Sei sulla pagina 1di 26

JOSIETE LUCENA

DIREITO SADE

parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que tm como inspirao o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil foi reconhecido na Constituio Federal de 1988, antes o Estado apenas oferecia atendimento sade para trabalhadores com carteira assinada e suas famlias, as outras pessoas tinham acesso a estes servios como um favor e no como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado so repensadas e promover a sade de todos passa a ser seu dever:

DIREITO SADE

A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao. Constituio Federal de 1988, artigo 196.

DIREITO A SADE

Ter acesso ao conjunto de aes e servios necessrios para a promoo, a proteo e a recuperao da sua sade. Ter acesso gratuito aos medicamentos necessrios para tratar e restabelecer sua sade.

DIREITO A SADE

Ter acesso ao atendimento ambulatorial em tempo razovel para no prejudicar sua sade. Ter disposio mecanismos geis que facilitem a marcao de consultas ambulatoriais e exames, seja por telefone, meios eletrnicos ou pessoalmente.

DIREITO A SADE

Ter acesso a centrais de vagas ou a outro mecanismo que facilite a internao hospitalar, sempre que houver indicao, evitando que, no caso de doena ou gravidez, voc tenha que percorrer os estabelecimentos de sade procura de um leito.

DIREITO A SADE

Ter direito, em caso de risco de vida ou leso grave, a transporte e atendimento adequado em qualquer estabelecimento de sade capaz de receber o caso, independente de seus recursos financeiros. Se necessria, a transferncia somente poder ocorrer quando seu quadro de sade tiver estabilizado e houver segurana para voc.

DIREITO A SADE

Ser atendido, com ateno e respeito, de forma personalizada e com continuidade, em local e ambiente digno, limpo, seguro e adequado para o atendimento. Ser identificado e tratado pelo nome ou sobrenome e no por nmeros, cdigos ou de modo genrico, desrespeitoso ou preconceituoso.

DIREITO A SADE

Ser acompanhado por pessoa indicada por voc, se assim desejar, nas consultas, internaes, exames pr-natais, durante trabalho de parto e no parto. No caso das crianas, elas devem ter no pronturio a relao de pessoas que podero acompanh-las integralmente durante o perodo de internao.

DIREITO A SADE

Identificar as pessoas responsveis direta e indiretamente por sua assistncia, por meio de crachs visveis, legveis e que contenham o nome completo, a profisso e o cargo do profissional, assim como o nome da instituio.

DIREITO A SADE

Ter autonomia e liberdade para tomar as decises relacionadas sua sade e sua vida; consentir ou recusar, de forma livre, voluntria e com adequada informao prvia, procedimentos diagnsticos, teraputicos ou outros atos mdicos a serem realizados.

DIREITO A SADE

Se voc no estiver em condio de expressar sua vontade, apenas as intervenes de urgncia, necessrias para a preservao da vida ou preveno de leses irreparveis, podero ser realizadas sem que seja consultada sua famlia ou pessoa prxima de confiana. Se, antes, voc tiver manifestado por escrito sua vontade de aceitar ou recusar tratamento mdico, essa deciso dever ser respeitada.

DIREITO A SADE

Ter liberdade de escolha do servio ou profissional que prestar o atendimento em cada nvel do sistema de sade, respeitada a capacidade de atendimento de cada estabelecimento ou profissional.

DIREITO A SADE

Ter, se desejar, uma segunda opinio ou parecer de outro profissional ou servio sobre seu estado de sade ou sobre procedimentos recomendados, em qualquer fase do tratamento, podendo, inclusive, trocar de mdico, hospital ou instituio de sade.

DIREITO A SADE

Participar das reunies dos conselhos de sade; das plenrias das conferncias de sade; dos conselhos gestores das unidades e servios de sade e outras instncias de controle social que discutem ou deliberam sobre diretrizes e polticas de sade gerais e especficas.

DIREITO A SADE

Ter acesso a informaes claras e completas sobre os servios de sade existentes no seu municpio. Os dados devem incluir endereos, telefones, horrios de funcionamento, mecanismos de marcao de consultas, exames, cirurgias, profissionais, especialidades mdicas, equipamentos e aes disponveis, bem como as limitaes de cada servio.

DIREITO A SADE

Ter garantida a proteo de sua vida privada, o sigilo e a confidencialidade de todas as informaes sobre seu estado de sade, inclusive diagnstico, prognstico e tratamento, assim como todos os dados pessoais que o identifiquem, seja no armazenamento, registro e transmisso de informaes, inclusive sangue, tecidos e outras substncias que possam fornecer dados identificveis. O sigilo deve ser mantido at mesmo depois da morte. Excepcionalmente, poder ser quebrado aps sua expressa autorizao, por deciso judicial, ou diante de risco sade dos seus descendentes ou de terceiros.

DIREITO A SADE

Ser informado claramente sobre os critrios de escolha e seleo ou programao de pacientes, quando houver limitao de capacidade de atendimento do servio de sade. A prioridade deve ser baseada em critrios mdicos e de estado de sade, sendo vetado o privilgio, nas unidades do SUS, a usurios particulares ou conveniados de planos e seguros sade.

DIREITO A SADE

Receber informaes claras, objetivas, completas e compreensveis sobre seu estado de sade, hipteses diagnsticas, exames solicitados e realizados, tratamentos ou procedimentos propostos, inclusive seus benefcios e riscos, urgncia, durao e alternativas de soluo. Devem ser detalhados os possveis efeitos colaterais de medicamentos, exames e tratamentos a que ser submetido. Suas dvidas devem ser prontamente esclarecidas.

DIREITO A SADE

Ter anotado no pronturio, em qualquer circunstncia, todas as informaes relevantes sobre sua sade, de forma legvel, clara e precisa, incluindo medicaes com horrios e dosagens utilizadas, risco de alergias e outros efeitos colaterais, registro de quantidade e procedncia do sangue recebido, exames e procedimentos efetuados. Cpia do pronturio e quaisquer outras informaes sobre o tratamento devem estar disponveis, caso voc solicite.

DIREITO A SADE

Receber as receitas com o nome genrico dos medicamentos prescritos, datilografadas, digitadas ou escritas em letra legvel, sem a utilizao de cdigos ou abreviaturas, com o nome, assinatura do profissional e nmero de registro no rgo de controle e regulamentao da profisso.

DIREITO A SADE

Conhecer a procedncia do sangue e dos hemoderivados e poder verificar, antes de receb-los, o atestado de origem, sorologias efetuadas e prazo de validade. Ser prvia e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa, o que deve seguir rigorosamente as normas de experimentos com seres humanos no pas e ser aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa (CEP) do hospital ou instituio.

DIREITO A SADE

No ser discriminado nem sofrer restrio ou negao de atendimento, nas aes e servios de sade, em funo da idade, raa, gnero, orientao sexual, caractersticas genticas, condies sociais ou econmicas, convices culturais, polticas ou religiosas, do estado de sade ou da condio de portador de patologia, deficincia ou leso preexistente.

DIREITO A SADE

Ter um mecanismo eficaz de apresentar sugestes, reclamaes e denncias sobre prestao de servios de sade inadequados e cobranas ilegais, por meio de instrumentos apropriados, seja no sistema pblico, conveniado ou privado.

DIREITO A SADE

Recorrer aos rgos de classe e conselhos de fiscalizao profissional visando a denncia e posterior instaurao de processo ticodisciplinar diante de possvel erro, omisso ou negligncia de mdicos e demais profissionais de sade durante qualquer etapa do atendimento ou tratamento.

Potrebbero piacerti anche