Sei sulla pagina 1di 23

Mitologia Grega

Uma viagem no mundo dos deuses


Componentes: Alria Almeida G. Leite Charles Nascimento Evelin dos Santos Arajo Sandra Regina Viana

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina: Materiais para o Ensino de Literatura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nvel de Ensino Ensino Fundamental II 9 ano

Componente Curricular Lngua Portuguesa/Literatura

Tema Mitologia Grega

Planejamento da Aula

Objetivo geral Conhecer os principais deuses gregos Objetivo especfico Conhecer os heris e sua importncia na mitologia grega. Durao das atividades 6 aulas de 50 minutos.

Estratgias e Recursos da Aula


Estratgias Apresentao PowerPoint com ilustraes para explicao dos conceitos abordados: Mito, Lendas, Mitologia, deuses. Discusso sobre o tema. Recursos Televiso e aparelho de DVD; Computador com projetor; Lpis ou caneta e papel.

Atividades e Avaliaes

Os alunos sero divididos em grupos, em dupla e individual; Caso necessrio poder haver prova ou no, dependendo do desenvolvimento e interesse da turma nos temas abordados; A participao nas aulas ir contabilizar na nota final.

Mito x Lendas x Mitologia


O que Mito? O que Lenda? O que Mitologia?


Grega Romana Egpcia Celta Nrdica Chinesa

Mitos

So narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenmenos da natureza que no eram compreendidos por eles. Os mitos utilizam muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heris. Todos estes componentes so misturados a fatos reais, caractersticas humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito transmitir conhecimento e explicar fatos que a cincia ainda no havia explicado.

Exemplos de mitos
O Minotauro uma figura mitolgica criada na Grcia Antiga. Com cabea e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginrio dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.

Medusa tinha poderes to extraordinrios que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para seus olhos. Personagem da mitologia grega, Medusa era uma das trs Grgonas. Temidas pelos homens e pelos deuses, as trs tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mos de bronze e asas de ouro. Perseu foi encarregado de matar Medusa.

Exemplos de mitos
Segundo a mitologia grega, Pgaso, o cavalo alado, nasceu do sangue da Medusa aps esta ter sido decapitada por Perseu. Ele era fruto de uma aventura amorosa de Poseidon, o deus das guas, com a monstruosa criatura - quando ela ainda era uma jovem e linda donzela - e serviu de montaria a Perseu em algumas de suas expedies, inclusive naquela em que o guerreiro libertou Andrmeda.

Hrcules era filho de Zeus e Alcmena, que era a esposa de Anfitrio. Para seduzi-la, Zeus assumiu a forma de Anfitrio enquanto este no estava em casa.

Lendas

So narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso h uma mistura de fatos reais com imaginrios. Misturam a histria e a fantasia. As lendas vo sendo contadas ao longo do tempo e modificadas atravs da imaginao do povo. Ao se tornarem conhecidas, so registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histrias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histrias que falam sobre a tradio de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Exemplos de Lendas

saci, iara,

lobisomem, curupira, caipora, holands voador, a caixa de Pandora, o cavaleiro sem cabea, o monstro do lago Ness.

Mitologia

o estudo dos mitos de uma cultura em particular creditados como verdadeiros e que constituem um sistema religioso ou de crenas especficas. Os mitos so, geralmente, histrias baseadas em tradies e lendas feitas para explicar o universo, a criao do mundo, fenmenos naturais e qualquer outra coisa a que explicaes simples no so atribuveis. Mas nem todos os mitos tm esse propsito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma fora sobrenatural ou uma divindade, mas alguns so apenas lendas passadas oralmente de gerao em gerao.

Incio Titnico

Mundo surgiu graas ao tit Cronus, depois derrotado por Zeus O mundo mitolgico grego tem incio com o casal Urano e Gaia. Urano (o cu) permanecia unido a Gaia (a terra) em um ato de reproduo constante. Dessa unio nasceram os tits, que no conseguiam sair do ventre de Gaia. Infeliz com os filhos aprisionados, Gaia ajudou um deles, Cronus, a castrar o pai. Com isso, Urano se separou de Gaia, uma metfora que simboliza o surgimento do mundo aps a separao entre o cu e a terra Cronus passou a reinar, mas, com medo de perder o poder, engolia os filhos que tinha com a tit Ria. Um deles, Zeus, escapou desse destino e resgatou os irmos. Zeus derrotou Cronus em uma grande batalha, que deu incio era dos deuses.

