Sei sulla pagina 1di 58

EFICINCIA ENERGTICA

COMPONENTE CURRICULAR
Conceitos Energia Tipos de Energia(Eltrica, Solar, Gs, leo etc..) Norma Introduo a ISO 50001 Sistemas Motrizes Tipos de Motores Aplicabilidade Mtodos de Eficientizao Sistemas de Aquecimento Tipos de Fornos e Equipamentos Formas de Energia Utilizada Sistema HVAC Tipos de sistemas de refrigerao existentes Clculo de dimensionamento Sistema de ar Comprimido Gerao de ar (tipos de Compressores)

INTRODUO
A eficincia energtica , hoje, uma questo crucial para a Humanidade Geller (2003, p.2), em seu ltimo livro Energy Revolution, afirma que as atuais fontes de energia e padres de uso so insustentveis. O consumo cada vez maior de combustveis fsseis causar enorme dano ao meio ambiente, riscos sem precedentes mudana do clima, e esgotar rapidamente as reservas de petrleo. No uma mensagem pessimista, pois logo adiante acrescenta que uma revoluo energtica possvel e desejvel. Enfatizando-se uma eficincia energtica muito maior e ganhando-se confiana nas energias renovveis, todos os problemas relativos aos atuais padres de uso de energia e suas tendncias podem ser mitigados (GELLER, 2003).

1 - CONCEITO DE ENERGIA
O conceito de energia est relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. No mbito econmico e tecnolgico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo. Toda a energia passa por um processo de transformao aps o qual se transforma em calor, frio, luz, etc. durante essa transformao uma parte dessa energia desperdiada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre devidamente aproveitada. A eficincia energtica pressupe a implementao de medidas para combater o desperdcio de energia ao longo do processo de transformao. A eficincia energtica acompanha todo o processo de produo, distribuio e utilizao da energia, que pode ser dividido em duas grandes fases: Transformao e Utilizao.

1.1 - TRANSFORMAO
A energia existe na natureza em diferentes formas e, para ser utilizada, necessita de ser transformada. Os processos de transformao, transporte e uso final de energia causam impactos negativos no meio ambiente. Parte destas perdas inevitvel e deve-se a questes fsicas, mas outra parte perdida por mau aproveitamento e falta de otimizao dos sistemas. Esse desperdcio tem vindo a merecer a crescente ateno das empresas que processam e vendem energia. Por outro lado, sendo a energia um bem vital s economias, este tema faz parte da agenda poltica de vrios pases e tem vindo a suscitar uma crescente inquietao da comunidade internacional.

1.2 - UTILIZAO
O desperdcio de energia no se esgota na fase de transformao ou converso, ocorrendo tambm durante o consumo. Nesta fase, a eficincia energtica frequentemente associada ao termo "Utilizao Racional da Energia" (URE), que pressupe a adoo de medidas que permitem uma melhor utilizao da energia, tanto no setor domstico, como nos setores de servios e indstria. Atravs da escolha, aquisio e utilizao adequada dos equipamentos, possvel alcanar significativas poupanas de energia, manter o conforto e aumentar a produtividade das atividades dependentes de energia, com vantagens do ponto de vista econmico e ambiental.

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 1 Energia tudo. https://www.youtube.com/watch?v=3j8DV2W1nWg&feature=c4 -overview&list=LLmZkeEtvbgw8a34ig7kRndw Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 2 Tudo Energia. https://www.youtube.com/watch?v=0IRfEUVqV-8 Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 3 Revoluo https://www.youtube.com/watch?v=Qw4EpKt415o

2 TIPOS DE ENERGIA
Energia Hidreltrica.

Energia Elica.
Energia Nuclear.

Energia Solar (Trmica e Fotovoltica).


Energia Termeltrica.

Energia Geotrmica.

2.1 ENERGIA HIDRELTRICA

2.1 ENERGIA HIDRELTRICA


A participao da energia hidrulica na matriz energtica nacional da ordem de 42%, gerando cerca de 90% de toda a eletricidade produzida no pas. Apesar da tendncia de aumento de outras fontes, devido a restries socioeconmicas e ambientais de projetos hidreltricos e os avanos tecnolgicos no aproveitamento de fontes noconvencionais, tudo indica que a energia hidrulica continuar sendo, por muitos anos, a principal fonte geradora de energia eltrica do Brasil. Embora os maiores potenciais remanescentes estejam localizados em regies com fortes restries ambientais e distantes dos principais centros consumidores, estima-se que, nos prximos anos, pelo menos 50% da necessidade de expanso da capacidade de gerao seja de origem hdrica.

