como sendo Deus e sacrificou um porco. Segundo a bblia na tem nada mais impuro que um porco; O anticristo vir e entrar no templo e vai se colocar ali como sendo Deus; Esta a abominao desoladora; Por isso que ouvimos falar da necessidade de se reconstruir o templo. 158 Para que se cumpra a profecia;

EVANGELHOS - MATEUS
e. A grande tribulao vs.15 a 22 e 29(cont...)
Nos versos 16 a 28 temos as circunstncias a respeito da tribulao que os Judeus vo ter; A grande tribulao tem um lado que o anticristo vai perseguir a igreja e os judeus. Esta a tribulao provocada pelo diabo; Depois a grande tribulao ser o juzo de Deus e tudo isso acontecer num perodo de sete anos; Na segunda parte dos sete anos a Bblia fala que os poderes dos cu sero abalados(vs. 29 em diante); A revista Veja publicou uma reportagem h um tempo atrs sobre a possibilidade de um meteoro cair sobre a terra (previso feita pela Nasa); Uma esfera de 15 km. de dimetro cairia e alguns pedaos se soltariam, pegariam fogo, e teriam incndio sobre muitos lugares; A parte maior caindo no mar gera um impacto to grande que gerariam ondas imensas destruindo todas as cidades costeiras de todos os159 continentes;

EVANGELHOS - MATEUS
e. A grande tribulao vs.15 a 22 e 29(cont...)
A terra ir tremer e os vulces se erupcionaro gerando uma nuvem de gs carbnico to violento que vai tampar a luz do sol; No significa que literalmente o sol vai se apagar, mas que algo vai acontecer que impedindo a luz do sol de entrar; No havendo sol no haver plantao e nem colheita; A inflao ser to violenta que o dinheiro no ter valor; S comida ter valor; Esta inflao descomunal vai desestabilizar todo tipo de governo. As naes sero abaladas; neste contexto que Jesus vai voltar. 160 Um tero da terra morrer;

EVANGELHOS - MATEUS
2. Qual ser o sinal da sua vinda? (2 pergunta):
Os versculos 29 a 31 respondem a segunda pergunta dos discpulos: "quais sero os sinal da segunda vinda?" A volta de Jesus no secreta. O arrebatamento secreto

a. Sinais no cu -29 a 31
Depois da tribulao ainda haver sinais no cu e s ento o Senhor vir. Haver no cu o sinal do Filho do homem. No sabemos como ser esse sinal, mas ser algo inequvoco e sobrenatural anunciando a vinda do Senhor;

b. Logo em seguida tribulao -29


O verso 29 diz que a volta do Senhor ser depois da tribulao 161 daqueles dias.

EVANGELHOS - MATEUS
MATEUS 24:32-33
Qual ser o sinal da consumao dos sculos( a 3 pergunta)
A partir do verso 32 tudo se refere igreja;

A figueira representa Israel vs. 32 e 33


Jr. 24: 2-8 (Israel a figueira); Israel h 50 anos atrs no existia; Israel deixou de existir por motivos de guerra e tornou-se a nica nao sem povo e sem lngua; Os Israelitas se espalharam pelo mundo; Quando seus ramos se renovam e suas folhas brotam sabeis que est prximo o vero; Quando vermos a figueira florescendo e dando fruto, aproxima162 se o fim;

EVANGELHOS - MATEUS
A figueira representa Israel vs. 32 e 33(cont...)
Israel um sinal para ns. Lc. 21:29, 30, 24; Gentio: quem no era Judeu; At 1967 Jerusalm era pisada pelos gentios; Em 1967 aconteceu a guerra dos seis dias onde Israel derrotou os srios, os egpcios, os jordanianos (os rabes de um modo geral) e conquistou Jerusalm; Podemos dizer que os gentios pisaro Jerusalm at que se completem os tempos; Precisamos olhar para Israel pois Israel a figueira que sinaliza a mudana dos tempos; O inverno significa o tempo de sequido e tribulao. Foram quase dois mil anos de um longo inverno, mas agora vemos os brotos e as folhas;
163

