Sei sulla pagina 1di 67

UNIERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM AGRONOMIA AGRICULTURA E AMBIENTE.

ROCHAS E A FORMAO DO SOLO

ENG AGR DAIANE PROCHNOW

COMPOSIO DA TERRA
Dividida em diferentes camadas: Crosta (65 a 10 km), dividida em ocenica ou continental; Manto, composto por: litosfera (70 km, suporta continentes e oceanos, processos tectnicos), astenosfera (700 km, viscoso, permite deslocamento das placas), manto inferior ( 2900 km, apresenta mudanas na composio e fases mineralgicas); Ncleo (1/3 da massa da terra), elementos metlicos (ferro e nquel).

Placas tectnicas
Litosfera fragmentada em placas; Se movimentam relativamente umas s outras; Manto fornece a fora impulsora para o movimento por aquecimento e resfriamento; 1 a 4 cm por ano;

Placas tectnicas
Deslocamento das placas: Divergentes: placas se afastam, formando fossas; Convergentes: placas colidem, a mais densa ocupa a poro inferior e a menos densa a superior, formando cordilheiras, cadeias de montanhas e ilhas; Conservativas: placas deslizam lateralmente

Estrutura geolgica
Crosta formada por 3 tipos de estruturas geolgicas: Escudos cristalinos: rochas magmticas resistentes, porm antigas e bastante desgastadas; Compem as partes mais altas do relevo brasileiro; Encontradas as principais jazidas minerais.

Estrutura geolgica
Bacias sedimentares: estruturas mais recentes formadas pela deposio de rochas provenientes do desgaste de escudos cristalinos. Formam planaltos sedimentares e plancies fluviais; Associam-se presena de petrleo, carvo mineral, gs natural, calcrio e sal.

Estrutura geolgica
Dobramentos modernos: Estruturas recentes formadas por rochas mais flexveis e maleveis, situadas relativamente prximas s zonas de contato entre placas tectnicas; Da origem s cadeias de montanhas e cordilheiras.

ROCHAS
A rocha um agredado natural, coerente, multigranular, de uma ou mais espcie de minerais; Pode conter matria orgnica e matria vtrea; As rochas so o material de origem dos solos, sendo um dos principais fatores de formao;

Classificao das rochas


As rochas so classificadas de acordo com a origem ou seu modo de formao; A formao das rochas se d por resfriamento do magma (gneas ou magmticas);

Solidificao do magma. Fonte: E - Teacher

Classificao das rochas


Consolidao de depsitos sedimentares (sedimentares);

Rocha sedimentar. Fonte: Infoescola

Classificao das rochas


Metamorfismo (metamrficas).

Mica xisto. Fonte: UNESP

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Formam a maior parte da crosta terrestre; 75% do volume da crosta; Pode-se chamar tambm de rochas eruptivas, endgenas ou magmticas; produto do resfriamento e solidificao das massas de lavas ou magma fundido; O local de solidificao fator fundamental para a classificao.

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Intrusiva ou plutnica: O magma situado a uma profundidade considervel na crosta terrestre resfria vagarosamente, oportunizando uma lenta cristalizao dos minerais, possibilitando o crescimento e a diferenciao desses na rocha; A rocha resultante possui textura fanertica, com minerais visveis a a olho nu.

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Intrusiva ou plutnica:

Granito

Granito

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Extrusiva ou vulcnica: O magma extravasa sobre a superfcie terrestre e o seu resfriamento e solidificao rpido, no havendo tempo suficiente para que os minerais dissolvidos no magma cresam e se diferenciem; Forma uma rocha de granulao fina (textura afantica), com minerais no diferenciveis a olho nu.

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Extrusiva ou vulcnica:

Basalto

Obsidiana

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Hipoabissais: Pode ser distinguido por apresentar uma textura intermediria, mais fina que as plutnicas e mais grossa que as vulcnicas. Esse grupo de rochas se forma prximo a superfcie da Terra e se apresenta na forma de diques.

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Hipoabissais:

Diabsio. Fonte: UNESP

ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS


Tabela 1: Tipos de rochas gneas conforme o ambiente de formao Tipo de rocha Extrusiva Hipabisal Intrusiva

cida
Riolita

Semicida
Traquita Sienita Porfidica Sienita Porfidica

Semibsica
Andesita

Bsica
Basalto Dolerita Gabro

Portido Grantico
Granito

Diorita Porfidica
Diorita Porfidica

ROCHAS SEDIMENTARES
So aquelas que resultam da alterao (intemperizao) de rochas pr-existentes que produzem sedimentos, os quais so transportados e depositados em bacias sedimentares e sofrem processos de litificao (converso de sedimentos em rocha consolidada).

ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS SEDIMENTARES
O transporte dos sedimentos pode ser realizado pela ao do gelo, vento e gua; A decomposio da rocha chamada de intemperismo (fsico, qumico e biolgico); Em regies secas e frias h o predomnio do intempersmo fsico; Em regies quentes e midas h o predomnio do intempersmo qumico.

ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS METAMRFICAS
Nas regies de movimentos das placas tectnicas, as rochas gneas e sedimentares podem ser levadas a partes mais profundas da crosta terrestre onde presses, temperatura e ambiente qumico alteram a composio dessas rochas; Nesse ambiente os minerais no sofrem fuso, mas recristalizam-se e deformam-se, arranjandose paralelamente direo dos esforos do movimento tectnico, provocando na rocha um aspecto laminar ou em bandas.

Ciclo das rochas

MINERAIS
um slido homogneo, de ocorrncia natural, geralmente inorgnico, com composio qumica definida e uma estrutura cristalina. So divididos em dois grandes grupos: Silicatados (92%); No silicatados (8%).

MINERAIS
Minerais silicatados: Possuem em sua constituio tetaedros de silcio e octaedros de alumnio; Atravs de ligaes ordenadas entre estes, constituem lminas, formando a estrutura mineral; O mais relevante so os filossilicatos.

MINERAIS
Empilhamento de lminas de tetraedros de silcio com octaedros de alumnio na proporo 2:1, em solos menos intemperizados, mas frteis e com mais cargas eletricas; 1:1 em solos mais intemperizados, com menos cargas eltricas, portanto menos frteis.

Minerais

Tetraedro de silcio

Octaedro de alumnio

Minerais

Argilomineral 2:1

Argilomineral 1:1

Argilominerais
A medida que o grau de intemperizao aumenta, os argilominerais vo perdendo suas lminas de tetraedro de silcio at chegar ao ponto onde estas no so mais encontradas, atingindo o estado de xido. O xido no considerado um mineral silicatado, pois no possui reservas de nutrientes e apresenta baixa fertilidade natural, caracterstico de solos muito intemperizados.

Fatores de formao do solo


So definidos como: Agentes Foras Condies ou combinaes entre todos Podem influenciar sobre o material de origem com potencialidade de determinar sua mudana.

Fatores de formao do solo


Material de origem: o termo usado para identificar o material do qual um determinado solo se desenvolveu; O material de origem pode ser: rocha subjacente, material coluvial ou aluvial, sedimentos ou materiais originados de pedognese anterior.

Solos autctones: Solos desenvolvidos da rocha ou do material encontrado na sua forma original a alguma profundidade abaixo dos perfis. Solos alctones: Solos originados de sedimentos deposicionais, sem relao com a rocha subjacente. Solos policclicos: Solos desenvolvidos de materiais de pedognese anterior.

Fatores de formao do solo


A formao do solo a transformao da rocha ou do material sedimentar em solo; O material de origem propriedades do solo: Textura; Composio mineralgica; influencia nas

Caractersticas do material de origem que influenciam o desenvolvimento dos solos


Grau de consolidao; Granulao; Composio qumica; Composio mineralgica.

Grau de consolidao
Condiciona a velocidade de sua intemperizao.

Rochas pouco consolidadas favorecem o desenvolvimento de solos mais profundos que rochas consolidadas.

Granulao
A granulao associada composio mineralgica pode determinar a textura do solo; Materiais com elevado teor de quartzo, como granitos e arenitos, do origem a solos com textura arenosa; Rochas bsicas como basalto, do origem a solos argilosos.

Percentagem de argila do solo em relao ao material de origem rico em quartzo. (Pinto, 2007)

Composio qumica e mineralgica


Influencia na composio qumica e mineralgica do solo; Solos desenvolvidos de granito, com mica, tendem a originar solos com teor de K mais elevado; Solos derivados de basalto possuem maior concentrao de xidos de Fe e teores de Ca e Mg; Solos de arenitos rico em quartzo apresentam textura arenosa e baixa reserva de nutrientes

Relevo
Refere-se s formas do terreno que compem uma paisagem; Reflete sobre a dinmica das guas (infiltrao e deflvio); Temperatura e radiao;

RELEVO

Clima
o conjunto de elementos meteorolgicos (temperatura, precipitao, vento, regime hdrico, umidade relativa do ar, evapotranspirao, etc) que caracterizam o estado mdio da atmosfera em um determinado local.

Temperatura
Processos pedogenticos so dependentes de reaes bioqumicas de microorganismos influenciados pela temperatura; Atua sobre algumas reaes qumicas; Em temperaturas altas o grau de dissociaa relativo da gua maior; Em regies tropicais o grau de intemperismo pode ser 3 vezes superior s regies temperadas e 9 vezes s regies rticas; O teor de argila tende a crescer com o aumento da temperatura.

Precipitao
A precipitao pode: Ser retirada pelas foras matriciais do solo; Percolar atravs do solo, translocando ou removendo partculas ou elementos; Escorrer superficialmente causando eroso; Os teores de argila tendem a aumentar com o aumento das precipitaes, pois a gua causa intempersmo dos minerais.

