Sei sulla pagina 1di 21

EPSTOLA DE PAULO AOS

EFSIOS

Uma Vida de Orao


Para relaxar antes de comear. Se um gnio sasse de

uma lmpada, quais seriam seus trs desejos?


H vezes em que orar to difcil quanto empurrar um

carrinho demo sem rodas. Em outras, a orao flui como uma cachoeira. Pode ser especialmente difcil orar por aqueles por quem nos preocupamos muito quando estamos confusos sobre suas necessidades e o que poderia ser melhor para eles. Uma orao que flui muito naturalmente quando apresentamos nossos amados a Deus e expressando nosso amor por eles.

Uma Vida de Orao Ef. 1.15-1.18


15 Por isso tambm eu, tendo ouvido falar da f que

entre vs h no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16 no cesso de dar graas por vs, lembrando-me de vs nas minhas oraes, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos d o esprito de sabedoria e de revelao no pleno conhecimento dele; 18 sendo iluminados os olhos do vosso corao, para que saibais qual seja a esperana da sua vocao, e quais as riquezas da glria da sua herana nos santos,.......

Uma Vida de Orao


Versculos 15-16...

Por essa razo, desde que ouvi falar da f que vocs

tm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, no deixo de dar graas por vocs, mencionando-os em minhas oraes.
O motivo de sua gratido o de haver ouvido falar que h entre eles duas virtudes, que so indispensveis na vida crist a f e o amor. A f em Jesus Cristo o princpio e o fundamento de uma nova vida. (Rm 10.8,9). O verdadeiro crente aquele que confessa Jesus como Senhor e vive uma vida sujeito a sua autoridade. Se Cristo Nosso Senhor, amar nossos irmos o primeiro mandamento que devemos obedecer. Jo 13.34,35; 1Jo 3.14-18.

Uma Vida de Orao


Por essa razo, desde que ouvi falar da f que vocs

tm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, no deixo de dar graas por vocs, mencionando-os em minhas oraes. a) pelo qu Paulo ora?
Porque fomos escolhidos pelo Pai
Para receber a redeno e perdo atravs do Filho

e fomos ento selados pelo Esprito que a garantia da nossa herana em Cristo. Era necessrio que os efsios entendessem que haviam ingressado no curso certo, para que no se desviassem seguindo alguma sorte de doutrina.

Uma Vida de Orao


a) pelo qu Paulo ora?

Apesar de sua incessante gratido a Deus pelos efsios,


Paulo ainda no est satisfeito com eles. Ento, qual o seu pedido? No que eles recebam uma segunda beno, No est orando para que eles recebam uma nova poro do Esprito Santo; No est orando para que sejam batizados pelo Esprito; E sim, que possam apreciar em sua mais plena extenso possvel as implicaes das bnos que j receberam.

Uma Vida de Orao


Peo que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o

glorioso Pai, lhes d esprito de sabedoria e de revelao, no pleno conhecimento Dele. 1.17
O que Paulo deseja para os efsios?! Ele j no tinha reconhecido que estes cristos tinham o

Esprito Santo?! Sim. Porm ao mesmo tempo necessitavam crescer, para que, uma vez revestidos de uma medida mais rica do Esprito, e sendo mais iluminados pudessem possuir mais livre e abundantemente o que j possuam. Enquanto o Esprito de Deus no nos revelar Jesus Cristo no podemos discernir nosso chamado divino. Porquanto, aquele que conhece o Filho, tambm conhece o Pai.

Uma Vida de Orao


Versculo 18a... Oro tambm para que os olhos do corao de vocs sejam

iluminados, a fim de que vocs conheam... Na linguagem bblica, o corao o completo eu, que consiste da mente bem como da emoo. Os olhos do corao so simplesmente nossos olhos interiores, que precisam ser abertos ou iluminados antes de podermos compreender a verdade de Deus. (Stott) Fora da obra do Esprito Santo os olhos do corao so cegos. Veja Is. 9:2; Jo 9:39-41; I Co 2:14-16.

Uma Vida de Orao


Algumas das oraes de Paulo nos seguintes textos...

Ef. 3:16; Filip.1:9; Filemon 1:6; Colos.1:9; II Cor.13:7; II


Tess.1:11. O que voc observou? Estas oraes se parecem com as suas? O que voc pede Deus quando se refere aos seus filhos? E pelo seu cnjuge? E pela sua prpria vida?!

10

Uma Vida de Orao


CONCLUSO

Paulo sabia das oscilaes na f que os

cristos esto sujeitos, ele conhecia o perigo que eu e voc corremos - de perder a motivao no meio da luta crist. s vezes nossa paixo por Cristo se esfria e nossos espritos se tornam apticos, por isto a orao de Paulo reflete uma profunda compreenso das necessidades de todos.

11

Uma Vida de Orao


b) a esperana do chamado de Deus vs.18b

...a fim de que vocs conheam a esperana para a qual

ele os chamou,
O chamado de Deus nos faz relembrar o incio da nossa vida

crist... E aos que predestinou, tambm chamou; aos que chamou, tambm justificou Rm 8:30. Deus nos chamou para Cristo e para a santidade, para a liberdade e para a paz, para o sofrimento e para a glria. Trata-se de uma chamada para a vida totalmente nova em que conhecemos, amamos, obedecemos e servimos a Cristo, desfrutamos da comunho com Ele e uns com os outros. (Stott). Esta a esperana para a qual Ele nos chamou. II Co 4:16-18.