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DAS DEZ VIRGENS CAP. 25:1 A 13
As 10 virgens se referem aos cristos e o noivo Jesus; A parbola fala do tempo da volta de Jesus; quando o noivo vir buscar a noiva; Portanto a nfase o reino e no a salvao; Essa parbola no enfatiza o aspecto corporativo, mas individual; O senhor tem uma noiva e no dez noivas; Cada virgem aponta para um crente individualmente;

1. O significado do nmero 10:


A perfeio e plenitude humana(Ex.: 10 mandamentos, 10 dedos do p e da mo); Portanto o fato de serem dez aponta para todos os cristos de todas as 164 pocas;

EVANGELHOS - MATEUS
2. Quem so a virgens:
As virgens representam aqueles que foram recriados em Cristo; A Bblia jamais usa a expresso virgem para se referir ao mpio pecaminoso. O texto, porm fala de duas classes de virgens; as nscias e as prudentes; Muitos comentaristas tomam as virgens nscias como no salvos. Mas cremos que elas eram crentes pelos seguintes motivos: As cinco eram virgens. Esta questo nunca colocada em dvida; H luz nas suas lmpadas (que representa o Esprito santo dentre delas); Todas foram encontrar-se com o noivo. O incrdulo nunca ir ao encontro do Noivo, como um bandido nunca vai ao encontro da polcia; H leo nas lmpadas ainda que no tenha sobrando nas vasilhas. O leo aponta para o Esprito Santo;
165

EVANGELHOS - MATEUS
- 2. Quem so a virgens:(cont...)
Todas as dez estavam dormindo. Dormir aqui deve significar estar morto. Se assim for as dez ressuscitaram. O mpio s ressuscitar no fim dos mil anos; As cinco prudentes vo com o noivo, depois as nscias tambm vo (v. 11). Todas so levadas, mas ss as cinco prudentes entram para a festa; A diferena entre as virgens recai sobre a conduta e no sobre a natureza; A nica diferena se so nscias ou prudentes e no se so falsas ou verdadeiras; A demora do noivo foi o grande teste; Se o noivo no tivesse demorado no faltaria azeite e todas entrariam; As virgens nscias so virgens do comeo at o fim; Sabemos quer a salvao no tem fim. Aquele que nasceu de novo, nasceu para sempre; No verso 9 se diz que o azeite comprado. Se fosse salvao deveria ser de graa;
Para o mpio uma questo de pedir, pois a salvao de graa; S o crente pode comprar o azeite; Se as cinco nscias so descrentes ento as prudentes pecaram no querendo ajuda-las; O Senhor mandou vigiar indicando que a parbola para crentes.

166

EVANGELHOS - MATEUS
3. As Lmpadas
Todas as dez virgens tinham lmpadas. Na Bblia "lmpada" pode significar pelo menos quatro coisas: A palavra de Deus -SI. 119:105; A palavra da profecia -2 Pe. 1: 19; O testemunho do crente -Mt. 5: 14-16; O esprito humano -Pv. 20:27; Pela simples lgica podemos concluir que as Lmpadas tinham a funo de ter luz e conter o azeite e deve, portanto apontar para o esprito humano; Espiritualmente estvamos mortos, separados de Deus; O nosso esprito foi recriado no novo nascimento; Ter a lmpada acesa ser salvo, ter nascido de novo; Todas as dez virgens tinham as lmpadas acesas, eram salvas; 167 portanto essa parbola foi escrita para crentes;

EVANGELHOS - MATEUS
4. A diferena entre as virgens:
A primeira diferena que cinco delas eram nscias e cinco prudentes; A palavra nscia significa ser insensato, tolo ou imprudente; A palavra usada para nscio a mesma usada por Jesus em Mateus 7:24-27 para descrever aquele que edifica a sua casa sobre a areia; Esta palavra para crente, pois o descrente no est edificando nada; Edificar sobre a rocha ouvir a Palavra pratic-la; Quando praticamos a palavra: vem a chuva, os rios transbordam, o vento sopra, mas a casa no desmorona...; inevitvel, necessrio que tudo isso acontea para provar o que estamos edificando; Quem ouve a palavra e no a pratica crente, salvo, mas nscio, insensato e est construindo a sua casa na areia;
168

