Sei sulla pagina 1di 53

REVISO LITERATURA

Historiografia Literria

LITERATURA PORTUGUESA

TROVADORISMO

Incio: Sculo XII Contexto histrico: Idade Mdia 1 Fase da Literatura Portuguesa (Anteclssica ou Medieval) O perodo anteclssico ou medieval abrange os sculos XII, XIII, XIV e XV, envolvendo dois momentos literrios: Trovadorismo (1189-1418) e Humanismo (1418-1527) (este ltimo considerado um momento de transio). Para o estudo dessa poca costumam os historiadores tomar os gneros em verso e em prosa separadamente. Cantigas De amor - O cavalheiro se dirige mulher amada como uma figura idealizada. De amigo - So cantigas de origem popular, com marcas evidentes da literatura oral (reiteraes, paralelismo, refro, estribilho) De escrnio - Em cantiga de escrnio, o eu-lrico faz uma stira a alguma pessoa. Essa stira era indireta, cheia de duplos sentidos. De maldizer - Ao contrrio da cantiga de escrnio, a cantiga de maldizer traz uma stira direta e sem duplos sentidos.

Destacaram-se: Paio Soares de Taveirs Cano da Ribeirinha Cancioneiros Prosa Novelas de Cavalaria

CLASSICISMO-HUMANISMO

Incio: Sculo XIV AO XVI Contexto histrico: O classicismo um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artsticos da cultura clssica (greco-romana). Nas artes plsticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no perodo do Renascimento Cultural (sculos XIV ao XVI). Caractersticas do Classicismo: - Valorizao dos aspectos culturais e filosficos da cultura das antigas Grcia e Roma; - Influncia do pensamento humanista; - Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo; - Crticas as explicaes e a viso de mundo pautada pela religio; - Racionalismo: valorizao das explicaes baseadas na cincia; - Busca do equilbrio, rigor e pureza formal; - Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos. Destacaram-se: Na literatura destacou-se o escritor portugus Cames, autor da grandiosa obra Os Lusadas. Podemos tambm destacar os escritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio. - Nas artes plsticas, podemos destacar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, Claudio de Lorena entre outros. Teatro de Gil Vicente.

LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA COLONIAL

Incio: A Carta de Caminha

QUINHENTISMO

Contexto histrico: Os portugueses chegam ao Brasil A chegada dos primeiros jesutas ao Brasil Literatura documental, histrica, de carter informativo. A Carta de Caminha o primeiro documento literrio brasileiro. Carta descritiva com esprito ufanista e nativista. Foi parodiada de forma satrica por Oswald de Andrade, poeta modernista. O Quinhentismo serviu de inspirao literria para alguns poetas e escritores do Romantismo e do Modernismo. No Romantismo: Gonalves Dias, Jos de Alencar. No Modernismo: Oswald de Andrade. Destacaram-se: - Pero Vaz de Caminha - A Carta de Caminha - Pe. Jos de Anchieta - escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoo ao culto mariano. Recebeu influncia da tradio medieval. Obs.: No recebeu influncia da poesia lrica de Cames (soneto). - Pe. Manuel da Nbrega

Incio: Prosopopeia - poema pico de Bento Teixeira Contexto histrico: As invases holandesas no Brasil Os bandeirantes Frequncia das antteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida. Caractersticas: rebuscamento, virtuosismo, ornamentao exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metforas e associaes. Cultismo ou Gongorismo: abuso de metforas, hiprboles e antteses. Obsesso pela linguagem culta, jogo de palavras. Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essncia ntima. Destacaram-se: - Gregrio de Matos - apelidado de "A Boca do Inferno". Oscilou entre o sagrado e o profano. Poeta lrico, satrico, reflexivo, filosfico, sacro, encomistico, obsceno. No foi poeta pico. - Bento Teixeira - Pe. Antonio Vieira - Expoente mximo da Literatura Brasileira e da Literatura Portuguesa, pois durante sua estada em Portugal aderiu a temas nacionais portugueses e durante a sua permanncia no Brasil, aderiu a temas nacionais brasileiros. Era prosador e no poeta, e conceptista, pois atacou o cultismo. Escreveu sermes, entre eles o Sermo da Sexagsima.

