Sei sulla pagina 1di 89

Anit Malfatti a

Anita Catarina Malfatti nasceu


em So Paulo no dia 2 de dezembro de 1889. Filha de Samuel Malfatti e Bety Krug. Nasceu com uma atrofia no brao direito. Aos trs anos foi para Lucca, na Itlia, onde se submeteu a uma cirurgia, que no obteve xito. Em 1902 Samuel Malfatti falece procemente.

Influncia da me: poliglota, pintora e aquarelista.


Estudou no Colgio So Jos, na Escola Americana e no Mackenzie.

Lovis Corinth (auto-retrato)

Lovis Corinth (Tentao de Santo Antnio)

Em 1910 partiu para a Alemanha. Em Berlim, estudou no ateli de Fritz Burger (1867-1927) e frequentou a Academia Imperial de Belas Artes. Influenciada por Lovis Corinth (1858-1925) e suas pinceladas vibrantes e geis.

Lovis Corinth (Bachanalle)

Fritz Burger (Familienbildnis)

Corinth no explicava a teoria das cores, para ele existia apenas o instinto e o gosto.

Burger ensinava o segredo da composio da cor.

Voltou a So Paulo em 1914. Primeira exposio no Mappin Store Nenhuma repercursso. Em 1915 vai para Nova Iorque estudar na Art Student's League.
A boba 1915 - 1916.

Homer Boss (Retrato com cadeira vermelha. Mrs. A.S. Baylinson) 1920.

Passa a frequentar a Independent School of Art de Homer Boss. Na Ilha de Monhegan pinta as obras A Estudante Russa, O Homem Amarelo, O Japons, A Mulher de Cabelos Verdes entre outros.
O Farol de Monhegan - Anita Malfatti. (Obra produzida em viagem com o Prof. Homer Boss)

Esprito de liberdade na produo.

Em 1916, Anita Malfatti volta ao Brasil. Provincianismo e arroubos de nacionalismo estavam presentes na sociedade Paulista.
Anita Malfatti (Tropical) Anita Malfatti (A Estudante Russa)

Em 1917 realiza sua segunda exposio. Absteve-se de apresentar obras como Nu masculino e A boba.
Tropical (1917), A Estudante Russa (ca.1915), O Japons (1915-1916), O Homem Amarelo (19151916), A Mulher de Cabelos Verdes (1915-1916)]; paisagens: O Farol de Monhegan (1915), A Ventania (1915-1917), A Palmeira, O Barco (1915); gravuras : Boneca Japonesa, Anjos de Rubens, O Burrinho; caricaturas e desenhos: Festa no Trianon, Imprssion de Matisse, O Movimento.

Crtica de Monteiro Lobato.


Anita Malfatti (O Japons) Anita Malfatti (O Homem Amarelo)

H duas espcies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequncia disso fazem arte pura, guardando os eternos rirmos da vida, e adotados para a concretizao das emoes estticas, os processos clssicos dos grandes mestres. [...] A outra espcie formada pelos que veem anormalmente a natureza, e interpretam-na luz de teorias efmeras, sob a sugesto estrbica de escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. So produtos de cansao e do sadismo de todos os perodos de decadncia: so frutos de fins de estao, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz de escndalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento.

Todas as artes so regidas por princpios imutveis, leis fundamentais que no dependem do tempo nem da latitude. As medidas de proporo e equilbrio, na forma ou na cor, decorrem de que chamamos sentir. Quando as sensaes do mundo externo transformam-se em impresses cerebrais, nos "sentimos"; para que sintamos de maneiras diversas, cbicas ou futuristas, foroso ou que a harmonia do universo sofra completa alterao, ou que o nosso crebro esteja em "pane" por virtude de alguma grave leso. Enquanto a percepo sensorial se fizer anormalmente no homem, atravs da porta comum dos cinco sentidos, um artista diante de um gato no poder "sentir" seno um gato, e falsa a "interpretao" que o bichano fizer um "tot", um escaravelho ou um amontoado de cubos transparentes. Estas consideraes so provocadas pela exposio da Sra. Malfatti, onde se notam acentuadssimas tendncias para uma atitude esttica forada no sentido das extravagncias de Picasso e companhia. [...]. [...] A coisa fantasmagrica resultante foi exposta como um supremo arrojo da escola cubista, e proclama pelos mistificadores como verdadeira obra-prima que s um ou outro rarssimo esprito de eleio poderia compreender [...].

A propsito da exposio Malfatti, por Monteiro Lobato (O. Estado de S. Paulo 20-12-1917).

Magoou-se, claramente, mas no se pode imputar a essa crtica a responsabilidade de sua trajetria. Crtica a arte moderna: futurismo, cubismo, impressionismo. Lobato era defensor do movimento nacionalista com tendncias naturalistas.
Trajetria Famlia, Estado, Clientela (alunas e encomendas).

Voc foi a maior vtima do ambiente infecto em que vivemos. Todas as foras da cidade se viraram contra voc... At sua famlia, me desculpe. E com isso voc mudou de rumo, consentida. Mas me diga uma coisa: a mudana melhorou sua vida e sua arte? Me parece que no Carta de 1 abril de 1939 de Mrio de Andrade.

O regresso de Anita permitiu a formao de grupos para atacala e, consequentemente, deu origem aos que a defendiam. Destes, nasceria a Semana da Arte Moderna de 1922. A exposio serviu de alicerce para a aglutinao de jovens como Di Cavalcanti, Brecheret, Guilherme de Almeida, Mrio de Andrade, entre outros. Foi ela - disse Mario de Andrade, referindo-se a Anita Malfatti foram seus quadros que nos deram essa primeira conscincia de revolta e de coletividade em luta pela modernizao das artes brasileiras. Pelo menos para mim.

