Sei sulla pagina 1di 14

Biorrefinarias Cenrios e Perspectivas

FABIANA CANOLA MARI


MAURO SRGIO DOS SANTOS VIDA JERUSHA BIANQUINI

BIORREFINARIA
O conceito de biorrefinaria ainda recente e intui um objetivo um tanto quanto ousado: substituir produtos e processos baseados em fontes de matrias-primas no renovveis, sobretudo o petrleo, por produtos e processos que utilizem a biomassa como matria-prima.

Biomassa toda matria orgnica no fssil, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produo de calor, seja para uso trmico industrial, seja para gerao de eletricidade e/ou que pode ser transformada em outras formas de energias slidas (carvo vegetal, briquetes), lquidas (etanol, biodiesel) e gasosas (biogs de lixo).

BIOMASSA

A importncia das biorrefinarias para o Brasil


As biorrefinarias fazem parte da agenda de PD&I da maioria dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, mobilizando esforos pblicos e privados e grandes quantias de recursos voltados para o aproveitamento otimizado das matrias-primas, para agregar valor s cadeias produtivas da biomassa e reduzir possveis impactos ambientais das mesmas.

A importncia das biorrefinarias para o Brasil


O Brasil um pas com grande potencial na produo de biocombustveis e de outros derivados de leos vegetais para atender tanto ao mercado nacional quanto ao mundial. O desafio aproveitar ao mximo as potencialidades regionais e obter o maior benefcio social da produo.

O Brasil um pas mundialmente conhecido por sua grande capacidade de produo de biomassa muitas vezes refletida na exportao de commodities agrcolas. Porm, mesmo sendo estratgica a produo e exportao de tais commodities, a possibilidade de agregar valor a biomassa deve ser considerada como uma oportunidade de gerao de conhecimentos tcnico cientficos nacionais e de minimizao dos impactos ambientais. Uma biorrefinaria pode integrar, em um mesmo espao fsico, processos de obteno de biocombustveis, produtos qumicos, energia eltrica e calor. Os setores energtico e qumico so os que melhor podero aproveitar as possibilidades tcnicas e econmicas das biorrefinarias.

Desta forma, as possibilidades advindas do desenvolvimento das biorrefinarias apontam para enorme potencia econmico de tais instalaes no Brasil, pas que ainda possui grande deficincia tecnolgica em setores qumicos e afins, refletida na balana comercial, apesar de ocupar posio de destaque no agronegcio e na produo de biocombustveis, alm de possuir uma matriz energtica de forte carter renovvel. Abre-se, portanto, uma nova fronteira tecnolgica e econmica para o agronegcio e para a qumica, devendo o pas estar atento e preparado a participar de forma efetiva, e no de forma secundria ou perifrica.

Benefcios

Desenvolvimento Social

Desenvolvimento Econmico
Desenvolvimento Tecnolgico Menor Impacto Ambiental

Simpsio Nacional de Biorrefinarias


O Simpsio Nacional de Biorrefinarias (SNBr) um projeto permanente que tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento do tema no Brasil e no mundo, segundo a perspectiva de importncia para a Embrapa Agroenergia e para o Brasil, atravs do envolvimento, bianual, de profissionais, instituies e empresas que estejam diretamente relacionados.

Cenrios e Perspectivas
O Brasil j um lder internacional na produo de energia a partir da biomassa, pois 27,4% da matriz energtica nacional provm do uso destes recursos renovveis. O pas apresenta, tambm, vantagens comparativas importantes para aumentar esta liderana, calcada nos produtos da atividade agrcola, pecuria e agroindustrial e da silvicultura.

Concluso
Nos prximos anos, e em carter irreversvel, a participao dos biocombustveis na matriz energtica brasileira e global aumentar gradativamente. Este cenrio engloba oportunidades para a expanso das tecnologias de aproveitamento dos rejeitos do cultivo. Sendo assim a uma grande expectativa de aumento da oferta de bioenergia.

Bibliografia

http://www.cnpae.embrapa.br/publicacoes/livros
-1/Biorrefinarias_CenariosPerspectiva.pdf

Acesso em 03/04/2013.

OBRIGADO !

Potrebbero piacerti anche