BARROCO

Incio: Publicao de Obras Poticas, de Cludio Manuel da Costa, obra inicial do Arcadismo brasileiro. Contexto histrico: A Inconfidncia Mineira A Revoluo Farroupilha A vinda da Famlia Real para o Brasil Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto natureza (locus amoenus). Fugere urbem ("evitar a cidade", "fugir da civilizao"). busca do equilbrio e da naturalidade, no contato com a natureza. Carpe diem ("aproveite o dia"). Conscincia da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional ( vista como um cenrio, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudnimos. Fingimento / Artificialismo Destacaram-se: - Toms Antonio Gonzaga - poeta maior do Arcadismo brasileiro com suas liras Marlia de Dirceu. Pseudnimo como poeta lrico: Dirceu; pseudnimo como poeta satrico: Critilo (Cartas Chilenas). Autores picos do Arcadismo brasileiro: - Cludio Manuel da Costa - Poeta lrico e pico. Seu pseudnimo Glaudeste Satrnio. Seus sonetos so de imitao Camoniana. Obra: Vila Rica. - Baslio da Gama - Obra: O Uraguai. - Santa Rita Duro - Obra: Caramuru. Obs.: O ndio antes de Jos de Alencar aparece nos poemas picos O Uraguai e Caramuru. Portanto, o Arcadismo preparou o Romantismo.

ARCADISMO

LITERATURA BRASILEIRA
ERA NACIONAL

Incio: publicao de Suspiros Poticos, de Gonalves de Magalhes Contexto histrico: A Imprensa no Brasil A crise do 2 Reinado A abolio da escravido Predomnio da emoo, do sentimento (subjetivismo); evaso ou escapismo (fuga realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealizao da mulher, amor platnico. Liberdade de criao e despreocupao com a forma; predomnio da metfora. 1 gerao romntica: 1840/50 - indianista ou nacionalista. A temtica era o ndio, a ptria. Destacou-se: - Gonalves Dias - Obras: Cano do Exlio e I Juca Pirama. 2 gerao romntica: 1850/60 - byroniana, mal-do-sculo, individualista ou ultra-romntica. A temtica era a morte. Destacou-se: lvares de Azevedo - poeta da dvida, tinha obsesso pela morte. Recebeu influncia de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna. 3 gerao romntica: 1860/70 - condoreira, social ou hugoana. A temtica a abolio e a repblica. Destacaram-se: Poesia: - Castro Alves - poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d'frica. Prosa: - Jos de Alencar (representante maior) - defensor do "falar brasileiro" / d forma ao heri / amalgamando a sua vida natureza. - Joaquim Manuel de Macedo - Obra: A Moreninha. - Bernardo Guimares - Obra: A escrava Isaura. - Manuel Antnio de Almeida - Obra: Memrias de um sargento de milcias. Modalidades do Romantismo: Romance de folhetim - Teixeira e Sousa, O filho do pescador. Romance urbano - Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha. Romance regionalista: Bernardo Guimares, O ermito de Muqum. Romance indianista e histrico - Jos de Alencar, O Guarani. Obs.: O Romantismo est para o Modernismo.

ROMANTISMO

REALISMO/NATURALISMO

REALISMO
Incio: Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881. NATURALISMO Incio: O Mulato, de Alusio Azevedo

Contexto histrico: A Proclamao da Repblica A Primeira Repblica REALISMO Literatura de combate social, crtica burguesia, ao adultrio e ao clero. Anlise psicolgica dos personagens. Objetividade, temas contemporneos. Destacou-se: Machado de Assis - trilogia: Memrias Pstumas de Brs Cubas (narrado em 1 pessoa); Quincas Borba ("ao vencedor as batatas"); Dom Casmurro (narrado em 1 pessoa - enigma de traio)
NATURALISMO Desdobramento do Realismo. Escritores naturalistas retratam pessoas marginalizadas pela sociedade. O Naturalismo fruto da experincia. Anlise biolgica e patolgica das personagens. Determinismo acentuado. As personagens so compradas aos animais (zoomorfismo). Destacaram-se: - Alusio Azevedo - Obras: O Mulato; O Cortio (romance social, personagem principal do romance o prprio cortio). - Raul Pompeia - Obra: O Ateneu.

Incio: Fanfarras, de Tefilo Dias

PARNASIANISMO

Contexto histrico: Contemporneo do Realismo Naturalismo Estilo especificamente potico, desenvolveu-se junto com o Realismo - Naturalismo. A maior preocupao dos poetas parnasianos com o fazer potico. Arte pela arte. Poesia descritiva sem contedo; vocabulrio nobre; objetividade. Os poetas parnasianos so considerados "os mestres do passado". Por suas manias de preciso foram criticados severamente pelos poetas do 1 Tempo Modernista. Destacou-se: Olavo Bilac (poeta representante) - Profisso de F.

