Sei sulla pagina 1di 24

DITADURAS E AUTORITARISMO NO BRASIL PS-1930

Prof. Ms. Fbio Leonardo Castelo Branco Brito (e-mail: fabioleobrito@hotmail.com)

Hoje, o Governo no tem mais intermedirios entre ele e o povo. No mais mandatrios e partidos. No h mais representantes de grupos e no h mais representantes de interesses partidrios. [...] Agora, precisa ser estabelecida a doutrina do Estado, que que tem por objetivo o engrandecimento da ptria. Sustentarei, com todas as foras, a unio, a integridade e a independncia desta Ptria, dentro e fora de seus limites territoriais. No apenas a herana admirvel da unidade nacional, mas a concrdia de todos os brasileiros. Serei o presidente de todos eles, e no o chefe de uma faco.

A partir de que olhares possvel compreender os regimes polticos no Brasil entre 1937 e 1945, e entre 1964 e 1985, como regimes autoritrios?
De que maneira possvel enxergar o autoritarismo como uma perspectiva que extrapola os domnios da poltica instituda?

Como algumas parcelas da juventude brasileira reagiram aos regimes polticos autoritrios?

1937 e 1964: verses e controvrsias


Alguns anos antes do primeiro discurso transcrito, um grupo formado por militares e oligarquias dissidentes derrubou a Repblica, a partir de ento chamada Velha, em nome de um verdadeiro saneamento de suas prticas polticas. A partir da ascendente liderana de Getlio Vargas, comeava a ganhar forma um governo dividido entre mltiplas contradies: o Brasil reconstitucionalizado, mulheres passam a votar, mas, em contrapartida, tais questes convivem com uma legislao do tipo corporativa, que propunha uma organizao das relaes sociais e de trabalho.

Para ngela de Castro Gomes, a Revoluo de 1930 pode ser vista como apenas um primeiro passo para o Estado Novo, porque assim o disseram e quiseram os idelogos desse regime. Em primeiro lugar, segundo a autora, a arquitetura institucional republicana precisava abandonar o velho princpio de separao de poderes, que vinha sendo criticado, e transformado no modelo germnico de harmonia de poderes.

Superava-se, com tal opo, o falso impasse entre democracias (liberais) e ditaduras, na medida em que se abria a possibilidade de existir um Estado forte e democrtico mediante a revitalizao do sistema presidencial de governo. Um dos procedimentos para que, no Brasil, se pudesse construir um novo tipo de democracia era justamente a converso da autoridade do presidente em autoridade suprema do Estado e em rgo de coordenao, direo e iniciativa da vida poltica.

Essa autoridade, encarnada na figura do presidente-Executivo, tornava impossvel a manuteno de partidos polticos e parlamentos, todos, segundo as perspectivas de poca, lentos, custosos, ineptos e, sobretudo, rgos de manifestao dos antagonismos sociais. A identificao entre Estado e nao, bem como a concentrao da autoridade do Estado na figura do presidente, nessa proposta, eliminava a necessidade de corpos intermedirios entre o povo e o governante, segundo o modelo de partidos e assembleias que traduziam interesses particulares e desagregadores.

Em torno do regime poltico criado em 1937, ngela de Castro Gomes estabelece uma anlise dos discursos que firmariam a imagem do presidente como um elemento que atravessaria subjetivamente a nao. Nesse sentido, Getlio Vargas encarnaria, no imaginrio poltico construdo poca, uma figura paternal, com a qual o povo estabeleceria uma relao de intimidade hierrquica (GOMES, 1998, p. 525).

Da mesma maneira que em torno do Estado Novo, o regime poltico brasileiro que se iniciaria em 1964 permeada por uma srie de verdades estabelecidas pelos discursos construdos a posteriori. A esse respeito, Carlos Fico analisa as formas como a Ditadura Civil-Militar brasileira foi construda discursivamente, em torno de uma srie de verses, que passam tanto pelo cunho memorialstico quanto pelas prticas historiogrficas.