2.1.1 Disponibilidade de Recursos Hidrulicos


Uma primeira estimativa da quantidade de energia hidrulica disponvel no mundo pode ser feita atravs da simples aplicao da frmula de clculo da energia potencial (EP).

A precipitao mdia anual na Terra da ordem de 1017Kg e a altura mdia da superfcie terrestre (em relao ao nvel do mar) de 800m. Portanto, a energia hidrulica potencial da ordem de 200 mil TWh por ano, o equivalente a duas vezes o consumo mdio anual de energia primria no mundo. [Boyle, 1996]. Essa estimativa pouco realstica, pois, na prtica, impossvel o aproveitamento de todo esse volume de gua.

2.1.1 Disponibilidade de Recursos Hidrulicos


Desse modo, estima-se que a energia hidrulica efetivamente disponvel na Terra, isto , o potencial tecnicamente aproveitvel, varie de 10.000 TWh a 20.000 TWh por ano [UM, 1992].

2.1.2 Potencial Hidreltrico Brasileiro


O potencial hidreltrico brasileiro estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5% esto localizados na Bacia Hidrogrfica do Amazonas. Entre as demais bacias, destacamse a do Paran, com 23% desse potencial, a do Tocantins (10,6%) e a do So Francisco (10%). As bacias do Uruguai e do Atlntico Leste representam cerca de 5% cada uma e as demais (Atlntico Sudeste e Atlntico Norte/Nordeste) somam juntas apenas 5% do referido potencial. Contudo, apenas 63% desse potencial foi inventariado, de modo que essas propores mudam significativamente em termos de potencial conhecido. Como indica a Tabela 3.1, a Bacia do Amazonas representa apenas 19,4% do potencial inventariado, subindo substancialmente os ndices relativos s bacias do Paran, So Francisco e Tocantins.

2.1.2 Potencial Hidreltrico Brasileiro

2.1.3 Tecnologias de Aproveitamento


O aproveitamento da energia hidrulica feito atravs do uso de turbinas hidrulicas, devidamente acopladas a um gerador de corrente eltrica. Com eficincia que pode chegar a 90%, as turbinas hidrulicas so atualmente as formas mais eficientes de converso de energia primria em energia secundria. As turbinas hidrulicas apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. O modelo mais utilizado o de Francis, uma vez que se adapta tanto a locais com baixa queda quanto a locais de alta queda. Como trabalha totalmente submerso, seu eixo pode ser horizontal ou vertical [Ramage, 1996]. Entre outros modelos de turbinas hidrulicas, destacam-se o de Kaplan, adequado a locais de baixa queda (10 m a 70 m), e o de Pelton, mais apropriado a locais de elevada queda (200 m a 1.500 m).

2.1.3 Tecnologias de Aproveitamento

2.1.3 Capacidade Instalada


A energia hidrulica a segunda maior fonte de gerao de energia eltrica no mundo, com uma participao de aproximadamente 18%. Em vrios pases, entre os quais o Brasil, sua participao superior a 90%. Em termos absolutos, os cinco maiores produtores de energia hidreltrica no mundo so Canad, Estados Unidos, Brasil, China e Rssia, respectivamente. Em 1998, esses pases foram responsveis por mais de 50% de toda a produo mundial de energia hidreltrica [IEA, 2000; MME, 2000a]. No Brasil, a gerao hidreltrica tem garantido, nos ltimos anos, a produo de cerca de 95% da eletricidade consumida no pas. A capacidade instalada atualmente da ordem de 61 GW, o que representa cerca de 37% do potencial inventariado e 23% do potencial estimado. Quase 2/3 da capacidade instalada esto localizados na Bacia do Rio Paran.

2.1.3 Centrais Hidreltricas no Brasil


Em janeiro de 2002, havia registro de 433 centrais hidreltricas em operao no Brasil, das quais 304 eram empreendimentos de pequeno porte micro e pequenas centrais hidreltricas, perfazendo uma capacidade instalada de 62.020 MW [ANEEL, 2002]. Como indicado na Tabela 3.6, a gerao hidreltrica no Brasil constituda essencialmente de grandes empreendimentos. As 23 centrais hidreltricas com capacidade de gerao superior a 1.000MW correspondem a 71,4% da capacidade instalada no pas. Os 337 empreendimentos com potncia igual ou inferior a 30MW representam apenas 2,4% da capacidade instalada..

