Sei sulla pagina 1di 24

Relaes Humanas e tica Profissional

Silvana Maia Borges Psicloga silvanamborges@hotmail.com (55) 9639 5814

TICA TICA Aspectos gerais:

Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto".

TICA
tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. A tica a cincia da conduta. Sendo uma cincia: Tem como objeto de estudo: a moral, o bem, as leis, etc.

Lema mximo da tica: Bem comum

TICA

Etimologia: vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Indica carter, modo de ser de uma pessoa. Assim, pode-se concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas.

TICA

Designa um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade.

A tica serve para que haja um equilbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ningum saia prejudicado. Neste sentido, a tica, embora no possa ser confundida com as leis, est relacionada com o sentimento de justia social.

A tica construda por uma sociedade com base nos valores histricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a tica uma cincia que estuda os valores e princpios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica. Num pas, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientfica pode ser tico. Em outro pas, esta atitude pode desrespeitar os princpios ticos estabelecidos.

Embora tica e moral sejam correlatas e entendidas como sinnimos, pode-se compreender que: Moral: um dos aspectos do comportamento humano; um conjunto de regras de comportamento prprias de uma cultura. tica vai alm da moral: procura os princpios fundamentais do comportamento humano (J. R. Nalini).

Portanto, a moral est includa na tica. A tica bem mais ampla, pois busca fundamentar o bom modo de viver do homem (em sociedade), enquanto a moral se fundamenta na obedincia a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais.

TICA PROFISSIONAL
Alm dos princpios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe tambm a tica de determinados grupos ou locais especficos. Neste sentido, podemos citar: tica mdica, tica de trabalho, tica empresarial, tica educacional, tica nos esportes, tica jornalstica, tica na poltica, tica do corretor, etc. Uma pessoa que no segue a tica da sociedade a qual pertence chamado de antitico, assim como o ato que praticou. Nosso comportamento, conduta, definem se somos ticos ou no.

A TICA PROFISSIONAL...
Conjunto de normas morais pelas quais o indivduo deve orientar seu comportamento na profisso que exerce. A tica de fundamental importncia em todas as profisses, e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. Diante das conquistas tecnolgicas atuais, a tica est mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo sempre necessrio em decorrncia da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social.

A tica profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construo do bem-estar no contexto scio-cultural onde exerce sua profisso, atingindo toda profisso. Ao falar de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos. Assim temos a tica mdica, do advogado, do farmacutico, do administrador, do psiclogo, etc., relacionada em seus respectivos cdigos de tica.

Em geral, as profisses apresentam a tica firmada em questes relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Ex: Aborto, pena de morte, seqestros, eutansia, AIDS, e outros, que so questes morais que se apresentam como problemas ticos, pois pedem uma reflexo profunda. Desta forma, a reflexo tica entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

O agir da pessoa humana est condicionado a duas premissas consideradas bsicas pela tica: "o que " o homem e "para que vive", logo toda capacitao cientfica ou tcnica precisa estar em conexo com os princpios essenciais da tica (MOTTA, 1984, p. 69).

As reflexes realizadas no exerccio de uma profisso devem ser iniciadas bem antes da prtica profissional. A escolha por uma profisso optativa, mas ao escolh-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatrio. Toda a fase de formao profissional, abrangendo o aprendizado das competncias e habilidades que se referem prtica especfica numa determinada rea, deve incluir a reflexo. Ao se formar, a pessoa faz um juramento, que significa sua adeso e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa, o que caracteriza o aspecto moral da chamada tica Profissional.

O fato de uma pessoa trabalhar numa rea que no escolheu livremente como emprego por precisar trabalhar, no a isenta da responsabilidade de pertencer a uma classe, no a eximindo tambm dos deveres a cumprir. Algumas perguntas podem guiar a reflexo, at esta tornar-se um hbito incorporado ao dia-a-dia. Ex: Perguntar a si mesmo se est sendo bom profissional, se est agindo adequadamente e ainda se est realizando corretamente sua atividade.

A tica uma disciplina normativa, no por criar normas, mas por descobri-las e elucid-las. Mostrando s pessoas os valores e princpios que devem nortear sua existncia, a tica aprimora e desenvolve seu sentido moral e influencia a conduta.

tica profissional inclui:


-Compromisso com o sigilo; -Compromisso com os procedimentos e tcnicas (leis, regras, uso de equipamentos adequados, etc.); - Compromisso de recusar a utilizao de tcnicas que no estejam suficientes comprovadas cientificamente; -Compromisso de postura adequada nos relacionamentos: com clientes e colegas; -Compromisso de no discriminar as pessoas;

Outros aspectos importantes:

-O profissional dever abster-se de receber gratificaes, brindes ou outros benefcios para alm das remuneraes legtimas a que tem direito; -Abster-se de participar em atividades publicitrias de produtos; -Estar devidamente registrado no CRECI rgo que regulamenta a profisso, para atuar no mercado imobilirio.

O profissional da rea de Transaes Imobilirias, assim como qualquer outro, deve exercer sua profisso combinando competncia e tica, ou seja, deve ser correto, honesto e sincero na abordagem de seu trabalho, alm de conduzir-se de maneira consistente com a boa reputao de sua profisso e abster-se de qualquer conduta que possa trazer descrdito profisso.

Alm da boa formao tica, o profissional deve conhecer o Cdigo de tica Profissional da sua categoria.

Conselho Profissional Criados por leis e decretos-leis; Funes: Fiscalizao e aprimoramento tcnico; Servem para fortalecer e valorizar a categoria profissional.

Artigo do C.R.A de MG/2005.

"A nica tica possvel estrutura-se na relao do sujeito com o outro, em que importante ser preservado o complexo espao para a inter-subjetividade. [...] s nessa relao do sujeito com o outro podemos construir os valores ticos acerca do bem e do mal. [...] Representa tambm a relao do indivduo com as instituies [...] com a sociedade". (ARIC, 2001).

Potrebbero piacerti anche