Saturno devorando seus filhos - Goya

O Mundo dos Mortos

Territrio de Hades tem regies celestiais e infernais Na mitologia, a alma dos mortos vai para o mundo subterrneo, governado por Hades. Para entrar, preciso pagar o barqueiro Caronte, que faz a travessia do rio Estige. Por isso os gregos enterravam os mortos com uma moeda. No submundo de Hades, o morto julgado por trs juzes. Os que viveram uma vida correta so premiados e seguem para uma regio chamada Campos Elseos, uma espcie de paraso, cheio de paisagens verdes e floridas. Mas o mundo subterrneo tambm tem regies sombrias... Os gregos que "aprontaram" na vida como mortal tm como destino o Trtaro. Equivalente ao inferno cristo, ele um poo profundo, quase sem fim, escuro, mido e frio

Quais so os principais deuses gregos?

Poseidon Hades Hera Zeus

Afrodite Hefesto Ares Apolo

Artemis Hermes Atena Apolo

Outros seres e personagens mitolgicos

Heris: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Como Hrcules, Aquiles, Perseu.

Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. Stiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

Centauros: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. Quimeras: mistura de leo, cabra e drago, soltavam fogo pelas ventas.

A Criao do Homem

Os homens foram criados por Prometeu (eram seres de barro, como bonequinhos). Querendo animar suas novas criaturas, Prometeu rouba o fogo celeste, dando vida e inteligncia (a luz) aos homens. Furioso, Zeus pune Prometeu, acorrentando-o ao monte Cucaso. Todos os dias, uma guia (ou um abutre) comia um pedao do fgado de Prometeu; ele, como era imortal, regenerava-se dia a dia, num ciclo sem fim.

Atividade em Grupo

Propor aos alunos que, em grupos de no mximo quatro integrantes, faam uma pesquisa na internet sobre os deuses gregos. Cada grupo ficar responsvel pela pesquisa sobre um dos deuses citados anteriormente. Seguindo o roteiro abaixo:

Como foi criado? Como era representado fisicamente? Quais eram as suas principais caractersticas emocionais? Tinha rivalidade com outros deuses? Quais? Exemplo de uma histria mitolgica contendo o deus grego do grupo.

Depois, os alunos devero montar uma apresentao e apresentar para a turma.

Atividade em Dupla

Os alunos iro assistir aos trailers dos filmes abaixo e, a partir disso, iro escolher um filme. A proposta que eles faam uma resenha descritiva do mesmo, de no mnimo 1 lauda.

Atividade Individual

Ser exibido o filme Percy Jackson e o Ladro de Raios do diretor Chris Columbus, produzido pela FOX em sala de aula. Logo em seguida, ser proposta a leitura do livro Percy Jackson e o Ladro de Raios, de Rick Riordan, publicado pela edita Intrnseca, que deu origem ao filme. Aps a leitura, ser solicitado que tracem um paralelo entre o livro e o filme, apontando semelhanas e diferenas entre eles. Trabalho dever ser feito individualmente, contendo de 1 a 3 laudas.

Durante o bimestre, alguns trechos sero lidos em classe para discusso. Dependendo do interesse da turma, poder haver avaliao sobre o assunto abordado.

Filmes e Seriados com tema em Mitologia

Livros de literatura infantojuvenil que abordam Mitologia

Referncias

Mundo Estranho http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-gregos Rick Riordan http://www.rickriordan.com.br/ Percy Jackson e os Olimpianos http://www.percyjackson.com.br/#/home Os Heris do Olimpo http://www.osheroisdoolimpo.com.br/ As Crnicas dos Kane http://www.ascronicasdoskane.com.br/ http://www.espiraistempo.com.br

Potrebbero piacerti anche