2.1.3 Centrais Hidreltricas no Brasil

2.1.4 Futuros Projetos Hidreltricos no Brasil


Apesar da participao crescente de outras fontes energticas na gerao de energia eltrica, a hidroeletricidade continua sendo muito importante na expanso do setor eltrico brasileiro. Somando-se a potncia nominal das usinas em construo, em ampliao, concedidas e autorizadas, verifica-se que a energia hidrulica ir adicionar ao sistema eltrico nacional cerca de 14.500MW, nos prximos anos. Incluindo-se as usinas em projeto, o valor sobe para 15.443 MW. Desse total, 36% esto localizados na Bacia do Tocantins, 24% na Bacia do Uruguai, 19% na Bacia do Paran e 14% na Bacia do Atlntico Leste. As bacias do Amazonas e do Atlntico Sudeste devero contribuir com 7% da nova capacidade instalada. As do Atlntico Norte/Nordeste e do So Francisco devero adicionar apenas 1% ao sistema hidreltrico do Pas.

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 4 E o mundo gira. https://www.youtube.com/watch?v=SF1MuNFDeOg

2.2 ENERGIA ELICA

2.2 ENERGIA ELICA


Denomina-se energia elica a energia cintica contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre atravs da converso da energia cintica de translao em energia cintica de rotao, com o emprego de turbinas elicas, tambm denominadas aerogeradores, para a gerao de energia eltrica, ou atravs de cataventos e moinhos para trabalhos mecnicos, como bombeamento de gua. Assim como a energia hidrulica, a energia elica utilizada h milhares de anos, com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de gua, moagem de gros e outras aplicaes que envolvem energia mecnica. Para a gerao de eletricidade, as primeiras tentativas surgiram no final do Sculo XIX, mas somente um sculo depois, com a crise internacional do petrleo (dcada de 1970), que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicao de equipamentos em escala comercial.

2.2.1 Disponibilidade de Recursos


A avaliao do potencial elico de uma regio requer trabalhos sistemticos de coleta e anlise de dados sobre velocidade e regime de ventos. Geralmente, uma avaliao rigorosa requer levantamentos especficos, mas dados coletados em aeroportos, estaes meteorolgicas e outras aplicaes similares podem fornecer uma primeira estimativa do potencial bruto ou terico de aproveitamento da energia elica. Para que a energia elica seja considerada tecnicamente aproveitvel, necessrio que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros; o que requer uma velocidade mnima do vento de 7 a 8m/s [Grubb and Meyer, 1993].

2.2.2 Potencial Elico Brasileiro


Embora ainda haja divergncias entre especialistas e instituies na estimativa do potencial elico brasileiro, vrios estudos indicam valores extremamente considerveis. At poucos anos, as estimativas eram da ordem de 20.000MW. Hoje a maioria dos estudos indica valores maiores que 60.000MW. A razo dessas divergncias decorre principalmente da falta de informaes (dados de superfcie) e s diferentes metodologias empregadas. De qualquer forma, os diversos levantamentos e estudos realizados e em andamento (locais, regionais e nacionais) tm dado suporte e motivado a explorao comercial da energia elica no pas. Os primeiros estudos foram feitos na Regio Nordeste, principalmente no Cear e em Pernambuco. Com o apoio da ANEEL e do Ministrio de Cincia e Tecnologia MCT, o Centro Brasileiro de Energia Elica CBEE, da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, publicou em 1998 a primeira verso do Atlas Elico da Regio Nordeste.

2.2.3 Tecnologias de Aproveitamento


No incio da utilizao da energia elica, surgiram turbinas de vrios tipos eixo horizontal, eixo vertical, com apenas uma p, com duas e trs ps, gerador de induo, gerador sncrono, etc. Com o passar do tempo, viu-se consolidar o projeto de turbinas elicas com as seguintes caractersticas: eixo de rotao horizontal, trs ps, alinhamento ativo, gerador de induo, estrutura no-flexvel, como ilustrado na Figura 5.2 [CBEE, 2000]

