Sei sulla pagina 1di 12

ENVENENAMENTO E INTOXICAES

Elaborado por: David,Lucas , Jhonathan e Peter Orientadora Professora Ana Paula Sala 16 Noturno

ENVENENAMENTO
Intoxicao grave causada por produtos nocivos ao organismo (drogas, gases, ervas venenosas, produtos qumicos, comidas diferentes, etc.) importante frisar que: Qualquer intoxicao tem como melhor socorro a preveno.

Procedimentos:
A-VENENOS INGERIDOS (lquidos)

-Provoque o vomito. -De o Antdoto Universal: 02 PARTES DE TORRADAS QUEIMADAS 01 PARTE DE LEITE DE MAGNESIA 01 PARTE DE CHA FORTE Procedimentos: -Mantenha a vitima agasalhada. -Respirao de Socorro (mtodo Sylvester). -Leve ao medico ou Hospital o recipiente com restos do veneno ou o rotulo. Ao ligar para o C.C.I. tenha todos os dados da ocorrncia: hora da ingesto, idade da vitima, como ela se encontra no momento e se possvel o nome do produto ingerido no se esquecer de caneta e um papel para anotar possveis condutas imediatas a serem feitas

Slidos (suspenso no ar ou por contato)


VENENOS ASPIRADOS -Palidez de pele, cianose de lbios, falta de ar, perda dos sentidos. Procedimentos: -Areje o ambiente. -Aplique respirao pelo mtodo de Sylvester. -Remova imediatamente para um Hospital. ENVENENAMENTO ATRAVS DA PELE Procedimentos: -Lavar abundantemente por 15 minutos em gua corrente. D -CONTAMINAO DOS OLHOS -Lave com gua ou soro fisiolgico mantendo as plpebras abertas ate chegar ao Hospital.

Intoxicaes e envenenamentos
O envenenamento ou intoxicao resulta da penetrao de substncia txica/nociva no organismo atravs da pele, aspirao e ingesto. Sinais e sintomas Dor e sensao de queimao nas vias de penetrao e sistemas correspondentes; Hlito com odor estranho; Sonolncia, confuso mental, alucinaes e delrios, estado de coma; Leses cutneas; Nuseas e vmitos; Alteraes da respirao e do pulso.

Intoxicaes e envenenamentos
Primeiros socorros Pele Retirar a roupa impregnada; Lavar a regio atingida com gua em abundncia; Substncias slidas devem ser retiradas antes de lavar com gua; Agasalhar a vtima; Encaminhar para atendimento hospitalar. Aspirao Proporcionar a ventilao; Abrir as vias reas respiratrias; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intoxicaes e envenenamentos
Primeiros socorros Ingesto Identificar o tipo de veneno ingerido; Provocar vmito somente quando a vtima apresentar-se consciente, oferecendo gua; No provocar vmitos nos casos de inconscincia, ingesto de soda custica, cidos ou produtos derivados de petrleo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intoxicaes e envenenamentos
Na intoxicao as alteraes resultam da ao direta do txico ou veneno, sobre o organismo ou um de seus rgos, o que pode verificar-se em uma nica dose. Na anafilaxia e na alergia as alteraes resultam do choque antgeno x anticorpo, necessitando invariavelmente de uma primeira dose, chamada sensibilizante, e, uma segunda dose chamada desencadeante, ocorrendo sempre num rgo especfico para cada espcie animal, denominado "rgo de choque".

suspeitar de Envenenamento
Deve-se suspeitar da existncia de envenenamento na presena dos seguintes sinais e sintomas: Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vtima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substncias txicas, elaboradas pelo homem ou animais Hlito com odor estranho (cheiro do agente causal no hlito) Modificao na colorao dos lbios e interior da boca, dependendo do agente causal. Dor, sensao de queimao na boca, garganta ou estomago. Sonolncia, confuso mental, torpor ou outras alteraes de conscincia. Estado de coma alternado com perodos de alucinaes e delrio.

Vmitos.
Leses cutneas, queimaduras intensas com limites bem definidos ou bolhas. Depresso da funo respiratria. Oligria ou anria(diminuio ou ausncia de volume urinrio). Convulses. Distrbios hemorrgicos manifestados por hematnese(vmito com sangue escuro e brilhoso), melena (sangue escuro brilhoso nas fezes) ou hematria (sangue na urina). Queda de temperatura, que se mantm abaixo do normal. Evidncias de estado de choque eminente.

substncias encontram-se entre as que mais provocam acidentes txicos:


Alimentos estragados ou que sofreram contaminao qumica Produtos de limpeza Remdios -sedativos e hipnticos Plantas venenosas (veja quadro) Alucingenos e narcticos Bebidas alcolicas Inseticidas, raticidas, formicidas. Soda custica Derivados de petrleo cidos, lcalis, fenis. A ingesto destas substncias pode causar diversos sintomas e sinais, entre os quais: Alteraes respiratrias, tais como espirro, tosse, queimao na

SEMPRE que consultar a Central de Intoxicao importante saber:


- Tem sintomas de intoxicao? Quais? - Qual o produto ingeridoe quantidade. - Capacidade do frasco onde estava o produto e quantidade restante. - Tipo de ingesto: acidental, intencional ou forada? - A vtima usa medicamentos habitualmente? - Se intoxicao por gs: tempo que inalou o gs e se o ambiente ventilado ou no? - Se intoxicao por contato: tempo que ficou com a roupa. - Medidas de socorro tomadas at o momento. Utilize as condutas do Centro de Controle de Intoxicao

Estatsticas da intoxicao
15/06/2009 Agncia FAPESP Dados divulgados na semana

passada pelo Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas (Sinitox) da Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 104.181 casos de intoxicao humana e cerca de 500 bitos foram registrados em 2007 pelos Centros de Informao e Assistncia Toxicolgica em todo o pas. Medicamentos (30,7%), animais peonhentos (20,1%) e produtos de limpeza domiciliar (11,4%) foram os principais agentes que causaram intoxicaes em humanos naquele ano. Com cerca de 25% do total de casos, as crianas menores de 5 anos se mantiveram como a faixa etria mais atingida

Potrebbero piacerti anche