Sei sulla pagina 1di 25

ESTADO & POLITICA

PROF. ME. WILSON JOO MARCIONILIO ALVES UFPR Email: marcionilio@hotmail.com 41-91124145

PODER, POLTICA E ESTADO

O conceito de Poder

Em seu significado mais geral, a palavra poder designa a capacidade ou a possibilidade de agir com o intuito de atingir objetivos ou ampliar alguma vantagem ou benefcio de um indivduo ou grupo. O poder permeia todas as relaes humanas na vida em sociedade. Muitos conflitos em sociedade giram em torno de lutas pelo poder, pois, quanto mais poder um indivduo ou grupo obtm, maiores as possibilidades de atingir seus objetivos e realizar seus desejos custa dos desejos de outros. Hoje, em nossa sociedade, o Estado a instncia, por excelncia, do exerccio do poder poltico, concentrando diversos poderes: as foras armadas e o monoplio do uso da violncia; a estrutura jurdica; a cobrana de impostos; a administrao burocrtica do patrimnio pblico. A centralizao e institucionalizao desses poderes caracteriza o Estado moderno.

O conceito de Poltica

Para se entender o conceito de poltica preciso conhecer o significado do termo poltica em seus principais significados. sentido mais geral referente aos temas clssicos da poltica, como eleies, voto, partido, governo. sentido mais especfico - diz respeito a certos processos modernos de regulao econmica e social realizada pelo Estado, desde que este se tornou ampliado, ou seja, crescentemente interventor, a partir do final do sculo XIX.

A Configurao Clssica da Poltica

A poltica uma relao entre seres humanos diferentes e plurais, tendo por isso carter conflituoso.
Ou, nas palavras de Hanna Arendt [1]: a poltica trata da convivncia entre diferentes em sociedades internamente diferenciadas. Os homens e mulheres se organizam politicamente para atingir objetivos comuns e, assim, fugir do caos que se instalaria se cada um se entrincheirasse na defesa de seus interesses e objetivos particulares.

[1] ARENDT, Hannah. O que poltica? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Conflitos e formas de regulao social

Poltica (politics) Conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relaes de poder e que se destinam resoluo pacfica dos conflitos quanto aos bens pblicos. Na histria das sociedades a palavra poltica vem da palavra grega polis, que quer dizer cidade. Significava para os gregos, a arte de governar a cidade. Pode ser definida como a luta pelo poder, ou seja o jogo de foras para a conquista do poder ou para a permanncia deste. Em 1265 a palavra poltica j era definida no idioma francs politique como cincia do governo dos Estados.

Conceituando Estado

O Estado uma ordem legal, uma associao que proporcional liderana poltica. A funo bsica do Estado manter a ordem social e promover o bem-estar geral. O Estado a nica instituio social que possui o direito do uso legtimo da fora fsica. S o Estado pode usar a coero, por meio de instituies como o Exrcito e a Polcia, para que a ordem social seja mantida. Para que uma regio geogrfica seja considerada Estado, necessrio que haja quatro elementos bsicos:
Povo: conjunto de indivduos ligados a um estado pelo vnculo poltico-jurdico da nacionalidade. Esto sob o mesmo conjunto de regras, leis e valores culturais. Territrio: base geogrfica do Estado., sobre qual exerce sua soberania (solo, rios, mares, portos); Governo: o conjunto das funes necessrias manuteno da ordem jurdica e da administrao pblica. Soberania: propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que no deve a sua validade a nenhuma outra ordem superior.

As noes de Estado e poder na sociologia

Max Weber: Intelectual alemo, considerado um dos fundadores da Sociologia, Max Weber (1864-1920) acredita que, para que um Estado exista, necessrio que um conjunto de pessoas obedea autoridade alegada pelos detentores do poder no referido Estado. Por outro lado, para que os dominados obedeam, necessrio que os detentores do poder possuam uma autoridade reconhecida como legtima. Para Weber, o Estado responsvel pela organizao e pelo controle social, porque detm o monoplio do uso da violncia legtima, ou seja, s o Estado pode se utilizar da fora para manter a ordem social. A dominao presena marcante em uma sociedade. Neste sentido, que caractersticas uma liderana precisa ter para que a maioria a obedea, ou ao menos, considere-a legtima? Para o autor, a dominao, ou seja, a probabilidade de encontrar obedincia a um determinado mandato pode fundar-se em diversos motivos de submisso, pode depender de interesses, convenincias, costume, afeto. Max Weber construiu trs tipos ideais de dominao legtima, veja a seguir:

As noes de Estado e poder na sociologia

1 Dominao legal: este tipo de dominao tem relao com leis ou estatutos, obedece-se no pessoa, mas regra instituda. 2 Dominao tradicional: em virtude da crena na santidade das ordenaes e dos poderes senhoriais. Obedece-se pessoa em virtude de sua dignidade prpria, santificada pela tradio: por fidelidade. 3 Dominao carismtica: em virtude de devoo afetiva pessoa do senhor e a seus dotes carismticos, faculdades mgicas, revelaes ou herosmo, poder intelectual ou de oratria. O tipo que manda o lder. Obedece--se exclusivamente pessoa do lder por suas qualidades excepcionais e no em virtude de sua posio estatuda ou de sua dignidade tradicional. :