Incio: Missal e Broqueis, de Cruz e Souza

SIMBOLISMO

Contexto histrico: Fundao da Academia Brasileira de Letras Origem: a poesia de Baudelaire. Caractersticas: desmistificao da poesia, sinestesia, musicalidade, preferncia pela cor branca, sensualismo, dor e revolta.
Destacou-se: Cruz e Souza (poeta representante) - Obra: Missal e Broqueis

PR-MODERNISMO Incio: Os Sertes, Euclides da Cunha; Cana, Graa Aranha

PR-MODERNISMO

Contexto histrico: Guerra do Contestado A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana A revolta da Vacina Convivem juntas duas tendncias: 1. Conservadora: sobrevivncia da mentalidade positivista, agnstica e liberal.

Destacou-se: Euclides da Cunha - Obra: Os Sertes (misria e subdesenvolvimento nordestino).


2. Renovadora: incorporao de aspectos da realidade brasileira.

Destacaram-se: - Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma (a vida urbana e as transformaes de incio de sculo). - Monteiro Lobato - livro de contos Urups (a misria do caboclo, a decadncia da cultura cafeeira). Obs.: Foi Monteiro Lobato quem criticou a exposio da pintora Anita Malfatti, chamando-a de "Parania ou Mistificao". - Graa Aranha, Cana (imigrao alm do Esprito Santo).

Poeta representante: Augusto dos Anjos - Obra: Eu e outras poesias.

Incio: Semana de Arte Moderna Contexto histrico: Fundao do Partido Comunista Brasileiro A Revoluo de 1930 Poesia nacionalista. Esprito irreverente, polmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; pardia, humor. Liberdade de esttica. Verso livre sem uso da mtrica. Linguagem coloquial.

MODERNISMO

Destacaram-se: - Mrio de Andrade - Obra: Pauliceia desvairada (Prefcio Interessantssimo) - Oswald de Andrade - Obra: Manifesto antropofgico / Pau-Brasil - Manuel Bandeira - Obra: Libertinagem

Contexto histrico:

MODERNISMO - 2 FASE

A Era Vargas Lampio e o cangao no serto Destaca-se a prosa regionalista nordestina (prosa neo-realista e neo-naturalista). Representantes: - Graciliano Ramos - representante maior, criador do romance psicolgico nordestino Obras: Vidas Secas; So Bernardo. - Jorge Amado - Obras: Mar Morto; Capites da Areia. - Jos Lins do Rego - Obras: Menino de Engenho; Fogo Morto. - Rachel de Queiroz - Obra: O Quinze. - Jos Amrico de Almeida - Obra: A Bagaceira Poesia 30/45 - ruma para o universal. Carlos Drummond de Andrade faz poesia de tenso ideolgica. Fase de Drummond: - Eu maior que o mundo - poema, humor, piada. - Eu menor que o mundo - poesia de ao. - Eu igual ao mundo - poesia metafsica. Poetas espiritualistas: - Ceclia Meireles - herdeira do Simbolismo. - Jorge de Lima - Inveno de Orpheu. - Vincius de Moraes - Soneto da Fidelidade.

MODERNISMO - 3 FASE

Contexto histrico:
A Redemocratizao do Brasil A ditadura militar no Brasil Continua predominando a prosa. Representantes: - Guimares Rosa - Neologismo - Obra: SAGARANA. - Clarice Lispector - Introspectiva - Obra: Laos de Famlia, onde a autora procura retratar o cotidiano montono e sufocante da famlia burguesa brasileira. Obs.: Os escritores acima procuram universalizar o romance nacional. So considerados pela crtica literria, escritores instrumentalistas. Poesia concreta: - Joo Cabral de Melo Neto - poeta de poucas palavras. Obra de maior relevncia literria: Morte e Vida Severina. Tem intertextualidade com o teatro Vicentino.