Um dos polos possveis de discusso historiogrfica a respeito do perodo parte da leitura de Daniel Aaro Reis Filho, que pensa o perodo mediado entre o incio e o final dos anos 1960 como a transio de um modelo polticoeconmico nacional-estatista para um modelo internacionalista-liberal. No mbito da produo de memrias, no entanto, os discursos ganham configuraes diversas nas falas de remanescentes do governo militar e de militantes dos movimentos de esquerda, que atribuem a ele seus sentimentos e ressentimentos.

Os cercos do cotidiano: ditadura e autoritarismo numa perspectiva microlgica


[...] um cara suado e de gravata, cara de dio, passa por mim na conde de bonfim, cara de uns quarenta anos, cara de pai de famlia classe mdia tpico nacional, passa no seu fusquinhasinho e quando me v d um berro: cachorro cabeludo! [...] so uns loucos. so uns totalitaristas: cabeludo no entra. so uns chatos, so loucos, totalmente loucos e perigosos. ou no? (Torquato Neto)

Ditaduras e autoritarismo perspectiva microlgica.

no

Brasil

em

uma

Em que medida o autoritarismo brasileiro est na matriz formativa da prpria sociedade e extrapola a esfera institucional? Em fins de fevereiro de 1945, quando Jos Amrico de Almeida rompeu o cerco da censura, e 29 de outubro, com a deposio de Vargas, a sociedade brasileira, em pleno processo de democratizao poltica e mobilizada em dois campos antagnicos, assistiu e participou de um movimento de massa, de propores grandiosas, conhecido como queremismo (FERREIRA, 2010, p. 15)

Para Jorge Ferreira, a mobilizao queremista comparvel, em propores e sentimentos envolvidos, apenas, em perodo anterior, Aliana Nacional Libertadora e, dcadas depois, ao movimento das diretas j. O queremismo, dessa maneira, apresenta-se aos intelectuais liberais ou das esquerdas, como estranho: cai a ditadura do Estado Novo, mas cresce o prestgio do ditador; vislumbra-se o regime democrtico e, no entanto, os trabalhadores exigem a permanncia de Vargas no poder.

O queremismo, antes de ser apressadamente interpretado como a vitria final de um suposto condicionamento homogeneizador da mdia do Estado Novo, expressou uma cultura poltica popular e a manifestao de uma identidade coletiva dos trabalhadores, resultados de experincias vividas e partilhadas entre eles, ao mesmo tempo polticas, econmicas e culturais, antes e durante o primeiro governo de Vargas (FERREIRA, 2010, p. 15).

Assim como no fim do Estado Novo houveram manifestaes populares, a voz das pessoas nos primeiros anos da dcada de 1960 deixa claro que as noes de ditadura e autoritarismo, para alm da prtica poltica, mostram-se presentes nas micrologias do cotidiano. Um dos elementos que marca as aes de uma parcela da sociedade, defensora dos tradicionalismos, da moral e dos bons costumes, aparece no cerco aos cabeludos que ocorreria nos anos 1960, demarcado por aes de represso a prticas diferentes do usual.

Historicamente, o cerco aos cabeludos serve para mostrar como a Ditadura Militar no uma entidade acima da sociedade brasileira e repressora do conjunto da nao. Ela , na verdade, desejada e est entranhada de tal maneira nas pessoas que elas reproduzem com naturalidade a represso em escala micro, questionando e procurando fazer cessar os modos de subjetividade alternativas ao modelo padro (CASTELO BRANCO, 2005, p. 94).

Na perspectiva defendida por Edwar de Alencar Castelo Branco, o autoritarismo na dcada de 1960 era desejado por uma maior parte da sociedade.

As pessoas desejam o autoritarismo porque projetam nele um instrumento para barrar o ritmo das mudanas e reinventar cotidiana e reativamente a tradio (CASTELO BRANCO, 2005, p. 94).
Havia, no entanto, quem lutasse contra ele. Quem eram? Que resistncias foram criadas contra os regimes autoritrios?

