Sei sulla pagina 1di 90

Cavidade Oral Faringe Esfago Estmago Intestino Delgado Intestino Grosso Reto nus Orgos acessrios: glndulas salivares,

pncreas, fgado e vescula biliar.

1)

Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substncias alimentares, que asseguram a manuteno de seus processos vitais. Transformao mecnica e qumica das macromolculas alimentares ingeridas (protenas, carboidratos, etc.) em molculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. Transporte de alimentos digeridos, gua e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangneos da mucosa do intestino. Eliminao de resduos alimentares no digeridos e no absorvidos juntamente com restos de clulas descamadas da parte do trato gastrointestinal e substncias secretadas na luz do intestino.

2)

3)

4)

Mastigao: Desintegrao parcial dos alimentos, processo mecnico e qumico. Deglutio: Conduo dos alimentos atravs da faringe para o esfago. Ingesto: Introduo do alimento no estmago. Digesto: Desdobramento do alimento em molculas mais simples. Absoro: Processo realizado pelos intestinos. Defecao: Eliminao de substncias no digeridas do trato gastrointestinal.

O Trato Gastrointestinal Alto inicia na cavidade oral e termina na flexura duodenojejunal (ngulo de Treitz). O Trato Gastroinstestinal Baixo inicia no jejuno e termina no nus.

cercada pela frente e pelos lados pelas superfcies internas dos dentes superiores e inferiores; O teto da cavidade formado pelo palato duro e pelo palato mole; Na poro mediana e posterior do palato se encontra a vula; A poro principal do assoalho formada pela lngua.

A cavidade oral conecta-se posteriormente com a Faringe. MACETE: F vem antes de L = Faringe primeiro, Laringe depois. Possui alguns rgos acessrios que auxiliam na sua funo: glndulas salivares ; Produo de saliva = mistura-se a comida j triturada para dissolv-la facilitao da digesto / deglutio voluntria. Os dentes e a lngua tambm ajudam as glndulas salivares, atravs de movimentos coordenados, na mastigao;

A saliva composta de 99,5% de gua e 0,5% de solutos ou sais e certas enzimas digestivas. Cerca de 1.000 a 1.500 ml so secretados diariamente pelas glndulas salivares; Glndulas salivares especficas secretam um lquido espessado contendo muco. Esse lquido lubrifica a comida mastigada para que esta seja transformada num bolo, a fim de ser deglutida; Alm disso, a saliva tambm contm a enzima chamada amilase que inicia a quebra de carboidratos; As trs principais glndulas salivares so: partidas, submandibulares e sublinguais.

um canal de aproximadamente 12cm de comprimento; dividida em 3 partes de acordo com sua localizao: nasofaringe do septo nasal ao palato mole; orofaringe do palato mole at a epiglote; laringofaringe da epiglote at a borda inferior da laringe ou cricide;

A faringe se situa posteriormente a laringe e a epiglote uma cartilagem que se abaixa para cobrir a laringe durante a deglutio sistema porta.

Suas paredes so bem espessas devido ao volume de msculos que a reveste externamente; Por dentro formada por mucosa farngea, um epitlio liso, que facilita a passagem rpida do alimento;

Atravs da deglutio (que o ato de engolir / transporte ) o bolo alimentar conduzido at o esfago em segundos; A vula tambm possui funo = impossibilita a passagem da comida para o septo nasal e auxilia na fontica.

um tubo fibro-msculo-mucoso que se estende da faringe at o estmago; Possui aproximadamente 25 cm de comprimento; Se localiza posteriormente a traquia, anteriormente a coluna vertebral, passa atravs do msculo diafragma (divide a poro torcica da poro abdominal) pelo hiato esofgico e desemboca no estmago.

A presena do alimento estimula atividades peristlticas conduo at o estmago; As contraes so repetidas em ondas que empurram o alimento. Slidos levam em torno de 8 segundos para chegar, e substncias moles e lquidos levam 2 segundos; Ocasionalmente, o refluxo do contedo do estmago para o interior do esfago causa azia. A sensao de queimao um resultado da alta acidez do contedo estomacal;

O refluxo gastresofgico se d quando o esfncter no se fecha adequadamente aps o alimento ter entrado no estmago, o contedo pode refluir para a parte inferior do esfago.

