Sei sulla pagina 1di 13

Amrica Espanhola

O que os Espanhis encontraram aqui na Trs grandes imprios, alm de dezenas de outros povos, que Amrica.... encontravam-se subjugados aos
grandes centros populacionais, viviam nas regies almejadas pelos espanhis. O termo ndio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado s ndias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo associado ao pouco desenvolvimento, ausncia de civilizao. S que se atentarmos bem para a grandiosidade desses imprios, veremos que ndio apenas uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a populao que os europeus encontraram na Amrica. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como amerndios.

Maias, Astecas e Incas


Esses trs grupos so considerados, pelos historiadores, como sociedades agrcolas. Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuam um complexo sistema de explorao agrcola. No possuam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produo das aldeias, coordenando as obras coletivas. Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestao de servios, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatrio para o grupo dominante. Politestas, acreditavam em vrios deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, poltica e religio caminhavam juntas.

Exemplos da escrita asteca

As viagens de Cristovo Colombo

Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as ndias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glrias por ter descoberto a Amrica mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos ndios e pela organizao daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Amrico Vespcio. Portanto, o nome do continente uma homenagem a ele.

Processo de colonizao
Principais colonizadores: Hernn Cortez Conquistou os imprio asteca. Quando chegou a sede do imprio Asteca, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exlio para vingar-se. A chegada de Corts ao Mxico em 1519 coincidiu com a data precisa do calendrio maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitln.

Francisco Pizzaro
Conquistou a rica regio do Peru e destruiu o Imprio Inca. Seus relatos sobre as riquezas encontradas na regio animaram as foras colonizadoras.

Como ocorreu o processo de colonizao???


Utilizao da violncia extrema, duras guerras foram travadas com a populao local.

Cavalos
Plvora Doenas

As capitulaes eram contratos em que a Coroa concedia permisso para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recprocos

Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os ndios.

Sociedade colonial
Os casamentos entre espanhis e indgenas era desmotivados, como uma forma de manuteno do controle dos espanhis sobre os ndios. Ou seja, a miscigenao no ocorreu de forma to intensa quanto em outras experincias coloniais, como no Brasil. Espanhis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes polticos. Formavam a elite poltica. Criollos: Colonos descendentes de espanhis, nascidos na Amrica. Formavam a elite econmica e participavam da vida poltica local.

ndios
Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. No possuam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. No tinham nenhum acesso a vida poltica e muitas vezes prestavam trabalho obrigatrio aos colonos.

Sistema de trabalho compulsrio indgena


Mita Sistema que impunha o trabalho obrigatrio, principalmente nas regies mineradoras, o durante determinado tempo, a ndios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salrios como remunerao pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatrio no remunerado, em que os ndios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequiz-los.

Existiam escravos africanos na Amrica Espanhola?


Sim, a mo-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na Amrica Espanhola. No entanto, pela existncia de abundante mo-de-obra indgena, concentrada, no foi to utilizada quanto no Brasil. Outra peculiaridade marca a presena desses homens nos domnios espanhis. A Espanha no realizava o trfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exerccio dessa atividade a alguns homens especficos por tempo delimitado.

Diviso do territrio colonial

Administrao Colonial
Espanha Casa de Contratao Sediada em Sevilha, para organizar o comrcio e fiscalizar o pagamento do quinto.

Conselho das ndias Funcionava como Supremo Tribunal de Justia, nomeava funcionrios e regulamentava a administrao das colnias.

Audincias Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones

Cabildos/Ayuntamientos Administravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos.

Economia Colonial
A explorao mineradora foi a atividade econmica mais importante na Amrica Espanhola A explorao mineradora foi a atividade econmica mais importante na Amrica Espanhola A minerao tornou-se responsvel pelo desenvolvimento de atividades secundrias, complementares, diversificando a produo nas regies vizinhas, responsveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrcolas - batata, milho, tabaco e cana de acar - sendo que os dois ltimos destinavam-se exportao; desenvolveram tambm a atividade criatria, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuria se desenvolveu na regio sul, fornecendo couro e charque metrpole

A produo artesanal indgena foi permitida, porm passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colnia.

Potrebbero piacerti anche