EVANGELHOS - MATEUS
-4. A diferena entre as virgens:(cont...)
Por que tem casamentos desmoronando? Porque no estavam construdos na rocha! S abalado o que abalvel, mas o que est firme permanece mesmo diante das crises e no significa que no teremos crises... 1 Co.3:12-15(insensato o que edificou madeira,palha e feno); Os nscios sofrero dano (disciplina); 1 Co.5:1,4,5(Exemplo de algum na igreja que foi salvo, mas foi entregue ao diabo); Ser nscio andar segundo as prprias idias e no segundo a Palavra de Deus (Pv. 9: 10); Devemos tomar cuidado com pessoas cheias de opinies e discordncias da bblia; A segunda diferena entre as virgens que as cinco prudentes tinham 169 azeite sobrando na vasilha e as nscias no(vs.3).

EVANGELHOS - MATEUS
5. O azeite nas vasilhas:
O leo nas lmpadas fala do Esprito Santo no interior do crente, Ez. 36:26-27(novo nascimento); Ef. 1: 13(Quando recebemos a Jesus o Esprito Santo passa a morar em ns); Pv. 20:27(O esprito recriado do homem ter a lmpada acesa, viva); Rm 8:9; 1 Co.3:16; 1 Co.6:19; Ter a lmpada acesa ser nascido de Deus e ter azeite sobrando na vasilha ser cheio do esprito; ter leo adicional, ser transbordante: Ser cheio uma questo de busca constante depois de receber o Esprito na regenerao; O crente que no cheio do Esprito um crente insensato, nscio; No difcil notar quem est cheio ou no. Ex.: Espuma molhada ou cheia de poeira;
170

EVANGELHOS - MATEUS
5. O azeite nas vasilhas:(cont...)
O Senhor est interessado se temos leo extra, ou seja, se somos cheios do Esprito; Muitos acham que preciso ser cheio do Esprito para pregar, ser missionrio, ser pastor; Precisamos ser cheios do Esprito pra tudo: Ser pais, ser filhos, para sermos casados; Muitos acham que precisam de curso de casais para ser melhores esposas e maridos; Ningum pode ensinar a ser bom em nada. necessrio ser cheio do Esprito; O azeite do Esprito demonicida, no d espao para o diabo agir, destri...; As virgens nscias eram crentes, talvez iam aos cultos, s clulas, mas no eram cheias do Esprito; Quando somos cheios do Esprito tudo funciona: crianas, aconselhamento( no s dar conselhos); No h desculpas para no ser cheio do Esprito(falta de tempo: orar enquanto dirige, enquanto amamenta) Ef.5:18-21; O novo nascimento de graa, mas o ser cheio do Esprito tem um preo a ser pago.
171

EVANGELHOS - MATEUS
6 .As virgens adormeceram:
A demora do Senhor foi o grande teste para as virgens; Na Palavra de Deus dormir tem dois significados: Apostatar-se, desviar-se do caminho -Rm. 13:11-14 e 1 Ts. 5:6 Morte fsica - 1Ts. 4:13 e Jo. 11:11-14. Nessa parbola o sono no pode significar apostasia por quatro motivos: As virgens prudentes tambm dormiram; As virgens prudentes no foram afetadas pelo sono; O Senhor no as repreende pelo sono, mas ignora o fato; O ponto central da parbola o verso 13 que fala de vigiar e aqueles que se desviam no esto vigiando; Por isso podemos afirmar que o sono aqui aponta para a morte fsica; " meia noite ouviu-se um grito", esta a voz do arcanjo ou o soar da ltima trombeta (I Ts. 4:16,17 e I Cor. 15:52-58); Todas as virgens, os que morreram em cristo(prudentes e insensatos), se levantaram, 172 ressuscitaram;

