Sei sulla pagina 1di 20

CORROSO

Corroso
Como ocorre ?

Processo de desgaste dos metais com perda de material. Formam-se primeiro xidos superfcie do metal, formando uma pelcula, uma vez que esta a zona mais exposta ao oxignio do ar. Esta pelcula acaba por se desfazer.

O processo de formao dos xidos continua para camadas mais profundas.

Corroso
Dar-se- de igual forma para todos os metais?
H metais que oxidam lentamente. So pouco reactivos. Por exemplo o Ouro.

No !!!

H metais que oxidam rapidamente.


So muito reactivos. Por exemplo o Potssio.

Corroso

Ferro
Oxida facilmente em contacto com o ar hmido; Forma-se o xido de ferro (III) vulgarmente chamado ferrugem. ferro (s) + oxignio (g) + gua (l) xido de ferro (III) hidratado

Corroso
Como prevenir ?

Evitar expor o material ao ar e gua.


Evitar o contacto entre metais diferentes.

Em certas condies, usar um metal protector.


Pintura ou envernizamento dos metais.

Proteco catdica - faz-se uso de um metal que seja um redutor


mais forte que o metal a proteger

Galvanoplastia - um processo atravs do qual se aplica uma


proteco superficial que consiste na cobertura do metal por outro metal que o proteja dos elementos ambientais que so responsveis pela sua corroso.

Anodizao - baseia-se na utilizao de correntes externas que


provoquem a deposio regular de uma camada protectora do prprio metal.

Proteco catdica
O princpio bsico tornar o elemento metlico a ser protegido - um aqueduto, por exemplo - num ctodo de uma clula de corroso, o que pressupe a presena de um nodo. Assim, o processo natural de perda de electres da estrutura para o meio - fenmeno que causa a corroso - compensado pela ligao da estrutura metlica a um nodo de sacrifcio. O direcionamento da corrente elctrica preserva a estrutura metlica, ocorrendo corroso controlada no nodo.

Proteco catdica
nodo de sacrifcio o metal mais redutor vai fornecer electres
ao nodo que se quer proteger passando este ltimo a funcionar como ctodo, no sofrendo corroso.

Corrente protectora aplica-se uma corrente elctrica no nodo


Este mtodo apropriado para grandes estruturas metlicas como por exemplo pipelines (usados em oleodutos ou gasodutos), tanques de armazenamento de combustvel subterrneos ou pontes.

Esta forma de assegurar a proteco de um metal contra a corroso consiste em lig-la ao plo negativo de uma fonte de tenso (p.e. uma pilha de 1.5V). A fonte de tenso injecta os electres necessrios para manter a pea reduzida. Note-se que necessrio ligar o plo positivo da pilha a outro elctrodo, o qual poder ser consumvel (sucata de ferro) ou inerte (grafite).

Este efeito usado para proteger os cascos de navio em gua salgada.

Na proteco dos pipelines faz-se uso de um metal como, por exemplo, o zinco ou o magnsio, que enterrado em terreno hmido e ligado electricamente ao pipeline (Fe) subterrneo.

O bloco de zinco ou de magnsio vai ser preferencialmente oxidado, fornecendo electres ao ferro de modo a impedir a oxidao deste pelo oxignio.
O bloco de metal que chamado elctrodo de sacrifcio, protege o pipeline de ferro e mais fcil e mais barato de substituir do que se fosse necessria a substituio do pipeline.

Pelo mesmo motivo, os automveis normalmente tm a carroaria do carro ligada ao nodo da bateria. O descarregar da bateria o sacrifcio que ajuda a preservar o prprio veculo

Anodizao
O alumnio, por exemplo, reage com o oxignio do ar atravs da reaco espontnea: 4Al (s) + 302 (g) 2Al203 (s)

Contrariamente ferrugem, o xido de


alumnio adere fortemente superfcie metlica e, como no solvel, constri uma barreira protectora que impede a corroso do metal que fica debaixo desta camada passivao.
Latas de alumnio nunca adquirem um aspecto muito oxidado, mesmo quando em contacto prolongado com solues aquosas.

Galvanoplastia
A galvanoplastia normalmente feita por imerso do metal a ser tratado numa tina contendo sais do metal que o vai recobrir e que, atravs do fornecimento de uma corrente catdica externa, que fornece electres que levam sua reduo, so depositados sobre a superfcie a ser recoberta.

Galvanizao da estrutura de um automvel

Choques elctricos nos dentes chumbados


At recentemente o material mais usado para chumbar os dentes era a amlgama dentria constituda por compostos de mercrio, prata e estanho Ag2Hg, Ag2Sn e Sn3Hg que tm potenciais normais de reduo de +0,85v, -0,05V e -0,13V, respectivamente.

Radiografia da face em que so visveis dois dentes chumbados.

Quando algum com um dente chumbado introduz um utenslio metlico na boca que lhe toque (por exemplo, um garfo cromado (Ecr 3+/cr) = - 0,74V ), vai sentir um desconforto momentneo devido descarga elctrica que se faz sentir no nervo dentrio devido formao da pilha galvnica. por este motivo, associado a razes estticas, que gradualmente a amlgama dentria tem vindo a ser substituda por compsitos polimricos.

EXERCCIOS
1. Entre o cobre, o nquel, o alumnio e o mangans, qual ser o mais adequado para fazer a proteco catdica do ferro? 2. Um guiador de bicicleta cromado sofreu um risco. Ser a corroso do ferro favorecida ou retardada pelo crmio? 3. Sugira dois metais que possam ser usados para fazer a proteco catdica do zinco. 4. Dos seguintes metais indique aqueles que no podem ser usados como elctrodo de sacrifcio para proteco catdica do ferro. a) Zinco b) prata c) cobre d) magnsio

5. Explique por que que, apesar de estarem permanentemente em contacto com bebidas aquosas as latas de refrigerantes no sofrem processos fortes de corroso.

EXERCCIOS - resoluo
1. O que tem mais tendncia para se oxidar, ou seja melhor redutor, o que tem menor potencial de reduo. O alumnio , de entre as opes apresentadas o melhor nodo de sacrifcio.

2. Como o potencial normal de reduo do ferro = - 0,41 V) maior do que o do crmio = - 0,74 V) , ento numa soluo contendo electrlitos, espontaneamente o crmio oxida-se, reduzindo o ferro, pelo que contribui para a proteco do ferro, mesmo na presena de um risco perfurante da cromagem.

EXERCCIOS
3. Para que um metal possa efectuar a proteco catdica de outro, ter de ser um redutor mais forte, ou seja, possuir um potencial normal de

reduo mais baixo. Como o mangans e o magnsio por exemplo tm


potenciais normais de reduo mais baixos do que o do zinco, ento, serviriam para fazer a sua proteco catdica.

4. b)e c)

ferro= - 0,44 V

a) Zinco = - 0,76 V b) prata = +0,80 V c) cobre = + 0,34 V

d) magnsio = - 2,36 V

EXERCCIOS

5. As latas de refrigerantes so normalmente de alumnio. 0 alumnio, por exemplo, reage com o oxignio do ar atravs da reaco espontnea, 4Al (s) + 302 (g) 2Al203 (s) No entanto, contrariamente ferrugem, o xido de alumnio adere fortemente superfcie metlica e, como no solvel, constri uma barreira protectora, que impede a corroso do metal que fica debaixo desta camada.

Potrebbero piacerti anche