Sei sulla pagina 1di 6

O PASTOR E A IGREJA

Prof Jorge Andr Miranda Loiola 2013

O PASTOR E A IGREJA
O PASTOR: DEVERES DO CRENTE E IGREJA PARA COM O SEU PASTOR FIEL 1. CONSIDER-LO MENSAGEIRO, DE DEUS Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistrios de Deus. (1 Cor 4:1) E no rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentao na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. (Gal 4:14) 2. NO DESPREZ-LO, NA QUALIDADE DE PROFETA DE DEUS Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou . (Mat 10:40) Quem vos ouve a vs, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vs, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Luc 10:16) Ningum despreze a tua mocidade; mas s o exemplo dos fiis, na palavra, no trato, no amor, no esprito, na f, na pureza. (1 Tim 4:12) 3. OUVIR SUAS INSTRUES, BBLICAS Porque os lbios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele o mensageiro do SENHOR dos Exrcitos. (Malaquias 2:7) Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas no procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e no fazem; (Mat 23:3) 4. SEGUIR-IMITAR SEU EXEMPLO, SANTO Sede meus imitadores, como tambm eu de Cristo. (1 Cor 11:1) Sede tambm meus imitadores, irmos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em ns, pelos que assim andam. (Filip 3:17) 5. IMITAR SUA F (DOUTRINA BBLICA, F PURA) Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a f dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Heb 13:7)

O PASTOR E A IGREJA

O PASTOR E A IGREJA
6. T-LO EM ALTA REPUTAO Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra; (Filip 2:29) E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vs. (1 Tes 5:13) (Esta paz inclui a paz entre a igreja e seu pastor) Os presbteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1 Tim 5:17) 7. AM-LO Portanto, assim como em tudo abundais em f, e em palavra, e em cincia, e em toda a diligncia, e em vosso amor para conosco, assim tambm abundeis nesta graa. (2 Cor 8:7) Vindo, porm, agora Timteo de vs para ns, e trazendo-nos boas novas da vossa f e amor, e de como sempre tendes boa lembrana de ns, desejando muito ver-nos, como ns tambm a vs; (1 Tes 3:6) 8. ORAR POR ELE E rogo-vos, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Esprito, que combatais comigo nas vossas oraes por mim a Deus; (Rom 15:30) Ajudando-nos tambm vs com oraes por ns, para que pela merc, que muitas O PASTOR E Apor IGREJA pessoas nos foi feita, por muitas tambm sejam dadas graas a nosso respeito. (2 Cor 1:11)

O PASTOR E A IGREJA
9. OBEDECER-LHE Que tambm vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. (1 Cor 16:16) Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que ho de dar conta delas; para que o faam com alegria e no gemendo, porque isso no vos seria til. (Heb 13:17)
10. DAR-LHE ALEGRIA Como tambm j em parte reconhecestes em ns, que somos a vossa glria, como tambm vs sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. (2 Cor 1:14) E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando l for, no tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vs todos, que a minha alegria a de todos vs. (2 Cor 2:3) 11. AJUD-LO Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estquis, meu amado. (Rom 16:9) E peo-te tambm a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes esto no livro da vida. (Filip 4:3)

O PASTOR E A IGREJA

O PASTOR E A IGREJA
12. SUSTENT-LO E ordenou ao povo, que morava em Jerusalm, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar lei do SENHOR. (2 Cro 31:4) Quem jamais milita sua prpria custa? Quem planta a vinha e no come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e no se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou no diz a lei tambm o mesmo? Porque na lei de Moiss est escrito: No atars a boca ao boi que trilha o gro. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou no o diz certamente por ns? Certamente que por ns est escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperana e o que debulha deve debulhar com esperana de ser participante. Se ns vos semeamos as coisas espirituais, ser muito que de vs recolhamos as carnais? (1 Cor 9:7-11) E o que instrudo na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Gal 6:6) 13. ORAR PELO AUMENTO DO NMERO DE PASTORES (FIIS) Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mat 9:38) O PASTOR E A IGREJA

O PASTOR E A IGREJA

O PASTOR E A IGREJA

Potrebbero piacerti anche