Sei sulla pagina 1di 39

MANCAIS DE ROLAMENTO E DE DESLIZAMENTO

As buchas so elementos de mquinas de forma cilndrica ou cnica. Servem para apoiar eixos. So usadas em mancais de deslizamento. Os materiais usados na fabricao so: bronze fosforoso, bronze ao chumbo, lato, ligas de alumnio, metal antifrico, ligas de cobre sintetizado com adio de chumbo e outros.

As buchas podem ser classificadas quanto ao tipo de solicitao.

Bucha de frico radial:


Essas buchas podem ter vrias formas. As mais comuns so feitas de um corpo cilndrico furado, sendo que o furo possibilita a entrada de lubrificantes.

Bucha de frico axial:


Essa bucha usada para suportar o esforo de um eixo em posio vertical.

Bucha cnica:
So usadas para suportar um eixo do qual se exigem esforos radiais e axiais. Quase sempre essas buchas requerem um dispositivo de fixao e, por isso, so pouco empregadas.

So constitudos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais so usados em mquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotao, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.

Quando necessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento o mais adequado. So geralmente constitudos de dois anis concntricos, entre os quais so colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas.

Quanto ao tipo de carga que suportam, os rolamentos podem ser:


Radiais - suportam cargas radiais e leves cargas axiais.
Axiais - no podem ser submetidos a cargas radiais. Mistos - suportam tanto carga axial quanto radial.

Rolamento fixo de uma carreira de esferas:


o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e apropriado para rotaes mais elevadas.Sua capacidade de ajustagem angular limitada,ento necessrio um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa.

Rolamento de contato angular de uma carreira de esferas:

Admite cargas axiais somente em um sentido, portanto, deve sempre ser montado contraposto a um outro Rolamento que possa receber a carga axial no sentido contrrio.

Rolamento autocompensador de esferas: um rolamento de duas carreiras de esferas com pista esfrica no anel externo, o que lhe confere a propriedade de ajustagem angular, ou seja, compensar possveis desalinhamentos ou flexes do eixo.

Rolamento de rolo cilndrico: apropriado para cargas radiais elevadas e seus componentes so separveis, o que facilita a montagem e desmontagem.

Rolamento autocompensador de uma carreira de rolos: particularmente indicado para construes em que se exige uma grande capacidade de suportar carga radial e a compensao de falhas de alinhamento.

Rolamento autocompensador de duas carreiras de rolos: um rolamento para os mais pesados servios. Os rolos so de grande dimetro e comprimento. Devido ao alto grau de oscilao entre rolos e pistas, existe uma distribuio uniforme de carga.

Rolamento de rolos cnicos:


Alm de cargas radiais, os rolamentos de rolos cnicos tambm suportam cargas axiais em um sentido. Os anis so separveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente. Como s admitem cargas axiais em um sentido, necessrio montar os anis aos pares, um contra o outro.

Rolamento axial de esferas:


Ambos os tipo de rolamento axial de esfera (escora simples e escora dupla) admitem elevadas cargas axiais, porm, no podem ser submetidos a cargas radiais. Para que as esferas sejam guiadas firmemente em suas pistas, necessria a atuao permanente de uma determinada carga axial mnima.

Rolamento axial autocompensador de rolos:


Possui grande capacidade de carga axial e, devido disposio inclinada dos rolos, tambm pode suportar considerveis cargas radiais. A pista esfrica do anel da caixa confere ao rolamento a propriedade de alinhamento angular, compensando possveis desalinhamentos ou flexes do eixo.

Rolamento de agulhas: Possui uma seo transversal muito fina, em comparao com os rolamento de rolos comuns. utilizado especialmente quando o espao radial limitado.

Menor atrito e aquecimento. Baixa exigncia de lubrificao. Intercambialidade internacional. No h desgaste do eixo. Pequeno aumento da folga durante a vida til.

Maior

sensibilidade aos choques. Maiores custos de fabricao. Tolerncia pequena para carcaa e alojamento do eixo. No suporta cargas to elevadas como os mancais de deslizamento. Ocupa maior espao radial.

verificar se as dimenses do eixo e cubo esto corretas; usar o lubrificante recomendado pelo fabricante; remover rebarbas; no caso de reaproveitamento do rolamento, deve-se lavlo e lubrific-lo imediatamente para evitar oxidao; no usar estopa nas operaes de limpeza; trabalhar em ambiente livre de p e umidade.

Desgaste:
o desgaste pode ser causado por: deficincia de lubrificao; presena de partculas abrasivas; oxidao (ferrugem); desgaste por patinao (girar em falso); desgaste por brinelamento.

Fadiga:
A pea se descasca, principalmente nos casos de carga excessiva. Descascamento parcial revela fadiga por desalinhamento, ovalizao ou por conificao do alojamento.

Falhas mecnicas:
Goivagem: Provocado por partculas estranhas que ficam prensadas pelo rolete ou esfera nas pistas.

Sulcamento:
provocado pela batida de uma ferramenta qualquer sobre a pista rolante.

Rachaduras e fraturas: Resultam, de aperto excessivo do anel ou cone sobre o eixo. Podem aparecer como resultado do girar do anel sobre o eixo, acompanhado de sobrecarga.

Nos rolamentos montados em mquinas deve-se verificar, regularmente,se sua parada pode causar problemas. Os rolamentos que no apresentam aplicaes muito crticas, ou que no so muito solicitados, no precisam de ateno especial. Na rotina de verificao so usados os seguintes procedimentos a seguir:

OUVIR

Com graxa:
Na troca de graxa, preciso limpar a engraxadeira antes de colocar graxa nova. As tampas devem ser retiradas para limpeza. Se as caixas dos rolamentos tiverem engraxadeiras, deve-se retirar toda a graxa e lavar todos os componentes.

Com leo:
Olhar o nvel do leo e complet-lo quando for necessrio. Verificar se o respiro est limpo.Sempre que for trocar o leo, o leo velho deve ser completamente drenado e todo o conjunto lavado com o leo novo.

Comece a manuteno deixando a rea de trabalho o mais limpa e seca possvel. Estude o desenho da mquina antes de trocar o rolamento. Limpe as partes externas e anote a sequncia de retirada dos componentes e as posies. Verifique todos os componentes do conjunto. Verifique tambm o lubrificante e observe se existem impurezas.

Representao dos rolamentos em desenho tcnico

1- Quais elementos usados na lubrificao? 2- Quais os defeitos comuns dos rolamentos? 3- Qual o nome do anel de metal montado entre eixo e a roda? 4- Para que serve a bucha? 5- Cite pelo menos duas vantagens e desvantagens dos rolamentos?

Apostila SENAI Mecnica - Noes bsicas de elementos de mquinas www.ebah.com.br www.wikipedia.org Oficina Mecnica Frauches

Grupo:
Carina Rodrigues Mariella Bogoni rika Santos Guilherme dos Santos Matheus Lopes Caque Rodrigues Luis Gustavo Alan Freitas

Potrebbero piacerti anche