Sei sulla pagina 1di 16

Aqui voc encontrar instrues para manusear corretamente seu equipamento de Proteo Respiratria.

Treinamento do usurio da mscara Colocao correta dos equipamentos de Proteo respiratria Tratamento correto de seu equipamento de respirao obrigatria Identificao de substncias nocivas e manuteno peridica

Assistncia Mdica peridica aos empregados


Para cada trabalho, o equipamento adequado de Proteo respiratria Ventilao adequada Seleo cuidadosa dos equipamentos Avaliao peridica do programa Instrues de operao

Reconhecimento dos perigos para a respirao

Avaliao do efeito do material perigoso no empregado

Treinamento dos empregados para o uso correto e cuidados de proteo respiratria

Escolha do equipamento de proteo respiratria adequado

O empregador deve se informar sobre os possveis riscos no seu local de trabalho. Aps exame de avaliao detalhados, voc ser instrudo adequadamente, recebendo o treinamento necessrio para a seleo e utilizao do equipamento de proteo respiratria.

Para manter-se saudvel agora e no futuro, ar puro e limpo imprescindvel. Uma vez que em seu local de trabalho podem ocorrer situaes que resultem em prejuzo de suas vias respiratrias e de sade, recomendamos para o tal uso de equipamentos de proteo para vias respiratrias. Essas fontes de perigo muitas vezes no so claramente reconhecidas, de maneira que voc deve ser instrudo sobre o uso correto do equipamento de proteo que lhe for indicado.

O empregador colocar sua disposio o equipamento adequado de proteo respiratria. Use a mscara de proteo durante todo o tempo que estiver na rea de perigo. Avise, em prol de sua segurana, se o equipamento no assentar corretamente, se o mesmo estiver necessitando de manuteno ou se o seu estado de sade no permitir o uso de equipamento de proteo respiratria. (Ex: no caso de asma, alergias ou presso alta).

No caso destas substncias nocivas, trata-se de partculas slidas em suspenso no ar. As mais perigosas, neste caso, so to pequenas que no se consegue enxerg-las a olho nu. Elas podem alcanar o seu pulmo e em seguida o sistema circulatrio, ocasionando assim problemas de sade agudos ou crnicos. Estas partculas so: P que se forma ao fresar, moer, lixar, serrar, demolir, etc; NVOA em forma de jato; FUMAA ao soldar ou em trabalhos que exigem altas temperaturas.

Fala-se em falta de oxignio quando o teor de oxignio do ar normal: 21% fica abaixo do valor mnimo de 17%. Isso ocorre em ambientes fechados, onde no h ventilao suficiente, e provocado por reaes qumicas e pelo fogo que consome o oxignio.

So substncias invisveis que pairam no ar. Os prejuzos sua sade vo de problemas de perda de conscincia passageira at danos agudos ou sequelas permanentes. Em concentraes excessivamente altas elas podem ser mortais. Isto ocorre, sobretudo, quando deslocam o oxignio, causam asfixia. Em temperatura ambiente os GASES se espalham com grande rapidez. Frequentemente os gases se formam por meio de processos qumicos e trabalhos em altas temperaturas. Vapores podem aparecer quando so executados trabalhos de limpeza com solventes ou trabalhos de pintura.

Temperaturas extremamente altas ou baixas podem causar danos ao sistema respiratrio. Elas podem ocorrer em alto fornos ou em processos de congelamento.

Quanto mais voc souber a respeito de ar limpo e fresco e sobre os perigos para a respirao, melhor poder proteger suas vias respiratrias. Mesmo quando o ar parecer limpo, isto no significa que realmente esteja. As substncias perigosas so muitas vezes invisveis. Uma vez que voc tenha conscincia disto, poder se proteger melhor.

P, FUMAA E NBLINA P: Forma-se ao reduzir material slido em partculas pequenas, como, por exemplo ao moer ou esmerilhar, lixar. Quanto menor seu dimetro, mais tempo as partculas em p ficaro no ar, sendo maiores as chances de que voc as inale. FUMAA: Ocorre quando o metal fundido, evapora ou resfriado rapidamente, como, por exemplo: na solda. Este processo produz partculas muito pequenas que ficam suspensas no ar. NEBLINA: Constitui-se de gotas minsculas que normalmente so produzidas nos processos de jato (spray). Nessas gotculas podem estar contidas substncias venenosas slidas, dissolvidas.

GASES: So substncias que se comportam como o ar em temperatura ambiente. Os gases podem percorrer grandes distncias a partir de sua fonte sem serem notado. Normalmente, em temperatura ambiente, eles apresentam-se em forma gasosa. VAPORES: So substncias que evaporam de uma substncia lquida ou slida, quando por exemplo esfregamos uma superfcie com um pano embebido em solvente. Normalmente forma-se vapores pela evaporao de lquidos em temperatura ambiente.