2.2.3 Tecnologias de Aproveitamento


Quanto capacidade de gerao eltrica, as primeiras turbinas elicas desenvolvidas em escala comercial tinham potncias nominais entre 10kW e 50kW. No incio da dcada de 1990, a potncia das mquinas aumentou para a faixa de 100kW a 300kW. Em 1995, a maioria dos fabricantes de grandes turbinas ofereciam modelos de 300kW a 750kW. Em 1997, foram introduzidas comercialmente as turbinas elicas de 1MW e 1,5MW, iniciando a gerao de mquinas de grande porte. Atualmente, existem mais de mil turbinas elicas com potncia nominal superior a 1MW em funcionamento no mundo. Quanto ao porte, as turbinas elicas podem ser classificadas da seguinte forma: Pequenas potncia nominal menor que 500 kW Mdias potncia nominal entre 500 kW e 1000 kW Grandes potncia nominal maior que 1 MW

2.2.3 Energia Elica no Contexto do Setor Eltrico Brasileiro


A participao da energia elica na gerao de energia eltrica ainda praticamente desprezvel no Brasil. Em janeiro de 2002 havia apenas 6 centrais elicas em operao no pas, perfazendo uma capacidade instalada de 18,8 MW. Entre essas centrais, destacam-se Taba e Prainha, no Estado do Cear, que representam 80% do parque elico nacional. No entanto, a conjuntura atual do setor eltrico brasileiro e os esforos do Governo Federal para amenizar os impactos da crise no abastecimento de energia eltrica, tm despertado o interesse de muitos empreendedores. Em 5 de julho de 2001, foi institudo o Programa Emergencial de Energia Elica PROELICA Resoluo n24, da Cmara de Gesto da Crise de Energia Eltrica GCE, com o objetivo de agregar ao sistema eltrico nacional 1.050MW de energia elica at o final de 2003.

2.2.3 Energia Elica no Contexto do Setor Eltrico Brasileiro

Os principais benefcios previstos no Proelica no regulamentados at janeiro de 2002 so a garantia de compra da energia gerada por um prazo mnimo de 15 anos e preos baseados no valor normativo estabelecido pela ANEEL (Resoluo n22, de fevereiro de 2001).

2.2.3 Energia Elica no Contexto do Setor Eltrico Brasileiro

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 5 E fez-se a luz. https://www.youtube.com/watch?v=cHDbz-XAltQ

2.3 ENERGIA NUCLEAR

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 6 A energia da gua. https://www.youtube.com/watch?v=dc5MTeQm4Zs

2.4 ENERGIA SOLAR (TRMICA E FOTOVOLTICA)

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 7 O calor. https://www.youtube.com/watch?v=TWcTeD_uCoE

2.5 ENERGIA TERMELTRICA

2.5.1 BIOMASSA
Do ponto de vista energtico, biomassa toda matria orgnica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produo de energia. Assim como a energia hidrulica e outras fontes renovveis, a biomassa uma forma indireta de energia solar. A energia solar convertida em energia qumica, atravs da fotossntese, base dos processos biolgicos de todos os seres vivos. Embora grande parte do planeta esteja desprovida de florestas, a quantidade de biomassa existente na terra da ordem de dois trilhes de toneladas; o que significa cerca de 400 toneladas per capita. Em termos energticos, isso corresponde a mais ou menos 3.000EJ por ano; ou seja, oito vezes o consumo mundial de energia primria (da ordem de 400 EJ por ano) [Ramage & Scurlock, 1996]

2.5.1 BIOMASSA
Uma das principais vantagens da biomassa que, embora de eficincia reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, atravs da combusto em fornos, caldeiras, etc. Para aumentar a eficincia do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeioado tecnologias de converso eficiente, como a gaseificao e a pirlise. A mdio e longo prazo, a exausto de fontes norenovveis e as presses ambientalistas acarretaro maior aproveitamento energtico da biomassa. Mesmo atualmente, a biomassa vem sendo mais utilizada na gerao de eletricidade, principalmente em sistemas de co-gerao e no suprimento de eletricidade de comunidades isoladas da rede eltrica. No primeiro caso, destaca-se no Brasil o setor sucro-alcooleiro do Estado de So Paulo; no segundo, existem alguns projetos interessantes na Amaznia.