Voc foi a maior vtima do ambiente infecto em que vivemos. Todas as foras da cidade se viraram contra voc... At sua famlia, me desculpe. E com isso voc mudou de rumo, consentida. Mas me diga uma coisa: a mudana melhorou sua vida e sua arte? Me parece que no Carta de 1 abril de 1939 de Mrio de Andrade.

Escola de Paris - Na tentativa incansvel de encontrar-se.


Em 1928, retorna ao Brasil e retoma suas aulas na Escola Normal Americana. Em 1964, na cidade de So Paulo, Anita Malfatti morre. Se no puder pintar, eu morro. Descobri que quando se transpe uma forma preciso faz-lo igualmente com a cor.

Anita Malfatti (Auto retrato)

Marta Rossetti Batista vislumbra trs fases da obra de Anita:


A primeira, que abrangeu o perodo de 1910 a 1917 Formao de uma linguagem expressionista prpria e moderna fragmentao, a deformao dos corpos, quando os personagens se desintegram e so captados em situaes momentneas e anonimamente representam categorias e funes abstratas: O Japons, A Boba, O Homem Amarelo, O Homem de Sete Cores, O Homem de Cara Verde, A Mulher de Cabelo Verde. A segunda fase, depois de 1918 Perodo de dvidas e preocupao com problemas formais da arte, gerando uma produo irregular de altos e baixos, num profundo e atormentado debate consigo mesma. A terceiro fase, no datada Encontrou a paz consigo mesma e produziu obras ingnuas prximas a um primitivismo.

Georgina

Menino Napolitano

O professor

Figuras

Lalive (leo sobre tela - 90 x 76 cm)

Tropical

Sinfonia Colorida

A estudante russa

O Chins

O homem Amarelo

A mulher de Cabelos Verdes

O burrinho

Paisagens

Ventania

O Farol

o farol e as casas que o circundam tem uma composio e um acabamento, diramos, mais prximos do clssico, sobretudo por seu aspecto harmnico, h, por outro lado, uma soltura que vai crescendo desde os arvoredos verde escuro e preto, passando pelo morro amarelo, ocre e laranja que culmina no cu amarelo, lils e rosa. Composto em pinceladas em espiral uma referncia rpida aos cus coloridos e movimentados de Munch.

Paisagem de Santo Amaro, dcada de 1920 Anita Malfatti ( Brasil, 1889-1964) - leo sobre madeira, 31 x 42 cm

A onda

O barco

Gravuras

Os anjos de Rubens

O Barco

Boneca Japonesa

Obras que no entraram na Semana de 1922

Nu cubista

O homem de sete cores

O torso

Feita durante sua estada nos Estados Unidos, A Boba um dos pontos mais altos da pintura de Anita. fruto de uma fase em que a sua pintura expressionista absorve elementos cubo-futuristas. A Boba faz parte de um momento de "busca ativa", a tela construda com a cor, numa orquestrao de laranjas, amarelos, azuis e verdes, realando as zonas cromticas delineadas pelas linhas negras, na maioria diagonais ordenao cubista. No primeiro plano, uma angulosa e assimtrica figura recebe aplicao irregular da cor. Na fisionomia, a expresso anormal e vaga ressaltada por traos negros, segundo a esttica expressionista do irracional e desarmnico. O fundo, elaborado com rpidas pinceladas, serve de contraponto.

A Boba

O Homem Amarelo 1 verso

Influncias
Impressionismo Expressionismo Cubismo Naturalismo Realismo Primitivismo e Arte ingnua.

Ps-semana de 1922

Nos anos 20 e 30, Anita Malfatti pinta e trabalha sob a presso desse debate consigo mesma: ora sucumbe s obras fceis e acessveis, ora procura seu caminho, volta a pesquisar os rumos da arte moderna e seu papel dentro dela. No mais na posio histrica de 17/18, de nica vanguarda, tem ainda perodos de produo importante, com obras de grande valor plstico. (PINTO, 2007)

A chinesa

Interior de Mnaco

La Rentre

La Rentre

A mulher do Par

Retratos

Regionalismo Dcada de 40

Procurei todas as tcnicas e voltei simplicidade, diretamente; no sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta. (Pinto, 2007, p.25)
MALFATTI, Anita. Carta para Mrio de Andrade, Caminho do Cu. In: ANDRADE, Mrio de Cartas a Anita Malfatti. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989, p. 40.

Batizado na Roa, Bailinho (dcada de 40/50) ou em Casamentinho

A carroa - 19 a 20 realismo/naturalismo

Fauvismo

A natureza Morta

O vaso

Flores

Arte Sacra

Apostolo Paulo

Bibliografia: BATISTA, Marta Rossetti - Anita no tempo e no espao: biografia e estudo da obra. So Paulo: Ed.34/EDUSP, 2006. GREGGIO, Luzia Portinari. Anita Malfatti Tomei a liberdade de pintar a meu modo. So Paulo: Magma Cultural Ed. , 2007, 150 ilustraes. PINTO, Snia Maria De Carvalho - A Controversa Pintura de Anita Malfatti; Tese apresentada Faculdade de Filosofia da Universidade de So Paulo para obteno do Titulo de Doutora em Filosofia. So Paulo 2007. CATALOGO Exposio organizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros e pelo Museu de Arte Contempornea da universidade de So Paulo. Coord. Geral: Walter Zanini. MAC: So Paulo: 1977.

Potrebbero piacerti anche