Sei sulla pagina 1di 18

A ORIGEM DA HUMANIDADE

Histria 1 ano Professor: Lus Antnio

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

Num aspecto geral, a humanidade denotada como o resultado da evoluo de uma raiz de primatas. Em certo momento, a raiz se dividiu em dois grupos, os Pongidae e os Hominidae, cada um apresentando sua evoluo prpria.

O grupo dos Pongidae deu origem ao grupo dos grandes macacos modernos: Chimpanz, gorila, orangotango e gibo. J o grupo dos Hominidae, evoluiu-se em dois gneros: o Australopithecus e o Homo. A partir de cada um desses grupos, originaram-se diversas espcies, como o Australopithecus afarensis, o homo erectus e o homo sapiens.

AUSTRALOPITHECUS Seus fsseis foram encontrados na frica. Tm idade aproximada de 4 milhes de anos. Eles eram bpedes. Viviam em sociedade. As suas principais caractersticas fsicas englobam a baixa altura (no ultrapassava os 1,40 metros), fronte baixa e maxilares bastante salientes.

O GNERO HOMO

O modo como surgiu o gnero Homo ainda incerto, mas sabe-se que seu sucesso est relacionado sua capacidade de adaptao s mais diversas condies naturais e sua habilidade em fazer instrumentos.

HOMO HABILIS
Homem habilidoso. Viveu h cerca de 2 milhes de anos na frica. Foi a primeira espcie humana a confeccionar e utilizar ferramentas, comeando talvez por uma simples pedra. Alm de frutos e outros vegetais alimentava-se de carne, obtida atravs da caa de animais.

HOMO ERECTUS
Homo erectus uma espcie extinta de homindeo que viveu entre 1,8 milhes de anos e 300 000 anos atrs. O Homo erectus foi a primeira espcie do gnero Homo a migrar para fora de frica. Viviam em comunidade. Havia uma diviso de trabalho. A capacidade de controlar o fogo foi uma das principais caractersticas desta espcie.

HOMO NEANDERTHALENSIS
O (Homo neanderthalensis) uma espcie extinta, fssil, do gnero Homo que viveu entre 300 000 anos atrs at aproximadamente 29 000 anos atrs H cerca de 200 mil anos, o Homo neanderthalensis ocupou a Europa, sia Central e o nordeste da frica. Possuam uma grande caixa craniana msculos fortes e resistentes. Eram caadores. Fabricavam instrumentos de pedra. Foram os primeiros homindeos a enterrar seus mortos.

HOMO SAPIENS

O Homo sapiens moderno surgiu na frica h cerca de 120 mil anos. Esta espcie caracteriza-se por um comportamento social muito desenvolvido e pela extrema capacidade de inveno e criao de objetos. Destacam-se tambm pela simbologia e pela constante criao de arte.

PR-HISTRIA

O perodo que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra at o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., chamado por muitos historiadores de pr-histria. O termo Pr-histria foi criado em 1851 e pretendia designar o perodo da vida da espcie humana anterior inveno da escrita.

PALEOLTICO

Paleoltico ou Perodo da Pedra Lascada: se estendeu da origem do homem at aproximadamente 10.000 a.C., isto , por cerca de trs milhes de anos. A sociedade paleoltica caracterizou-se pela busca de subsistncia, ou seja, o homem procurava tudo o que era necessrio para sustentar a vida por meio da caa, da pesca, da coleta de frutos, sementes e razes, e da confeco e utilizao de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais. Por isso, o Perodo Paleoltico tambm chamado de Idade da Pedra Lascada.

NEOLTICO

Teve incio em mais ou menos 10.000 a.C. e se prolongou at mais ou menos 5.000 a.C. No Perodo Neoltico, os humanos aprenderam a domesticar os animais e a praticar a agricultura, isto , a cultivar os alimentos. Alm disso, nesse perodo, eles passaram a dominar a tcnica de polir a pedra para a fabricao de instrumentos. Por isso, esse perodo conhecido tambm como a Idade da Pedra Polida.

IDADE DOS METAIS

Iniciada em mais ou menos 5.000 a.C. e encerrada por volta de 4.000 a.C., com a descoberta da tcnica para a fabricao de diversos utenslios com metais. O cobre foi o primeiro metal usado pelo ser humano que, mais tarde, aprendeu a mistur-lo ao estanho para, assim, obter o bronze, que era mais resistente. Mais tarde, aprendeu-se a lidar com ferro.

Potrebbero piacerti anche