Ar limpo e saudvel construdo de diversos componentes: 21% de oxignio (O2), 78% de nitrognio (N2), e 1% de uma combinao de diversos outros gases. Em descanso, respiramos aproximadamente 10 litros de ar puro por minuto. Durante o servio ou sob esforo, o consumo pode se multiplicar.

Ela se d em recintos fechados, sempre que o percentual de oxignio for muito baixo. A falta de oxignio pode ser provocada por uma reao qumica ou pelo fogo, ou ainda por um gs que expulsa o oxignio.

Ar extremamente quente ou frio podem representar um perigo, que ir depender da temperatura ou do tempo que voc estiver exposta a ele.

No caso de proteo insuficiente, substncias perigosas no ar podem prejudicar suas vias respiratrias e os rgos internos. Equipamentos de proteo respiratria devem ser utilizados, sobretudo, quando as substncias perigosas ocorrem em tais concentraes, que as defesas naturais do organismo no apresentam mais condies de neutralizar os efeitos danosos.

Podem irritar o nariz, a garganta e as vias respiratrias superiores. Algumas partculas dependendo do tamanho e tipo, chegam a penetrar nos pulmes, causando danos aos tecidos desses rgos e graves prejuzos a sade.

Podem alcanar os pulmes diretamente. Do pulmo eles entram no sistema circulatrio, dessa maneira, podem causar danos ao crebro e rgos internos.

Pode causar tontura, taquicardia e dores de cabea. A falta de oxignio pode prejudicar o crebro e, aps alguns minutos, provocar uma parada cardaca.

Algumas substncias nocivas tem efeito imediato sobre a sade, como por exemplo: a falta aguda de oxignio; o p de asbesto (amianto), apresentam efeitos muito mais tarde , na forma de asbestose.

O seu corpo dispe de um excelente sistema respiratrio para levar o ar e o oxignio at o pulmo e eliminar substncias desgastosas. Mesmo quando voc estiver em ambiente puro, as defesas naturais de seu corpo estaro sempre ativas, limpando e filtrando o ar.

PELO NO NARIZ: A primeira zona de proteo constituda pelos pelinhos speros no nariz. Quando voc respira, eles retm algumas partculas.

MUCOSA: As vias respiratrias esto todas cobertas por mucosas. Partculas que passam pelos plos nasais ficam presas pela mucosa e so transportadas novamente para fora pelo movimento ondulante dos pelinhos que vibram.

PELINHOS VIBRATRIOS: So minsculos pelinhos nas suas vias respiratrias, que se movimentam cerca de 10 a 12 vezes por segundo, a fim de devolver garganta catarro e partculas filtradas, para serem engolidos ou eliminados pela tosse.

TOSSE: A tosse um reflexo de proteo que se destina a eliminar catarro e corpos estranhos que se tenham alojados nas vias respiratrias.

RESPIRAO NORMAL: Seu nariz aquece, resfria e umedece o ar que voc inala. As vias respiratrias superiores levam o ar aos pulmes. As vias respiratrias inferiores se desdobram como uma rvore e terminam em minsculas bolhas, chamadas alvolos. Destas, o oxignio chega ao sangue para o pulmo, sendo expirada em seguida.

MSCARAS SEMIFACIAIS FILTRANTES : Protegem contra partculas e/ ou gases e vapores, no necessitando para tanto nenhum cuidado ou manuteno especial. Como para todos os equipamentos de proteo respiratria, importante que se assentem corretamente e durante o uso sejam aplicadas e manuseadas adequadamente. Somente assim o nariz e a boca estaro seguradamente protegidos contra substncias nocivas. OBJETIVO DA PROTEO: De acordo com o tipo de construo, as mscaras semifaciais filtrantes protegem contra partculas nocivas e/ou gases e vapores. Escolha seu equipamento de proteo respiratria de acordo com o trabalho que dever ser executado. Mscaras semifaciais livres de manuteno no protegem contra falta de oxignio. Consulte seu superior com relao s limitaes especficas das suas mscaras de proteo respiratria.

Mscaras semifaciais sem manuteno filtram o ar que voc respira. Estes equipamentos de proteo respiratria se compem de material no tecido, que prende as partculas nocivas, ou contm materiais adicionais que eficientemente retm os gases e vapores.

MSCARA SEMIFACIAL COM FILTROS TRACVEIS Da mesma forma que as mscaras semifaciais filtrantes, as mscaras semifaciais com filtros trocveis cobrem nariz, boca e queixo. A limpeza do ar feita por intermdio de diversos filtros para partculas, gases e portanto, aps o uso, no precisa ser refugada, pois todas as partes podem ser repostas. OBJETIVO DA PROTEO Mscaras semifaciais podem reduzir perigos especficos de sua rea de trabalho, resultantes de partculas, gases e vapores, a nveis seguros. Na bandeirola est indicado contra quais substncias nocivas a cpsula de filtragem protege. Assegure-se de ter lido e entendido a todas as instrues de seu equipamento antes de us-lo. Mscaras semifaciais reutilizveis com cpsulas de filtragem de gs no protegem contra falta de oxignio. COMO FUNCIONAM ESTAS MSCARAS DE PROTEO RESPIRATRIA?