As noes de Estado e poder na sociologia

Michel Foucault: (1926-1984) Escreveu Vigiar e Punir - deu continuidade a algumas linhas de pensamento de autores clssicos da Sociologia, como Karl Marx e Max Weber. Foucault analisou o surgimento de instituies modernas como prises, hospitais e escolas que desempenham um papel cada vez maior no controle e monitoramento das pessoas. O autor chama a ateno para a relao entre poder, ideologia e discurso. Para Foucault, o papel do discurso fundamental para a forma como ele pensava o poder e o controle na sociedade. Foucault acredita que o poder age atravs dos discursos especializados, elaborados e disseminados por indivduos que detm o poder ou a autoridade, no propsito de moldar atitudes nos indivduos. Salienta que esses discursos, em muitos casos, apenas podem ser contestados por discursos elaborados por especialistas concorrentes. Portanto, os discursos podem ser empregados como um poderoso instrumento para coibir formas alternativas de pensar ou falar. O conhecimento passa a ser uma fora poderosa de controle. Interessa ao autor analisar de que modo o poder e o conhecimento esto ligados s tecnologias de vigilncia, de cumprimento de leis e de disciplina. Para ele, quem detm o poder se incumbe do ato de vigiar e punir.

Poltica e poltica pblica.

expressa - novo tipo de relao entre Estado e sociedade

exige a instituio de uma nova gerao de direitos de cidadania: os direitos sociais, pra alm dos direitos civis e polticos. Poltica pblica no sinnimo de poltica estatal. A palavra pblica que acompanha a palavra poltica, no sentido aqui tratado, no tem identificao exclusiva com o Estado, mas sim com o que em latim se expressa como res publica, isto , coisa de todos, e, por isso, constitui algo que compromete tanto o Estado quanto a sociedade.

As polticas pblicas (policies)

Polticas Pblicas (policy, policies) resultantes da atividade poltica (politics): compreendem o conjunto de decises e aes relativas alocao imperativa de valores por sua vez, resultantes da atividades poltica (politics) compreendem o conjunto das decises e aes relativas alocao imperativa de valores. Nesse sentido necessrio distinguir entre poltica pblica e deciso poltica.
Uma poltica pblica geralmente envolve mais do que uma deciso e requer diversas aes estrategicamente selecionadas para implementar as decises tomadas.

As polticas pblicas (policies), resultantes da atividades poltica (politics)

uma deciso poltica corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferncias dos atores envolvidos, expressando - em maior ou menor grau - uma certa adequao entre os fins pretendidos e os meios disponveis.
Assim, embora uma poltica pblica implique deciso poltica, nem toda deciso poltica chega a constituir uma poltica pblica.

Exemplo A privatizao de estatais ou a reforma agrria so polticas pblicas.

res pblica

forma de organizao poltica que se pauta pelo interesse comum, da comunidade, da soberania popular e no da soberania dos que governam.
Os governantes so funcionrios do povo, estando, por isso, a servio deste. a soberania popular que possibilita a todos os cidados manifestarem sua vontade como vontade geral que deve ser respeitada e incorporada nas leis assim como a exercer com legitimidade o controle democrtico.

poltica pblica

principal marca definidora o fato de ser pblica, isto de todos, e no porque seja estatal (do Estado) ou coletiva (de grupos/ sujeitos da sociedade). O seu carter pblico no dado pela sua vinculao com o Estado e nem pelo tamanho do agregado social que lhe demanda ateno, mas porque ela significa um conjunto de decises e aes que envolve ao mesmo tempo o Estado e a sociedade:

seguintes caractersticas

a) constitui um marco ou linha de orientao para a ao pblica, sob a responsabilidade de uma autoridade pblica (um organismo que aloca e administra bens pblicos, como sade, educao, assistncia, entre outros) sob o controle democrtico da sociedade. o que na lngua inglesa grafado como policy b) visa concretizar direitos sociais conquistados pela sociedade e previstos nas leis. Ou, em outros termos, os direitos declarados e garantidos nas leis s tm aplicabilidade por meio de polticas pblicas correspondentes ao tema do direito, as quais, por sua vez, operacionalizam-se por meio de programas, projetos e servios;

seguintes caractersticas

c)guia-se pelo princpio do interesse comum e da soberania popular e no do interesse particular e da soberania dos governantes; d)deve visar satisfao das necessidades sociais e no da rentabilidade econmica privada. a palavra poltica que compe o termo poltica pblica, tem uma conotao especfica. Referese a medidas e formas de ao formuladas e executadas com vista ao atendimento de legtimas demandas e necessidades sociais (e no individuais).