O esfago formado por trs pores:


Poro Cervical: poro que est em contato ntimo com a traquia. Poro Torcica: a poro mais importante, passa por trs do brnquio esquerdo (entre a traquia e a coluna vertebral).

Poro Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fgado, formando nele a impresso esofgica.

Ento, o esfago inicia na cartilagem cricide (c6) e termina na T11.

Carcinoma

Estenose da juno esfago gstrica

Situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anterior ao pncreas, superior ao duodeno e a esquerda do fgado; Parcialmente coberto pelas costelas; a poro mais dilatada do tubo digestrio em virtude dos alimentos permanecerem por mais tempo; praticamente um reservatrio entre o esfago e o estmago.

A forma e posio do estmago so muito variadas de pessoa para pessoa. O diafragma o empurra para baixo, a cada inspirao, e o puxa para cima, a cada expirao e por isso no pode ser descrita como tpica;
O estmago divido em 4 reas (regies) principais: crdia, fundo (poro superior esquerda), corpo (poro maior e central) e piloro (poro estreitada na regio final); Tambm possui duas margens: uma de grande curvatura e outra de menor curvatura.

Para impedir o refluxo do alimento para o esfago, existe uma vlvula (orifcio de entrada do estmago stio crdico ou orifcio esofgico inferior); A crdia fica situada logo acima da curvatura menor do estmago. assim denominada por estar prximo ao corao. Para impedir que o bolo alimentar passe ao intestino delgado prematuramente, o estmago dotado de uma poderosa vlvula muscular, um esfncter chamado piloro (orifcio de sada do estmago - stio pilrico);

Pouco antes da vlvula pilrica encontramos uma poro denominada antro-pilrica.

Digesto do alimento;

Secreo do suco gstrico que inclui enzimas digestrias e cido hidroclordrico como substncias mais importantes; Secreo de hormnio gstrico e fator intrnseco;
Regulao do padro no qual o alimento parcialmente digerido e entregue ao intestino delgado; Absoro de pequenas quantidades de gua e substncias dissolvidas.

As tnicas do estmago: o estmago compe-se de quatro tnicas; serosa (o peritnio), muscular (muito desenvolvida), submucosa (tecido conjuntivo) e mucosa (que secreta o suco gstrico); Quando est cheio de alimento, o estmago torna-se ovide ou arredondado. O estmago tem movimentos peristlticos que asseguram sua homogeneizao. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao.

A mucosa gstrica recoberta por uma camada de muco, que a protege da agresso do suco gstrico, bastante corrosivo; Apesar de estarem protegidas por essa densa camada de muco, as clulas da mucosa estomacal so continuamente lesadas e mortas pela ao do suco gstrico. Por isso, a mucosa est sempre sendo regenerada;
A mucosa gstrica produz tambm o fator intrnseco, necessrio absoro da vitamina B12; O bolo alimentar, ao se misturar ao suco gstrico, auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal, transforma-se em uma massa cremosa acidificada e semilquida, o quimo.

A- Esfago distal B- Juno esofagogstrica C- Pequena curvatura do estmago D- Incisura angular E- Poro pilrica F- Esfncter pilrico G- Bulbo duodenal H- Duodeno descendente I- Corpo do estmago J- Grande curvatura do estmago K- Pregas ou rugas gstricas L- Fundo gstrico

A principal parte da digesto ocorre no intestino delgado, que se estende do piloro at a juno ilioclica (ileocecal), que se rene com o intestino grosso; Os principais eventos da digesto e absoro ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura especialmente adaptada para essa funo; Sua extenso fornece grande rea de superfcie para a digesto e absoro, sendo ainda muito aumentada pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades.

Seu tamanho quando retirado pode variar entre 5 e 8 metros;

O intestino delgado, que consiste em duodeno, jejuno e leo;


O jejuno e o leo so partes difceis de se dividir, por tanto podem ser chamados de jejunoleo.