Leia os textos abaixo e responda. Texto 1 Que s terra, e em terra hs de tornar-te Te lembra hoje Deus por sua igreja; De p te faz espelho, em que se veja A vil matria, de que quis formar-te. Texto 2 A cada canto um grande conselheiro Que nos quer governar cabana e vinha, No sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Com relao aos textos pode-se afirmar que A. Texto 1: gnero lrico-sacro; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Santa Rita Duro, poeta lrico-religioso do Neoclassicismo. B. Texto 1: gnero lrico-religioso; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Toms Antnio Gonzaga, poeta barroco do sculo XVIII. C. Texto 1: poesia de carter religioso; texto 2: poesia de carter social. Ambos so versos de Castro Alves, poeta condoreiro da segunda metade do sculo XIX. D. Texto 1: gnero lrico-religioso; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Gregrio de Matos, poeta da poca barroca. E. Texto 1: poesia mstico-religiosa; texto 2: poesia satrica. Ambos so versos de Cruz e Souza, poeta simbolista do final do sculo XIX.

EXERCCIOS

1. Leia os textos abaixo e responda. Texto 1 Que s terra, e em terra hs de tornar-te Te lembra hoje Deus por sua igreja; De p te faz espelho, em que se veja A vil matria, de que quis formar-te. Texto 2 A cada canto um grande conselheiro Que nos quer governar cabana e vinha, No sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Com relao aos textos pode-se afirmar que A. Texto 1: gnero lrico-sacro; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Santa Rita Duro, poeta lrico-religioso do Neoclassicismo. B. Texto 1: gnero lrico-religioso; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Toms Antnio Gonzaga, poeta barroco do sculo XVIII. C. Texto 1: poesia de carter religioso; texto 2: poesia de carter social. Ambos so versos de Castro Alves, poeta condoreiro da segunda metade do sculo XIX.

EXERCCIOS

D. Texto 1: gnero lrico-religioso; texto 2: gnero satrico. Ambos so versos de Gregrio de Matos, poeta da poca barroca.
E. Texto 1: poesia mstico-religiosa; texto 2: poesia satrica. Ambos so versos de Cruz e Souza, poeta simbolista do final do sculo XIX.

O incndio leo ruivo, ensanguentado, A juba, a crina atira desgrenhado Aos pampeiros dos cus!... Travou-se o pugilato... e o cedro tomba... Queimado..., retorcendo na hecatomba Os braos para Deus. A queimada! A queimada uma fornalha! A irara pula; o cascavel chocalha... Raiva, espuma o tapir! ...E s vezes sobre o cume de um rochedo A corsa e o tigre nufragos do medo Vo trmulos se unir! A) Esse fragmento de poema apresenta caractersticas literrias da poesia romntica condoreira, pela humanizao da natureza, incontinncia verbal, e pela presena de hiprboles e metforas, com imagens grandiosas. B) ultra-romntica, pelo tom suave e melanclico com que descreve a destruio da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia. C) barroca, pelo jogo de metforas, encadeadas atravs de antteses e paradoxos, retratando conflito, dvida, incerteza, dio e religiosidade. D) arcdica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausncia de emoo, e pela identificao entre sentimentos do poeta e a natureza. E) da primeira fase romntica brasileira, quando se une a exaltao da natureza, sentimentalismo e religiosidade, atravs de uma linguagem acessvel, conforme a simplicidade do tema.

EXERCCIOS

O incndio leo ruivo, ensanguentado, A juba, a crina atira desgrenhado Aos pampeiros dos cus!... Travou-se o pugilato... e o cedro tomba... Queimado..., retorcendo na hecatomba Os braos para Deus. A queimada! A queimada uma fornalha! A irara pula; o cascavel chocalha... Raiva, espuma o tapir! ...E s vezes sobre o cume de um rochedo A corsa e o tigre nufragos do medo Vo trmulos se unir! A) Esse fragmento de poema apresenta caractersticas literrias da poesia romntica condoreira, pela humanizao da natureza, incontinncia verbal, e pela presena de hiprboles e metforas, com imagens grandiosas. B) ultra-romntica, pelo tom suave e melanclico com que descreve a destruio da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia. C) barroca, pelo jogo de metforas, encadeadas atravs de antteses e paradoxos, retratando conflito, dvida, incerteza, dio e religiosidade. D) arcdica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausncia de emoo, e pela identificao entre sentimentos do poeta e a natureza. E) da primeira fase romntica brasileira, quando se une a exaltao da natureza, sentimentalismo e religiosidade, atravs de uma linguagem acessvel, conforme a simplicidade do tema.