12

Uma Vida de Orao


Todos os problemas que enfrentamos esto nos preparando

para lidar com a presso, nos ensinando sobre a pacincia, esto construindo em ns o carter de Cristo! Um pneu furado, a promoo que voc perdeu, uma discusso com seu cnjuge, um diagnstico inesperado, um fracasso comercial, o corao quebrado pela perda de um amor - todas estas coisas trabalham em conjunto para o seu crescimento... Deus no causa estas dores em sua vida, mas Ele sabe uslas para o seu bem, para sua transformao! Se voc aprender a olhar para a vida dessa forma, nunca perder a esperana de seu chamado em Cristo! (Ray Stedman)

13

Uma Vida de Orao


c) ...sendo iluminados os olhos do vosso corao, para que saibais qual seja a esperana da sua vocao, 1.18 a A esperana a virtude mediante a qual esperamos o que ainda no vemos. A esperana a nossa f orientada para o futuro. Ela se baseia na confiana absoluta em Deus. (Rm 4.20,21) Esta esperana est presente dentro de ns por meio do Esprito Santo, e se chama Jesus Cristo. (Cl 1.27). Esperamos alcanar tudo aquilo para o qual Deus nos chamou. E, isto se realizar por meio de seu Filho que est em ns.

14

Uma Vida de Orao


c) a glria da herana de Deus v.18c

e quais as riquezas da glria da sua herana nos santos,


A glria a manifestao visvel das virtudes ou qualidades

invisveis de uma pessoa. Quando as virtudes de Deus nos so reveladas, ficamos assombrados, maravilhados e nos levam a exclamar: Glria a Deus! Mas a mxima expresso da glria de Deus est no Filho. Hb 1.3; Cl 2.9 Ter riquezas, herana, abundncia e no sabe-lo, na prtica, equivale a no t-las. Ns no necessitamos de novas bnos mas sim de revelao para que saibamos que as gloriosas e abundantes riquezas de Cristo agora esto em ns.

15

Uma Vida de Orao


d) a grandeza do poder de Deus vs.19-23

e a incomparvel grandeza do seu poder para conosco,

os que cremos, conforme a atuao da Sua poderosa fora. Somente o poder de Deus pode cumprir a expectativa que pertence ao seu chamado e nos trazer com segurana s riquezas da glria da herana final que nos dar no cu" (John Stott). Como conheceremos a suprema grandeza do poder de Deus? Ele j nos deu uma demonstrao pblica!...

16

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os

mortos e fazendo-o sentar-se sua direita nos cus,


21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder,

e domnio, e de todo nome que se nomeia, no s neste sculo, mas tambm no vindouro;
22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus ps, e para

ser cabea sobre todas as coisas o deu igreja,


23 que o seu corpo, o complemento daquele que cumpre

tudo em todas as coisas.

17

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


1) Cristo exaltado pelo poder do Pai

Necessitamos conhecer a Cristo em ns como tambm ao

Cristo que est assentado no trono do Universo a destra do Pai. Quando o corpo de Cristo estava morto na tumba, o poder do Pai operou nele. Ressuscitando-o, ascendendo-o ao cu, assentando-o a sua destra nos lugares celestiais e fazendo-o Senhor e a Mxima Autoridade Universal. Esse mesmo poder o que opera em nosso esprito, e um dia operar em nossos corpos mortais, transformandonos, ou ressuscitando-nos, conforme seja o caso, com corpos glorificados e incorruptveis reinaremos com ele eternamente.

18

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


2) A soberania total de Cristo

muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e

domnio, e de todo nome que se nomeia. No mundo invisvel existem principados, autoridades e poderes satnicos. Todos eles foram vencidos por Jesus Cristo homem na cruz. (Mt 28.18) Cristo a autoridade sobre toda autoridade. No s sobre as potestades diablicas mas tambm sobre todas as autoridades humanas, reis presidentes, governadores, etc. todos esto sobre sua soberania. O nome ou ttulo de Cristo superior a todos os ttulos que existem no Universo.

19

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


no s neste sculo, mas tambm no vindouro; e sujeitou

todas as coisas debaixo dos seus ps, O sculo (aion) vindouro o perodo que se iniciar com a vinda de Cristo. No sculo presente no visvel aos olhos fsicos que Cristo reina sobre toda autoridade, s visvel aos olhos da f. (Hb 11.1) Tudo, absolutamente tudo est sujeito a ele. Todos e tudo est sob sua autoridade. A criao, o universo, a natureza, os anjos, os governantes, as naes, a histria e as circunstncias. Ele o Rei e o Senhor dos senhores!

20

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


3) A funo preeminente de Cristo: Cabea da Igreja.

...sobre todas as coisas.


Isto significa que de todos os ofcios que o Pai exaltou a

Cristo, o mais importante de todos o de ser o cabea da igreja. Igreja (eklesia) sua traduo literal seria os chamados de fora. Seu significado que fomos chamados pelo Senhor e temos sido obedientes ao seu chamado e sado do pecado e do mundo (espiritualmente). Verdadeiramente a igreja o povo, a famlia que Deus sonhou ter antes da fundao do mundo.

21

A revelao para conhecer a autoridade universal de Cristo


Cristo o cabea da igreja
Paulo usa duas expresses para descrever a igreja: A igreja o corpo de Cristo A igreja a plenitude de Cristo. A cabea governa e dirige ao corpo. Como a si mesmo cuida e

sustenta todo o corpo. A quem pertence a igreja? queles que esto unidos a Cristo e esto sob seu governo e autoridade. Todo que reconhece a Cristo como seu Senhor membro do corpo de Cristo. Na bblia nunca se chamou de igreja a um edifcio ou a um lugar de reunio. A igreja a comunidade dos redimidos, de homens e mulheres que nasceram de novo e agora so filhos de Deus.

Potrebbero piacerti anche