2.5.2 Disponibilidade de Recursos, Produo e Consumo de Biomassa


Embora grande parte da biomassa seja de difcil contabilizao, devido ao uso no comercial, estima-se que, atualmente, ela representa cerca de 14% de todo o consumo mundial de energia primria. Esse ndice superior ao do carvo mineral e similar ao do gs natural e ao da eletricidade. Nos pases em desenvolvimento, essa parcela aumenta para 34%, chegando a 60% na frica. Atualmente, vrias tecnologias de aproveitamento esto em fase de desenvolvimento e aplicao. Mesmo assim, estimativas da Agncia Internacional de Energia (IEA) indicam que, futuramente, a biomassa ocupar uma menor proporo na matriz energtica mundial cerca de 11% em 2020 [IEA, 1998].

2.5.2 Disponibilidade de Recursos, Produo e Consumo de Biomassa


No Brasil, alm da produo de lcool, queima em fornos, caldeiras e outros usos no-comerciais, a biomassa apresenta grande potencial no setor de gerao de energia eltrica. O setor sucroalcooleiro gera uma grande quantidade de resduos, que pode ser aproveitada na gerao de eletricidade, principalmente em sistemas de cogerao. A produo de madeira, em forma de lenha, carvo vegetal ou toras tambm gera uma grande quantidade de resduos, que pode igualmente ser aproveitada na gerao de energia eltrica. A quantidade de energia aproveitvel a partir de resduos de extrao vegetal funo do poder calorfero desses resduos. Tambm pesa sobre a deciso econmica de implantao de usinas de aproveitamento o transporte desses resduos at as usinas.

2.5.2 Disponibilidade de Recursos, Produo e Consumo de Biomassa


Em alguns estados brasileiros, principalmente na Regio Amaznica, verifica-se tambm a importncia de vrias plantas para a produo de leo vegetal, que pode ser queimado em caldeiras e motores de combusto interna, para a gerao de energia eltrica e atendimento de comunidades isoladas do sistema eltrico. Entre essas plantas destaca-se o dend, com produtividade mdia anual de 4 toneladas de leo por hectare (dez vezes maior que a da soja, por exemplo!) e maior disponibilidade tecnolgica para o uso do leo. Outras culturas de grande potencial so o buriti, o babau e a andiroba, fartamente encontrados na regio [Freitas et al., 1996]. Os resduos agrcolas tambm apresentam grande potencial no setor de gerao de energia eltrica.

2.5.3 Potencial de gerao de energia eltrica a partir da biomassa

2.5.3 Potencial de gerao de energia eltrica a partir da biomassa

2.5.4 Tecnologias de Aproveitamento

2.5.5 Pirlise
Pirlise: a pirlise ou carbonizao o mais simples e mais antigo processo de converso de um combustvel (normalmente lenha) em outro de melhor qualidade e contedo energtico (carvo essencialmente). O processo consiste em aquecer o material original (normalmente entre 300C e 500C), na "quase-ausncia" de ar, at que o material voltil seja retirado. O principal produto final (carvo) tem uma densidade energtica duas vezes maior do que aquela do material de origem e queima em temperaturas muito mais elevadas. Alm de gs combustvel, a pirlise produz alcatro e cido piro-lenhoso.

2.5.6 Gerao de Eletricidade a partir de Biomassa


No Brasil, a biomassa representa cerca de 20% da oferta primria de energia. A imensa superfcie do territrio nacional, quase toda localizada em regies tropicais e chuvosas, oferece excelentes condies para a produo e o uso energtico da biomassa em larga escala. Apesar disso, o desmatamento de florestas naturais vem acontecendo por razes essencialmente no-energticas, como a expanso da pecuria extensiva e da agricultura itinerante. No caso especfico do Estado de So Paulo, o mais industrializado do pas, com uma densidade populacional superior da China, a produo de biomassa energtica, atravs da cana-de-acar, intensa, sendo comparvel produo de energia hidrulica. Isso se deve ao fato de o Estado ser importador de eletricidade (40% do que consome) e exportador de lcool para o resto do pas.

2.5.6 Gerao de Eletricidade a partir de Biomassa


Segundo dados do Balano Energtico Nacional de 1999, a participao da biomassa na produo de energia eltrica resumida a cerca de 3%, dividida entre o bagao de cana-de-acar (1,2%), os resduos madeireiros da indstria de papel e celulose (0,8%), resduos agrcolas e silvcolas diversos (0,6%) e a lenha (0,2%) [MME, 1999]. Atualmente, o recurso de maior potencial para gerao de energia eltrica o bagao de cana-de-acar. A alta produtividade alcanada pela lavoura canavieira, acrescida de ganhos sucessivos nos processos de transformao da biomassa sucroalcooleira, tem disponibilizado enorme quantidade de matria orgnica sob a forma de bagao nas usinas e destilarias de cana-de-acar, interligadas aos principais sistemas eltricos, que atendem a grandes centros de consumo dos estados das regies Sul e Sudeste.

