Sei sulla pagina 1di 29

CATECUMENATORICA

A iniciao dos catecmenos processa-se

gradativamente na comunidade dos fiis, que refletindo com os catecmenos sobre os mistrios pascais, renovando a prpria converso, os induzem a percorrer o caminho de iniciao crist.
Recebem o querigma, o primeiro encantamento,

e decidem prosseguir no caminho. uma converso total e no apenas intelectual.

2.

A palavra Catecumenato
receber os sacramentos da iniciao crist;

Estado de Catecmeno: aquele que se prepara para

Catequese: fazer ecoar aos ouvidos;

Catecumenato uma iniciao f crist para

ressoar a mensagem de Cristo na pessoa.

3.

A iniciao Crist
percorrer um caminho em preparao vida crist. O querigma destinado a todos, mas aprofundar o mistrio de Deus apenas para os que aceitam o processo;

No incio da Igreja, quem abraava a f devia

Era um processo progressivo que unia Catequese

(instruo), Liturgia (Celebrao) e Converso (vivncia da f);


Aps um tempo de cerca de trs anos a pessoa

recebia na Viglia Pascal o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

Itinerrio que possui 3 etapas


Primeira etapa: aproximando-se de uma

converso inicial, quer tornar-se cristo e recebido como catecumeno pela Igreja; Segunda etapa: j introduzido na f e terminando o catecumenato admitido a uma preparao mais intensa para os sacramentos; Terceira etapa: quando terminada a preparao recebe os sacramentos da iniciao crist.

As etapas so marcados por ritos litrgicos os ritos que mostram o amadurecimento da f


Primeiro: ritos de instituio dos

catecmenos; Segundo: pela eleio dos catecmenos; Terceiro: pelos sacramentos.

As etapas produzem tempos de amadurecimento


Primeiro tempo: consagrado

evangelizao e ao pr-catecumenato, encerrando-se com o ingresso na ordem dos catecmenos. Faz o rito de instituio dos catecmenos; Segundo: inicia com o ingresso dos catecmenos e dedicado catequese e aos ritos anexos, terminado no dia da eleio.

tempos de amadurecimento
Terceiro: tempo breve que coincide com a

quaresma e marcado pelos ritos de purificao e iluminao e na Viglia Pascal recebiam os sacramentos; Quarto: perodo pascal que consagrado a mistagogia, a experincia e o resultado da vida nova oferecida pelos sacramentos; So tempos de amadurecimento e avanos no mistrio de Cristo

1) Pr-catecumenato e evangelizao
o tempo de evangelizao em que com

firmeza se anuncia o Deus vivo e Jesus Cristo, enviado para a salvao de todos, a fim de que os no-cristos, creiam e se convertam livremente ao Senhor; So simpatizantes aqueles que ainda no manifestaram sua f, mas uma reta inteno de seguir Jesus. o tempo de brotar a f; Os simpatizantes so conduzidos pelos amigos e apresentados na comunidade. Com encontros e amizade, o simpatizante acolhido na comunidade.

O processo: Estilo Catecumenal


1. O primeiro encontro!
Anncio

alegre e dinmico das realidades principais de nossa f: querigma (primeiro anncio sobre Jesus Cristo, capaz de transformar a vida de quem acolhe a mensagem). Introdutores = padrinhos;

acompanhamento personalizado.

...
QUERIGMA: Deus nos ama, mas

nosso pecado nos impede de acolher este amor, por isso ele enviou seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e assim nos salvou. Jesus Cristo a nossa vida, nossa alegria: Ele tudo para ns.
Finalidade: Despertar a f em

Jesus Cristo.

2) Catecumenato
Rito de instituio dos catecmenos: reunidos pela

primeira vez manifestam publicamente o seu desejo de pertencer a comunidade Igreja e so acolhidos os que pretendem fazer parte da Igreja. Possuem a f inicial do pr-catecumenato, o princpio de converso e o desejo de mudar de vida e estar na relao pessoal com Jesus; So auxiliados por introdutores que o acompanham pessoalmente

Depois da celebrao do rito, seus nomes so

anotados no livro prprio dos catecmenos, a indicao do ministro dos introdutores, data, local; Fazem parte da Igreja de devem ser alimentados pela Palavra (podem permanecer durante a liturgia da Palavra); um espao de tempo em que os candidatos recebem formao e exercitam-se na vida crist; Devem: perceber o mistrio salvfico, orar com facilidade, promover o acesso a liturgia da Palavra e cooperar na evangelizao.

3) Tempo da purificao e iluminao


Na quaresma, para junto da comunidade e os

catecmenos procura purificar os coraes para preparao da celebrao da Pscoa de Jesus. Nessa etapa a Igreja procede a eleio ou seleo e admite os catecmenos que se acham em condies de participar dos sacramentos de iniciao crist. So chamados de eleitos, copetentes ou iluminados. Declaram o desejo de receber os sacramenotos. Realizada no I domingo quaresma.

Escrutnios e entregas desse tempo


Escrutnios: celebrados aos domingos tem duplo

sentido: descobrir o que houve de imperfeito, fraco e mau no corao do eleito para cur-lo e o que houve de bom para fortalecer. So orientados para libertar o ser humano do pecado e introduzir no caminho para a vida. III,IV,V domingo da quaresma As entregas: a Igreja confia documentos da f e oraes (creio) para manifestar as maravilhas de Deus, a orao do Senhor (Pai-Nosso) que faz perceber o novo esprito de Filhos de Deus.