EVANGELHOS - MATEUS
7. A compra do azeite:
Nos verso 8 e 9 vemos que o azeite deveria ser comprado; O dom do Esprito pode ser dado pela imposio de mos (At. 8: 17, 19:6, I Tm. 4: 14 e 11 Tm. I :6), mas o ser cheio do Esprito no pode ser transferido. A salvao de graa, mas existem coisas na palavra de Deus que precisam ser compradas: O poder para ministrar com vida -2 Cor. 4: 8-11(O preo da uno morte:jejum, resistncias espirituais. Ex.:seminarista para ler a palavra); Colrio, vestiduras espirituais e ouro da glria de Deus -Ap. 3: 18(ouro: natureza de Deus - ama, perdoa, d a 2chance/vestes brancas: ser livre do pecado/colrio:o preo para se ter revelao:separar, jejuar, estudar, pesquisar); A sabedoria e o conhecimento -Pv. 23 :23(Conhecimento fruto de trabalho. necessrio pagar um preo: ler, ruminar, pesquisar, investir em leitura, etc. Ex.: Alusioinvestimento em tempo); Muitos de ns no temos tido porque no temos disposio de pagar;
173

EVANGELHOS - MATEUS
8. A festa das bodas:
Ap. 19:7-9; logo depois que o Senhor vem e os crentes ressuscitam; Gl. 3:24- A primeira roupa espiritual que recebemos nos habilita a entrar no cu. Ganhamos de presente. a salvao; A segunda roupa somos ns que costuramos (Ap.19:8). So os atos de justia dos santos; Esta a roupa de gala para a festa das bodas; As virgens nscias no entraram na festa; Alm de ter a roupa de gala, tem que ter azeite sobrando, ou seja, ser cheio do Esprito. No basta ser ntegro preciso ser 174 cheio;

EVANGELHOS - MATEUS
9. No vos conheo:
No grego existem duas palavras traduzidas como "conhecer" em portugus "oida" e "gnosko". "Gnosko" o conhecimento objetivo(Deus conhece tudo e todos); "oida" traduzida em muitos lugares como aprovar, aplaudir ou recomendar: Jo. 1 :26 e 31- Jesus era conhecido entre os Judeus(como filho do carpinteiro e muito mais pelo seu primo Joo, mas no como filho de Deus); Jo. 8: 19- um conhecer profundo; 1Sm: 3 :1,7- Samuel conhecia o Senhor objetivamente, mas no o conhecia na experincia; Mt. 25:12- Jesus sabia quem eram as virgens, mas no as conhecia; o segundo conhecer que importante; Conhecer Deus nos garante salvao, mas ser conhecido por Deus nos abre a porta do galardo; I Cor. 8:3 diz que o Senhor conhece aqueles que o amam; Naquele dia quando o arcanjo gritar: eis o noivo voc tem que ter azeite sobrando na sua botija, na sua vida. A nfase desta parbola estar vigilante, estar pronto, ser qualificado, ser conhecido por Deus para estar diante dele naquele dia (arrebatamento). 175

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
Esta parbola para crentes (filhos e servos); Para com o Pai somos filhos, mas para com Senhor somos servos; No grego a palavra servo escravo. Algum que foi comprado e no contratado (no pode ser despedido). Ex.: Lder de clula Fomos comprados por alto preo; Pela f nos tornamos filhos, mas pelas obras nos tornamos servo; Pela graa somos filhos; O relacionamento com o Pai para salvao. O relacionamento com o Senhor para obras; recompensa (um relacionamento de responsabilidade);

1-PARBOLA-VIRGENS - Trata do nosso relacionamento com o Senhor:


Filhos -Amor.

2-PARBOLA-TALENTOS-Trata do prestarmos contas ao Senhor:


Servos-Fidelidade.
176

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30 Vs.14: Jesus o homem que se ausentou:
Servos (escravos)- crentes; Confiou os bens (Deus s confia bens para crentes).