O duodeno a primeira poro do intestino delgado; Recebe esse nome por ter o comprimento de praticamente 12 dedos (25cm);

a nica poro fixa, menor e mais larga, e apresenta 4 partes:


1) Parte Superior ou 1 poro - origina-se no piloro e estende-se at o colo da vescula biliar BULBO DUODENAL; 2) Parte Descendente ou 2 poro - contm os ductos coldoco (vescula biliar e fgado)e pancretico; 3) Parte Horizontal ou 3 poro; 4) Parte Ascendente ou 4 poro que forma a flexura duodenojejunal (ngulo de Treitz)

No duodeno ocorre a maior parte da absoro (nas primeiras pores do jejuno tambm);
No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar; A bile responsvel pela quebra de gordura assim como a pepsina do suco gstrico quebra as protenas;

O suco pancretico, produzido pelo pncreas, contm gua, enzimas e grandes quantidades de bicarbonato de sdio. Sua secreo digestiva responsvel pela hidrlise da maioria das molculas de alimento, como carboidratos, protenas, gorduras e cidos nuclicos.

01. (UFRO) Os itens abaixo, que relacionam diferentes estruturas do sistema digestivo com suas respectivas funes, esto corretos, exceto:

a) dentes mastigao e triturao b) lngua deglutio e paladar c) intestino digesto e absoro d) estmago produo de bile e) esfago conduo do alimento da faringe ao estmago

02. (UFRS) A extrao do estmago de um mamfero prejudicar principalmente a digesto: a) do amido b) das gorduras c) das protenas d) da sacarose e) da maltose

3. Conceitue sistema digestivo. 4. Cite os rgos que compem o tubo digestivo. 5. Cite as glndulas anexas ao sistema digestivo. 6. Cite as glndulas salivares maiores e suas localizaes. 7. Fale sobre a funo da saliva. 8. Identifique o grupo de dentes: 42 31 53 48 62

Fazem parte do intestino delgado; No possuem limite ntido, sendo descritos em conjunto; Incio: flexura duodenojejunal; Trmino: Juno leocecal;

O jejuno e o leo so bastante mveis;


So estruturas peritonizadas; So responsveis pela maior parte da absoro dos nutrientes; Possuem 4 camadas: muscosa, submucosa, muscular e serosa.

Jejuno: mais largo (aproximadamente 4 centmetros), sua parede mais espessa, mais vascularizada e de cor mais forte que o leo, possui pregas circulares mais altas que as do leo. leo: mais estreito e suas tnicas so mais finas e menos vascularizadas que o jejuno, pregas menores e ausentes em algumas regies Na radiografia podem ser diferenciados tanto pela localizao como por sua aparncia( contrastado com brio).

Digesto qumica e mecnica: Maior parte da digesto e absoro. Ocorre principalmente no duodeno e jejuno. Peristalse:contraes ondulatrias propulsoras do alimento (o sulfato de brio leva 2 3 horas para percorrer o trajeto do estmago vlvula ileocecal). Segmentao rtimica: contraes localizadas nas regies que contm o alimento. Torna mais efetivas a digesto e reabsoro dos nutrientes selecionados

O intestino grosso comea imediatamente lateral vlvula ileocecal; Constitudo de 4 partes: ceco, clons, reto e canal anal; O segmento terminal do intestino grosso o reto cuja poro distal contem o canal anal que termina no nus;

Parte proximal do intestino grosso; um grande fundo cego localizado inferiormente vlvula ileocecal; O apndice um tubo longo, estreito, que se estende a partir do ceco; O ceco a poro mais larga do intestino grosso.

Clon: 4 partes e 2 flexuras


Clon ascendente Clon transverso Clon descendente Clon sigmide Flexura clica direita (heptica) Flexura clica esquerda (esplnica)

1. Ceco (Apndice)

2. Clon Ascendente 3. Flexura Heptico 4. Clon Transverso 5. Flexura Esplnico 6. Clon Descendente 7. Clon Sigmide 8. Reto 9. Artria Mesentrica Superior 9. Artria Mesentrica Inferior

6 8 7 9

O reto estende-se a partir do clon sigmide at o nus; A poro distal do intestino grosso uma constrio que forma o canal retal que termina numa abertura para o exterior denominada nus; O reto segue intimamente a curva sacrococcgea; Ampola retal uma poro dilatada do reto.

Divertculos

Metabolismo dos carboidratos, protenas, gordura, hormnios e produtos qumicos (ex:antibiticos);

Formao de bile;
Armazenamento de vitaminas e de ferro; Formao de fatores de coagulao.

