Sei sulla pagina 1di 25

POLUIO DO SOLO

Equipe:

Allan Fabio Pereira Siqueira Diego Antonio Bosa Eliel Ferreira Gabriela Garcia

O que o solo?
Etapas

e fatores importantes na formao

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4
Etapa 5

Poluentes do solo
Acidez

chuva cida esgoto

Microrganismos Nitratos Metais Sais

e fosfatos adubos, lodo

resduos industriais

evaporao da gua de irrigao

Gases

de aterro lixo

Fontes de poluio do solo


Naturais:

- Eroso
- Desastres naturais - Atividades vulcnicas

Desmatamento Fertilizao Monocultura Minerao Queimadas

Agrotxicos

Tecnologias de tratamento do solo


Tratamento Tratamento Tratamento

trmico fsico-qumico biolgico

Eroso do solo
Desmatamento

DEFINIO:

Aterro sanitrio uma espcie de depsito onde so descartados resduos slidos (lixo) provenientes de residncias, indstrias, hospitais e construes. Grande parte deste lixo formada por no reciclveis. Porm, como a coleta seletiva ainda no ocorre plenamente, comum encontrarmos nos aterros sanitrios plsticos, vidros, metais e papis. Os aterros sanitrios so construdos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em funo do mal cheiro e da possibilidade de contaminao do solo e de guas subterrneas. Porm, existem, atualmente, normas rgidas que regulam a implantao de aterros sanitrios. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteo ao meio ambiente e monitoramento ambiental

Os aterros sanitrios possuem vrios resduos ao meio ambiente como:

Chorume. Gs

metano. Resduos slidos

O chorume em geral contem cidos orgnicos, bactrias, metais pesados e alguns constituintes inorgnicos comuns, como clcio e magnsio que esterilizam o solo.

contaminao de lenis freticos por infiltrao no solo.

contaminao rios e crregos, levando a contaminao para recursos hdricos. os peixes podem ser contaminados pela irrigao agrcola, a contaminao pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc). abastecimento de gua para a populao atrair moscas que tambm podem trazer doenas aos seres humanos.

minimizar a infiltrao das guas pluviais na massa do aterro, seja por meio de cobertura da rea ou de drenagem. Tambm se armazena o chorume em tanques, de onde depois so transportados para tratamento junto com os esgotos e feito o tratamento por diversos mtodos como o anaerbico e o aerbico.

DEFINIO: Os resduos slidos so partes de resduos que so gerados aps a produo, utilizao ou transformao de bens de consumos (exemplos: computadores, automveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomsticos, etc).

Alguns tipos de resduos slidos so altamente perigosos para o meio ambiente como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que so formadas por compostos qumicos com alta capacidade de poluio e toxidades para o solo e gua. A presena de metais pesados no lquido infiltrado pode inibir o crescimento de vegetais. Se os metais se acumulam em partes comestveis, tornam os alimentos imprprios ao consumo.

Realizando a separao residencial Coleta seletiva (em residncias) Separao industrial (empresas responsveis) Destino a empresas recicladoras Produo do novo produto

agricultura e o agrotxico

Funo Uso

e eficcia

contnuo e as reaes

solo contaminado atravs do modo da aplicao do agrotxico as embalagens

Enterrar

Durabilidade

do agrotxico no solo

Solos

argilosos

Os

resduos presentes no solo, se deslocam no sentido horizontal

Tambm

pode ser no sentido vertical, infiltrando-se no solo.

Para

evitar a contaminao, deve-se usar o agrotxico de forma segura e responsvel


as embalagens vazias de modo

Descartar

correto

Esvaziar

totalmente a embalagem Enche-la at de seu volume com gua Tampar bem e agitar por 30 segundos Despejar a gua utilizada no pulverizador Repetir 3 vezes Inutilizar a embalagem, furando seu fundo Entregar aos postos coletores e receber o comprovante de entrega

Potrebbero piacerti anche