Sei sulla pagina 1di 1

V=

Os escoamentos reais apresentam dissipao de energia mecnica por causa do atrito viscoso e tambm pela propriedade de aderncia do fluido s superfcies slidas.

XII SEMINRIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CLCULO SINCAL

N 854

ESTUDO DA VAZO EM TUBULAES E VLVULAS LINEARES


ALMEIDA, N. M. P. de; ARRUDA, M. B. S; BARBOSA, M. V. G; NASCIMENTO, M. L. do; PEREIRA D. D.
1 INTRODUO
Vazo o volume de um determinado fluido (elemento no estado lquido ou gasoso) que passa por dutos e tubos em alguma unidade de tempo, ou seja vazo a quantidade de fluido que passa atravs da tubulao por unidade de tempo.
1

A velocidade mdia de escoamento dada pela seguinte frmula que relaciona a vazo e o dimetro dos tubos:

2 OBJETIVO
O projeto tem como objetivo principal analisar e entender o movimento de fluidos, tambm chamado de vazo, em tubulaes que apresentam desvios ou vlvulas lineares.
VM Velocidade Mdia Q Vazo em m3/s D Dimetro do Tubo

3 METODOLOGIA
Para alcanar o objetivo proposto, realizou-se pesquisa bibliogrfica sobre o tema, foram encontradas algumas frmulas que relacionam os fatores que influenciam a vazo. Com essas frmulas possvel entender o comportamento da vazo em determinados casos.

4 RESULTADOS
Existem cinco principais fatores que influenciam na dissipao de energia mecnica: a natureza do fluido escoado, material usado na fabricao da tubulao, dimetro da tubulao, comprimento dos dutos e quantidade de conexes e vlvulas e ainda o regime de escoamento do fluido que pode ser Laminar ou Turbulento. Para determinar se o Regime de Escoamento do fluido Laminar ou Turbulento, calcula-se o Nmero de Reynolds(Re), se Re < 2000 o escoamento considerado laminar, se Re > 4000 o escoamento considerado turbulento:

No escoamento de fluidos por dutos, ocorre dissipao de energia, que diminui a presso esttica do fluido ao longo das tubulaes e passagem por vlvulas. As dissipaes acontecem por causa do atrito viscoso ou por causa da aderncia do fluido s superfcies da tubulao (Escoamento Laminar) ou mesmo por causa da turbulncia gerada pelos desvios da tubulao (Escoamento Turbulento). So denominados desvios as curvas, bifurcaes, vlvulas semi-abertas, aumento ou diminuio do dimetro da tubulao etc.

Massa Especfica do Fluido Velocidade Mdia D Dimetro do Tubo Viscosidade Dinmica do Fluido

FIGURA 1 Esquema de Desvios de Tubulao Fonte: http://engambientalesanitaria.blogspot.com.br/

5 REFERNCIAS BRAGA FILHO, Washington. Fenmenos de Transporte para Engenharia. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2006. 500 p.
1 Acadmicos

do 2 perodo do curso de Engenharia de Controle e Automao 2 Orientador : MAIA, R. D.

APOIO:

Potrebbero piacerti anche