O fgado a maior glndula do organismo, e tambm a mais volumosa vscera abdominal;


Sua localizao na regio superior do abdmen, logo abaixo do diafragma, ficando mais a direita, isto , normalmente 2/3 de seu volume esto a direita da linha mediana e 1/3 esquerda. Pesa cerca de 1,500g e responde por aproximadamente 1/40 do peso do corpo adulto; O fgado apresenta duas faces: diafragmtica e visceral; A face diafragmtica (ntero-superior) convexa e lisa e a face visceral (pstero-inferior) irregularmente cncava.

O fgado dividido em lobos. A face diafragmtica apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo, sendo o direito pelo menos duas vezes maior que o esquerdo. A diviso dos lobos estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordo fibroso resultante da obliterao da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fgado.

A face visceral subdividida em 4 lobos (direito, esquerdo, quadrado e caudado) pela presena de depresses em sua rea central, que no conjunto se compem formando um "H", com 2 ramos ntero-posteriores e um transversal que os une. Embora o lobo direito seja considerado por muitos anatomistas como incluindo o lobo quadrado (inferior) e o lobo caudado (posterior) com base na morfologia interna, os lobos quadrado e caudado pertencem mais apropriadamente ao lobo esquerdo.

Entre o lobo direito e o quadrado encontramos a vescula biliar e entre o lobo direito e o caudado, h um sulco que aloja a veia cava inferior. Entre os lobos caudado e quadrado, h uma fenda transversal: a porta do fgado (pedculo heptico), por onde passam a artria heptica, a veia porta, o ducto heptico comum, os nervos e os vasos linfticos.

Aparelho Excretor do Fgado - formado pelo ducto heptico, vescula biliar, ducto cstico e ducto coldoco;

O fgado um rgo vital, sendo essencial o funcionamento de pelo menos 1/3 dele - alm da bile que indispensval na digesto das gorduras - ele desempenha o importante papel de armazenador de glicose e, em menor escala, de ferro, cobre e vitaminas.

A vescula Biliar (7 10cm de comprimento) situa-se na fossa da vescula biliar na face visceral do fgado. Esta fossa situa-se na juno do lobo direito e do lobo quadrado do fgado. A relao da vescula biliar com o duodeno to ntima que a parte superior do duodeno normalmente manchada com bile no cadver. A vescula biliar tem capacidade para at 50ml de bile.

O Ducto Cstico (4cm de comprimento) liga a vescula biliar ao Ducto Heptico comum (unio do ducto heptico direito e esquerdo) formando o Ducto Coldoco. O comprimento varia de 5 a 15cm. O ducto coldoco desce posterior a parte superior do duodeno e situa-se na face posterior da cabea do pncreas. No lado esquerdo da parte descendente do duodeno, o ducto coldoco entra em contato com o ducto pancretico principal.

Clculos na V.B.

O pncreas produz atravs de uma secreo excrina o suco pancretico que entra no duodeno atravs dos ductos pancreticos, uma secreo endcrina produz glucagon e insulina que entram no sangue. O pncreas produz diariamente 1200 1500ml de suco pancretico; O pncreas achatado no sentido ntero-posterior, ele apresenta uma face anterior e outra posterior, com uma borda superior e inferior e sua localizao posterior ao estmago.

O comprimento varia de 12,5 a 15cm e seu peso na mulher de 14,95g e no homem 16,08g; O pncreas divide-se em cabea (aloja-se na curva do duodeno), colo, corpo (dividido em trs partes: anterior, posterior e inferior) e cauda;

Ducto Pancretico - O ducto pancretico principal comea na cauda do pncreas e corre para sua cabea, onde se curva inferiormente e est intimamente relacionada com o ducto coldoco. O ducto pancretico se une ao ducto coldoco (fgado e vescula biliar) e entra no duodeno como um ducto comum chamado ampola hepatopancretica.

O pncreas tem as seguintes funes:


Dissolver protenas (tripsina, quimotripsina,

carboxipeptidase e elastse); Dissolver triglicerdios nos adultos (lpase pancretica); Dissolver cido nuclicos (ribonuclease e desoxirribonuclease); Dissolver carboidrato (amilase pancretica);

Potrebbero piacerti anche