Sei sulla pagina 1di 35

INTRODUO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Perspectiva histrica, conceito de desenvolvimento humano, objeto de estudo e histria social da infncia.

O QUE DESENVOLVIMENTO?

Mudanas que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura no indivduo desde sua: CONCEPO MORTE

O que psicologia do desenvolvimento ?????

Era tristeza que se via no olhar de Janice ao contemplar o grupo de crianas a maioria delas em torno dos quatro anos de idade na festinha de aniversrio, Todas pareciam felizes e empolgadas. Todas, menos sua filha Molly. Molly estava sentada sozinha e parecia amedrontada. Apesar dos repetidos apelos de Janice, a menina no entrou nas brincadeiras, no contou parabns para voc, nem quis ver o amigo abrir os presentes. S repetia o pedido para que Janice a levasse pra casa. Janice perguntava-se, como j fizera vrias vezes antes, porque Molly se comportava assim e o que se poderia fazer a respeito. Emma, a irm mais velha de Molly, era muito extrovertida, mas a prpria Janice fora tmida quando era criana. Seria uma caracterstica herdada? Ou ser relutncia de Molly em se juntar as atividades do grupo tinha relao com alguma coisa que Janice fizera? Ser que Molly seria capaz de se ajustara escola, de fazer amizades e conviver normalmente com outras pessoas?: Ser que a menina ia superar a medida que crescesse, como a prpria me de Janice dizia toda vez que o assunto vinha a tona?

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A investigao cientfica sobre o desenvolvimento das crianas surgiu na esperana de que as respostas de Janice e outras perguntas seriam respondidas atravs da investigao sistemtica de grupos de indivduos. O estudo do desenvolvimento humano baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica no decorrer da vida, de forma que o estado que surge mais tarde representa uma forma de aperfeioamento do funcionamento. EX: do balbucio a fala, do engatinhar ao andar...

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA DO


DESENVOLVIMENTO

Estuda o desenvolvimento do indivduo durante as etapas de sua vida nos aspectos: Fsico-Motor Cognitivo Afetivo Motivacional Social

OBJETIVOS DO ESTUDO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


1) Compreender as mudanas que aparentam ser universais. Essas so as mudanas que ocorrem com todas as crianas, no interessando a cultura em que cresam ou as experincias que tenham vivido. A partir disso, procuramos entender porque essas mudanas ocorrem, de forma a entender as variveis biolgicas e que experincias as influenciam. Isso nos permite afirmar que comportamentos so normais ou naturais para as diferentes idades, ou para determinar se algumas prticas de criao tem efeitos diferentes em idades diferentes.

OBJETIVOS DO ESTUDO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


2) Explicar as diferenas individuais: porque algumas crianas so mais sociveis e extrovertidas, enquanto outras tem mais dificuldade em lidar com novas situaes? Porque algumas crianas aprendem matemtica mais facilmente? 3) Entender a forma como o comportamento das crianas influenciado pelo contexto ambiental ou por uma situao?

ASSIM... A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TENTA:


Descrever: retratar o comportamento com preciso; Explicar: as possveis causas do comportamento; Predizer: prever o desenvolvimento futuro com base no desenvolvimento pregresso ou presente; Modificar: intervir para promover o desenvolvimento ideal (reabilitao).

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

1- Hereditariedade - a carga gentica estabelece o potencial do indivduo, que pode ou no se desenvolver. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genticos da inteligncia. No entanto, a inteligncia pode desenvolver-se aqum ou alm do seu potencial, dependendo das condies do meio que encontra.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

2- Crescimento orgnico - refere-se ao aspecto fsico. O aumento de altura e a estabilizao do esqueleto permitem ao indivduo comportamentos e um domnio do mundo que antes no existiam. Pense nas possibilidades de descobertas de uma criana, quando comea a engatinhar e depois a andar, em relao a quando esta criana estava no bero com alguns dias de vida.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

3- Maturao neurofisiolgica - o que torna possvel determinado padro de comportamento. A alfabetizao das crianas, por exemplo, depende dessa maturao. Para segurar o lpis e manej-lo como ns, necessrio um desenvolvimento neurolgico que a criana de 2, 3 anos no tem. Observe como ela segura o lpis.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

4- Meio - o conjunto de influncias e estimulaes ambientais altera os padres de comportamento do indivduo. Por exemplo, se a estimulao verbal for muito intensa, uma criana de 3 anos pode ter um repertrio verbal muito maior do que a mdia das crianas de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode no subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situao pode no ter feito parte de sua experincia de vida. Texto: Amala e Kamala

QUESTES TERICAS NO ESTUDO DO


DESENVOLVIMENTO HUMANO

Existem pressupostos diferentes sobre natureza humana, sobre como interpretar as informaes existentes, ou sobre quais abordagens so mais promissoras para que se possa entender esse desenvolvimento.

Determinantes do Comportamento: Biologia X Ambiente Uma das questes mais bsicas no estudo do desenvolvimento humano sobre a influncia ambiental e biolgica no comportamento

So trs as concepes que influenciam na forma como os tericos interpretam o desenvolvimento humano: 1) Concepo Inatista 2) Concepo Ambientalista 3) Concepo Interacionista

INATISMO
-

Entende que o que ocorre aps o nascimento no essencial ao desenvolvimento - Nesse sentido o papel do ambiente (ensino) interferir o mnimo possvel no processo espontneo do individuo - Essa concepo se apoia em um entendimento errneo da proposta evolucionista de Darwin e da embriologia - Na Psicologia no bases empricas ou tericas que sirvam de apoio a viso inatista

AMBIENTALISMO
Atribui imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano O homem entendido como ser extremamente plstico, que desenvolve suas caractersticas em funo das condies presentes no meio em que se encontra - A aprendizagem pode ser vista como o processo pelo qual o comportamento modificado como resultado da experincia Implica em planejamento de ensino, organizao das condies de aprendizagem, sequncia de atividades que levaro ao objetivo proposto, valorizao do papel do professor

INTERACIONISMO
- As crianas buscam de forma ativa compreender aquilo que vivenciam e explicar aquilo que lhes estranho, construindo hipteses que lhe paream razoveis - Constroem seu conhecimento pela interao com o meio, nesta interao fatores internos e externos se inter relacionam - na interao da criana com o mundo fsico e social que as caractersticas e peculiaridades desse mundo vo sendo conhecidas (OLIVEIRA & DAVIS, 201, P.42-43).

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Aspecto fsico-motor - refere-se ao crescimento orgnico, maturao neurofisiolgica, capacidade de manipulao de objetos e de exerccio do prprio corpo. Exemplo: a criana leva a chupeta boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque j coordena os movimentos das mos.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Aspecto Cognitivo (intelectual )- a capacidade de pensamento, raciocnio. Por exemplo, a criana de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que est embaixo de um mvel ou o jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salrio.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Aspecto afetivo-emocional - o modo particular de o indivduo integrar as suas experincias. o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situaes, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Aspecto social - a maneira como o indivduo reage diante das situaes que envolvem outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de crianas, no parque, possveis observar algumas que espontaneamente buscam outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.

Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que esses quatro aspectos (cognitivo, fsico-motor, afetivo, social) so indissociados, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes. A Psicanlise, por exemplo, estuda o desenvolvimento a partir do aspecto afetivoemocional, isto , do desenvolvimento da sexualidade. Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

Potrebbero piacerti anche