Vs.15: O que so os bens?- so os talentos, dons (espirituais), pertencem a Jesus:


1- S crentes possuem talentos espirituais; 2- No dado indiscriminadamente ( de acordo com a capacidade de cada um); 3- pode ser aumentado, multiplicar o talento, reproduzir voc em outros (lder gera lder); 4- O talento natural tem seu limite.Ex: msico; 5- O talento espiritual pode ser aumentado indefinidamente, pois o depsito de Deus no tem limite; 6- Pelo contrrio, quanto mais gasta, mais aumenta e se multiplica; 7- pode ser pego de volta-(o Senhor vai requerer os talentos que tem nos dado); 8- pode ser enterrado, no usado; 177

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
QUAL GANHAR RECOMPENSA MAIOR? O DE 5 TALENTOS OU O DE 2?
Ganharo igualmente-Deus olha a fidelidade (%); H diferena de potencial, Deus justo; Julgamento segundo o que voc recebeu; Todos receberam pelo menos um talento, e tero que prestar conta dele;

A GRANDE NFASE DA PARBOLA SOBRE O DE 01(UM) TALENTO:


Normalmente os menos talentosos so mais infiis (maioria da igreja)- porque?
Acham seu talento insignificante, acham que nada acrescentam. Ex.: anfitrio, servo... Importante no o valor do seu talento, mas sim sua fidelidade; Deus no lha o tamanho do que fazemos, mas olha o tamanho da nossa fidelidade; Enterrou na terra: O poder e a influncia que o mundo exerce sobre os nossos talentos; No conhecer (OIDO) a Deus, falta intimidade para com aquele que deu o talento (v24tinha uma imagem errada de Deus). Deus nunca vai cobrar o que ele no nos deu; Ter uma imagem apropriada de Deus essencial para o nosso crescimento; Aquele servo teve medo de Deus; 178 Como tem sido sua imagem de Deus;

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
A 1 parbola- VIRGENS- Trata do ser cheio do Esprito, do arrebatamento. A 2 parbola -TALENTOS- Trata do dons do Esprito, do julgamento dos crentes.
Senhor no mandou negociar, o negociar uma questo de perceber o corao de Deus(a inteno do Senhor);

Vs.20a30- O FINAL ASSUSTA E MUITOS ACHAM QUE O DE 1 TALENTO NO CRENTE;

179

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
PORQUE CRENTE?
1- servo ( crente); 2- infiel mais no falso (laranja ruim mas no de plstico); 3-O Senhor distribuiu talentos para os servos (p/ ser servo tem que ser comprado); 4-Se ele no crente, ento os mpios sero recompensados; 5-O Senhor no distribui seus bens para os incrdulos; 6- julgado pelas obras e no pela f (a salvao de graa e no por obras); 7-O julgamento dos incrdulos ser separado dos crentes.(os trs aqui foram julgados juntos.); 8-Deus no cobraria coisas espirituais de incrdulos.
S no grupo familiar possvel usar o talento. (dons de misericrdia, socorros, profecia, lnguas, etc.); No estar no grupo pode ser fatal;
180

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
Final - foi chamado de servo intil publicamente:
No tribunal de Cristo ELE (DEUS) vai dizer publicamente: servo bom para uns e servo intil para outros;

V.30- lanar para fora nas trevas:


no ser lanado no inferno; ser lanado para fora da glria da presena do trono de Deus; No sero todos que iro diretamente para a presena do Senhor, tem que estar vestido com as roupas das bodas; Ser lanado fora no participar da glria do milnio;

Choro e ranger de dentes:


Profundo arrependimento de tudo que podia fazer e no fez e etc;
181

EVANGELHOS - MATEUS
A PARBOLA DOS TALENTOS -25: 14 A 30
1CO3:12-15- Temos que fazer obras para Deus, mas tem que ser obras de :
Ouro-Obras feitas no poder de Deus; Prata- Obras com base na redeno, confiadas no sangue de Jesus; Pedras preciosas - Obras no poder do esprito;

Madeira, feno e a palha so obras feitas na carne, s/ depender de Deus.


Palha s tem volume; Feno s volume e aparncia; Madeira - parece consistente, mas no suporta o fogo;
S o que vem do fogo suporta o fogo; Nossas obras tm que vir pelo fogo do esprito; No simplesmente fazer algo para Deus, mas fazer pelo fogo de Deus; Temos que sonhar e ter temor para o dia do Senhor; Aqui o pouco, apenas o treinamento para aquele dia, por isso que Deus nos pe para trabalhar. (quem no for treinado aqui no estar apto para trabalhar l);
182 SEJA UMA VIRGEM PREPARADA, DESENVOLVA O SEU TALENTO!!!

Potrebbero piacerti anche