Sei sulla pagina 1di 17

Concordncia Verbal I

Livro de Portugus pginas 226 a 229

i Nis Aqui Traveis


Adoniran Barbosa Voceis pensam que nis fumos embora Nis enganemos voceis Fingimos que fumos e vortemos i nis aqui traveis Nis tava indo Tava quase l E arresorvemo Vortemos pr c E agora, nis vai ficar fregueis i nis aqui traveis

Regra geral
O verbo concorda com o sujeito em pessoa e nmero. Vocs pensam que ns fomos embora. Ns enganamos vocs. Fingimos que fomos e voltamos. Ns estvamos indo, estvamos quase l.

Concordncia do verbo com o sujeito composto


I. Sujeito composto antes do verbo

1. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficar no plural.

Ex.: O nibus e o caminho deslizaram na pista.

sujeito composto antes do verbo

verbo no plural

Sujeito composto aquele que apresenta dois ou mais ncleos.

2. Se o sujeito composto for uma sequncia de palavras resumidas por pronomes indefinidos (tudo, nada, ningum, etc.) concordar com o pronome. Casa, gua, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz. Prdios, rvores, postes, tudo caiu.

3. Quando o verbo for constitudo por pessoas gramaticais diferentes, ele ficar no plural.

Se a 1 pessoa (eu, ns) faz parte do sujeito, o verbo ficar na 1 pessoa do plural (ns).
Ex.: Voc, sua prima e eu iremos ao cinema.
verbo na 1 pessoa do plural (ns)

sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presena da 1 pessoa (eu)

Se a 1 pessoa (eu, ns) no faz parte do sujeito, o verbo ficar na 2 pessoa do plural (vs) ou na 3 pessoa do plural (vocs). Ex.: Tu e teu amigo ficareis aqui em casa.

Tu e teu amigo ficaro aqui em casa.

II. Sujeito composto depois do verbo Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poder concordar com o mais prximo, ou ficar no plural. Ex.: Foi ao parque de diverso o filho, a me e o pai.

Verbo na 3 pessoa do singular, concordando com o filho

sujeito composto depois do verbo

Foram ao parque de diverso o filho, a me e o pai.


verbo na 3 pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

Nomes prprios plurais: Se o sujeito for representado por nomes prprios no plural, antecedidos de artigo, vo para o plural. Sem artigo, ficam no singular. Os Estados Unidos investem bastante em tecnologia. (3 p. p.) Minas Gerais produz muita soja no cerrado. (3 p. s.) (sem artigo)

Se o sujeito for representado pelas expresses: a maioria, a maior parte, o menor nmero, grande quantidade, etc., seguidas de substantivos no plural, o verbo poder ficar no singular ou plural. A maioria das lojas estava fechada. (3 p. s.) A maioria das lojas estavam fechadas. (3 p. p.)

Se o sujeito for representado pela expresso um dos que, poder ficar no plural (mais usada) ou no singular. Ele foi um dos colegas que mais me apoiaram. (3 p. p.) Ele foi um dos colegas que mais me apoiou. (3 p. s.)

Se o sujeito for representado pela expresso mais de, menos de, o verbo concorda com o numeral. Mais de um aluno saiu. Mais de dois alunos saram.

Se o sujeito for a locuo um ou outro e nem um nem outro, o verbo pode ir para o singular ou para o plural. Um ou outro far o levantamento das despesas. (3 p. s.) Um ou outro faro o levantamento das despesas. (3 p. p.)

Sujeito = porcentagem
Quando o sujeito representado por porcentagem, o verbo concorda com aquilo que expresso pela porcentagem. Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfndega. Cerca de 50% da produo foi despachada.

Sujeito = pronome relativo que


Quando o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concordar com o antecedente desse pronome.

Na verdade sou eu que pago as despesas.


s tu que pintas estes quadros? Sero estes jogadores que recebero a taa.

Sujeito pronome relativo quem Quando o sujeito for expresso pelo pronome relativo quem, o verbo ficar na 3 p. s., ou concordar com o antecedente desse pronome. Fomos ns quem apresentou a proposta. (3 p. s.)

Fomos ns quem organizamos a entrevista. (antecedente 1 p. p.)

Fonte: Prof. Clia Trindade de Arajo e Silva

Potrebbero piacerti anche