Sei sulla pagina 1di 31

A Elaborao do Oramento

O Oramento elaborado pelos trs poderes da Repblica e consolidado pelo Poder Executivo. Ele precisa ser equilibrado. Ou seja, no pode fixar despesas em valores superiores aos recursos disponveis. Essa limitao obriga o governo a definir prioridades na aplicao dos recursos estimados. As metas para a elaborao da proposta oramentria so definidas pelo Plano Plurianual (PPA) e priorizadas pela Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).

O projeto do Plano Plurianual precisa ser elaborado pelo governo e encaminhado ao Congresso, para ser discutido e votado, at o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato de cada presidente, como determina a Constituio. Depois de aprovado, o PPA vlido para os quatro anos seguintes. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas, de forma regionalizada, da administrao pblica federal.

A finalidade do PPA, em termos oramentrios, a de estabelecer objetivos e metas que comprometam o Poder Executivo e o Poder Legislativo a dar continuidade aos programas na distribuio dos recursos. O PPA precisa ser aprovado pelo Congresso at o final do primeiro ano do mandato do presidente eleito. O controle e a fiscalizao da execuo do PPA so realizados pelo sistema de controle interno do Poder Executivo e pelo Tribunal de Contas da Unio. O acompanhamento e a avaliao so feitos pelo Ministrio do Planejamento e Oramento.

A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) prioriza as metas do PPA e orienta a elaborao do Oramento Geral da Unio, que ter validade para o ano seguinte. O projeto da LDO elaborado pelo Poder Executivo, sob a direo do MPO e a coordenao da Secretaria de Oramento Federal (SOF), e precisa ser encaminhado ao Congresso at o dia 15 de abril de cada ano. O projeto da LDO tem como base o PPA e deve ser apreciado pelo Congresso Nacional at 30 de junho de cada exerccio. Depois de aprovado, o projeto sancionado pelo Presidente da Repblica.

O oramento anual um dos trs instrumentos de planejamento definidos pela Constituio Federal de 1988, juntamente com o PPA e a LDO. Assim como os demais, sua elaborao obrigatria para todos os entes da federao e, visa concretizar, em cada exerccio, os objetivos e metas propostas no PPA, segundo as diretrizes estabelecidas pela LDO.

Oramento da Seguridade Social abrange, nas reas de sade, previdncia e assistncia social, todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. A razo da desvinculao das aes relativas a estas reas de atuao, do oramento fiscal para um oramento especfico da seguridade social - garantir que esses recursos no sejam desviados para qualquer outro fim. Visa, pois, conferir transparncia gesto da seguridade social. Os oramentos fiscal e de investimento tm entre suas funes a de reduzir as desigualdades entre as regies, segundo critrio populacional (art. 165, 7, da CF/88).

Oramento Fiscal - compreende toda a administrao pblica, direta e indireta (todos os Poderes, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Tribunal de Contas, rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista), englobando a despesa e receita de todos esses entes para um exerccio financeiro, exceto os investimentos de empresas estatais e as receitas e despesas relativas seguridade social;

Oramento de Investimento - engloba as empresas em que o Poder Pblico, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto (empresas pblicas e sociedade de economia mista) e que sejam consideradas no dependentes;

Com base na LDO, a Secretaria de Oramento Federal (SOF) elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, com a participao dos Ministrios (rgos setoriais) e as unidades oramentrias dos Poderes Legislativo e Judicirio. Por determinao constitucional, o governo obrigado a encaminhar o projeto de lei do oramento ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano. Acompanha a proposta uma mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas, observando os seguintes procedimentos:

1a Etapa
Entre os meses de janeiro e maio, na Secretaria de Oramento Federal - SOF, desenvolvida a anlise da srie histrica da execuo dos ltimos exerccios, para definio dos limites de gastos por unidade oramentria da Unio.

2a Etapa
No ms de junho, os rgos setoriais apresentam uma proposio detalhada relativa s suas programaes em: Atividades - envolvendo o montante de recursos necessrios para assegurar a manuteno da execuo das aes atualmente desenvolvidas para a prestao de servios comunidade; Despesas Obrigatrias - relativas a despesas com pessoal, servio da dvida, benefcios previdencirios.

3a Etapa
Com a estimativa da Receita a ser arrecadada e o montante de gastos projetados para o exerccio na 2a Etapa, define um limite adicional e o remete aos rgos para complementar a sua programao oramentria, compreendendo: Expanso de atividades - os valores necessrios para expanso dos servios; Projetos - gastos requeridos para aumento da capacidade fsica de atendimento ou insero de uma ao nova nas atribuies dos rgos.

4a Etapa
Formaliza o documento final elaborando todos os demonstrativos exigidos pela Lei Federal no 4.320/64 e pela Lei de Diretrizes Oramentrias. No Congresso, deputados e senadores discutem a proposta que o Executivo preparou, fazem as mudanas que consideram necessrias e votam o projeto. At Constituio de 1988, o Congresso apenas homologava o oramento tal qual ele vinha do Executivo. A partir de 1988, deputados e senadores adquiriram o direito de emendar o oramento, o que significa que os parlamentares podem propor alteraes em programas e projetos apresentados pelo Poder Executivo, desde que sejam compatveis com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias. A Constituio determina que o Congresso deve votar o Oramento at o encerramento da sesso legislativa de cada ano. Depois da aprovao pelo Legislativo, o projeto enviado ao Presidente da Repblica para ser sancionado. Aps a sano, transforma-se em lei. Utilizando o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), a Secretaria de Oramento Federal acompanha e avalia a execuo oramentria, procedendo a alteraes, atravs de crditos adicionais, quando necessrio. A Secretaria do Tesouro Nacional registra no Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) a execuo oramentria realizada pelos rgos da administrao pblica.