Vento
Age diretamente sobre o balano hdrico do solo, removendo gua das camadas de ar atmosfrico prximo ao solo, ressecando horizontes superficiais; Tem ao abrasiva e erosiva contribuindo nos processos de perdas, adies e remanejos mecnicos.

Organismos
Atuam principalmente na fixao e transporte de energia, intervindo nos processos de transporte, transformao e transferncia de materiais. Atuam como agentes pedogenticos.

Microrganismos
Atuam na transformao de matria orgnica; Ciclo no nitrognio; Agregao das partculas unitrias do solo; Fungos, algas e liquens ajudam na decomposio de rochas.

Cobertura vegetal
A incorporao de material orgnicono solo o efeito mais importante da vegetao; A vegetao protege o solo do efeito erosivo das chuvas, do vento, da insolao e da evaporao.

Fauna
Atividade de escavao, criao de galerias, homogeneizando os perfis. Processo chamado de bioturbao, realizado por minhocas, trmitas, formigas; Alteram as caractersticas fsico-qumicas do meio.

Homem
Degradao qumica e fsica; Irrigao; Atividade de minerao; Construes de grande porte (estradase barragens);

Intemperismo de rochas
um processo natural; Acontece atravs de modificaes fsicas, qumicas e biolgicas em um material de origem; Varia de acordo com o tipo de rocha e as condies ambientais.

Intemperismo fsico
Fragmentao da rocha sem modificaes significativas em sua estrutura qumica ou mineralgica; Variaes de temperatura; Gelo; Precipitao de sais.

Intempersmo qumico
Leva a modificaes dos minerais que compe a rocha; Hidratao; Soluo; Hidrlise; Oxidao e reduo; Complexao.

Intemperismo biolgico
Fenmeno produzido por bactrias, levando a decomposio bitica de materiais orgnicos presentes nas rochas; As plantas podem emitir cidos orgnicos que podem penetrar a rocha e quebr-la quimicamente; Penetrao de razes exerce grandes presses.

Processos de formao do solo


So processos que levam a constituio dos horizontes ou camadas particulares a cada situao ambiental; A pedognese dividida em processos gerais ou especficos.

Processos gerais (adies)


Adio elica; Adio pela chuva; Adio por difuso; Adio pelo lenol fretico e ascenso capilar; Adio pelos rios; Adio pelos mares; Adio coluviomar;

Perdas ou remoo
o processo pelo qual constituintes do solo deixam o perfil, podendo ser pela superfcie ou em profundidade. Lixiviao de partculas e ons e a eroso superficial; As perdas superficiais podem ocorrer pela extrao realizada pelas plantas e a remoo das mesmas na colheita; Eroso hdrica e elica.

Translocao
Transporte ou redistribuio de alguns materiais e substncias dentro do perfil do solo. Translocao de sais; Translocao de argila; Translocao de sesquixidos; Translocao de matria orgnica.

Transformaes
Transformaes fsicas: cristalizao de sais, ao mecnica de razes; Transformes qumicas: dissoluo, oxireduo, hidrlise; Transformaes biolgicas: mineralizao, imobilizao, sntese de compostos orgnicos.

Processos especficos
Podzolizao: Se refere a gnese de um grupo de solos que apresentam diferenciao marcante entre seus horizontes; Consiste na transferncia vertical de colides e sua deposio em horizontes subsuperficiais.

Processos especficos
Latolizao: o processo em que o intemperismo qumico, especialmente a hidrlise, a oxidao e a lixiviao so muito intensos, ou atuam durante um perodo muito longo; O perfil do solo geralmente profundo e homogneo e o gradiente textual pequeno devido estabilizao dos argilominerias pelos xidos dificultando seu transporte para outros horizontes.

Processos especficos
Laterizao: um caso de extrema acumulao de Ferro; Consiste na hidrlise e liberao de Fe+ da estrutura de minerais primrios ricos em Ferro, seu transporte em soluo at locais aerados, onde o Fe se oxida, precipita e acumula.

Processos especficos
Gleizao: um processo tpico de ambiente com condies de reduo, o que ocorre quando h saturao por gua; Solos com colorao acinzentada; Reduo intensa de N e logo aps de Fe e Mangans.

Processos especficos
Calcificao: Concentrao de carbonato de clcio; Regies onde a precipitao menor que a evapotranspirao durante a maior parte do ano.

Processos especficos
Solidificao: um processo que resulta numa alta saturao da cpacidade de troca de ctions por sdio; O predomnio do sdio dispersa os argilominerais gerando um horizonte B textural impermevel chamado B ntrico; Valor de pH entre 8,5 e 10, saturao de sdio na troca maior que 15%.

Potrebbero piacerti anche