Militantes e libertrios: juventude e contestao no Brasil


A rua assemelhava-se a uma praa de guerra: jovens estudantes, rugindo palavras de ordem, avanavam em passeata, deslocando-se na contramo. [...] Faixas com mensagens agressivas e palavras de ordem ecoam por todos os cantos. Em instantes os militares, tambm ruidosamente, iro compor aquele cenrio de guerra, surgindo de vrios pontos ao mesmo tempo, atacando impiedosamente os manifestantes com cassetetes, gs lacrimogneo e, mesmo, armas de fogo. [...] Demonstrando uma extrema hostilidade, os manifestantes respondem agresso policial com paus, pedras, bolinhas de gude [...]. Nos rostos, lenos embebidos em amnia trazidos especialmente para neutralizar os efeitos do gs lacrimogneo. Na garganta, ameaas contra o governo. No pensamento, uma revoluo desejada (CAVALCANTE JNIOR, 2007, p. 57).

O movimento estudantil enquanto uma categoria histrica. Joo Batista Vale Jnior aponta que, desde a dcada de 1930, as movimentaes estudantis j se apresentavam como espaos de relaes ntimas com as aes governamentais. Fundadas sob os auspcios do Estado Novo, organizaes como a Unio Nacional dos Estudantes (UNE), surgem como instrumentos para promover no seio de parcelas considerveis da juventude urbana uma estranha combinao entre o impulso renovador e adequao s polticas hegemnicas (VALE JNIOR, 2010, p. 116), essas ltimas interpretadas pelas lideranas estudantis como parte do processo de modernizao trazidos com o Estado Novo.

Nesse momento histrico, segundo o autor, o movimento estudantil aparece oscilando entre o reformismo nacionalista e o liberalismo ortodoxo, representados, naquele momento, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e a Unio Democrtica Nacional (UDN), respectivamente. O vnculo do movimento estudantil s posies mais hegemnicas da poltica brasileira comea a se transformar quando, diante das propostas desenvolvimentistas de Juscelino Kubitschek, o ambiente universitrio se torna mais heterogneo, na medida em que se inicia uma maior abertura do ensino superior classe mdia (CAVALCANTE JNIOR, 2007, p. 59).

No auge da crise poltica despertada pela renncia de Jnio Quadros, a UNE se mobiliza em defesa da posse do vice-presidente Joo Goulart, fazendo repercutir um discurso que se tornaria politicamente hegemnico naquele momento, bem como uma aproximao com o Partido Comunista Brasileiro, o que se mostraria uma constante a partir de ento. De que maneira, ento, se mobilizou o movimento estudantil com a emergncia do regime civil-militar de 1964?

A partir de 1964, o movimento estudantil ganha carter de oposio direta poltica instituda no pas, e passaria a ser um referencial na oposio dos sujeitos histricos do Brasil deste perodo como, necessariamente, de direita ou de esquerda. Na inveno do movimento estudantil brasileiro, essas designaes, que apontam para um reducionismo que pouco explica como as coisas se processavam na prtica, ajuda a entender como se dividiam os pensamentos polticos da poca. A direita era, necessariamente, o falso, o outro contra quem se deve lutar (CAVALCANTE JNIOR, 2007).

Para alm das manifestaes estudantis, e da partio da sociedade em dois lados, no entanto, uma parcela da juventude brasileira insistia em no localizar-se, necessariamente, como direita ou esquerda. Tal parcela, manifestando-se menos contra a poltica instituda, apresentava-se menos como uma resistncia ao regime poltico da poca e mais como uma prtica dissonante dos valores sociais tradicionais, ou seja, contra a experincia autoritria na poltica do cotidiano.

Em 1968, portanto, a juventude no ficou presa s deliberaes das vanguardas estudantis. Ela pulverizou suas reivindicaes em lutas que objetivavam todas as formas possveis de libertao: da liberdade poltica em regimes autoritrios ao direito de pagarem ingresso mais barato no cinema de uma pequena cidade. Havia ento um mundo divino e maravilhoso a ser descoberto, oferecendo aos inquietos jovens do perodo infinitas possibilidades de realizao dos seus desejos, desde que eles se dispusessem a visitar os seus limites, o que significou, para a maioria daqueles jovens, colocar seus prprios corpos disposio de novas experincias (CAVALCANTE JNIOR, 2007, p. 74).

Potrebbero piacerti anche