O processo de formao de polticas

Elementos das decises polticas

1) Apoios Especficos Genricos 2) Demandas Novas Recorrentes Reprimidas.

Disputas

Jogos

A lgica vencer, sem eliminar o adversrio, podendo vir a aliar-se a ele posteriormente

Debates

A lgica o convencimento do outro:

Persuaso Troca de favores Presso pblica Exerccio da autoridade Negociao e compromisso Obstruo

Os direitos sociais

Os direitos com os quais as polticas pblicas se identificam e visam concretiz-los so os direitos sociais, que so mais comprometidos com o princpio da igualdade, embora tenham no seu horizonte os direitos individuais que so mais comprometidos com o princpio da liberdade do indivduo perante o Estado.

Ordem cronolgica dos direitos

primeiro, surgiram exigncias relacionadas vida e liberdade individual, propiciando a instituio dos direitos civis; segundo surgiram exigncias relacionadas s liberdades polticas e ao direito de participar no governo da sociedade, propiciando a instituio dos direitos polticos; terceiro surgiram exigncias relacionadas necessidade de combinar liberdade com igualdade, sobretudo para a satisfao de necessidades bsicas, propiciando a instituio dos direitos sociais; finalmente, surgiram exigncias de solidariedade e fraternidade, que afetam a humanidade inteira e tem a ver com o avano tecnolgico e a globalizao da economia, da poltica e da cultura, propiciando o surgimento dos chamados direitos difusos.

trs geraes de direitos:

de primeira gerao: os tradicionais direitos civis e polticos, referenciados no princpio da liberdade individual, tendo como instituies responsveis, respectivamente, os Tribunais de justia e os Parlamentos; de segunda gerao: direitos econmicos, sociais e culturais, ou simplesmente direitos sociais, referenciados no princpio da igualdade, tendo como instituio responsvel o Estado de Bem-Estar; de terceira gerao: direitos difusos (novos direitos), assim chamados porque esto voltados para a humanidade inteira e se referenciam na fraternidade e solidariedade, sem ter muito preciso que instituio, em mbito mundial, seria responsvel por eles.

Funes desses direitos

os direitos civis e polticos foram conquistados contra o Estado absolutista do sculo XVII e XVIII. Pretendiam estabelecer um limite arbitrariedade do poder estatal (tortura, prises injustificadas, perda da liberdade e de bens materiais). Eles constituem os pilares dos direitos humanos;

Os direitos difusos

Entre eles so mencionados: o direito paz, autodeterminao dos povos, ao meio ambiente saudvel, o patrimnio cultural da humanidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
EASTON, David (Org.). Modalidades de Anlise Poltica, Rio de Janeiro, Zahar, 1970. Captulo 7. ETZIONI, Amitai. The Active Society. ______________"Mixed Scanning: A Third Approach to Decision-Making", Public Administration Review , No. 27, 1967. ALFORD, R. & FRIEDLAND, R. Powers of Theory, Cambridge: Cambridge University Press, 1986. BACHARACH, P. & BARATZ, M. "Poder e Deciso", in F.H.CARDOSO e C.E.MARTINS, Poltica e Sociedade, So Paulo: Cia Ed. Nacional, vol. 1, 1979. LINDBLOM, C.E., O Processo de Deciso Poltica, Braslia: UnB, 1981. _______________, The Science of the Muddling Through", Public Administration Review, No. 19, 1959 LOWI, Theodore. "American Business, Public Policy, Case Studies and Political Theory, World Politics, vol. XVI, no. 4, pp. 677-715. SALISBURY, Robert H. The Analysis of Public policy: A Search for Theories and Roles", in RANNEY, Austin (ed.) Political Science and Public Policv, Chicago: Markham, 1970. RUA, M. Graas & AGUIAR, Alessandra T., "A Poltica Industrial no Brasil 1985-1992: Polticos, Burocratas e Interesses Organizados no Processo de Policy-Making in Planejamento e Polticas Pblicas, No. 12, jul-dez 1995. SIMON, H.A., Administrative Behaviour, Glencoe, Ill.: Free Press, 1945. SANTOS, M. Helena C., "Avaliao Poltico-Instititucional do Prolcool: Grupos de Interesse e Conflito lnterburocrtico" in Planejamento e Polticas Pblicas, No. 1, junho 1989. ANDRADE, Luis Aureliano G. de. "Vocao Institucional do Poder Legislativo", Revista do Legislativo, Assemblia Legislativa de Minas Gerais, No. 15, julho-set. 1996. PRESSMAN, J.L. & WILDAVSKY, A.A., Implementation. Berkeley: Univ. California Press, 1973. ALLISON, Graham T. , "Conceptual Models and the Cuban Missile Crisis", American Political Science Review, vol. 63, no. 3, sept. 1960. HAM, C. e HILL, M.. The Policy Process in the Modern Capitalist State. Brighton, Sussex, Wheatsheaf Books, 1985.

Potrebbero piacerti anche