Classificaes Oramentrias
De grande importncia para a compreenso do oramento so os critrios de classificao das contas pblicas. As classificaes so utilizadas para facilitar e padronizar as informaes que se deseja obter. Pela classificao possvel visualizar o oramento por Poder, por Instituio, por Funo de Governo, por Programa, por Subprograma, por Projeto e/ou Atividade, ou, ainda por categoria econmica.

A Lei Federal n 4.320/64 e normas posteriores estabelecem a classificao da despesa da seguinte forma: a) institucional b) funcional c) segundo a estrutura programtica d) segundo a natureza da despesa

Classificao Institucional
A classificao institucional compreende os rgos setoriais, a forma de organizao e atuao administrativa e as unidades oramentrias. Em regra rgos so as secretarias de Governo, ou seja, centros de competncia institudos para o desempenho das funes estatais. A atuao administrativa corresponde forma que o Estado adota para sua organizao, ou seja, administrao centralizada (direta) ou descentralizada (indireta). As unidades oramentrias so as estruturas administrativas onde esto consignados os recursos oramentrios.

Classificao Funcional
A finalidade principal da classificao funcional fornecer as bases para a apresentao de dados e estatsticas sobre os gastos pblicos nos principais segmentos em que atuam as organizaes do Estado.

Funo
A funo entendida como o maior nvel de agregao das diversas reas de despesas que competem ao setor pblico. A classificao funcional compreende 28 funes, constitudas pela diviso, em grandes linhas, das reas de atuao do Governo.

Subfuno
A subfuno representa uma partio da funo, visando agregar determinado subconjunto de despesa do setor pblico. A classificao funcional compreende 108 subfunes, que podem ser combinadas com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas.

Programas
O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores estabelecidos no PPA, visando soluo de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade.

Aes
Os programas so executados por intermdio de aes, que podem assumir a forma de projetos, atividades e operaes especiais. O enquadramento de uma ao em um dos trs itens depende do efeito gerado pela sua implementao. Cada projeto ou atividade est associado a um produto que, quantificado por sua unidade de medida, dar origem meta fsica, exceo das atividades cuja natureza no permita mensur-las,como, por exemplo, aquelas vinculadas ao Programa de Apoio Administrativo.

Categorias Econmicas de Despesa


A classificao por categoria econmica objetiva indicar os efeitos que o gasto pblico tem sobre a economia. Esta classificao informa sobre a contribuio do governo renda nacional e se essa contribuio est aumentando ou diminuindo. A classificao importante para o conhecimento do impacto das aes de Governo na economia da Unio, do Estado ou do Municpio. Quanto categoria econmica, as despesas classificam-se em:

Despesas Correntes - classificam-se nesta categoria todas as despesas que no contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital; ou seja, so as realizadas pela administrao pblica, destinadas a promover a manuteno e funcionamento dos rgos/entidades que a compem.

Despesas de Capital - classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital, ou seja, so as realizadas com o propsito de formar e/ou adquirir ativos reais, abrangendo, entre outras aes, o planejamento e a execuo de obras, a compra de instalaes, equipamentos, material permanente, ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, bem como as amortizaes de dvida e concesses de emprstimos.

Modalidade de Aplicao
Classificao da natureza da despesa que traduz a forma como os recursos sero aplicados pelos rgos/entidades, podendo ser diretamente, no mbito da mesma esfera de Governo, ou sob a forma de transferncias a outros entes federativos e suas entidades, que se encarregaro da execuo das aes. A modalidade de aplicao objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

30 Estadual 40 Municipal 50 Entidades Sem Fins Lucrativos 71 Consrcios Pblicos 90 Aplicao Direta

Despesas Discricionrias
Aps a definio dos recursos para o cumprimento das despesas Obrigatrias e Essenciais, considerando o saldo disponvel, o rgo/entidade deve alocar os recursos para as despesas Discricionrias. As despesas Discricionrias so aquelas definidas como prioritrias pelo nvel estratgico de governo e do rgo, observando-se o PPA e a LDO. A programao de recursos para o atendimento dessas despesas deve obedecer a seguinte ordem de prioridade pelo nvel estratgico: Projetos e investimentos j em andamento Projetos que devem ter contrapartida de convnios firmados Novos projetos constantes do PPA Projetos de Tecnologia da Informao (cfigo individualizado para cada rgo)

Identificador Primrio
De carter indicativo, tem como finalidade auxiliar a apurao do resultado primrio previsto para o exerccio. Esse resultado uma meta fiscal que avalia se o governo est gastando mais do que a arrecadao. Basicamente, resultado primrio a diferena entre as despesas e as receitas fiscais. So eles: despesa financeira despesa primria obrigatria despesa primria discricionria despesa relativa ao Projeto Piloto de Investimentos Pblicos despesas constantes do oramento de investimentos das empresas estatais que no impactam o resultado primrio.

Despesa primria Tambm conhecida como despesa no-financeira, corresponde ao conjunto de gastos que possibilita a oferta de servios pblicos sociedade, deduzidas s despesas financeiras. So exemplos os gastos com pessoal, custeio e investimento. Pode ser de natureza obrigatria ou discricionria.

Potrebbero piacerti anche