Quando voc respira os meios filtrantes do filtro prendem as partculas, gases e vapores, antes que estes alcancem as suas vias respiratrias. Para que sua mscara de proteo respiratria funcione satisfatoriamente, necessrio que, para cada tipo de substncia nociva e de cada nvel de dimetro de partculas, voc coloque o filtro correto

MSCARAS FACIAIS PARA PROTEO RESPIRATRIA As mscaras faciais cobrem toda a face e, desta forma, simultaneamente protegem os olhos. Elas podem ser equipadas com cpsulas de filtragem que filtram poeiras, nvoa, fumaa e ou gases e vapores do ar. OBJETIVO DA PROTEO As mscaras faciais para proteo respiratria diminuem os perigos provocados pelos gases, vapores e partculas indicados, reduzindo as concentraes no ar de respirao a nveis seguros. Mscaras faciais com filtros de proteo respiratria no protegem contra falta de oxignio.

COMO FUNCIONAM ESTAS MSCARAS FACIAIS? As mscaras faciais funcionam como as mscaras semifaciais com cpsulas de filtragem, nas quais so absorvidos os gases e vapores. Com um pr-filtro adicional pode-se tambm filtrar p, fumaa ou nvoa do ar. O corpo da mscara protege os olhos e a face de irritaes, respingos e partculas em suspenso no seu ambiente de trabalho.

Alm de assegurar proteo respiratria, protege a cabea, os olhos e a face. Nos equipamentos com mangueira, o seu equipamento de proteo respiratria ligado a uma fonte de ar puro. Equipamentos com recipiente lhe permitem levar consigo o seu ar puro. OBJETIVO DA PROTEO Determinado tipos de equipamentos de ar comprimido protegem contra a falta de oxignio e temperaturas extremas. Eles tambm tm condies de proteg-lo de altas concentraes de p, fumaa, nvoa, gases e vapores.

COMO FUNCIONAM ESTES EQUIPAMENTOS? Equipamentos com mangueira lhe fornecem ar puro por uma mangueira que est ligada a uma bomba de ar, um compressor ou a um recipiente. O ar flui para a mscara ao iniciar ou injetado continuamente na mscara, capuz ou capacete de seu equipamento. Por meio de ajustes adequados voc pode aumentar ou diminuir o ar. Ocasionalmente torna-se necessrio usar um recipiente para o caso de falha no equipamento, ou usar mscara combinados com filtros. Os equipamentos com recipiente portteis do mais liberdade, uma vez que o ar puro se encontra num recipiente colocado as suas costas. O ar puro fornecido a mscara por meio de um mecanismo de regulagem. A reserva de ar pode ser de 30 a 60 minutos, dependendo do tamanho do corpo, condio de trabalho. Quando a reserva de ar se torna muito baixa, emitido um sinal de alarme.

AJUSTE DE SUA MSCARA DE PROTEO RESPIRATRIA Somente uma mscara usada corretamente pode oferecer proteo. Observe, portanto, atentamente as ilustraes de uso. Caso o equipamento seja disponvel em diversos tamanhos, escolha o que melhor assentar. Certas formas de rosto, plos da barba e determinados tipos de pele podem permitir uma colocao perfeita. Desta forma, torna-se necessrio experimentar qualquer tipo de mscara antes de us-la. Teste de presso negativa Teste de presso positiva

Forme com a mo o arco metal para adapt-lo perfeitamente

Ajuste as correias laterais de sua mscara de proteo respiratria, de forma a garantir um ajuste seguro e cmodo.

Coloque as mos no corpo da mscara e inale rapidamente. Voc dever ter a sensao de que a mscara lhe comprime o rosto

Feche com a mo a abertura de sada da vlvula de expirao e expire lentamente. Voc dever sentir uma presso crescente na mscara; o ar no dever vazar pelas laterais

CUIDADOS COM SEU EQUIPAMENTO DE PROTEO RESPIRATRIA. Verifique obrigatoriamente seu equipamento de proteo respiratria antes de entrar numa rea de substncias perigosas. Obedea s prticas da empresa ao limpar seu equipamento. Limpe sua mscara de proteo conforme descrito nas ilustraes de utilizao. Guarde-as num recipiente adequado. Uma vez que os filtros de ar perdem a eficincia com o uso, substitua-os quando notar a entrada de substncias nocivas durante o uso. Avise o seu superior quando a mscara necessitar de manuteno.

Observe e notifique se houver - correias rasgadas - deformaes - vlvulas defeituosas

EQUIPAMENTOS DE PROTEO RESPIRATRIA DE POUCA MANUTENO Mscaras semifaciais descartveis no necessitam de limpeza. Quando tiver a sensao de que sua respirao se torna mais difcil, ou quando sentir um gosto ou cheiro estranho, voc dever trocar a mscara.

Potrebbero piacerti anche