Sei sulla pagina 1di 15

Arquitetura e Urbanismo

Revoluo industrial e o inchao das cidades


Prof. Adriana

Anderson de Jesus Bruno Silva Camila Martins Lucas Muniz Magno Vieira Tyago Belmiro

Arquitetura e Urbanismo

A Revoluo Industrial teve incio no sculo XVIII, na Inglaterra, com a


mecanizao dos sistemas de produo. Enquanto na Idade

Mdia o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, vida por maiores lucros, menores custos e produo acelerada, buscou alternativas para melhorar a produo de mercadorias. Tambm podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Arquitetura e Urbanismo

O Urbanismo um campo do conhecimento que tm como objetivo criar


condies satisfatrias e ordenadas de vida nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: meios de locomoo, moradias, lazer, criao de reas verdes, dentre outras.

Urbanizao o crescimento da populao no meio urbano, ou seja, nas cidades em relao ao crescimento no meio rural.

Arquitetura e Urbanismo

A fundamental mudana das metrpoles foi ocasionada por uma


gama de acontecimentos o qual chamamos de Revoluo Industrial;
A partir do sculo XVIII, com a Revoluo Industrial, na Europa e nos EUA, houve um intenso deslocamento da populao rural para as cidades;

A primeira mudana decisiva o aumento de populao; Surge o parcelamento das antigas terras comuns em redor das aldeias inglesas torna possvel melhor utilizao do solo.

Arquitetura e Urbanismo

Em 1764 o carpinteiro HARGREAVES inventou um novo tipo de mquina que tornava possvel a um s operrio manobrar mais fios; Em 1771, o barbeiro R. ARKWRIGHT inventa ento a primeira mquina de

fiao
Em 1778 o reverendo E. CARTWRIGHT inventa a primeira tecedeira mecnica; Em 1783 H.CORT descobriu a maneira de utilizar o carvo nos processos de laminagem do ferro; Em 1767, R.REYNOLDS constri o primeiro carril em ferro fundido para o transporte de carvo.

Arquitetura e Urbanismo

revoluo

industrial

quase

imediatamente

seguida

por

um

impressionante crescimento demogrfico das cidades, primeiro na GrBretanha, seguida pela Frana e Alemanha.

Abertura de grandes artrias, na construo de grandes estaes ferrovirias, na especializao dos setores urbanos (quarteires comerciais, bairros operrios, bairros industriais, aumento expressivo nas circulaes de pessoas e materiais, condies precrias de habitao etc.

Arquitetura e Urbanismo

Com o volume populacional triplicado, ocorre a concentrao da populao em aglomeraes a servio das grandes industrias - o fenmeno da urbanizao.

Em consequncia surge a cincia da organizao das massas sobre o solo - e, por volta de 1910, ela foi denominada, na Frana, como

"Urbanismo".

Arquitetura e Urbanismo

Mudanas produzidas gradualmente pela revoluo industrial ;

A velocidade das transformaes no tem precedente;

A revoluo demogrfica e industrial transforma radicalmente a distribuio dos habitantes no territrio e as carncias dos novos locais;

O adensamento e extenso sem precedentes dos bairros operrios tornam quase impossvel o escoamento dos detritos.

Arquitetura e Urbanismo

A expanso da sociedade industrial. Surgem ento as proposta de cidadesjardim, sendo que o industrial ingls Ebenezer Howard, estabelece de forma definitiva a teoria da Garden-City, atravs de duas obras: To-morrow (1898)

e Garden-City of Tomorrow (1902).

Arquitetura e Urbanismo

Howard estabelece trs princpios fundamentais: 1. Eliminao da especulao dos terrenos (deveriam pertencer comunidade, que os alugaria); 2. Controle do crescimento e limitao da populao ( a cidade seria cercada por um cinturo agrcola e a cifra ideal da populao seria em torno de 30.000 habitantes); 3. Equilbrio funcional entre cidade e campo, residncia , comrcio e indstria etc.

Arquitetura e Urbanismo

A exploso urbana verificada na Europa provocou tambm uma ao reflexiva sobre as decorrncias sociais econmicas e fsicas, verificadas no processo de industrializao. 1. Movimento descritivo: onde se observam os fatos de forma isolada caracterizando os problemas urbanos e sociais como fenmeno patolgico, criando metforas como cncer e tumor, para definir as cidades; 2. Movimento poltico: a busca do entendimento dos fenmenos urbanos atravs das relaes econmico-sociais, destacando-se a obra de Engels e Marx .

Arquitetura e Urbanismo

O pensamento reflexivo das pessoas que se detinha a estudar as


modificaes promovidas nas reas urbanas leva ainda determinao de dois modelos urbansticos. 1. O modelo culturalista: se ope ao desaparecimento da antiga unidade orgnica pela presso da industrializao; oposio ao geometrismo; atendimento s necessidades espirituais; desenho orgnico . 2. O modelo progressista: racional, recusando qualquer herana artstica do passado; geometrismo; atendimento s necessidades materiais; exacerbao das funes e zoneamentos;

Arquitetura e Urbanismo

Cidades-jardim. (Howard)

Fonte: http://cidadejardimecidadeindustrial.blogspot.com.br/.

Arquitetura e Urbanismo

Exemplo da Aplicao - Rio de janeiro: barra da Tijuca.

Fonte:http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=65364

Arquitetura e Urbanismo

Ruiz Rodrigo, Cndido; Palacio Lis, Irene. Higienismo, Educacin Ambiental y Previsin Escolar: Antecedentes, pg. 275. [S.l.]: Publ. Universitat deValencia (ed.), 1999. MEIRELLES, 2007, p. 511, RODRIGUES, 2007, p. 65, PIOVEZANE, 1981, p. 54, SILVA, 2008, p. 32

http://pt.wikipedia.org/wiki/Higienismo
http://jus.com.br/revista/texto/18108/nocoes-introdutorias-sobre-direitourbanistico#ixzz2SR1uYA8o

Potrebbero piacerti anche