4) Iniciao nos sacramentos


Batismo: sacramento de entrada na Igreja,

torna filhos de Deus, membros e irmos de todos os batizados e nos lava da culpa do pecado original Crisma: confirma o batismo e impulsiona o batizado para a evangelizao Eucaristia: pice dos sacramentos e alimento dos cristos

5) Tempo da mistagogia
o ltimo tempo da iniciao. Acontece no

tempo pascal at Pentecostes; Com a graa dos sacramentos experimentam com toda a comunidade as obras da salvao de Deus; Com a ajuda dos padrinhos entram em relao mais profunda na relao com Deus; A experincia dos sacramentos e da comunidade como lugar primordial para a mistagogia.

Ritos do catecumenato em suas etapas


1) Catecumenato

1.2 Celebrao de entrada no catecumenato:


Rito de admisso entre os catecmenos

quando as pessoas desejam tornar-se cristos tendo acolhido o primeiro anncio; Terminada a primeira evangelizao realiza seu rito de entrada no catecumenato. RICA, n 68-

Ritos dos catecmenos em suas etapas


1.2) Tempo do catecumenato

Os primeiros exorcismos ou exorcismos

menores: as manifestaes da condio da vida espiritual; Fortalecer a converso pessoal atravs de ritos e introduo na vida crist. Bno e uno dos catecmenos; Entrega do Smbolo; Entrega da orao do Senhor; RICA n 98-

Ritos do catecumenato em suas etapas


2) Tempo da purificao e iluminao

2.1 rito da eleio ou inscrio do nome:

incio da quaresma. Ouve o testemunho dos padrinhos e dos catecmenos e os aceita na comunidade. O rito da eleio encerra o catecumenato propriamente dito; Escrutnios: terceiro, quarto, quinto domingos da quaresma; RICA, n 133-

Ritos do catecumenato em suas etapas


3) os sacramentos da iniciao crist

3.1 sacramentos na viglia pascal


3.2 tempo da mistagogia: participao nas

missas at o tempo de pentecostes; RICA, n 208-

5.

Conceitos

CONVERSO: atitude permanente de quem se

dispe a seguir Cristo; mudana na viso da vida e do mundo e por isso mudana de hbitos.
ELEIO: eleito quem est inscrito na Catequese

para receber o Batismo e foi aceito pela comunidade.Isto ocorre na inscrio do nome. Recorda a eleio que Deus fez com o povo de Israel.

...
ESCRUTNIO (perscrutar, perceber o sentido mais

profundo) nos domingos da quaresma. So feitas oraes pelos eleitos e um exorcismo: prepara o eleito para receber os sacramentos, afasta-o das ciladas do inimigo e corrige o que nele h de impuro.
EXORCISMO: o ser humano sozinho no se livra da

fora do mal, por isso roga-se para que Deus d foras para o crescimento da f, da converso e da fidelidade ao segmento de Jesus.

...
MISTAGOGIA: conduzir ao Mistrio. o tempo

pascal que aprofunda a f no Mistrio Pascal: Paixo, Morte e Ressurreio de Cristo.Tempo de engajar na comunidade dos fiis aqueles que receberam os sacramentos.
RENNCIA: renegar o pecado, o demnio, suas

obras e sedues. Est colocada antes do ato batismal.

6.
1.

A prtica
QUERIGMA encantar-se pela f (perodo curto, atendimento personalizado); CATEQUESE aprofundar a f (perodo longo, feito em grupos e na comunidade); BNOS E RENNCIAS participao constante nas celebraes da comunidade. Os catecmenos retiravam-se aps as preces;

2.

3.

...
4.

ELEIO antes da Quaresma. Inscrio do nome; PURIFICAO cinco domingos da Quaresma; INICIAO Viglia Pascal: batismo na piscina, veste branca, Crisma e Eucaristia; MISTAGOGIA participao plena na Eucaristia e aprofundamento da experincia do Mistrio Pascal.

5. 6.

7.

7.
O

Implicaes

centro da catequese o MISTRIO PASCAL: Paixo, Morte e Ressurreio de Cristo.

A Catequese no deve separar-se

da Liturgia, pois iniciao no mistrio e no mera instruo sobre o Mistrio;


SEM MUDANA DE VIDA NO H

CONVERSO: CATEQUESE DEVE FORMAR DISCPULOS!

9.

Desafios

NOSSA MENTALIDADE PRECISA MUDAR. NOSSA PRTICA DEVE SER TOTALMENTE NOVA. ESTUDAR

MAIS,

APROFUNDAR

NOVO

MTODO.
INTEGRAR CATEQUESE E LITURGIA (DIALOGAR

COM AS EQUIPES COMUNIDADES).

DE

LITURGIA

DAS

RENOVAR TODA A EXPERINCIA CRIST DA

COMUNIDADE A PARTIR DA INICIAO CRIST.

10.

Concluso

Conhecer a Jesus o melhor

presente que qualquer pessoa


pode receber; t-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em

nossas vidas,e faz-lo


conhecido com nossa palavra e obras nossa alegria

(Doc. Aparecida, 29)

Potrebbero piacerti anche