2.5.6 Centrais Termeltricas a Biomassa no Brasil


Em janeiro de 2002, havia registro de 159 termeltricas a biomassa em operao no Brasil, perfazendo uma capacidade instalada de 992MW, o que corresponde a 8% do parque trmico de gerao e a 1,4% de toda a capacidade instalada no pas [ANEEL, 2002]. Com exceo de quatro usinas que operam com resduos de madeira (25,5MW) e trs com casca de arroz (14,4MW), os demais empreendimentos so centrais cogeradoras a bagao de cana. Em relao aos novos empreendimentos, h um em construo, que usar como combustvel cavaco de madeira Central Termeltrica de Piratini, localizada no municpio de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, com 10MW de potncia instalada, e 18 outorgados, que devero adicionar ao sistema eltrico nacional 105MW de capacidade de gerao.

2.5.7 Usinas e Sistemas de Co-gerao


A gerao termeltrica implica necessariamente a produo de calor residual, que pode ser aproveitado, ainda que parcialmente, atravs da cogerao. Essa tecnologia consiste da produo simultnea e seqencial de calor de processo e potncia mecnica e (ou) eltrica. Alm de opo importante de gerao distribuda de energia eltrica, a cogerao uma forma de racionalizao do uso de recursos naturais e de reduo de impactos socioambientais negativos, particularmente em decorrncia da emisso de gases de efeito estufa. Um sistema padro de co-gerao consiste de uma turbina a vapor ou de combusto (turbina a gs), que aciona um gerador de corrente eltrica, e um trocador de calor, que recupera o calor residual e (ou) gs de exausto, para produzir gua quente ou vapor. Desse modo, gasta-se at 30% a menos de combustvel do que seria necessrio para produzir calor de gerao e de processo separadamente e amplia-se a eficincia trmica do sistema,podendo atingir um ndice de 90%.

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 8 Alternativas para a gerao de eletricidade. https://www.youtube.com/watch?v=4RbQ4vniESE

2.6 ENERGIA GEOTRMICA

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 9 Solues em eficincia energtica e sustentabilidade. https://www.youtube.com/watch?v=FbMWuK03ta4

O que a ISO 50001?

O objectivo da ISO 50001 definir os requisitos para um sistema de gesto da energia (SGE) que permita s organizaes estabelecer os sistemas e processos necessrios para melhorar o seu desempenho energtico global, incluindo a utilizao, consumo e eficincia energtica. A norma inclui tambm um anexo informativo com orientaes de como implementar eficazmente este referencial. O objectivo da norma a reduo de custos com energia e a reduo das emisses de gases com efeito de estufa, bem como outros impactes ambientais relacionados, atravs de uma gesto sistemtica da energia.
A ISO 50001 baseia-se na metodologia Plan-Do-Check-Act, to familiar para os utilizadores da norma ISO 14001 (Sistemas de gesto ambiental) e que apresentada na figura seguinte:

Figura 1: Modelo esquemtico para um Sistema de Gesto de Energia (adaptado da ISO 50001:2011). A norma foi desenvolvida nos ltimos trs anos por uma Comisso de Projecto da ISO (ISO Project Committee) PC 242, compreendendo peritos de energia, ambientais e de sistemas de gesto de todo o mundo. A norma ISO 50001 requer que a organizao desenvolva e implemente uma poltica energtica, estabelea objectivos, metas e planos de aco que tenham em conta requisitos legais e informao relacionada com consumos e utilizao significativos de energia. A ISO 50001 aplicvel a todos os tipos de organizaes, independentemente das suas condies geogrficas, culturais e sociais. Tal como acontece com outras normas de sistemas de gesto, nomeadamente na ISO 9001 e na ISO 14001, a complexidade do sistema, o volume de documentao e os

VDEO-AULA
Assista ao vdeo: Caminhos da Energia Episdio 10 Perspectivas de futuro para o sistema energtico do Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=0mz9oBNmmYc

Potrebbero piacerti anche