EXERCCIOS

Ah! No, minha Marlia, Aproveite-se o tempo, antes que faa O estrago de roubar ao corpo as foras, E ao semblante a graa! Os versos acima refletem bem o esprito do Arcadismo. Trata-se de A) locus amoenus B) inutilia truncat C) fugere urbem D) carpe diem e) aurea mediocritas

EXERCCIOS

Ah! No, minha Marlia, Aproveite-se o tempo, antes que faa O estrago de roubar ao corpo as foras, E ao semblante a graa! Os versos acima refletem bem o esprito do Arcadismo. Trata-se de A) locus amoenus B) inutilia truncat C) fugere urbem D) carpe diem e) aurea mediocritas

EXERCCIOS

O Piaga nos disse que breve seria, A que nos afliges cruel punio; E os teus inda vagam por serras por vales, Buscando um asilo por nvio serto Descobre o teu rosto, ressurjam os bravos, Que eu vi combatendo no albor da manh; Conheam-te os feros, confessem vencidos Que s grande e te vingas, que s Deus, Tup! Nas estrofes acima, possvel reconhecer o estilo de: a) Gonalves Dias b) Jos de Alencar c) Castro Alves d) Toms Antnio Gonzaga e) Padre Anchieta

EXERCCIOS

O Piaga nos disse que breve seria, A que nos afliges cruel punio; E os teus inda vagam por serras por vales, Buscando um asilo por nvio serto Descobre o teu rosto, ressurjam os bravos, Que eu vi combatendo no albor da manh; Conheam-te os feros, confessem vencidos Que s grande e te vingas, que s Deus, Tup! Nas estrofes acima, possvel reconhecer o estilo de: a) Gonalves Dias b) Jos de Alencar c) Castro Alves d) Toms Antnio Gonzaga e) Padre Anchieta

EXERCCIOS

Introdutor da tcnica realista do romance em Portugal a) Antero de Quental b) Almeida Garrett c) Ea de Queirs d) Fialho de Almeida e) Camilo Castelo Branco

EXERCCIOS

Introdutor da tcnica realista do romance em Portugal a) Antero de Quental b) Almeida Garrett c) Ea de Queirs d) Fialho de Almeida e) Camilo Castelo Branco

EXERCCIOS

Dos poetas romnticos abaixo, a indicao dos temas predominantes em suas obras est corretamente indicada em a) Casimiro de Abreu - preocupaes sociais, indianismo b) Gonalves Dias- religiosidade e exaltao morte c) Fagundes Varela lembrana da ptria e da infncia d) Castro Alves fuga da realidade, idealizao da infncia e) lvares de Azevedo negativismo bomio, exaltao da morte

EXERCCIOS

Dos poetas romnticos abaixo, a indicao dos temas predominantes em suas obras est corretamente indicada em a) Casimiro de Abreu - preocupaes sociais, indianismo b) Gonalves Dias- religiosidade e exaltao morte c) Fagundes Varela lembrana da ptria e da infncia d) Castro Alves fuga da realidade, idealizao da infncia e) lvares de Azevedo negativismo bomio, exaltao da morte

EXERCCIOS

I Martins Pena foi, no teatro romntico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comdias de costumes. II Manuel Antnio de Almeida um autor de destaque dentro do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o heri romntico, verdadeiro modelo de virtudes; III Jlio Diniz um dos mais importantes autores do Romantismo portugus, explorando essencialmente a linha do romance histrico. IV Franklin Tvora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste. Em relao s afirmaes acima, esto corretas a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) II e III

EXERCCIOS

I Martins Pena foi, no teatro romntico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comdias de costumes. II Manuel Antnio de Almeida um autor de destaque dentro do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o heri romntico, verdadeiro modelo de virtudes; III Jlio Diniz um dos mais importantes autores do Romantismo portugus, explorando essencialmente a linha do romance histrico. IV Franklin Tvora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste. Em relao s afirmaes acima, esto corretas a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) II e III

EXERCCIOS

Assinale a alternativa correta em relao ao Quinhentismo brasileiro.

a) um perodo bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra. b) o primeiro movimento literrio ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Baslio da Gama. uma escola de exaltao do sentimento de brasilidade. c) um perodo em que no se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambies e intenes do homem europeu. d) composta de crnicas de viagem e de uma vasta produo jesutica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter ndios e negros f catlica. e) uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para

EXERCCIOS

Assinale a alternativa correta em relao ao Quinhentismo brasileiro.

a) um perodo bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra. b) o primeiro movimento literrio ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Baslio da Gama. uma escola de exaltao do sentimento de brasilidade. c) um perodo em que no se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambies e intenes do homem europeu. d) composta de crnicas de viagem e de uma vasta produo jesutica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter ndios e negros f catlica. e) uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

EXERCCIOS

Potrebbero piacerti anche